Pedido de feedback [45 dias de guitarra]

    Autor Mensagem
    TheOtherside
    Veterano
    # mar/13


    Opa galera, beleza?
    Só pra justificar, mudei de país tem pouco tempo e não conheço ninguém que toca. Então o Cifraclub (Que já acompanho tem um tempinho como leitor) e só aqui posso pedir feedback, minha mãe disse que "Ué, ta como tem que ta não ta?", e achei meio incompleto o feedback dela ta ligado?

    Então segue aí o link do 4shared. Trata-se de um improviso usando a pentatônica menor de C em cima de uma BT do youtube, gravado no celular e timbrado de última hora (Na verdade fui rodando o botão do amp até achar algo aceitável).

    Quero saber se estou no caminho certo da guitarra, e se puderem dizer em que lugar do pau (da música) eu caguei mais (onde está mais errado, estranho, escroto e joga-essa-porra-de-guitarra-fora-muleque) agradeço infinitamente pra caralho mêmo mêmo.

    Brigado gente.

    Obs: Essas porras que eu falo aí no fim foi quando me dei conta que a BT tinha 6 minutos.

    Segue o link pra tortura:
    https://www.4shared.com/video/a-AhjwYU/Voice_030_1.html?
    https://www.4shared.com/video/a-AhjwYU/Voice_030_1.html?


    Valeu aí gente.

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    TheOtherside
    entendo sua aflição. quando a gente começa fica apressado em tocar logo alguma musica, em ver resultado.

    mas antes de tudo, vou repetir algo que eu sempre falo pra qualquer um que cria tópicos como esse: não tenha pressa.
    não existe "estou no tempo certo", "estou atrasado", "estou aprendendo rápido. cada um é cada um.
    cada pessoa tem maior ou menor facilidade, melhor ouvido, mais tempo pra estudar, etc.

    pra 45 dias, sim, voce está indo muito bem. nao pegou notas foras da BT, já tá conseguindo achar a pentatonica tranquilamente e botar uns slides, coisas assim. engasga as vezes em algumas passagens mais rapidas, mas isso é normal. só com treino.
    tá no caminho certo, sem duvidas.

    porem, voce deve perceber, que a escala pentatonica é segura (dificilmente voce vai pegar algo fora com ela) e limitada (acaba soando tudo muito monotono, principalmente depois de muito tempo).

    mas tem muuuuuito mais coisa importante pra aprender do que só pentatonica, e isso não dá pra avaliar só por essa gravação.
    é bom saber acordes, escalas e harmonia em geral, batidas.
    voce já faz os acordes maiores e menores? já faz pestana?
    sabe fazer bends, ligados, vibratos, coisas assim?

    vai caçando tudo isso, lendo, vendo videoaulas, e praticando muito.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    TheOtherside
    cara...com 45 dias eu ainda tava tentando trocar de C pra D sem parar a musica pra faze-lo!
    vc ja ta no improviso e nao está ruim!
    agora uma coisa, solar é mto legal, mas a harmonia é muito mais importante do q o solo...acho q vc deveria investir um pouco mais em acordes antes de solar...é o tipico problema do aprender guitarra direto, sem passar pelo violão! rs
    o improviso ta legal...tem boa noção de tempo e espaço...sabe distribuir as notas nas figuras musicais...claro q falta pegada....com esse temp ode estudo nem da pra pensar nisso ainda...
    mas uma dica q te dou mesmo é q vc aprimore seu metodo de gravação...hj em dia, com um adaptador de R$2,00 vc ja consegue algo melhor do q isso q vc fez...rs
    se quiser algo ainda melhor q esse adaptador, sugiro uma interface de gravação...aí tem varios modelos q podem chegar a valores absurdamente caros...mas tem o Guitar Link da Behringher q mtos no forum usa e gostam mto! nao passa de 100 reais...vc q ta fora do pais, pode conseguir por mto mais barato ainda! rs
    assim vc grava em linha e usa VSTs (pedaleiras e amps virtuais)....tem alguns gratis mto bons! fora os pagos q vc consegue no "mercado alternativo"

    vintagentleman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Cara, sendo bem realista, siga esse caminho. Está certo. Mas com muito estudo e dedicação constantes, espere uns 45...MESES para se cobrar, para dizer que toca alguma coisa etc.

    O grande problema do pessoal é falta de paciência. Eu comecei a aprender com uns 34 anos. A vantagem disso é que eu, mais maduro, pude estabelecer metas mais realistas.

    Inicialmente esperava tocar as bases de umas seis músicas no primeiro ano, tocar alguma coisa (solinhos simples e mais bases de músicas) em dois anos e tocar razoavelmente (bases mais sólidas, com dedilhados e algumas improvisações) em três anos. Até hoje nem me passa pela cabeça tocar pra caralho ou ser o fodão um dia. Eu sei quem são OS CARAS, e lhe digo que tem chão...

    Mas dois anos depois de começar acho que superei minhas metas e além disso, adquiri conhecimento do equipamento que eu uso (ainda estou aprendendo), equalizações, timbres e efeitos.

    O que eu quero dizer é que esse aprender é um processo, como cozinhar algo que não pode ser apurado. A gente estuda quase todo dia para melhorar um "pentelhézimo" todo mês. Precisa ter disciplina, organização e muita boa vontade.

    Mas vai fundo cara! Boa Sorte. Estabeleça suas metas e não desista nunca...

    TheOtherside
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Valeu galera aí pelo feedback! Cada dica foi valiosíssima. E tenho estudado paralelo a pentatônica, harmonia funcional por uma apostila bem completa que de quebra já ta ajudando a me familiarizar com a partitura. Ela trata desde intervalos, acidentes, escala diatônicas maiores e menores, campo harmônico, modos e vai seguindo uma linha que a mim parece bem legal. Junto a ela uso o material do Cifraclub pra estudar acordes, as formas, etc, etc...
    Quanto a afobação, que mesmo estando consciênte dela ainda me pego querendo dar passos maiores que a perna as vezes. Até peguei um livro que trata justamente disso, se chama "The Practicing Mind" de Tomas M. Sterner que é muito bom pra qualquer um que pratique guitarra, no livro ele fala justamente sobre o porque de muita gente motivada no começo parar no meio do caminho e como a pressa atrapalha na hora de praticar qualquer coisa.

    Novamente, obrigado pelo feedback, prometo não ficar entupindo o fórum com tópicos desse tipo todo mês ou toda vez que eu aprender algo novo. Hehehehe.

    Valeu gente abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedido de feedback [45 dias de guitarra]