Guitarra Solo - uma epidemia pior que H1N1!

Autor Mensagem
Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


Conheço um cara que humildade é uma de muitas coisas que ele não possui, faz uns solos porcamente que aprendeu com tablatura e só sabe fazer power chords. Direto ele me fala que tá tirando um solo do steve vai, petrucci ou dragon force, ai quando ele leva o violão pra escola pra mostrar passa vergonha, as notas saem tudo engasgadas e não dá pra entender nada. É sofrível quando ele toca starway to heaven, sem ritmo nenhum, e na hora da batida dá até medo, parece que vai quebrar o violão huehuehue

na parte dos power chords, a história dos meus primeiros meses de guitarrismo.. ou era power chord ou era pestana fazendo power chord invertido kkkkkkkkkkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# ago/13
· votar


Um sujeito que não sabe fazer acordes não pode ser chamado de guitarrista.

Muito menos de músico!

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


Lelo Mig
haha, mais ou menos por aí. Mas sabe como é base de metal, power chord, power chord, cavalgada, palhetada pra baixo, power chord, power chord.. nesse inverno, como eu estava impossibilitado de tocar decentemente, me dediquei ao estudo da teoria e aprendi como fazer acordes (não sabia nem fazer um Em).

locaosks
Veterano
# ago/13 · Editado por: locaosks
· votar


Só eu conheço gente que sabe fazer os acordes básicos e não sabe 1 power cord? kkkkkk (tudo ao contrário kkk)

Só pra completar: "Enquanto isso, no lustre do castelo..."

felipelfln
Veterano
# ago/13
· votar


Acho solo bem interessante, realmente gosto. É dificil um bom guitarrista solo que não saiba um minimo de base. Acho que cada um tem que se especializar no seu estilo, no que gosta de tocar. Se quer tocar solos vai fundo. Mas antes de pisar tem que saber onde ta o chao né haha que faz solo tem que conhecer a base.
Vai muito de estilo. A maioria dos guitarristas toca metal, pop, hard rock. As bases desses estilos não sao la muito complexas. A parte rítmica da guitarra também não é muito difícil na maioria das vezes.
Aí se migrar pro funk, jazz, ou mesmo um blues mais complexo, alguma coisa mais acustica tipo flamenco precisa de bastante bagagem, tanto harmonica quanto ritmica

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


felipelfln
pare de falar merda.

sebber
Veterano
# ago/13 · Editado por: sebber
· votar


locaosks
"Enquanto isso, no lustre do castelo..."

Cara, eu gostei de assistir esse vídeo porque nas dicas do YT apareceu ESTE.

Nem coloquei direto na página para não desvirtuar o tópico.

Agora sobre o assunto proposto, não vejo relevância nesse comportamento de tocar só trechos de músicas. É como se ele quisesse completar uma maratona de 10Km correndo somente os 5 metros finais hehe. Eu acho mais honesto o cara tentar tirar a música toda e não tocar alguma parte que não consiga.

locaosks
Veterano
# ago/13
· votar


sebber

Coisa linda o vídeo! o camarada aí com certeza é do jáZZ, (lembrei do saudoso Nico Assumpção...)

Também acho mais louvável o cara tirar a música toda ou se puder fazer uma versão/interpretação da música!

cafe_com_leite
Veterano
# ago/13
· votar


Metal_Owns
pare de falar merda.

Tudo que ele falou ali tá certo, rock, metal não exige muita complexidade na base, só exige técnica. Agora tu pegar um funk pra fazer base, requer muito treino e técnica na mão direita.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/13
· votar


locaosks
Cara, fui ver o vídeo depois do seu comentário e puta merda, me surpreendi hahahah.

locaosks
Veterano
# ago/13
· votar


cafe_com_leite
hehehe

Agora: qual deles?

maxdsp
Veterano
# ago/13
· votar


Fala galera !
Eu toco sax na orquestra da igreja, mas nos cultos no meio da semana eu toco guitarra base pois a maioria dos músicos estudam ou trabalham à noite.Com isso me desenvolvi um pouco na harmonia e ritmo porque geralmente quando a pessoa recebe a oportunidade para cantar uma musica, ela não canta no tom original aí, temos achar o tom e o ritmo rápido e com isso trabalhamos bastante a percepção.

As vezes acho que sou guiatarra base nato, ao contrario da maioria me desenvolvi mais na base e a parte do solo não foi desenvolvida. Sei bastante de teoria, formação de acordes, intervalos, escala penta, escala menor natural, harmônica e melódica, escala alterada. Mas mesmo assim não consigo fazer um solo decente .

Falando de guitarristas e qualquer musico sem humildade, eles só têm a perder pois as pessoas passam a não querer mais tocar com eles mesmo sendo bons. E pior ainda é quando o cara não toca nada e se acha, acaba passando vergonha pois se alguém perguntar o que ele acabou de fazer , a resposta é não sei. Alguém puxa uma musica que ele está acostumado a tocar só que fora do tom original fica sem saber o que fazer, porque só reproduz o que está na cifra ou tablatura ,mas não sabe o que e porque está fazendo.
Abs !!!

JJJ
Veterano
# ago/13
· votar


Pô, eu tô bem na contramão disso aí...

Eu sempre pego a base, o arranjo, as convenções da música, etc... O solo é o que eu menos me preocupo em fazer igual.

Aliás, os próprios guitarristas das bandas, quando ao vivo, muitas vezes fazem solos completamente diferentes sobre a mesma base. Por quê eu vou ter que fazer igualzinho, tudo decorado??? Eu, hein...

locaosks
Veterano
# ago/13
· votar


JJJ
Aliás, os próprios guitarristas das bandas, quando ao vivo, muitas vezes fazem solos completamente diferentes sobre a mesma base. Por quê eu vou ter que fazer igualzinho, tudo decorado??? Eu, hein...

Vi um workshop com o Edgard Scandurra, no auditório do ibirapuera, e ele falou que nunca fez um solo se quer tocando ao vivo que fosse igual ao gravado... kkk

Gabriel_mac
Veterano
# ago/13
· votar


Eu particularmente gosto de criar solos, não acho legal td hora que tocar a musica vc ir lá e fazer o mesmo solo a vida td..

Liberdade para expressar a criatividade! Isso acho importante para o crescimento do guitarrista solo, mas também nem por isso podemos deixar de saber harmoniar a musica fora do momento do solo, isso é escroto..

Tem que saber de base, arranjos e ter um bom felling para se considerar um completo guitarrista, é claro que em alguns estilos de musica temos nossas deficiencias pois cada um manja mais em 2 ou 3 generos... bem, é isso o que acho...

Paul Jackson Neto
Membro
# ago/13
· votar


eduardodff

APOIADO !

as coisas tão sem noção TOTAL mesmo ...

é exatamente como você disse, Ninguém estuda Ritmo e nem Harmonia ... é só solo, solo, solo ... como se essa fosse a UNICA parte de uma musica ... e é exatamente como o amigo acima disse ... eles ainda se Acham todo, infelizmente os ouvintes também são pessoas totalmente leigas ou que tem o mesmo pensamento, por isso admiram caras assim ...

Pra mim um cara que só sabe solar, não da nem pra chamar de musico ...

tamo ferrado :(

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


Em relação a solos, eu meio que adapto na hora de aprender. Não procuro executar o solo EXATAMENTE como está na versão de estúdio. já tirei 2 músicas do black sabbath desta forma, onde eu travo nos solos, mas aí aprendo a usar a escala e sai um solo com a mesma sonoridade.

Rednef2
Veterano
# ago/13
· votar


Hoje em dia prefiro improvisar na hora do solo.
Se eu ficar pensando "tal hora vou mandar um bend aqui e depois usar a menor melódica ali.." eu me perco todo.

E gosto bastante de estudar harmonia. Aprendi vários acordes com isso.
Inclusive uns que eu nem sabia que existia kkkk

Buja
Veterano
# ago/13
· votar


Rednef2
Estou bem agora preparando mais um cover de uma musica do qual eu nem sei como começa o solo =(

Parece uma sequencia de fritação em bends da casa 19 pra cima. Tranquilo pra nós!

Rednef2
Veterano
# ago/13
· votar


Buja
O jeito é improvisar hehehe

Shafik
Membro
# ago/13 · Editado por: Shafik
· votar


O que temos de levar em consideração nesse assunto é quanto tempo o cidadão em questão está nessa faze de solos + solos = eu toco muito!
Se formos avaliar uma pessoa que começou a pouco tempo ter esse interesse em apenas solar, é comum, normal... agora um "veterano" que toca seu instrumento já faz um tempo, ter esse perfil, ai sim se fazem validas as criticas pejorativas aplicada nesse tópico.

Metal_Owns

Cara, você da pitacos com tanta propriedade nos tópicos das pessoas, fala como se fosse o cara!, até desafia os "mais humildes" como fez comigo... você deve ser pró e tocar pra caralho né!?... ou é um daqueles que fala que só toca metal e quando pega na guitarra só faz power acords e toca smoke on the wather? Gostaria muito de conhecer alguma coisa sua, to muito curioso pra ver se você é tudo isso que fala.

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


Shafik
haha, também acho que pareço metido ultimamente. esses dias foram F#.

Enfim cara, não, eu não toco tão bem, mas sabe como é, é muito bom se achar. Além do mais, eu estou "desafiando" pra caso aceitar o desafio, o cara dá o máximo de si, faz uma coisa bem feita, só pra me humilhar. E o que eu faço? Aprecio. Achei bem estranho os esquemas de um pessoal aqui do fórum. Deve ser no mínimo interessante.

E sim, eu só toco metal. Metal na veia, aprendi com metal. Já tentei tocar outros estilos, não dá, o metal entrou nas articulações dos meus dedos. Sem volta. Quando eu arranjar um equipo decente, uma guita mais pra metal (tenho uma strato, e ja descobri que não sou strateiro) um amp mais prestativo e um pedal de overdrive, eu gravo uma coisa pra vcs (ahhh, comprar uma camera tbm) aí podem cair em cima de mim, a vontade que eu sou ruim.

Shafik
Membro
# ago/13 · Editado por: Shafik
· votar


Metal_Owns

Você parece um amigo meu aqui de rio preto cara... da onde você é?
Você tem a mesma "postura" dele...

Edson Caetano
Veterano
# ago/13
· votar


Eu quero ser um guitarrista completo, assim como eu sou nas teclas... Ou seja, muita teoria, harmonia, bases cabulosas, inversões e solo também mas no braço todo e em varias escalas

Cansado de ver o cara pegar o shape 2 da penta e ficar em A ou E sempre, me deprime, mas penso, cada um toca o que quer e bola pra frente

É só nao vir dar uma de mala sem alça no meu lado hehe que continuamos de boa

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


Shafik
cara, eu sou do sul.. terra do De Ros

Edson Caetano
cara, eu nem decoro shape de escala kkkkkkkkkkk

ALF is back
Veterano
# ago/13
· votar


Edson Caetano
fica tranquilo meu velho! com a bagagem musical q vc traz das teclas, a submersão no mundinho das escalinhas manjadas é um mal q vai passar bem longe de voce nessa empreitada! nós guitarristas nao temos ideia de como somos limitados na musica em função dessa pratica da guitarra virtuosa q apareceu nos anos 80 e lavou o cerebro de muitas gerações! hj em dia, enquanto o muleque nao clona uma musica de um guitarrista X extremamente virtuoso, nao se abre pra aprender mais nada...e no fim, da nisso q estamos discutindo nesse topico! o cara não consegue cadenciar uma harmonia, nao consegue arranjar nada em cima de uma base...o maximo q dá é solar na penta na velocidade da luz (as vezes no tom errado)!

ALF is back
Veterano
# ago/13
· votar


eu tenho medo de ficar parpitando muito nesse topico pq nao sei fazer nem uma coisa nem outra! UAHSuASuhsa

raphael.rui
Veterano
# ago/13
· votar


raphael.rui

PguitarMaxx
Veterano
# ago/13 · Editado por: PguitarMaxx
· votar


Concordo com a galera ai, mas creio que no começo de todo guitarrista esse mal é normal. Principalmente na garotada. Mas acredito que com o tempo o sujeito vai evoluindo e vendo oque realmente é necessario. Uns mais tarde, outros mais cedo, mas os que persistirem nessa empreitada vão perceber, eu acho meio inevitavel.

Foi oque aconteceu comigo. No meu primeiro ano meu sonho era fazer aqueles solos cheios de bululu. Mas ai meu pensamento mudou e desde então tento ser mais criativo, treino bastante bases, gosto muito de improvisar, enfim, busco melhorar sempre.. E acabou que nem sei fazer bululu, mas pro estilo que eu busco não é tão necessario.
Eu sou iniciante e sei que tenho muito a aprender ainda, mas na escola era até comico, tinha gente até mais limitada doque eu que tinha desumildade e alguns bicordes no reportório e ja eram musicos...
Tipo, cada um, cada um não é mesmo? mas tem cada coisa ....


Enfim... é complicado!

Abçs

cafe_com_leite
Veterano
# ago/13
· votar


Metal_Owns
E sim, eu só toco metal. Metal na veia, aprendi com metal. Já tentei tocar outros estilos, não dá, o metal entrou nas articulações dos meus dedos. Sem volta. Quando eu arranjar um equipo decente, uma guita mais pra metal (tenho uma strato, e ja descobri que não sou strateiro) um amp mais prestativo e um pedal de overdrive, eu gravo uma coisa pra vcs (ahhh, comprar uma camera tbm) aí podem cair em cima de mim, a vontade que eu sou ruim.

Por causa de pensamentos como esse que não surge nada de novo no rock a muito tempo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra Solo - uma epidemia pior que H1N1!