Sou o único que não gosto de simuladores?

Autor Mensagem
GabrielRhoads
Veterano
# fev/13


Cara, vejo aqui no FCC, que muitos usam Simuladores de Amp, no pc, ou simuladores de pedaleiras, mas pra mim não é o mesmo gosto de tocar em um amp, mas por mim eu acho uma coisa muito artificial. Já comecei até a me assustar, pois todo mundo usa, e fala muito bem, e só eu que não consigo me acostumar. É só para práticar, ou dá para tocar em altos volumes ? quais guitarristas usam ? Mas para mim não é a mesma coisa de tocar em um amp, com um set de pedais, na minha cabeça eu penso que a qualidade cai muito. Compartilhem as suas opiniões.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


GabrielRhoads

Muita gente assim como você também não gosta e não se adapta aos simuladores. Eu gosto.

Em geral eu gosto deles para gravação em homestudio, pois nesse ambiente em geral não há condições técnicas ideais para gravar bem com microfone e amp. Sem contar a menor variação sonora (pois é incomum ter dezenas de amps e dezenas de mics diferentes para poder experimentar e gravar).

No fim das contas eu sempre achei o resultado dos simuladores (quando bem regulados, mas isso é subjetivo) superior aos resultados com amp e mic que consigo no meu home studio. Mas isso varia do gosto, intenção, condições de cada um, etc...

carnisa1
Veterano
# fev/13
· votar


GabrielRhoads
Com certeza não é a mesma coisa que tocar num amp mas tem que ver que não é todo mundo que consegue comprar um cabeçote valvulado 100w + caixa 4x12.
Mas eu prefiro o amp, o som sai muito melhor que o vst!

krixzy
Veterano
# fev/13
· votar


GabrielRhoads

É lógico que simuladores, pedaleiras, PC's, VST's e afins são mais artificiais e não chegam a qualidade de um amp de verdade, mas é muito usado pq não é todo mundo que tem grana pra comprar um equipamento bom, por isso acaba usando esses equips ai pra chegar mais próximo de um bom timbre, e quebra um bom galho, outros até tem equipamento bom, mais ainda usa VST pela praticidade de gravar alguma coisa, mas se tratando de qualidade, essas coisas não supera um bom amp e uma boa guitarra ao vivo.

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


GabrielRhoads

Cara, sou novo nessa coisa de gravar guitarra no PC. Mexo com DAWs e Midi a bastante tempo, mas gravar guitarra tenho pouca experiência.

Mas acho o seguinte: mesmo não tirando o melhor deles ainda, não conseguindo os melhores timbres e regulagens, se comparado com "Pedais-Ampli-Orelha", a gravação é uma mão na roda.

Não tenho studio, se gravar microfone na boca do ampli aqui em casa, entra ruído, cachorro latindo, filho da vizinha chorando, marido mandando a mulher se..., e etc.

Então, principalmente para gravações caseiras e demos simples, estudos, vídeos, composição, arranjos, e para fuçar geral e aprender a domina-los melhor, acho uma maravilha!

Se um dia eu tiver o nível do "DeRoss" ou do "Makumbator", aí eu entro num studio como o Mosh, alugo um microfone de 20 mil doláres e um Marshall Super 100 JH, e o produtor paga a conta!...kkk

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O problema é acharmos que comparar é uma solução. Pra mim, tratar como ferramentas distintas seria mais produtivo.

GabrielRhoads
Veterano
# fev/13
· votar


O problema é acharmos que comparar é uma solução. Pra mim, tratar como ferramentas distintas seria mais produtivo.
Gostei da Frase

Mas cara, as vezes eu me surpreendo o cara com uma memphis strato com um som a lá Zakk Wylde.
E eu gasto gasto dinheiro, e nunca acho algo que me deixe satisfeito, já to com planos de investir em um JCM 800. KKKK.
Mas voltando quanto a gravação eu acho muito útil, mas o negócio é quando estou tocando, gosto de tocar em altos volumes etc, e pra mim não parece dar o mesmo prazer.

Natanael_DM
Veterano
# fev/13
· votar


MauricioBahia
O problema é acharmos que comparar é uma solução. Pra mim, tratar como ferramentas distintas seria mais produtivo.


Exatamente. As vantagens e desvantagens que um e outro podem proporcionar são distintas e, por isso, incomparáveis.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/13 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
· votar


Minha opinião...

Em gravações, VSTs são uma mão na roda, levando em conta a praticidade de ter tudo ali, com uma facilidade grande de regulagem, com muitas opções, e com qualidade suficiente pra grande maioria das pessoas não saber diferenciar se aquele som de guitarra passou ou não por um amp de verdade.

No entanto... Eu nunca vi guitarrista nenhum tocar ao vivo apenas com VST ou simuladores. Normalmente sempre tá lá um amplizão ligado, na maioria das vezes valvulado.

Comigo, o lance dos VSTs pra gravar, treinar com BT ou tocar depois das 10 da noite, é muito bom. Pra esses usos que faço, me servem muito bem.

Agora nada disso se compara à emoção que sinto tocando com meu valvulado com volume alto, ouvir o falante ali do meu lado, sentir o punch do amp, o deslocamento de ar...

Por isso que eu concordo com o MauricioBahia. Pelo menos pra mim, simuladores/VST e amplificadores são ferramentas diferentes pra fazer a mesma coisa (reproduzir o som da guitarra) de modos diferentes e para fins diferentes.

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


GabrielRhoads
o único jeito de comparar seria ter caixas muito grandes e potentes no seu pc, pra sentir se o som em volume alto e potente (e não em caixinhas mixurucas de pc ou no fone).
se não, sou da opinao do bahia. uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. gravação é diferente de ao vivo.

eu nunca fiz esse teste, mas vou te dizer que já ouvi de um guitarrista profissional que dá certo e ninguém percebe.
esse cara já usou na banda dele simuladores digitais, pedais de simulação, coisas do genero, puxando direto pro PA, e que pra ele era sonoramente satisfatório e mais prático (e o cara é técnico de som e luthier também).
o único contra pra ele é o fato de não ter nenhuma caixa no palco, que segundo ele diz causava estranhamento nas pessoas.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


MauricioBahia
GuitarristaDoNickEstranho

Também concordo......ampli é uma coisa, simulador virtual outra.

De forma simbólica é como games...........

A gente não pode sair na rua cortando as cabeça dos outros, então a gente joga God Of War!...kkkk

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


Lelo Mig
troféu metáforas do FCC

a cada dia se superando!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
gente não pode sair na rua cortando as cabeça dos outros, então a gente joga God Of War!...kkkk

Boa... Gostei. Mas apesar de relativamente jovem, eu sou das antigas nos games. Substituiria por Streets of Rage ou Golden Axe, do velho Mega Drive.

kiki
eu nunca fiz esse teste, mas vou te dizer que já ouvi de um guitarrista profissional que dá certo e ninguém percebe.
esse cara já usou na banda dele simuladores digitais, pedais de simulação, coisas do genero, puxando direto pro PA, e que pra ele era sonoramente satisfatório e mais prático (e o cara é técnico de som e luthier também)


Eu não saberia diferenciar o som de um amp em relação a uma simulação, seja em gravação ou ao vivo. Sou muito ruim nisso, e a maioria das outras pessoas também. Na igreja, pela impossibilidade temporária de carregar meu amp e pedais (ainda não tenho carro), eu uso uma pedaleirazinha simples, e pra mim dá pra quebrar o galho, mas sinto falta daquela coisa do amp ali pertinho de mim. Mas, tenho certeza que ninguém de lá perceberia a diferença.

snd
Veterano
# fev/13
· votar


O som da guitarra faz mais ou menos o seguinte caminho:
Músico -> Instrumento -> Transmissão -> Processamento -> Reprodução -> Ambiente -> Ouvido -> Cerebro

Qualquer defeito num dos elementos dessa cadeia vai fazer o som ficar ruim.

Qual a vantagem dos simuladores? Matar 3 itens dessa lista: Processamento, Reprodução e Ambiente. Caso você esteja ouvindo tudo no fone de ouvido.

É bem complicado tirar um som e gravar ele direito de um amp "de verdade", você tem que timbrar direito, levando em consideração efeitos, resposta da caixa, resposta do ambiente, volume, posição dos microfones, ruídos externos.

Ou seja, por mais que você possa achar simulador uma merda, eles estão ai para solucionar diversos problemas, e quem consegue configurar direito eles é capaz de gravar com muita qualidade e pouco equipamento.

Outro detalhe é que todo mundo que já tocou em diversos palcos e lugares diferentes sabe como o som é influenciado pelo local. É muito comum você curtir o som num dia e no outro achar que tudo ficou uma porcaria. Nesse ponto simuladores ajudam bastante também, porque o som que está indo pro PA é, a principio, o som que você queria que fosse ouvido pela plateia. Deixando as nuances do ambiente pro responsável pela mixagem.

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


E o Axe FX II, alguém já testou?

http://www.fractalaudio.com/

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Eu acho que quase todo mundo está falando aqui simulador é só um Guitar Rig ou uma pedaleira Zoom ou Boss, por exemplo. Aí reclama que que o VST pirata no fone de ouvido de 10 reais do camelô não é a mesma coisa que o Marshall e o Mesa Boogie.

Não que não sejam bons, são uma mão na roda para gravar em casa ou mesmo para usar a preços bem baratos. Só que não dá para generalizar e dizer que falar que tudo que existe de simuladores, seja VST ou equipamentos, sejam tudo a mesma coisa, botando tudo no mesmo saco.

Há um tempo atrás o MauricioBahia até criou um tópico de um cara usando um Rocktron Prophesy 2 no palco. Bom, aí já começa a aparecer equipamento de gente grande, mas é SS e simulador. O próprio Buddy Guy já usou os Fender Cyber da vida, assim como muita gente já usou VST bem diferentes desses mais acessíveis, que rodam com muito mais poder de processamento dedicado nos Pro Tools HD da vida. Até chegar nos simuladores mais poderosos.

O Fractal Axe FX é bem bacana, tem muita gente usando nos palcos, baita som, excelente para usar em linha. Eu tenho um Kemper Profiling Amplifier que preferi ao Fractal, mas ainda garanto que faz de forma excelente o que se propõe, seja em linha ou ligado num power num palco. É mais novo, menos marketing, ainda tem menos gente usando, mas já conta com bastante gente usando, como Steve Morse. O Fractal tem [url=http://fractalaudio.com/artists.php] uma lista enorme...
[/url] Isso para não falar de outros simuladores, como TC Electronic G-Force e G-Major ou o Two Notes Torpedo.

Eu demorei para entender que existem simuladores e simuladores. Confesso que ainda não curto muito os VST e pedaleiras (tenho também uma GT-10 que não me serve para muita coisa), mas isso me referindo a coisas mais simples. Mesmo assim, são excelentes para gravar em linha ou pela praticidade e baixo preço. Muitas vezes um equipamento desse em linha é melhor que um amp microfonado em casa.

Keith.Scott
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Bacana, heim cara!
Qual é a versão do seu Kemper Profiling Amplifier???
A versão POWER HEAD, ou a versão RACK???

Já eu, optei por uma solução um pouco mais simples, direta e reta.... O Hughes e Kettner Tubemeister 5w (headzinho que tem uma saida de linha balanceada, com a simulação de 4x12" integrada, e sistema de dummyload embutida!!!
Era tudo que eu precisava, já que uso pedais de drive analógicos para produzir meu timbre!

MarcosMalmsteen
Veterano
# fev/13
· votar


Se um dia eu tiver o nível do "DeRoss" ou do "Makumbator", aí eu entro num studio como o Mosh, alugo um microfone de 20 mil doláres e um Marshall Super 100 JH, e o produtor paga a conta!...kkk

Perfeeito! Perfeito! huahauhau

Voltando ao tópico, eu nao tenho, nem dinheiro e nem espaço fisico para um head + caixa em casa... entao... me dou mto bem com o GT2 e nos shows ele segura a bronca lindamente!

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Keith.Scott

Qual é a versão do seu Kemper Profiling Amplifier???

O meu é o head, igual a esse.Também tenho um Tubemeister 18 acho um amp fenomenal, A chave de 18W, 5W, 1W ou sem som dele é muito boa, para tocar em casa em 1W é excelente, de fato aceita bem pedais. Atualmente ainda estou com um Fender Vibro Champ XD e o rack com Mesa Triaxis, Mesa Rectifier, GCX, Axon AX 100 MK II, Mesa 20/20. Mas já te digo que nem os prés da Mesa diretos ou mesmo ligados do power para o THD Hotplate não ficam tão legais em linha como o H&K. Já o Kemper eu diria que consegue reunir as vantagens de todos, em linha ou alimentando um power. Como ele já vem com efeitos e a biblioteca que está nele é bacana (adicionei algumas coisas), tenho usado muito. Mesmo porque o som gerado por ele é muito bom e não dá para ficar tocando em tantos amps reais, como Dumble, Matchless, Victoria, Carr, Diezel...

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: O meu é o head, igual a esse

Tecno-fofo! :D Eu quero um igual! Acho que dá até pra ganhar mulher com esse amp aí... hehe

Demasi!

ps. Há um tempo atrás o MauricioBahia até criou um tópico de um cara usando um Rocktron Prophesy 2

Yes. É um dos meus ídolos, o Craig Erickson.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/13
· votar


GabrielRhoads
Sou o único que não gosto de simuladores?

Tenho, gosto e uso um simulador ... Mas não usao com a "intenção" de simulador, e sim como um bom pedal de pré/drive ... Não fico nessa de simulação disso ou daquilo, e sim que timbre legal nessa regulagem ou outra regulagem ...

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


Esse negócio de simuladores VST já foi um troço bem tosco. Tinha atraso, tinha lag, tinha chiado, as simulações eram toscas...Só que ao longo dos anos foi evoluindo consideravelmente, o que era de se esperar. Hoje em dia a gama de possibilidades que esses recursos podem oferecer é impressionante.

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


GabrielRhoads
Falando de VST de computador, só uso pra gravar e consigo ótimos timbres, e engano muita gente. Ao vivo nunca consegui timbres satisfatórios e odeio!
o/

JJJ
Veterano
# fev/13
· votar


GabrielRhoads

Tem hora pra tudo. Há momentos em que simuladores quebram um galhaço, há outros momentos em que você prefere usar um set clássico, com pedais, ampli valvulado e tal.

Ontem mesmo, fui colocar um solinho numa gravação. Podia ter pego um monte de tralha e equipamento pra gravar, mas tava sem saco... era só um solinho... Então, o que fiz? Peguei uma guitarra, um cabinho e... voilà! Direto na interface de áudio e pronto! Gravado o solo, depois eu coloco um amplitube da vida e timbro do jeito que achar melhor...

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Como diz o Paulo Anhaia em um de seus ótimos vídeos: "O Músico é um operário, um operário da música."

Partindo dessa lógica, que acho muito legal, prefiro tratar todo o resto como ferramentas, conforme anteriormente. Assim eu me sinto muito melhor ao tocar/criar um som. Facilita minha vida. Simplesmente eu uso o que for melhor para determinado projeto. Tem lugares que não vale levar amplificador, noutros sim. Não levo minha LP pesadíssima pra tocar se estiver com dor nas costas e nem meu set de pedais caro pra dedéu, grande e pesado num evento "caseiro" onde mal há espaço pros músicos. De madrugada, é claro que não vou ligar meu amp. Uso simuladores e fones. Pronto!

É por aí que penso. Timbre não é tudo.

Shapu
Veterano
# fev/13
· votar


MauricioBahia

Concordo com você. EU tenho um head alltube e fazendo comparações com os vsts, realmente ele é bem superior, mas não da pra usar em todas as ocasiões.

Pra tocar em casa e fazer gravinas certamente me dou melhor com vst + reaper, boto fone de ouvido e ja era.

GabrielRhoads
Veterano
# fev/13
· votar


Ou seja, por mais que você possa achar simulador uma merda, eles estão ai para solucionar diversos problemas, e quem consegue configurar direito eles é capaz de gravar com muita qualidade e pouco equipamento.

Exatamente isso que eu vejo em alguns videos na internet
Concordo com você. EU tenho um head alltube e fazendo comparações com os vsts, realmente ele é bem superior, mas não da pra usar em todas as ocasiões.

Pra tocar em casa e fazer gravinas certamente me dou melhor com vst + reaper, boto fone de ouvido e ja era.


Nesse caso realmente é muito útil.

PguitarMaxx
Veterano
# fev/13
· votar


É mais divertido tocar com amp, na minha opinião. Mas a praticidade dos simuladores é incontestável cara. Vc tem acesso a timbres excepcionais, que talvez vc só conseguiria investindo muita grana. Sem contar que o pessoal que grava as coisas em casa como eu, tem toda aquela poluição sonora, e nessas horas o Simulador é a nossa salvação. Hoje em dia eu ja não gravo nada sem meu simulador. Antes de usar eu tbm tinha um certo "preconceito" com simuladores, depois de usar vi o quanto eu estava errado xD


Abç

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


Não gosto também, mesmo no pc eu crio os meus próprios efeitos.

Will Bejar
Veterano
# fev/13
· votar


GabrielRhoads
Eu sou meio avesso... nem digo que não gosto, pq nunca parei pra usar. Pra mim, é bem mais fácil e bem mais legal plugar a guitarra no ampli, mesmo que em volumes baixos.
Pra gravar deve ser bem legal, mas não manjo nada, então, só se tivesse uma pessoa que me ajudasse... sei lá... rs...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sou o único que não gosto de simuladores?