Que segredos podem esconder os captadores?

Autor Mensagem
Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
· votar


Uma curiosidade, numa guitarra Vintage, os captadores vão estar desmagnetizados devido a o tempo do instrumento. Se os imãs de alnico forem magnetizados o instrumento perde um pouco do valor?

MauricioBahia
Moderador
# mar/14
· votar


Muito bom!

(e ainda nem li...)

haha

JJJ
Veterano
# mar/14 · Editado por: JJJ
· votar


Bom...

Eu pari o tópico, mas quem o está "criando" é o MMI... kkkkkk

OK, a intenção era essa mesmo! Valeu pelas aulas, camarada!

Só uma coisinha, pra não desvirtuar: a ideia do tópico é desvendar os "segredos" dos captadores. Os mistérios que cercam essa pequena maravilha magnética. Para dúvidas mais "mundanas" há um tópico fixo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/126932/

Ah, e ninguém até agora esclareceu qual é a da "madeirinha" dos 59... O tal "wooden spacer". Que diacho é isso, MMI? É um dos "segredos" dos PAF?

NeoRamza
Veterano
# mar/14
· votar


No próximo capítulo da saga, um pouco mais sobre os PAFs porque vi que gerou interesse e questionamentos. Mas isso se o pessoal quiser...

Aguardo ansiosamente.

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


JJJ

O tal "wooden spacer". Que diacho é isso, MMI? É um dos "segredos" dos PAF?

Para mim é um mito urbano. É só um suporte do captador, ao lado do imã, que pode ser de plástico. Na minha opinião é guitarrice braba, não é segredo. Mas vai saber... ;-)

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

Se os imãs de alnico forem magnetizados o instrumento perde um pouco do valor?

Sinceramente eu não sei. Mas suponho que sim, vai indo embora a originalidade da guitarra. Mas de forma geral, os PAF perderam força mas não zeraram, funcionam bem ainda. É possível para quem quer um captador mais forte, só que neste caso é melhor trocar o captador e deixar guardado o PAF.

Luisfelp FR1
Membro
# mar/14
· votar


MMI

O tópico esta ficando ótimo cara, muito bem explicado e educativo, para os amantes da guitarra que sempre buscam saber aquele ''algo a mais''. Estou curtindo muito :D! Olha eu sei que você não é strateiro, mas se der você poderia, claro que depois de destrinchar os PAF (que me interessam muito), comentar um pouco sobre os Mini Humbuckers e um pouco mais sobre os captadores single stack? Claro que se você tiver tempo e se sentir seguro ao falar sobre o assunto.

Gostaria meus parabéns a você por compartilhar sua experiência conosco, tenha a certeza de esta sendo de grande utilidade este tópico :D !!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
· votar


MMI
há, valeu. Imagino que demore muito tempo para um captador parar de funcionar por causa disso, mas o som deve mudar bem com esse efeito de desmagnetização, o que deve dar um som característico em guitarra vintage. Deve mudar a equalização e ganho.

PS:Deve ter simulador dessas características, acho uma doideira contraditória usar processadores sofisticados para reproduzir o som de equipamentos bem primitivos, em comparação ao que se tem hoje. expliquem essa ateus.

Hammer
Veterano
# mar/14
· votar


eu vou tocar guitarra...

SkyHawk
Membro
# mar/14
· votar


MMI
O tópico que já estava ótimo tá ficando sensacional !!!

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Luisfelp FR1

comentar um pouco sobre os Mini Humbuckers e um pouco mais sobre os captadores single stack?

Ai você me complica... hahahahahaha

Luiz_RibeiroSP

Os engenheiros e físicos do pedaço podem me dar uma mão aqui... De toda forma o campo magnético na verdade é uma expressão para 2 campos vetoriais diferentes, onde um se mede em tesla ou gauss e o outro em amperes por metro ou oersteds. Mas nem sei se precisa complicar tanto, acho que não, vamos lá...

Uma explicação leiga para não complicar a galera, não sei nem se você é da área, mas com certeza a massa de colegas não. Vamos imaginar que o campo magnético pode ser medido, existe um medidor e, simplificando, ele vai dar um número que vamos chamar de unidades de campo. Se pegarmos um PAF de alnico 2, vamos supor que ele dê "x" unidades, depois de sofrer decaimento por 50 anos, dando o ganho e equalização característicos. O problema é que se pegarmos um alnico 2 novo, deixá-lo magnetizado com as mesmas "x" unidades, não dá o mesmo som na mesma bobina. Não é guitarrice, é porque o campo não se distribui na mesma forma na barra, como falei ali atrás. É por isso que uns caras como o Edu Fullertone estudam isso, para deixar igual, já que daí em diante o decaimento do campo será semelhante no alnico antigo e no novo. Legal, né? rs

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14
· votar


Agente ta parecendo um bando de morto de fome com uma vontade tremenda de comer uma bobina de captador... Hauiuahuiahiuahaui

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14
· votar


*ATENCAO
Caso queira comer a bobina do captador, nao se esqueca de tirar a parafina pq e RUIM pacacete... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
(brincadeira, so pra descontrair)

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14
· votar


Falando serio, seria bom se alguem falasse dos mini humbukers mesmo (se possivel) como o Luisfelp FR1 falou seria otimo.

JJJ
Veterano
# mar/14 · Editado por: JJJ
· votar


MMI

Se a madeirinha (wooden spacer) é mito, eu não sei.

Mas já que fala-se tanto das madeiras do corpo... Madeira DENTRO do captador talvez dê alguma diferença!...

Aliás... Por que não usar MADEIRA em vez de plástico nos miolos dos captadores, já que ambos são isolantes?

Alguém já tentou isso?

Outra perguntinha que talvez esteja passando pelas cabeças é sobre envelhecimento de captadores CERÂMICOS. Isso existe?

E, por fim, exercitando um pouco meu lado "engenheiro", acho que, para ter uma pequena barra de alnico magnetizada uniformemente, eu magnetizaria uma barra grande e depois cortaria um pedaço do meio... Não parece tão complicado assim (mas posso estar redondamente enganado, claro...).

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14
· votar


JJJ
Vc acha que mudaria o som se o captador for feito de madeira? Eu acho que nao ia fazer diferenca n.. mas ai so o MMI pra responder..

JJJ
Veterano
# mar/14 · Editado por: JJJ
· votar


Yuri ycs

É como eu disse... Se a do corpo faz tanta diferença (embora isso seja polêmico!), dentro do captador deveria fazer também, né? Parece lógico, para mim.

E, mesmo que não fizesse, ia ser um baita chamariz de marketing... Captador Humbucker de Alnico enrolado em Puro Mogno!!!

Aceito pedidos de endorsement... uhauhauhauhuahuaha!

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14
· votar


Ai e que ta o X da questao..
O som da madeira do instrumento e levado ate os captadores atraves das cordas pelo campo eletrico gerado pelo ima, ja o captador feito de madeira (na minha opiniao) nao faria diferenca pq nao teria nenhum condutor para levar o som dessa tal madeira do capitador para o campo eletrico gerado (PELAMORDEDEUS E A MINHA OPINIAO)

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14
· votar


Agora que ia ficar massa ia viu... Eu ia querer o meu de jacaranda da bahia... :-D

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


JJJ

Madeira DENTRO do captador talvez dê alguma diferença!...

Não sei, pode ser, mas tenho a impressão que não.


Alguém já tentou isso?

Sim, as vezes uns luthiers fazem captadores com madeira, coisa artesanal. Tudo que me falaram é que é mera cosmética.

Outra perguntinha que talvez esteja passando pelas cabeças é sobre envelhecimento de captadores CERÂMICOS. Isso existe?

Os cerâmicos não desmagnetizam praticamente, se o fazem, é muito mais lento.

Não parece tão complicado assim (mas posso estar redondamente enganado, claro...).

Parece que não funciona e desperdiça muito material. O caminho das pedras é outro.

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14
· votar


MMI
Faz sentido o que eu falei acima sobre a madeira no capitador?

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Yuri ycs

Isso é polêmica. Talvez mude sim, tudo muda o timbre, mas deve ser algo como um milionésimo. Da mesma forma que o binding de madeira e de plástico tem uma diferença teórica que pode mudar o timbre, na prática é muito discutível.

A questão é que a madeira do corpo vibra e faz vibrar o captador. Então pode-se imaginar um componente do som do captador invertido, onde o captador vibra e a corda é só uma parte do transdutor. Ou seja, imagine o captador vibrando e a corda parada, isso gerando um som.

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14
· votar


E, como vc disse, e algo como um milhonesimo, pq o cara que ouvir o som de 2 guitarras e falar qual e o capitador de madeira e qual e o de plastico ele tem que ser estudado pelos cientistas.. :-D

NeoRamza
Veterano
# mar/14
· votar


Isso é polêmica. Talvez mude sim, tudo muda o timbre, mas deve ser algo como um milionésimo.

Teoricamente até o fato de tocar sentado com a guitarra apoiada na perna faria ter um timbre diferente de estar em pé com ela bem encostada na sua barriga.

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: Yuri ycs
· votar


Ta, entao imagina ai, o cara ta ouvindo um solo de guitarra e ele fala: "Rapaz, o guitarrista ta tocando sentado e ainda por cima com um capitador de mogno envernizado... Ai depois ele escuta outro solo e fala: "esse ta tocando em pe com o capitador de plastico" fala serio! Na teoria pode ate mudar o som, mas na pratica ja nao sei Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
(eu nao disse que nao muda, so disse que nao da pra perceber)

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: Yuri ycs
· votar


Eu acho que poderia influenciar no sustain, o fato de tocar em pe ou sentado, pq se vc encostar a guitarra na barriga, vai diminuir a vibracao, entao teoricamente vai diminuir o sustain
(eu acho que essas coisas sao mais perceptiveis ao ouvido no violao do que na guitarra)

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14
· votar


Certa vez eu vi um topico em que todo mundo tava dando rizada pq o cara falou no video algo sobre o corpo do guitarrista mudar o timbre....

rui luis
Veterano
# mar/14
· votar


Falta falar de captadores passivos de baixa impedancia, é maravilhoso como um captador com apenas alguns Ohm não digo Kohm e com bobines de milimetros de espessura e com a ajuda de um só "componente" passivo ,consiga altos ganhos!

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


rui luis

Fique a vontade. O tópico nem é meu!

rui luis
Veterano
# mar/14 · Editado por: rui luis
· votar


rui luis

Fique a vontade. O tópico nem é meu!



rs
então captadores de baixa impedância falando simples, lembram daquela brincadeira electronica de colocar un transformador ligado de certa forma com uma simples bateria , e ligar um fio do outro lado do transformador a um arame e o outro a um arame com um circulo na ponta, o objectivo era percorrer o arame com o arame em circulo na ponta sem apanhar um choke sim pesquisem na internet sobre este efeito não vou entrar em detalhes, pois aqui está o segredo dos captadores de baixa impedancia, basta fazer uma simples bobine com poucos ohms e ligar a ela um transformador step up , vejam o exemplo dos captadores alumitone na internet pesquisem por imagens, e vejam exemplos do alumitone no youtube, a tecnologia é tão obvia que não sei como conseguiram patentear, já a gibson usou este sistema em um modelo de suas guitarras penso que se chamava recorder ou algo assim, as vantagens são , um maior vasto campo harmonico, pode ligar-se directamente a um mixer , fica baratissimo fazer! muito leve, mas tem uma desvantagem , o sustain segundo os meus testes em captadores feitos por mim, é menor que nos captadores convencionais

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Que segredos podem esconder os captadores?