Ajuda Técnica: Frequência indesejado no mizão abafado

Autor Mensagem
shoggoth
Membro Novato
# jun/15


Boa noite pessoal

Estou precisando de uma ajuda mais técnica.. estou tendo um estalo agudo quando eu toco com a sexta corda da guitarra abafada.. eu consigo isolar a frequencia (por volta de 1670 khz) e tirar um pouco no DAW, mas incomoda demais.. ainda mais pra mim que toco metal, eu uso a sexta corda abafada é praticamente 90% do tempo. eu não consigo fazer idéia de onde vem o problema. Ja tentei trocar de ampli, não usar a pedaleira, usar só a pedaleira, trocar cordas, trocar afinação da guitarra e nada. Estou mandando um arquivo em anexo onde eu gravei esse som.

O audio foi gravado usando meu cabeçote somente, eu tirei a simulação de gabinete porque assim da pra escutar melhor

Obs.: Minha guitarra é uma ESP Horizon com Floyd Rose

http://www.4shared.com/music/dL45cWFSce/Barulho_Estranho.html

Obrigado!!

Denis Warren
Veterano
# jun/15
· votar


Rapaz, que harmônico louco!!! Se isso for da execução aconselho domar a fera e usar com responsabilidade.

shoggoth
Membro Novato
# jun/15
· votar


Pois é, não faço a mínima idéia daonde vem isso.. e a guitarra foi revisada por luthier faz uns 6 mêses ou um pouco mais..

krixzy
Veterano
# jun/15
· votar


shoggoth
Não é a corda batendo no cap quando vc palheta?

Rachmaninoff
Veterano
# jun/15
· votar


Eu até queria ajudar, mas não consigo baixar nada no 4shared.

shoggoth
Membro Novato
# jun/15
· votar


Não Krixzy.. eu inclusive fiz esse teste, aumentei um pouco a ação das cordas e continua na mesma

shoggoth
Membro Novato
# jun/15
· votar


Rach, segue o arquivo pelo mediafire:

http://www.mediafire.com/listen/2xsm48y26c3rp98/Barulho_Estranho.wav

krixzy
Veterano
# jun/15
· votar


shoggoth
Se sua ponte tiver molas, verifique se não é elas que ficam vibrando, se não for isso não sei, é um mistério.

DoisUm
Membro Novato
# jun/15
· votar


Cara, por acaso voce nao está fazendo o harmônico com a mão que abafa as cordas sem perceber?

shoggoth
Membro Novato
# jun/15
· votar


Krixzy
Sim, minha ponte tem molas. Parece um ótimo palpite, não tinha pensado nisso. Se por acaso for isso, como eu posso concertar?

Dois um
Pior que não cara

shoggoth
Membro Novato
# jun/15
· votar


Krixzy

Cara, tu tava certo! Aparentemente se eu segurar as cordas e tocar (pedi ajuda pra fazer isso hehe) o harmonico desaparece! Mas e porque isso aconteceu da noite pro dia? E como eu posso regular, tirando ter que colocar algum tipo de fita ou algo parecido?

boblau
Veterano
# jun/15
· votar


shoggoth

eu coloquei na minha PRS um chumaço de algodão bem arrumadinho dentro da cavidade das molas, por baixo delas.

esta ressonância aparece mesmo.

Na minha apareceu do nada. Mas pode ser que ela sempre esteve lá e eu nunca havia percebido. O dia que eu escutei, começou a incomodar...

shoggoth
Membro Novato
# jun/15
· votar


boblau
Vou seguir a dica!

Muito obrigado galera, eu tava bastante preocupado, achei que fosse alguma coisa com a elétrica, captadores, ou algo do gênero.

Abraços!

kiki
Moderador
# jun/15
· votar


krixzy
shoggoth
boblau
que louco isso, nunca tinha ouvido, mas faz muito sentido. a mola também está tensionada, ela tem uma frequencia de ressonancia.

segurar essa vibração de alguma maneira deve resolver mesmo - algodão, espuma, algum tecido, etc.

krixzy
Veterano
# jun/15
· votar


shoggoth
kiki
Pois é, a minha tbm aparece isso de vez em quando, depois some, não sei dizer exatamente o que causa essa vibração nas molas, mas pra resolver é só colocar algodão ou esponja por baixo das molas como citaram, só não coloca de mais pra não atrapalha a tenção das molas quando vc usar a alavanca, se não pode prejudicar a afinação.

Flipe J.
Membro Novato
# jun/15
· votar


Oh loko

É uma guitarra sintetizada em midi?

shoggoth
Membro Novato
# jun/15
· votar


Pois é, a gente vai aprendendo. É que é a minha primeira guitarra com Floyd Rose, eu ainda estou aprendendo os macetes.

Flipe J.

Eu gravei somente o som do cabeçote, desliguei a emulação de gabinete.. dessa forma da pra escutar bem melhor o harmonico do que com o som encorpado do gabinete junto

Flipe J.
Membro Novato
# jun/15
· votar


Luthier seria a resposta padrão... ma$$...

Melhoras aew pra guita.

Rachmaninoff
Veterano
# jun/15
· votar


shoggoth

Como o pessoal falou, são as molas entrando em ressonância. Não se preocupe, é um problema bastante comum. Existem várias maneiras de se resolver; eu, particularmente, usei o truque da mangueirinha em todas as minhas guitarras, e resolveu meu problema. Vìdeo explicativo aqui:



boblau
Veterano
# jun/15
· votar


Engraçado é imaginar que se as molas entram em ressonância com a ponte a ponto de se escutar muito alto seu efeito nos captadores da guitarra através das cordas, a madeira não pode transmitir nenhuma ressonância alterando o timbre da guitarra...

krixzy
Veterano
# jun/15
· votar


boblau
Mas as molas tem contato direto com a ponte, que tem contato direto com as cordas, mas ainda acredito que a madeira influencie no timbre sim.

boblau
Veterano
# jun/15
· votar


krixzy

As cordas estão em contato com os saddles, que estão em contato com a ponte, que está em contato com as molas que estão em contato com os parafusos, que estão em contato com a madeira. E a ponte está em contato com a madeira.

Enfim, tudo é um sistema fechado.

Será que as molas entrariam em ressonância se a madeira fosse diferente?

shoggoth
Membro Novato
# jun/15
· votar


Pessoal, só pra dar um feedback

O problema dessa guitarra em si parou, depois que eu coloquei as mangueiras conforme explica o vídeo. Muito obrigado a todos que me ajudaram!

Porém, eu estou notando agora um outro tipo de harmônico, que eu acho que está vindo do amp (eu digo isso pq eu testei com outra guitarra e o harmônico continua). Eu estou desconfiado que é algum tipo de problema de válvula ou algo do gênero.. alguem poderia me ajudar por favor?

Obs.: Não é guitarra porque quando eu toco com ela só na pedalera com fones o harmônico desaparece.

http://www.mediafire.com/listen/uwxwn16pl7ylgc9/Harm.mp3

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15
· votar


shoggoth
O audio foi gravado usando meu cabeçote somente, eu tirei a simulação de gabinete porque assim da pra escutar melhor

Obs.: Minha guitarra é uma ESP Horizon com Floyd Rose

http://www.4shared.com/music/dL45cWFSce/Barulho_Estranho.html


Existem alguma opções possíveis .... A que eu acho mais possível é que seja as molas - uma ve que é floyd ... Se não for as molas aí teremos que analisar a execução e como vc executa o abafamento ...

HortaRates
Membro
# jun/15
· votar


shoggoth
Eu nem ouvi o áudio desse último, mas não poderia ser o caso do amp vibrando com o palm mute não? Já aconteceu comigo e o som é meio desagradável.

strinbergshredder
Veterano
# jun/15
· votar


shoggoth
HortaRates

Isso também ja aconteceu comigo, especialmente em volumes mais altos. Meu amp é um combo SS com falante de 12", e se subo mais os graves do amp, tende a ter mais ressonância ainda...

Abraços!

shoggoth
Membro Novato
# jun/15
· votar


HortaRates
Não é.. no audio que eu mandei por ex, eu estou fazendo um acorde aberto.. e outra, isso é com o output no 0, o áudio da interface usando impulses, o amp não ta vibrando.. estou considerando ser algo com a guitarra tambem.

O audio foi gravado com 2 guitarras, uma com hamb. e outra com single. E ambas com o som mais limpo e depois high gain. Claro que no high gain aparece mais, mas no limpo se prestar atenção tambem incomoda

O primeiro audio, do primeiro post, foi resolvido.. eram as molas.. agora tem esse harmonico louco que eu nao consigo achar a causa. escutem esse ultimo áudio do mediafire que eu mandei.. estou ficando sem alternativas

ogner
Veterano
# jun/15
· votar


shoggoth
É alguma valvula...gera harmonico/ruido sim...

Toca e cola a orelha la atras pra descobrir qual é..
Tem uns aneis proprios pra valvulas. Pra minimizar/zerar
Esses problemas... O ideal é trocar a valvula..mass

ogner
Veterano
# jun/15
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/227351/#6609116

Pra classe guitarriatica se divertir!!

\o/

shoggoth
Membro Novato
# jun/15
· votar


É exatamente esse harmonico que o rapaz gera no segundo video que está acontecendo comigo aqui em casa.. da pra escutar muito bem no video dele..deve ser por casa do ganho nas nuvens

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda Técnica: Frequência indesejado no mizão abafado