Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
EuFemismo
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se a corda consegue "cortar" o carrinho, fazer uma espécie de mini-fenda nos carrinhos, quer dizer que o carrinho é de zinco? Ou os de aço as cordas também fazem um corte?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Eu estava com um bloco barato de stratocaster sobrando aqui e resolvi fazer uma experiência, colar algumas chapas de metal para aumentar a massa e ver se tem um bom resultado. consegui chapas de latão e colei no bloco usando araldite.

foto 1

foto 2

quando eu instalar faço comentários a respeito. pela teoria haverá alteração pois aumentei a massa do bloco, se vai ficar bom ou perceptível não sei.

este bloco, segundo uns colegas da mecânica, é fabricado com zamac, que é uma liga de zinco, alumínio,cobre e magnésio.

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

Alguma diferença talvez vá acontecer, mas não deverá ser enorme não...

vintagentleman
Veterano
# abr/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

Mas tem uma coisa, para perfeita transmissão das vibrações no bloco, ele deve ter consistência uniforme no material.

Você colocou verdadeiros obstáculos às propriedades físicas do aço ou latão ao usar Araldite.

Creio que com soldas, o resultado seria muito melhor.

ogner
Veterano
# abr/15
· votar


vintagentleman
Você colocou verdadeiros obstáculos às propriedades físicas do aço ou latão ao usar Araldite.

Tb acho que perde o sentido/resultado conhecido e esperado com um bloco maciço. Mas deve haver alguma mudança mesmo nesse caso. Se ela vai ser perceptível é outra historia, hehe

vintagentleman
Veterano
# abr/15
· votar


ogner


Talvez melhorasse se ele mantivesse uma área de superfície limpa entre os metais, usando a cola somente nas beiradas. Entre o bloco original e os reforços, qualquer coisa colocada, servirá como isolante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Luiz_RibeiroSP
Nunca ví esse tipo de gambiarra....
Muito criativo... Kkkk....
vintagentleman
Esse material vagabundo não é fácil de soldar... Acho q nem "pega" solda...
Abç

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


vintagentleman
Vish, soldar latão numa peça de zamac não deve ser uma tarefa fácil. vai haver uma perda de transmissão sim mas era o que eu tinha de opção. acho que preencher os espaços entre as chapas vai transmitir melhor o som ao invés de deixar espaços vazios pois vai haver um meio com mais densidade que o ar.

Mauricio Luiz Bertola
obrigado mestre.

ogner
Para ser franco eu não espero um resultado surpreendente, mas queria testar a ideia. Como esse bloco ficaria aqui parado, resolvi usar de cobaia.

ogner
Veterano
# abr/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Saquei!!! Feriadão, fazer oq né?!!? Fuçar nas meninas, invetar alguma coisa pra soldar/modificar nelas!! aheuhauheua!!

:))

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15 · Editado por: DimeMegadeth
· votar


Ae, galera! Depois de 15 anos tocando com Ibanez RG quero voltar pra strato.
Sou totalmente ignorante quando se trata de stratocaster, mas estou tentando aprender.
Vou comprar uma SX Swamp Ash R e já separei uma grana pra tunar ela de cara. A minhas dúvidas mais significativa é quanto a ponte/bloco. Não sei se, num primeiro momento, eu troco apenas o bloco ou se troco a ponte inteira (lógico que quero gastar o menos possível, assim sobra mais pra outras partes).
A questão é que no caso de comprar só o bloco agora, futuramente irei comprar uma ponte Wilkinson ou Fender (Ou eu encontro só sanddles delas pra vender?). E nessas pontes, Fender e Wilkinson, vem um bloco legal? Melhor que o Manara, por exemplo?
Então é isso, pessoal, investir (agora) no bloco e em tarraxas ou numa ponte inteira?

PS¹: sei que o copo da SX é mais fino que o da Fender e alguns modelos de bloco de algumas pontes ficariam grades demais pro corpo dela.

PS²: se vende a ponte sem o bloco? Não encontrei.

PS³: sei que não tem nada a ver com o tópico, mas só pra aproveitar o post; li que preciso comprar potenciômetro de 500k pro volume, pois vou comprar humbuckers, mas quanto aos potenciômetros de tone? Eles precisaram ser de 500k também ou seguem os de 250k?

Desculpem a ignorância, tô tentando entender mesmo. Obrigado desde já!

morais.sc
Membro Novato
# dez/15
· votar


1. A ponte em si (a plataforma), não vai influenciar no som. O que vai mudar é: 90% o bloco de aço (recomendo Manara - nacional), e 10% os saddles (carrinhos) de aço (recomendo GFS). Ambos vendem separados.
2. O bloco da ponte é feito de acordo com a plataforma. Um bloco para ponte A, talvez não caiba na ponte B. Por isso investir muito num bloco, é um casamento para a ponte.
3. Os saddles também tem duas medidas, 9mm ou 10mm (salvo engano, dê uma pesquisada). De novo, vai depender da plataforma da ponte.
4. Se for colocar apenas um humbucker bastaria apenas o volume estar em 500k... Porém tem algumas implicações em misturar humbucker e singles numa strato.. pesquisa sobre isso no fórum "Louco por guitarra", eles tem 2 ou 3 tópico sobre o tema. Tenho uma hss, e deixei "normal", sem as modificações sugeridas.
5. Se vc for comprar a SX, recomendo trocar apenas bloco e captador... Vai ficar outra guitarra... sairia uns $600 a $650 de investimento... Mais que isso, na minha opinião, não vale a pena... porque a guitarra chegaria a $2000 e não valeria isso. Mas, enfim, tem gente que gasta $3000 numa squier bullet... Cada um sabe como gasta sua grana.

vintagentleman
Veterano
# dez/15
· votar


DimeMegadeth


Tenho um tópico inteiro com a reforma dessa SX aí. Vai te esclarecer um monte.

Há alguns erros conceituais que eu já vi no seu post. As SX tinham corpo mais fino. A minha já veio no padrão Fender e a nova ponte coube sem adaptações.

As pontes Fender USA, tanto a Modern quanto a Vintage, são excelentes. Massudas. Tenho uma guitarra com essa Wilkinson também. Ela é legal, pesada também, mas não no mesmo nível da Fender.

Tem também as mexicanas, mas não têm comparação com as USA, embora sejam melhores que a que vem na SX, que não vale nada e eu joguei no lixo.

Vou te mandar o tópico. Peraí...

vintagentleman
Veterano
# dez/15
· votar


DimeMegadeth

Reforma de SX e outra guitarra chinesa

Era inicialmente sobre uma guita do Aliexpress. Depois surgiu a SX como projeto paralelo.

Como eu tinha grana! Kkkkkkkkkkkkkkkk

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15
· votar


morais.sc
Muito esclarecedor, cara. Obrigado!
Quando eu comprar a guitarra já vou comprar junto um mini-humbucker pra ponte e um pro braço, no meio vai seguir single (por hora).

vintagentleman
Opa! Valeu, brother! Vou ler o tópico agora mesmo!

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


morais.sc
Se vc for comprar a SX, recomendo trocar apenas bloco e captador

Assino embaixo pra começo de conversa. Só faço a ressalva de que, caso as tarraxas não satisfaçam 100%, podem ficar para um upgrade futuro. Assim como a parte elétrica, mas só se tiver algum problema.

Ah, sim... e lixar o bico de papagaio, claro! hehehe

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15
· votar


JJJ O bico de papagaio é foda, né? hehehehe

Dei uma olhada no tópico do companheiro vintagentleman e surgiu mais uma luzinha no escuro: então não são todas as SX Swamp Ash R que vem com a espessura do corpo 40mm... isso é importantíssimo, eu quase comprei um bloco do Manara hoje. Vou aguardar comprar a guitarra antes de mandar vir o bloco. Por hora vou comprar só um Malagoli Hot Blade pra ponte e um Little HH777 pro braço.

E quanto a tarraxas com travas eu sou muito leigo, passei os últimos 15 anos tocando com Floyd Rose.
Acho que meu Up inicial será captadores, bloco e tarraxas. Talvez um Nut de osso; li em algum lugar que faz uma sutilíssima diferença no timbre e no sustain. (tudo isso sem falar em lixar o bico de papagaio) hehehehhe

vintagentleman
Veterano
# dez/15
· votar


DimeMegadeth

Isso cara, olha a guitarra primeiro. Pelo que sei, as novas vêm com a espessura mais grossa de corpo tradicional das stratos.

Não sei se você já tem, mas um paquímetro é fundamental para quem mexe em coisas...

Buja
Veterano
# dez/15
· votar


DimeMegadeth
Malagoli Hot Blade pra ponte e um Little HH777

Este nao sao caps de alta saida? Se está partindo pra strato depois de anos com guitas hi gain, nao bote caps quentes assim nao velho!

vintagentleman
Veterano
# dez/15
· votar


DimeMegadeth

Eu não lixei o bico de papagaio da SX. A intenção era fazer uma SX customizada. Fender eu já tenho...

morais.sc
Membro Novato
# dez/15
· votar


DimeMegadeth
Malagoli Hot Blade pra ponte e um Little HH777

Este nao sao caps de alta saida? Se está partindo pra strato depois de anos com guitas hi gain, nao bote caps quentes assim nao velho!



WTF?!?!??!

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15 · Editado por: DimeMegadeth
· votar


"DimeMegadeth
Malagoli Hot Blade pra ponte e um Little HH777

Este nao sao caps de alta saida? Se está partindo pra strato depois de anos com guitas hi gain, nao bote caps quentes assim nao velho!


WTF?!?!??!"
(2) hhehehehe
Eu curto tocar SRV, Eric Clapton... mas não vou deixar de tocar metal; olha pro meu nick, não vai me ver tocando com single coil na ponte nunca. A cada música do Eric Clapton que eu toco, toco 3 do Megadeth depois. hehehehehe
Gosto é gosto, não adianta...

E por falar nisso, vintagentleman, nem sei se vou lixar o bico mesmo ou não, eu comprei a guitarra mesmo foi pelo corpo de Ash. Aliás, eu comprei anti-ontem no site http://www.barramusic.com.br/ . E uma coisa que, com certeza, vou fazer é trocar o escudo; esse escudo, vintagentleman, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694687565-escudo-plastico-strat ocaster-black-pearl-_JM , encaixa nela? É só você dizer que sim que eu compro ele. Acho que vai ficar legal nela. hehehe

Abraço, senhores!

vintagentleman
Veterano
# dez/15
· votar


DimeMegadeth

Bicho, eu não recomendo esse escudo. Ele encaixa, sem problemas, mas deve ser mega vagabundo.

O que vem na SX já é um lixo. Você vai trocar seis por meia dúzia.

Eu botei um Fender original, mas na época paguei uns duzentos com o frete. Essas coisas são caras no BR mesmo.

Vê se faz um esforço. Essas peças plásticas chinesas são horríveis! Frágeis, desalinhadas, deformadas, com aspecto vagabundo e artificial. Se bobear, até rebarbas tem.

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15
· votar


vintagentleman

O problema é que eu vou gastar 650 dinheiros com o bloco e a captação. Estipulei que não gastaria mais de 70 com um escudo novo. O cara que vende o escudo disse que ele é sandwish, 3 camadas. Eu compraria um do Malagoli, mas ele só tem branco simples ou preto simples. Queria um perolado, preto de preferência. Mas não acho...

Valeu a dica, cara! o/

vintagentleman
Veterano
# dez/15
· votar


Esse é o problema geral amigo...

Abraço

Kywes
Membro Novato
# dez/15
· votar


onde vocês compram os blocos do manara?

DimeMegadeth
Veterano
# dez/15
· votar


Kywes

Ele tem uma conta no Mercado Livre. Este é o perfil dele -> http://perfil.mercadolivre.com.br/CAMSTEEL

o/

Ramsay
Veterano
# jan/16
· votar


A ponte em si (a plataforma), não vai influenciar no som. O que vai mudar é: 90% o bloco de aço (recomendo Manara - nacional)

morais.sc
Isso que vc falou é totalmente falso!!
Eu tenho guitarra com bloco de aço Manara e o máximo que ele acrescenta, em relação ao bloco original da guitarra, é de uns 5 a 10% de aumento no sustain, dependendo da guitarra, o que está bem longe dos 90% que vc falou.

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16
· votar


Ramsay

Ele não falou em "aumentar" 90% de sustain, falou que 90% da qualidade do som, no que diz respeito à Ponte, está ligada ao bloco.

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16
· votar


Pessoal, minha SX chegou hoje. Estou felizasso com ela. hehehe
Agora já posso mandar vir o bloco novo.
Só coloco o paquímetro bem na "linha" da ponte pelo lado (ou por trás) pra medir?

E quanto ao bloco: o Manara está vendendo bloco de bronze, alguém ouviu falar sobre? Bronze é melhor/pior que aço? Ou é apenas diferente? Bronze = mais sustain???

Abç, senhores.

morais.sc
Membro Novato
# jan/16
· votar


Ramsay

Em nenhum momento falei q dava 90% de sustain... Releia oq escrevi!!!... nem citei sustain...Talvez não tenha sido claro. Falei "não vai influenciar no som.--> quis dizer que mudava o som, e muda mesmo, para melhor... É notável... VC não notou melhora?

Quando quis dizer 90/10... me referi à "mudança/melhoria" (nem dá p quantificar isso, mas enfim, apenas quis ser didático para falar "bloco vale a pena, carrinho não").

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?