O que posso estudar para melhorar minhas improvisações(a partir desse video)?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# ago/14 · Editado por: MMI
· votar


rhoadsvsvai

Dá um desconto que aqui fala um cara "old school", tá?

Você já deu um passo importante, detectou que o tempo é uma deficiência. Meio caminho para melhorar já tem, sabe por onde ir...

Você também citou o ogner como um cara que você se espelha, queria chegar no que ele faz. Lembra que o cara era baterista antes da guitarra? Pois é... Por que falei que eu era das antigas? Porque quando aprendi música (comecei no piano, já disse algumas vezes) simplesmente não existia BT. Bem depois apareceram umas fitas K7, mas era escasso. Meio o que o ALF falou, às vezes um corajoso gravava e a gente copiava, mas cansava porque era só aquilo, talvez umas 3 ou 6 músicas, nem sempre bem tocadas ou bem gravadas, mas geralmente mal reproduzidas.

Onde quero chegar com isso? Algo que já enchi o saco do clebergf numa época, ainda bem que o cara é meu amigo... Um jeito de você aprimorar sua noção de tempo é treinar com metrônomo, já falaram exaustivamente. Outras maneiras é com bateria e baixo, quem sabe percussão também. Então pare um pouco com as BT, esquece isso de vez em quando, GRAVE AS SUAS! Se bateria for difícil (eu acho!!!), compre um Pad Controller barato e grave a bateria e percussão na mão, se bem que percussão dá para fazer com uma lata com arroz. Depois grave o baixo - na falta de um, simule na guitarra - no seu caso está fácil porque o baixo está logo ali atrás de você. Você não imagina como esses instrumentos, que te obrigam entrar no tempo, são um exercício legal para isso. Então fica a sugestão: pare um pouco com download de BT, pare com os EZ Drummer da vida. Quem sabe você aproveita a dica que te deram e grava sua BT de blues só com perguntas e outra só com respostas para treinar. Só que sem o "caminho fácil" de usar a internet.

Abç

Dr.Blues
Membro
# ago/14
· votar


rhoadsvsvai

Cara, já vi outros vídeos teus e sei que tem habilidade. Mas no Blues, na maioria das vezes o menos é mais, o respeito pelo silêncio, tempo para respirar é importante. Também tentar criar temas com finalização de cada frase e não sair ligando um lick no outro. Acho também que o vibratto é ferramenta importante.
Também estou nesta luta pra aprender a fazer oque te disse acima. Gravei este vídeo esta semana. Dá uma olhada, não é um primor mas tenta fazer oque te falei acima.

http://youtu.be/rnMijccYBIw

Um abraço.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


Talvez o cara esteja muito preciosista e se perdendo no exagero num vicio de virtuosismo

daimon blackfire
Membro Novato
# ago/14
· votar


o link não aparece pra mim.

renatocaster
Moderador
# ago/14 · Editado por: renatocaster
· votar


daimon blackfire

o link não aparece pra mim.



ogner
Veterano
# ago/14
· votar


MMI
Você também citou o ogner como um cara que você se espelha, queria chegar no que ele faz. Lembra que o cara era baterista antes da guitarra?

Certamente a bateria me ajudou DEMAIS!! Só um adendo, eu ja era guitarrista, hehe, porém, da nossa galera, o menos sem noção era eu, ahuehuahue, logo peguei as baquetas, mas ja era guitarrista ( metaleiro ) mas era!! hehehe!!

daimon blackfire
Membro Novato
# ago/14
· votar


Consegui ver o vídeo. Ta legal, só falta o que todo mundo ja disse, acertar no tempo.

clebergf
Veterano
# ago/14
· votar


MMI
Algo que já enchi o saco do clebergf numa época, ainda bem que o cara é meu amigo...

Encheu tanto que agora toco baixo tbm...xD
Batera ainda não dá...quem tem dificuldade com tempo não adianta, o melhor remedio é o metrônomo
Algo que me ajudou muito foi na escola quando estávamos na época do Swing Jazz eu ficava só fazendo o "strumming" nos 4 comapassos a música inteira (estilo o Freddie Green)

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/14
· votar


nossa,esse topico deu ibope hahaha.

não vou responder individualmente cada um por falta de tempo,mas acho que a ideia central de todos é que estou uma deficiencia séria em acertar o tempo, só me resta trabalhar nisso.

ja que passamos da fase de identificar o problema,podem me ajudar em como corrigir o problema.

ainda não entendi direito exatamente o que foi sugerido ao dizer pra eu tocar os licks com metromonomo, alguem pode postar uma aula do youtube ou coisa semelhante que me explique mais detalhadamente como executar esse tipo de exercicio?


alem de outras dicas dadas aqui,como responder aos licks de outros guitarristas que eu ja vou indo por em pratica.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# ago/14
· votar


rhoadsvsvai
ainda não entendi direito exatamente o que foi sugerido ao dizer pra eu tocar os licks com metromonomo, alguem pode postar uma aula do youtube ou coisa semelhante que me explique mais detalhadamente como executar esse tipo de exercicio?


Divirta-se, jovem padawan:



TG Aoshi
Veterano
# ago/14 · Editado por: TG Aoshi
· votar


rhoadsvsvai
Sei que foge um pouco do assunto do tópico, mas é que me chamou muito atenção o que disse sobre intuição.


sei que é uma deficiência,mas acho que ja tou muito longe na estrada por essa escola da intuição pra pegar um professor de jazz e aprender musica formalmente com outra pegada mais metodica,

Como disse o makumbator, é bobagem mesmo, teu receio não faz sentido. Pode até ter a infelicidade de pegar um professor inexperiente que tente te encaixar num método, mas um bom professor vai saber te analisar e guiá-lo de maneira adequada.


não entenda como arrogancia porfavor,a grande maioria dos guitarristas que eu me espelho pra tocar igual não são dessa escola moderna,são de uma epoca em que o acesso ao conhecimento era muito restritoe aprenderam a coisa na intuitividade,não acho que precise ser um genio pra conseguir aprender musica na intuição,acho que uma pessoa normal pode sim.

Posso estar enganado, mas pelo que vejo, você tá misturando no mínimo uns 2 conceitos diferentes aí (autodidatismo e intuição). Tá tomando intuitivo como sinônimo de autodidata e concluiu precipitadamente, ou seja sem refletir antes, que você (ou os músicos que admira) vai invariavelmente evoluir apenas praticando exercícios, tocando músicas/improvisando e coisas do tipo.

Não estou dizendo que é impossível, muito menos sendo contra o autodidatismo ou a intuição, mas apostar somente no intuitivo desse jeito que disse é contraproducente. Tá praticamente apostando que, ou não vai encontrar dificuldade nenhuma no caminho, ou vai dar a sorte de estudar as coisas certas na hora que aparecerem os problemas.

Só porque está estudando por conta própria não quer dizer que tem que ser uma prática "burra", sem reflexões e questionamentos. Se até o "estudante formal" tem que pensar bastante no que tá fazendo, o autodidata tem obrigação de refletir no mínimo 10 vezes mais.

Acho que todo instrumentista deveria fazer isso, mas pro autodidata isso é um princípio básico. Tem que ser extremamente crítico consigo: questionar o propósito de cada treino/estudo, o motivo de errar, de soar ruim; criar e testar hipóteses (tanto pras causas dos problemas, quanto soluções) e assim por diante.

Bom, autodidatismo rende muito assunto, mas queria falar mais é da falsa associação que fez entre intuição e estudo autodidata. Tem que largar mão do intuitivo? Não, é primordial pra um artista de qualquer área. Só não quer dizer que tratar as coisas de modo racional se torne um antônimo ou algo dispensável.

===

Sobre o problema com ritmo, como disse o ogner acho que é falta de intimidade em marcar os tempos fortes e fracos do compasso. Eu arrisco até a dizer que nem é o caso de você trabalhar esse problema junto com improvisação (ao menos por enquanto).

Até pode tentar tocar bateria, melhora a noção e concepção de ritmo, é divertido e agrega bastante, mas no seu caso também não faz milagres. Acho que o mais direto é estudando rítmica, um pouco de estudo já te beneficiaria bastante.

Você sabe algo sobre partitura, figuras rítmicas e compasso?

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/14
· votar


TG Aoshi
seu post foi bem reflexivo, concordo com a maior parte.

Você sabe algo sobre partitura, figuras rítmicas e compasso?


eu sei ler partitura,ja fiz aulas de piano,mas não é aquela leitura automatica dos musicos eruditos, tenho q ver bolinha por bolinha pauta por pauta espaço por espaço pra saber que nota é oque, o que levaria uma eternidade, então assimilo o visual pela tablatura (o que no mundo da guitarra é muito comun a partitura vir acompanhada de tablatura) e uso a partitura apenas para saber o tempo das notas (exceto partitura de bateria que eu me arrisco a dizer que leio fluentemente,pelo trabalho esgotante de criar baterias para minhas composições no guitar pro (muita coisa não termino ou não acho parceiros para gravar).

sobre tocar bateria, eu tenho uma bateria emprestada aqui, gosto de tocar,mas não levo o minimo jeito hahah.

carlcarl
Veterano
# ago/14
· votar


rhoadsvsvai
parabens por ter postado o video e aceitar as criticas sem fazer o tópico virar uma guerra.
os inumeros comentarios ja sugeriram varias direções na maneira de buscar respostas às tuas perguntas e correções necessárias.
observei o video varias vezes,antes de decidir dar a minha opinião.
o que eu acrescentaria é que tenho a impressão de que voce toca sem prestar "atenção integral à BT" por isso o resultado é que em alguns momentos voce esta, ritimicamente falando,na frente da BT e outras vezes atras.
*pra mim voce não tem dificuldades ritimicas,o que me faz pensar assim é que a cada "break" da BT voce re-ataca junto com ela.
sera que no headphone voce tem um bom som?o equilíbrio entre o volume da guitarra e o da BT estão corretos?tocando com outros músicos certamente seria menos visível estas oscilações ritimicas porque o ritmo seria sempre readaptado,isto se os músicos tocarem ouvindo a si proprio e o conjunto.
não sou contra a copia,por outro lado se copiarmos um unico musico e estilo no final seremos um clone,na maioria das vezes mal feito,deste musico porem se copiarmos vários músicos e estilos diferentes a mistura final poderá resultar em algo diferente.
outros colegas sugeriram um professor mas isto é a teu critério.temos vários professores aqui no forum e tambem na internet(tudo 0800)e podemos escolher.
para tentar melhorar e buscar os resultados que desejo como musico,eu raramente busco nos guitarristas informações para os meus estudos.ouço muito os pianistas,bateristas e principalmente os saxofonistas e trumpetistas pois como estes instrumentos não possuem as mesmas exigências técnicas da guitarra,me obrigam a tentar fazer as frases com outras articulaçãoes.para o que procuro resolve.
desculpas!falei demais.
abraços a todos

Filippo14
Veterano
# ago/14
· votar


rhoadsvsvai

Tranquilo, a gente da um desconto nos bends por causa das 011 hahahahah.

Outra coisa, o estudo formal nunca irá te atrapalhar, sua intuição continuará lá. Saiba aprender modos, arpejos sweep e todo o resto que tem desse estudo e use-o para o seu tipo de música, o estudo é neutro, ele não favorece o estilo A ou o estilo B, ele favorece o seu conhecimento sobre música no geral, se você for usá-lo para tocar blues, axé, tarantella ou qualquer outro, ele só irá ajuda-lo.

Eu toco alguns estilos músicas bem mais ou menos, não tenho dom e meu ouvido no começo era péssimo. Tive força de vontade de continuar tocando o instrumento e o que me ajudou muito foi estudar modos, arpejos, menor harmonica, melodica e etc. Fora o fato de terem "educado" meu ouvido, foi fundamental para o meu fraseado, o que usar em cada situação. O maior cuidado que se deve tomar é o de usar o estudo como um guia e não como uma lei, se alguma coisa aparentemente nova funciona para você, use-a, se é para ficar preso a alguma coisa, que seja no seu ouvido. Vale a pena estudar a fundo teoria musical.

Abração

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que posso estudar para melhorar minhas improvisações(a partir desse video)?