Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/14
· votar


JJJ
Homi dos bloco, eu to querendo fazer essa modificação numa guitarra minha, li um pouco sobre o assunto e acho que com essa mod eu vou ter o resultado que espero.
Li muito sobre os blocos do Manara, até entrei em contato com ele, mas como a ponte da minha guitarra foi trocada, eu não sei ao certo qual bloco tenho que comprar.
Como fazer a medida? Vale realmente a pena? Não mais uma nova modinha?
De qualquer forma eu estou decido a fazer para tirar minhas próprias conclusões, porém queria a opinião de pessoas mais entendidas no assunto...
Ajuda eu ae, rs

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


SpectrosGuitarman
Como fazer a medida?

Quando eu falei com o Manara, ele sugeriu que eu mandasse o bloco velho pra ele poder tirar as medidas com total precisão. Porque décimos de mm fazem diferença (não no som, mas por questão de encaixe perfeito mesmo).

Vale realmente a pena? Não mais uma nova modinha?

O tópico faz exatamente essa pergunta! rs
Minha conclusão pessoal está bem clara no último vídeo sobre o assunto, a partir de 14:15.

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/14 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


JJJ
Foi mal não ler tudo cara, é que o tempo ta realmente escasso

Comentários do vídeo: ótima análise. Uma análise real da coisa.
Perguntas:
Bom clean deu pra perceber pouca mudança. Um brilho a mais sim, pouca coisa mais de projeção de agudos.
E com drive? Sentiu a mesma sutileza? Imagino que sim.

O quão mais estável fica a afinação? Você percebeu melhora considerável ao utilizar a alavanca?

Que cheiro é esse cara? Kkkkkk

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


SpectrosGuitarman

Ah, cara, eu só faço comparações com timbre clean. Eu acho que as distorções mascaram muito o timbre e acaba tendo muito menos diferença.

Não uso muito alavanca então realmente a conclusão sobre a afinação foi totalmente na base da lógica e acreditando no Bertola... Não fiz testes comparativos.

O cheiro era de algo químico... ou radioativo... (se é que isso tem cheiro! rs), mas que fedia, isso eu garanto. Acho que nem guardei aquilo, devo ter jogado fora.

raphael.rui
Veterano
# dez/14
· votar


o que faz mais diferença em um bloco é o material que ele é feito. esses vagabas sao de zinco, se voce trocar por um bloco grande e mais pesado, mas tambem de zinco a diferença nao sera nada demais, vai ter uma diferença mas algo beeem sutil. O bloco tem que ser de aço, todo de aço, sem nenhum outro metal junto. Tambem é importante que os saddles sejam trocados por uns melhores de boa qualidade (aço de preferencia tambem). esses vagabas tambem sao zinco. um Bloco grande todo de aço, com saddles bons tambem de aço vao dar uma diferença consideravel no som. claro que nao chega a ser tao consideravel quanto uma troca de captadores.
Eu tenho uma SX que coloquei o bloco manara de aço tive uma melhora de timbre, nao foi gritante, mas foi perceptivel. ficou mais definido nos agudos e o som ganhou mais presença, mais corpo, o sustain nao mudou praticamente, porem os saddles ainda sao de zinco. A melhor mudança foi que como as cordas ficam presas logo no começo do bloco, cordas presas la dentro nunca mais hehehe.
Tambem tenho uma Giannini Stratosonic e comprei no aliexpress uma ponte com saddles de aço e bloco grande que estava escrito que era de aço no anuncio, mas eu duvido rs. A ponte original dela era de bloco fininho tambem, essa é mais pesada, como nesse caso troquei a ponte inteira a mudança de timbre foi bem perceptivel, o sustain tambem melhorou, nao da agua pro vinho, mas melhorou. So que essa foi o contrario, china e foda ne rs, ai as bolinhas ficam presas nessa, a mizona nem entra ate a metade, bizarro.
Acredito que se trocar uma ponte vagaba chinesa, por uma fender de aço com big block certamente tera uma diferença grande em todos os aspectos.

JJJ
Veterano
# dez/14 · Editado por: JJJ
· votar


raphael.rui

Concordo em quase tudo. Mas lembre-se que tem também os blocos de latão. Infelizmente, não testei nenhum deles, mas acho que o colega Will Bejar testou e gostou muito, se não me falha a memória.

Acredito que se trocar uma ponte vagaba chinesa, por uma fender de aço com big block certamente tera uma diferença grande em todos os aspectos.

Aí eu vou discordar com relação à "diferença grande em todos os aspectos". Simplesmente não é. Diferença há, mas nunca é tão gritante assim, infelizmente. 90% (ou até bem mais) do som de uma guitarra vem da interação corda/captador/parte elétrica. O resto todo junto não consegue dar uma "diferença grande".

*****************

Tenho visto um outro mod que é mais ou menos tão simples e barato quanto mudar o bloco da ponte, mas que pode dar muito mais diferença. Aguardem! hehe

raphael.rui
Veterano
# dez/14
· votar


JJJ
Bloco de latao eu nunca tive a opotunidade de testar mesmo, esse ai nao sei dizer rs.

Ja eu acho que pode fazer uma diferença grande, nao tanto quanto uma troca de captadores, mas acho que grande sim. se trocando por uma chinesa de aço com bloco duvidoso teve uma diferença um pouco mais que sutil, imagina trocando por uma fender toda de aço e de alta qualidade? rs

Esse mod ai, travar a ponte com um bloco de madeira? kkkkk

GAMMOTH
Veterano
# dez/14
· votar


JJJ: Ao ver suas conclusões, eu não considero a alteração de timbre tão sutil assim. Seu som mudou bastante, quase como alterar captadores. No seu vídeo minha opinião é que ha alteração bem perceptível no timbre e isso que você nem alterou os cavaletes!

A corda apoia diretamente nas pontes. Ao alterar o material onde ela apoia, muda-se a maneira como a corda vibra e como sua vibração é transferida para a madeira.

Recentemente coloquei uma Graphtech na Gibson Flying V e a mudança foi muito maior do que esperava. Mais sustain, mais brilho, fundo mais grave, mais harmônicos, mais vida sem mudar tanto a personalidade do som da guitarra. O segredo é que a ponte nova é de uma liga de alumínio leve, ao invés do Zamak (liga de Zinco) comumente usado em pontes. O Zamak é usado em diversas marcas de pontes, inclusive algumas marcas comuns como como Schaller e Gotoh ainda usam esse material em alguns modelos. Eles possuem em outros materiais, mas geralmente é mais caro.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


GAMMOTH
e como sua vibração é transferida para a madeira.

A ideia do Leo Fender é o oposto. Isolar a vibração, assim evitando a microfonia...

a mudança foi muito maior do que esperava.

Já concluí que é o mesmo que trocar de captadores... Meu baixo virou uma máquina de sustain kkkk

Will Bejar
Veterano
# dez/14
· votar


JJJ
raphael.rui
Testei os dois (latão e aço), e achei muito parecidos... muito difícil notar diferença... e infelizmente não gravei nada pra efeito comparativo específico.
De qualquer maneira, qualquer um dos dois é ótima opção!!!

Sobre blocos, não uso mais... vendi minha Fender e só estou com a hardtail agora... hehehehe

JJJ
Veterano
# dez/14 · Editado por: JJJ
· votar


raphael.rui
Ja eu acho que pode fazer uma diferença grande, nao tanto quanto uma troca de captadores, mas acho que grande sim. se trocando por uma chinesa de aço com bloco duvidoso teve uma diferença um pouco mais que sutil, imagina trocando por uma fender toda de aço e de alta qualidade? rs

Esse mod ai, travar a ponte com um bloco de madeira? kkkkk


O "grande" aí é questão de definir. O que é uma "grande" diferença? Depende do que a gente considera... eu não acho que seja, embora recomende fortemente nesses casos extremos.

Não, não é travar a ponte... Travar a ponte vai dar mais estabilidade à afinação ao custo de perder a alavanca. Talvez dê um tiquinho de sustain, mas duvido que faça muita diferença nesse sentido.

GAMMOTH
Ao ver suas conclusões, eu não considero a alteração de timbre tão sutil assim. Seu som mudou bastante, quase como alterar captadores.
Ismah
Já concluí que é o mesmo que trocar de captadores...

Vocês devem ter um ouvido muito mais apurado que o meu... Seus morcegos! hehehe

inExperienced
Veterano
# dez/14
· votar


Boa tarde, boa noite, bom dia

O Manara agora ta fabricando pontes também.

Ponte Manara, confira aqui.

Será que vale a pena?

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


inExperienced

Eu já tinha visto. Pelo que entendi, esse "tamanho vintage" deve ser o mesmo da ponte vintage da Malagoli. Como o Manara não faz algumas das peças, acho até possível que sejam as mesmas. Parece ser boa.

Will Bejar
Veterano
# dez/14
· votar


raphael.rui
imagina trocando por uma fender toda de aço e de alta qualidade?
Olha, não se deixe levar pela marca!!! Já li muitos relatos de blocos da Fender que não eram de aço!!! Faça o teste e veja se um imã gruda no bloco.
Pode aproxima-lo do captador, se "colar" é de aço! Se não, fuja para as montanhas!!!

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/14
· votar


cara, dps de ouvir o audio dos vídeos do JJJ - John Jonah Jameson, o falastrão dono do Clarim Diário do universo do aracnídeo mascarado - eu desisti de fazer a modificação. Pode ser que eu venha a re-considerar, ou talvez valha a pena em outra guitarra, talvez uma com floyd que tenho aqui, mas por enquanto, o assunto está encerrado para mim.
É uma grana gasta que não vale a pena pra guitarra que eu queria (uma eagle toda modificada).
De fato, a troca traz alguns harmônicos a mais, mas não é exatamente o que eu esperava. Eu vi alguns vídeos com blocos de latão ou até de titânio que o timbre e o sustain mudavam absurdamente, parecia outra guitarra.
Como eu duvido bastante de qualquer material divulgado por marcas, sou muito mais a avaliação do JJJ, e dela eu tiro a conclusão de que não vale eu gastar umas 200 pila nisso pra uma guitarra que originalmente (há 10 anos atras) custou 360.

ta ta, eu ja gastei mais que o dobro da guitarra em modificação nela, mas eu não sou mais esse tipo de doido, prefiro procurar uma guitarra que esteja mais proxima das características que estou procurando e ai sim fazer as modificações necessárias.

Filippo14
Veterano
# dez/14
· votar


Eu troquei em duas fenders minhas e para mim a mudança foi gritante. Mais harmônicos, mais sustain, mais definição das notas, som mais encorpado. Por 100 reais, a mudança que proporcionou nas guitarras foi ótima.

Em uma delas eu ainda mexi mais, coloquei 5 molas (antes eram 3) e coloquei uma híbrida de 0.11 - 0.10( antes era 0.10). As mudanças nela ficaram muito maiores, quem não usa alavanca na strato eu recomendo também essas mudanças, a combinação desses fatores melhoraram a minha guitarra.

Abração

Hangar18
Veterano
# dez/14
· votar


Fala Filippo14!

Eu tb fiz tudo isso menos a troca das cordas pelas híbridas, tava pensando em fazer agora. Vc mexeu no tensor pra fazer a troca?

JJJ
Veterano
# dez/14 · Editado por: JJJ
· votar


Filippo14
Eu troquei em duas fenders minhas e para mim a mudança foi gritante. Mais harmônicos, mais sustain, mais definição das notas, som mais encorpado.

Fez um teste "A/B", cara? Não querendo duvidar de você, mas mudança gritante... acho muito difícil. Em alguns casos, as diferenças existem, mas não é algo tão fácil de notar. Em outros, mal se percebem. E também depende do que a pessoa acha que é uma diferença "grande", claro...

O que acontece muito por aí (e eu já vi) é o cara desmontando a guitarra, colocando a ponte nova. Daí aproveita pra dar uma regulada, trocar as cordas... Aí pega a guitarra e fala "pô, ficou muito melhor!". Todos os meus quatro testes foram com as guitarras exatamente da mesma forma, mesmas cordas, mesma regulagem, mesmo tudo. A única diferença era o bloco da ponte ou a ponte completa. E as diferenças foram pequenas. Verdade que não testei bloco de latão, então não posso falar deles, mas blocos comuns para os de aço não deu esses mundos de diferença.

Mas não quer dizer que não valha a pena, conforme comentei no quarto vídeo de troca... Acho que o SpectrosGuitarman podia ficar de olho, porque às vezes, pinta uma chance e a troca pode ser interessante, mesmo representando uma pequena diferença sonora.

E a gente tem que entender que grande mudanças só se conseguem quando você passa de uma coisa podre para uma razoável. Quando você passa de razoável pra bom, o preço a pagar é maior e a diferença sonora cada vez menor. No limite, paga-se muito por um pentelhésimo a mais...

Hangar18
Veterano
# dez/14
· votar


JJJ
grande mudanças só se conseguem quando você passa de uma coisa podre para uma razoável. Quando você passa de razoável pra bom, o preço a pagar é maior e a diferença sonora cada vez menor. No limite, paga-se muito por um pentelhésimo a mais...

Q frase genial, deveria estar na Bíblia!

Filippo14
Veterano
# dez/14
· votar


JJJ
Então mano, realmente isso é questão do que se espera como uma mudança grande.

Eu ando em busca de muita definição de notas, de muita dinâmica, de muita limpeza geral do som. A troca dos blocos me proporcionou isso, para mim é gritante, a guitarra para mim ficou melhor, mais limpa, mais definida, mais dinâmica. Foi da água para o vinho? Não, óbvio que que não, mas por 100 reais a minha guitarra ficou muito melhor nesses quesitos. Acho elas mais equilibradas, Em uma Fender American Standard e Deluxe, conseguir melhorar características importantes para mim por 100 reais foi lindo, ótimo custo-benefício.

Realmente, eu trocaria os blocos em uma guitarra de 350 reais? Não sei, acho que não, a mudança seria bem significativa, mas nada que resolvesse, eu só trocaria se realmente curtisse o modelo e depois pudesse trocar esse bloco de ponte em uma guitarra melhor desse mesmo modelo, ou seja, teria a intenção de reaproveitar o bloco em outra guitarra melhor futuramente.

Eu pensava em colocar o bloco de ponte da Callaham, Ele é importado e custa no Brasil acho que 400-500 reais. Por esse preço eu não trocaria, ou pensaria mais, mas por CEM reais eu troco sempre que eu tiver uma strato.

A guitarra é apoiada no nut e depois nos saddles-bloco e transfere vibração para as molas e só depois essa vibração chega no corpo do isntrumento.

Eu ando pensando em trocar esse nut, a ponte da minha fender já foi trocada pela usada nas Custom Shops, não vejo necessidade, mas o nut, um dia eu troco. Aquele vídeo do Paul Reed Smith é muito bom, está em um tópico meu que reviveram recentemente. Guitarra para mim é feita de detalhes, se a gente não pensar em todos, não estaremos tendo a guitarra que nos entrega mais com o mesmo esforço.

Hangar18

Então cara, eu achei uma Elixir 011 aqui e usei as cordas de cima. Depois que eu coloquei, eu reparei que o bordão dessa 011 é 0.49 e não 0.52 como é o tradicional. Para essa 0.49 eu não senti problemas no braço até agora, e já fazem uns 3-4 meses da troca, então eu não mexeria no tensor antes, só se o braço desse uma encurvada. Para 0.52 eu já não sei, penso em colocar 0.52 por ainda estar até que mole as cordas, não senti diferença em tocar com esse novo jogo, então penso realmente em por 0.52, mas ai eu levaria no luthier para dar aquela regulada geral.

Abração

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


Hangar18
Q frase genial, deveria estar na Bíblia!

Tô velho, mas não tanto! kkkkkk

Filippo14

Tá certíssimo, cara. O quanto muda não depende só da mudança em si, mas da forma como a gente a vê também. Então, o "grande" ou "pequeno" é uma questão de visão pessoal. "Cientificamente", a mudança não é gigantesca. Isso costuma ser comprovado em quase todo teste, não só nos meus. Bem como os testes com mudança de corpo e outras partes que não os captadores (destes ninguém duvida que façam GRANDE diferença!).

Mas, no geral, concordo com o que você falou aí. Até porque nossa relação com a guitarra não é científica, né? hehehe

raphael.rui
Veterano
# dez/14
· votar


Will Bejar
Fiz o teste de grudar o ima no bloco da minha ponte chinesa e adivinha? nao grudou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk china e foda. os saddles sao de aço mesmo pois o ima prendeu. agora o material que isso aqui deve ser nao tenho a menor ideia, vindo da china pode ser tudo kkkkk

Will Bejar
Veterano
# dez/14
· votar


raphael.rui
Heheheh... Arruma um da guitarfetish. ;)

Hangar18
Veterano
# dez/14
· votar


Filippo14

Então cara, eu achei uma Elixir 011 aqui e usei as cordas de cima. Depois que eu coloquei, eu reparei que o bordão dessa 011 é 0.49 e não 0.52 como é o tradicional. Para essa 0.49 eu não senti problemas no braço até agora, e já fazem uns 3-4 meses da troca, então eu não mexeria no tensor antes, só se o braço desse uma encurvada. Para 0.52 eu já não sei, penso em colocar 0.52 por ainda estar até que mole as cordas, não senti diferença em tocar com esse novo jogo, então penso realmente em por 0.52, mas ai eu levaria no luthier para dar aquela regulada geral.

Entendi cara, deve ser por isso que não tensionou muito mais então...
Eu "estava" pensando em colocar híbridas na minha, mas essa semana chegaram da China meus 10 encordoamentos Elixir 0.10(não é original), então vai demorar, kkk
Valeu!

EuFemismo
Membro Novato
# mar/15
· votar


O que eu faço pra saber se o saddle é de zinco? O da guitarra que eu quero trocar é naquele formato vintage, meio ondulado.

Will Bejar
Veterano
# mar/15
· votar


EuFemismo
O que eu faço pra saber se o saddle é de zinco? O da guitarra que eu quero trocar é naquele formato vintage, meio ondulado.
Pra saber se é de zinco eu não sei como fazer... mas sei que se o saddle grudar no imã do captador, ele tem grande possibilidade de ser de melhor material!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


EuFemismo
Os de zinco são cinzentos, opacos e são finos.
Os blocos ideais (nesse formaato) são esses aqui:
http://www.guitarfetish.com/Upgrade-Steel-and-Brass-Tremolo-Blocks_c_2 19.html
Abç

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grande mestre, ele se refere aos carrinhos, não ao bloco.

EuFemismo

Cara, nem sei se tem saddle de zinco... Porque o zinco é meio opaco, como o Bertola disse. Só se for revestido, sei lá... Mas o Bejar tem razão, os que são metálicos e o imã gruda são (creio eu) melhores... Acho que tem até de plástico vagaba alguns....

EuFemismo
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os de zinco são cinzentos, opacos e são finos.

Observando essas características nós podemos contatar que se trata de um bloco de Zinco, mas e os carrinhos?

JJJ
Eu não sei aonde li, mas normalmente os carrinhos quadrados de pontes ching-ling também são de zinco.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
EuFemismo
Caras, os carrinhos tem que ser de aço e o bloco, de aço ou latão...
Essa aqui é do tipo de baixa qualidade:
http://www.guitarfetish.com/Vintage-Tremolo-fits-Mexican-Korean-Chines e-made-guitars_p_844.html
Essa já é de qualidade bem superior:
http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Vintage-Tremolo-Pop-In-Arm-with- Block_p_897.html
Esses são carrinhos de aço:
http://www.guitarfetish.com/Upgrade-Stainless-Steel-Saddles-Fits-impor t-or-USA-Trems-Set-of-Six_p_773.html
http://intl.fender.com/en-BR/guitar-bass-parts/vintage-hardware-bridge s/pure-vintage-stratocaster-pat-pend-saddle-kit-nickel-plated/
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?