Toc com postura na guitarra

    Autor Mensagem
    Estudante eterno
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Estudante eterno


    Bom dia gente, gostaria de uma ajuda do pessoal do fórum.
    A situação é a seguinte, eu tenho uma certa compunção pela minha postura ( Forma de tocar), isso vai desde posicionamento da guitarra na perna, posicionamento da mão esquerda no braço da guitarra, até mesmo a forma de segurar a palheta, eu já cheguei a passar mais de uma semana pesquisando vídeos de guitarristas famosos, testando dezenas de formas diferentes, de se segurar a palheta, com direito a desenhos e textos com medidas para me lembrar o jeito exato de segura-la, e enquanto eu não resolvo o que eu considero problema na postura, não consigo estudar outra coisa, pois temo que seja uma forma errada de tocar e se torne um vício difícil de corrigir mais tarde, isso tem travado terrivelmente o meu desenvolvimento!
    Gostaria de saber até onde vocês consideram esse excesso de preocupação com a forma de tocar normal, e como lidam com essas situações.

    Desde já muito obrigado!

    Obs: Antes de postar pesquisei vários tópicos sobre postura, A grande maioria chegando a conclusão que o melhor jeito é o jeito mais confortável para cada um, mas como podem ver a questão não é a postura em si (até mesmo porque eu mudo toda hora que acho que algo não está bom), mas o excesso de preocupação com que ela seja perfeita.

    Led Zé
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Estudante eterno
    Vamos por partes:
    Posição no corpo: Cada pessoa tem um formato de corpo, um tamanho de barriga , uma largura de ombro, um comprimento de braço , um tamanho de mão . Portanto, se essa pessoa que você acha que segura a guitarra de maneira correta não for seu irmão gêmeo univitelino , esqueça...

    Posição da palheta na mão: Cada um tem um formato de mão, espessura e comprimento de dedo. Além do mais, cada um usa um tipo de palheta e isso muda na forma de segurar. Além disso, tem que mudar o ângulo e a posição da palheta de acordo com a pegada. Eu deixo a palheta quase não aparecendo para solos; para bases eu deixo um pouco mais; para passagens mais rápidas eu mudo a angulação da palheta em relação às cordas . Cada um tem o seu jeito. Existem técnicas que ajudam mas podem não ser confortáveis para você. O Zakk wylde segura a palheta de uma forma que acho bizarro e que nunca faria igual, no entanto, eu consigo tocar músicas dele. O fato de eu não tocar IGUAL a ele é outra coisa. Ele é um monstro e eu nada. Mas não é a forma de segurar a palheta somente que faz dele quem ele é.

    Por último ( aqui já é um pitaco totalmente fora da minha alçada ) eu suspeito que você possa ter TOC sim, como você mencionou. Tenho um amigo que tem e tem algumas coisas aí que batem, tipo não conseguir iniciar uma outra tarefa sem que um certo ritual seja cumprido antes. Esse negócio de você não conseguir estudar guiatrra por causa da posição, fazer anotações de posições, etc, LEMBRA um comportamento obsessivo sim. Mas só um profissional pode te falar . Sugiro que busque ajuda profissional.

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Estudante eterno

    Cara, independente do teu objetivo com a musica (seja ser um eterno estudante, um profissa, ou tocar só por "hobbit" mesmo) ela tem que dar prazer, e a partir do momento em que ela te da prazer, é igual gozar, quando você ta no meio do coito, vc goza e não se lembra dos problemas, na realidade a tua cabeça nem se liga nessas coisas... pq você ta tendo prazer.... enfim, com a musica é a mesma coisa, vc toca com intuito de se fazer um som bom e quando percebe nem se ligou em postura ou jeito de pega em palheta... vc ta tocando e seguindo o flow..... avontade.... saco!?

    Resumindo, você tem que toca do jeito que você se sinta confortável e avontade, independente se for pegada, palheta ou postura..

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Estudante eterno

    Cara, independente do teu objetivo com a musica (seja ser um eterno estudante, um profissa, ou tocar só por "hobbit" mesmo) ela tem que dar prazer, e a partir do momento em que ela te da prazer, é igual gozar, quando você ta no meio do coito, vc goza e não se lembra dos problemas, na realidade a tua cabeça nem se liga nessas coisas... pq você ta tendo prazer.... enfim, com a musica é a mesma coisa, vc toca com intuito de se fazer um som bom e quando percebe nem se ligou em postura ou jeito de pega em palheta... vc ta tocando e seguindo o flow..... avontade.... saco!?

    Resumindo, você tem que toca do jeito que você se sinta confortável e avontade, independente se for pegada, palheta ou postura..

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Led Zé

    Muito obrigado pelas dicas!
    Estou tentando me livrar disso, é um pouco complicado, e realmente, é um ritual todo dia antes de treinar, um bom tempo conferindo a postura!

    Entendi perfeitamente as dicas que você deu em relação a tentar copiar a postura de outros guitarristas, inclusive exemplificando, afinal cada corpo é um corpo(mais uma vez obrigado), mas só ressaltando a idéia para quem mais for dar uma ajuda aqui pra mim:

    Eu não estou buscando a postura ideal, visto que existem uma infinidade de tópicos com este assunto, apenas a ajuda quanto ao excesso de preocupação (leia-se frescura) quanto a postura.

    Led Zé
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Estudante eterno
    Só pra te dar mais alívio ainda em relação a isso, a minha postura mudou completamente com o passar dos anos. Fui adaptando de acordo com minhas necessidades e hoje seguro a guitarra, palheto e digito de uma forma MUITO diferente do que fazia há 15 anos atrás. E outra, você só vai saber como se posicionar se realmente tocar! Se ficar só olhando postura sem tocar nada nunca vamos saber o que precisa melhorar.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Shafik Muito obrigado pela ajuda!

    Entendo sim, e realmente, na hora em que você está tocando com outros músicos, naquele momento que seu solo está se encaixando perfeitamente na música, normalmente não se presta atenção aos detalhes de postura, mas como a maioria, se não todo o meu tempo com guitarra é estudando em casa, eu me atento a estes detalhes de maneira exagerada...

    Para ter uma idéia, eu toco em frente a um espelho e várias vezes observo minha maneira de tocar buscando possíveis "erros"

    Alguém mais aqui além de mim tem problemas com isso?

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Estudante eterno

    Você precisa arrumar mais gente pra tocar com vc cara.. hahahaha

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Led Zé

    "Se ficar só olhando postura sem tocar nada nunca vamos saber o que precisa melhorar."

    Valeu, muito boa dica!

    Eu muitas vezes perco tempo com isso, mas sem tocar as músicas eu não vou conseguir saber o que eu preciso adaptar na minha maneira de tocar (postura)

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Shafik

    Hahaha, é verdade! Inclusive Eric Clapton comenta no livro dele que para evoluir é preciso tocar com outros músicos.

    Pelo visto eu sou o único com esta mania, será?

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Desculpem a insistência, mais alguém com este problema?
    Opiniões do pessoal daqui são sempre bem vindas.

    JJJ
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Estudante eterno

    Cara, eu entendi o seu problema.

    Mas não entendi o quê você quer que a gente diga...

    Que é um excesso de preocupação? Óbvio que é.
    TOC, obsessão? Pode ser.
    Precisa se preocupar tanto com postura? Claro que não. Só precisa ser confortável pra você.

    Concordo com a galera aí. Arruma alguém pra tocar junto. Foca no som, na técnica e esquece um pouco a postura. Acha um jeito confortável de tocar e senta a palheta na corda!

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    JJJ

    Opa bom dia, antes de mais nada obrigado pela ajuda.
    Não estou buscando uma resposta específica da turma aqui do fórum, é que como há vários tópicos sobre postura na guitarra, achei que essa minha maneira de pensar seria mais comum... (estou vendo que não é) e que seria um assunto discutível, para mim trocar uma ideia sobre isso e tal...

    Mas acho que já saquei como devo pensar, eu realmente estou precisando arrumar alguém para tocar junto, quem sabe assim eu deixo de prestar atenção nestes detalhes e começo a prestar atenção no que realmente é o meu objetivo, tocar e fazer música...

    JJJ valeu a dica, e obrigado a quem mais ajudou!

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Estudante eterno

    Cara, eu estou justamente nesse período da minha jornada, estou buscando pessoas para fazer som junto. Esse negocio de redes sociais me ajudou nisso, upei alguns improvisos e composições no soundcloud e joguei em alguns grupos do face aqui da minha cidade, e disse que estava procurando uma galera pra fazer um som, até que bastante gente curtiu o meu som e tals, dai arrumei um baixista e um batera/teclado/voz, marcamos de tentar fazer um som juntos quinta feira próxima ( amanha ), pra ver se o santo bate... enfim, eu consegui arrumar pessoas para tocar junto, eu não li em livros isso não, eu simplesmente senti que estou em um momento que necessito tocar com mais pessoas de verdade ( e não BT's ) pra continuar a evoluir...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Toc com postura na guitarra