Listra no lado de tras da guitarra

    Autor Mensagem
    WilliamJunior
    Membro
    # ago/13


    Olá amigos, no braço da minha guitarra ( Cort Viva Gold II ) pela parte de tras tem duas listras marrom, que são fininhas, um amigo me disse que é uma "tira" de madeira (geralmente mogno) que serve para ajudar o braço a não empenar, gostaria de saber se é verdade, ou se tem outro propósito, ou somente enfeite,

    MetalJames
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Pelo meu saber, isso não passa de uma pintura/enfeite amigo!

    WilliamJunior
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Também suspeito, mas vamos aguardar outras opiniões.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    WilliamJunior

    Posso estar dizendo alguma bobagem, mas o aspecto é uma consequência apenas. Vejo que essas listras fazem parte do processo construtivo do braço. A parte de trás é usinada para a colocação do tensor, e depois as tiras de madeira são coladas posteriormente para tapar a usinagem. Poderia ser da mesma cor, mas por que não uma madeira de tonalidade diferente?

    Desenhei um braço "em corte" pra expressar melhor o que escrevi acima:
    imagem do braço em corte

    Um luthier pode esclarecer isso melhor.

    eduardodff
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    LeandroP
    Certeza que é isso!!

    WilliamJunior
    Membro
    # ago/13
    · votar


    É acho que é isso mesmo. valeu ae galera, mas aguardo mais opiniões, sempre é bom ouvir quem sabe das coisas

    john Norum
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    WilliamJunior

    Cara isso ai e a madeira fixada para esconder e prender o tensor, geralmente ela e escura mesmo.

    kiki
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    WilliamJunior
    existem duas opções.

    a primeira é o que falou e ilustrou nosso camarada LeandroP, a madeira mais escura é uma "tampa" pro tensor. se for assim, a faixa acaba antes do headstock

    ex.:
    1
    2
    3

    outra opção é o uso de faixas pra reforçar o braço. é feito um sanduiche de madeiras, o que deixa o braço mais resistente.
    como são duas listras, acho que é esse o seu caso.

    pelo que vi buscando no google, sao duas duas faixas escuras, entao seriam 5 camas (claro - escruso - claro - escuro - claro).
    e as listram acabam na junção do headstock, que nesses modelos costuma ser feito em outra peça colada.

    MetalJames
    Pelo meu saber, isso não passa de uma pintura/enfeite amigo!

    não digo que nao seja possivel, mas nunca ouvi falar em listras pintadas para enfeite.
    se tiver algum exemplo, poste para nosso conhecimento.

    WilliamJunior
    Membro
    # ago/13
    · votar


    kiki
    Fala mano a da minha guitarra é igual ao exemplo 3 da primeira situação, só que ao invés de uma são 2 por exemplo tem o braço, listra marrom, madeira do braço, listra do braço

    assim que der upo uma foto.

    SEI__LA
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    essa guitarra num é igual a umas ibanez que tem 2 tensores? as vezes por isso duas listras..

    MetalJames
    Membro
    # ago/13
    · votar


    kiki
    Queria mesmo era postar uma foto, vou tentar tirar. O guitarrista da minha ex banda, tem uma Iceman (se não conhecer o modelo, pesquisa), mas ela é by luthier, é velhaça, ele comprou numa feirinha de trocas, até hoje não sabe da onde veio a guitarra, quem comprou na verdade foi o pai dele quando o Matheus (o dono da Iceman) tinha uns 11 anos. O braço da guitarra não é invernizado, e com o tempo sujou de grude de tanto tocar e ao mesmo tempo desapareceu essa listra, que da ultima vez que toquei na mesma, só tava abaixo da casa 12, que não é muito tocada, aí não sujou/saiu. O Matheus me disse que era um pedaço de madeira quando questionei sobre, aí eu passei um anel meu em cima e a tinta saiu e a cor que ficou já não era a mesma da escala (marrom) e sim a mesma do braço (amarela), mas eu ressalto, a guitarra é by luthier, pode ser uma exeção, e as madeiras não devem ser gringas como das Iceman's da Ibanez.
    Abraço

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    WilliamJunior

    Amigo, as listras a que se refere servem para reforçar o braço, de maneira q ele fique mais estável. Como?

    Veja, uma peça de madeira se comporta como UMA peça de madeira, ela "trabalha" "evergando" pra lá e prá cá devido a uma série de fatores.

    Entretanto, se vc coloca uma madeira diferente no meio, com uma densidade difrente e normalmente mais dura, essas tirar ajudam a "segurar no lugar" a outra madeira.

    Normalmente a madeira encontrada nestas listras tipo sanduíche (clara/escura/clara/escura/clara) é walnut (nogueira), que é uma madeira muito duro. Assim, o walnut ajuda a impedir o maple de se movimentar naturalmente, de forma que a guitarra passa a ter uma regulagem mais estável, empena menos e menos sensível às mudanças de temperatura.

    Basicamente é isto.

    abraço

    WilliamJunior
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Nefelibata

    Aaaahhh, no caso meu amigo está certo?

    juninholiveira
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    SEI__LA

    2 tensores? Tem certeza? Não existe isso não amigo, até pq pela lógica, teria que ajustar os 2 tensores igualmente, se não o braço começaria a entortar. Daria muito trabalho, não só na construção, como na manutenção, e o preço. Agora se existir, eu levanto a mão pro céu.

    Metal_Owns
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    juninholiveira
    SEI__LA
    2 tensores só é presente em guitarras de 7/8 cordas ou mais.

    juninholiveira
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Metal_Owns

    \o/

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    WilliamJunior

    Não entendi direito o q seu amigo disse. Explica aí.

    Mas no caso do braço com duas listras finas, que vão do head até o fim do braço, elas não servem para tampar o tensor. Apenas tem a função q mencionei. E estes braços, 99,9%, sempre tem um tensor só.

    No caso da listra grossa e que acaba antes do head, esse normalmente serve pra tampar o tensor e também tem a função de estabilizar o braço. A madeira também costuma ser walnut ou então uma outra lá q eh bem dura tb, mas não é mogno.

    abraço
    abraço

    WilliamJunior
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Nefelibata

    Ele disse que essas duas listas atrás (que são de uma mdeira escura - diferente do material usado no braço e corpo) são para ajudar o braço a não empenar.

    Ardinal
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Ardinal
    · votar


    WilliamJunior

    Caraca, era só postar a foto que facilitaria a compreensão do pessoal... mais ta ai:

    http://bimg1.mlstatic.com/guitarra-cort-viva-gold-ii-24-trastes-soft-m aple-h-s-h-aco_MLB-F-4562707142_062013.jpg

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    WilliamJunior

    são para ajudar o braço a não empenar.

    Isso. Além de manter a regulagem e o braço mais estável como um todo.

    Ardinal

    Kct, ainda não tinha visto esse modelo de "skunk lines". Tava acostumado com aquele padrão fender moderno e aqueles presentes nas ibanez prestige atuais.

    Edit: Reparem ainda que o maple do centro tem um corte diferente do maple das laterais. O propósito é q elas tenham uma tendência de trabalhar em direções diferentes e se compensem por isto, freadas ainda pelo walnut duro no meio.

    Poxa a cort tah caprichando nas guitas ainda mais agora! antes só guitarra top tinha isso.

    Ardinal
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Nefelibata

    Kct, ainda não tinha visto esse modelo de "skunk lines". Tava acostumado com aquele padrão fender moderno e aqueles presentes nas ibanez prestige atuais.


    Então cara, tbm não conhecia essa, eu lendo o post vi que o pessoal estava tendo dificuldade para entender fui atras de alguma foto no google k k k achei bem legal tbm!

    MMJr
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: MMJr
    · votar


    http://i532.photobucket.com/albums/ee327/Guitarcam/lams.jpg


    http://www.blackmesaguitars.com/website%20pix/5-piece%20blank.jpg


    No caso das fotos acima e da foto da guitarra em questao, essa tecnica de fazer um "sanduiche" serve para aumentar a resistencia do braco, nao tendo nenhuma relacao direta com a instalacao do tensor....

    Valeu...

    WilliamJunior
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Caraca, era só postar a foto que facilitaria a compreensão do pessoal... mais ta ai:
    Vlw mano
    Poxa a cort tah caprichando nas guitas ainda mais agora! antes só guitarra top tinha isso.
    Pois é mano, não sei muito sobre guitarras (ainda sou aprendiz), mas sempre lia a respeito de cort viva, ou quando procurava guitarra c x b sempre via a viva gold ii no meio, e realmente é muito boa, valeu muito a pena cada centavo, faz 3 meses que comprei :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Listra no lado de tras da guitarra