Sucesso na retífica de trastes

Autor Mensagem
Victor Campana
Veterano
# jan/13


Então queria postar aqui a minha experiencia com a retífica de trastes, que muito pagam caro por ter medo de mecher na guitarra.
O processo de retíca é super simples ,a parte mais fácil é o que as pessoas tem mais medo que é a de mecher no tensor , na qual se for ultilizado o auxilio uma regua precisa de aço inox é super fácil .

Após retirar o braço da guitarra e regular o tensor pintei todos os trastes com uma caneca de escrever em CD e passei a pedra de leve ,daí vc consegue ver as partes que ainda ficaram pintadas (as falhas ) ,então passei a pedra ao longo do braço (de forma homogênia, não passar apenas nas falhas)até sumir as falhas,então passei as lixas d'agua 400 e 600 para os trastes ficarem lisinhos ,daí foi só passar um bombril para dar toque final.Regulei o tensor novamente (dps é facil é só gravar quantas voltar você deu no inicio e reverte com as mesmas voltas )e botei as cordas ..Ficor muito bom ..

Obs : para arredondar os traster usei a msm pedra e ficou show

O que você gastaria de R$ 100 a 200 , você pode gastar apenas R$ 4,50

abç

krixzy
Veterano
# jan/13
· votar


Victor Campana
Tira fotos ai pra gente ver o resultado, quero ver como ta os trastes.

Regulei o tensor novamente (dps é facil é só gravar quantas voltar você deu no inicio e reverte com as mesmas voltas )

Hum... vc não tem muita experiencia em regular um tensor.

Richardson_Aru
Veterano
# jan/13
· votar


Legal eu nunca tive medo de mexer na minha guita, sempre fiz as regulagens básicas nela..
Você demorou muito tempo para fazer?? Estou pensando em fazer na minha..

Victor Campana
Veterano
# jan/13 · Editado por: Victor Campana
· votar


Richardson_Aru

Demorei uns 20 minutos ..Dependendo do estado dos trastes nem precisa arredondar

krixzy
Experiencia não tenho mais deu certo então ta valendo ; ). Fiz tudo com calma e com uma reguá de precisão.TEntarei colocar as fotos

Thejapamuri
Veterano
# jan/13
· votar


A questão de regular ponte e tensor é a calma... você tem que ter bastante paciencia e calma para poder mexer... se exagerar, ferra com tudo...

GuitarHome
Veterano
# jan/13
· votar


Victor Campana
Queria aprender a fazer isso, minha guitar ta precisando de uma retifica, e retifica é a unica coisa que ainda não me arrisquei a fazer.
Onde eu compro uma pedra dessas?
Abç

Obs: tem um video muito completo do Gustavo Guerra ensinando a fazer retifica nos trastes no canal da Santo Angelo, postaram aqui esses dias e eu fui dar uma olhada.

Victor Campana
Veterano
# jan/13
· votar


Thejapamuri
Sim.. eu fiz com bastante calma , girava um pouco o tensor e confiria com a regua e ainda tivesse espaço girava mais e assim por diante
abç

GuitarHome

bom a pedra eu comprei numa loja de mateiral de construção , é bem facil de achar ...assim comos as lixas
eu me baseei no video do gustavo guerra hehe e a parte da caneta eu vi em outro video e deu super certo, só não usei a lixa 1200 pq não achei ..

abç

Velvete
Veterano
# jan/13
· votar


Facil é... Arredondar é difícil...
No meu caso, quase lixei os trastes até a escala!

Victor Campana
Veterano
# jan/13
· votar


Velvete
que isso cara...o meu foi facinho eu fui olhando e passando meio q na diagonal , mais se for a primeira retifica nem precisa arredondar não... só se tiver muito ruim..

janick
Veterano
# jan/13
· votar


Victor Campana
É impressão minha ou esse é EXATAMENTE o MESMO método ensinado pelo Gustavo Guerra no vídeo da Santo Angelo? Dica, em várias comunidades internet a fora de luthiers, seja internet ou facebook, aquele vídeo virou uma chacota. Cara, aquilo ali ta MUITO errado. Vai aplainar completamente teus trastes. Retífica não é só isso não. Tu tem todo um processo de arredondamento dos trastes dependendo do shape do seu braço, em determinados pontos dele, são VÁRIAS variáveis. Sinto lhe informar, mas fazendo conforme os teus procedimentos e esse vídeo, você diminuiu e MUITO a vida útil dos seus trastes. Sério, fica a dica. Pra quem quer fazer isso, NÃO FAÇA. Perguntem à qualquer luthier sério qual a posição dele à respeito disso.

Victor Campana
Veterano
# jan/13
· votar


janick

Sim eu segui aquele video mais mudeio algumas coisas como a parte da caneta de CD e a parte de arrendondar os trastes com a pedra ..
O video do gustavo não está errado não é pq ele fez um video mostrando uma retifica simples de trastes não muito desgastados..se os trastes estiverem muito ruins é preferivel deixar um luthier mecher msm..

Richardson_Aru
Veterano
# jan/13
· votar


Como é o nome dessa pedra que vc usou para lixar os trastes??

Victor Campana
Veterano
# jan/13
· votar


Richardson_Aru

Pedra de Carborundum mais tbm pode ser usado uma lima aso inves da pedra .

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


janick
Concordo com o janick, vc estará apenas danificando o seu instrumento fazendo exatamente o que o vídeo fala, se vc fizer e tocar com os trastes retos, além de trastejar MUITO, futuramente, quando vc desgastar o traste achatado, ele poderá ficar tão baixo que será impossível outro alinhamento e será necessário a troca de trastes. O vídeo do gustavo guerra não está errado, mas ele esqueceu de mencionar que você deve arredondar os trastes. E para isso você usa uma lima, um aparelho de luthier feito especialmente para fazer isso. Eu recomendo a vc que leve sua guitarra a um luthier e peça para ele arredondar os trastes ou ver se há algo de errado além dos trastes achatados para que possa resolver, pois muitas vezes vc faz exatamente o vídeo, porém acontece algo indesejável que passa despercebido. Então fica a dica ai pra vcs

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


janick
Concordo com o janick, vc estará apenas danificando o seu instrumento fazendo exatamente o que o vídeo fala, se vc fizer e tocar com os trastes retos, além de trastejar MUITO, futuramente, quando vc desgastar o traste achatado, ele poderá ficar tão baixo que será impossível outro alinhamento e será necessário a troca de trastes. O vídeo do gustavo guerra não está errado, mas ele esqueceu de mencionar que você deve arredondar os trastes. E para isso você usa uma lima, um aparelho de luthier feito especialmente para fazer isso. Eu recomendo a vc que leve sua guitarra a um luthier e peça para ele arredondar os trastes ou ver se há algo de errado além dos trastes achatados para que possa resolver, pois muitas vezes vc faz exatamente o vídeo, porém acontece algo indesejável que passa despercebido. Então fica a dica ai pra vcs

Victor Campana
Veterano
# jan/13 · Editado por: Victor Campana
· votar


Iwar

foi como eu falei eu mudei algumas coisas com o arredondamento dos trastes ..


Obs : para arredondar os traster usei a msm pedra e ficou show

O que você gastaria de R$ 100 a 200 , você pode gastar apenas R$ 4,50

abç


Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Victor Campana
Mas vc não é profissonal, pode parecer perfeito para vc mas pode estar defeituoso, vc provavelmente não deixou um arredondado perfeito

brunowebguitar
Veterano
# jan/13
· votar


Victor Campana
Deixou o traste redondo com uma pedra ???
Na boa, se fosse fácil assim, não existiria um profissional especializado pra fazer esse tipo de serviço!!

Victor Campana
Veterano
# jan/13
· votar


brunowebguitar

Sim cara ..se você fizer com cuidado e paciencia da pra faser ... mais tem q usar umar pedra menorzinha como um conete...

Iwar
Sem dúdiva cara.. mais como parece perfeito , a tocabilidade ta perfeita , não ta trastejando nem nada pra min ta ótimo : )

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Victor Campana
Falou tudo, "parece perfeito" não está, vc pode até ter deixado arredondado, porém desgastado muito o traste ao fazer isso e só sentirá o efeito depois de um tempo.
Melhor ainda cara, posta uma foto ai pra ver como ficou os trastes. Não use tecpix por favor uahuhsa

Victor Campana
Veterano
# jan/13
· votar


FOTOS : qualidade está ruim mais é o q deu

1

2

3

4

5

Iwar
Veterano
# jan/13 · Editado por: Iwar
· votar


Edit

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Consegui ver a foto cinco, é cara... ta meio achatadinho seu traste, ta ligeiramente arredondado, mas nada que faça muita diferença. Cara n tenta improvisar, já basta um cara aqui do fórum ter martelado uma chave de fenda no tensor há alguns dia, nunca faça nada sem ter certeza, e se fizer, faça em uma guitarra que vc não use.
Sinceramente, recomendo que leve a um luthier para arredondar os trastes cara

Victor Campana
Veterano
# jan/13 · Editado por: Victor Campana
· votar


Iwar

a cara vou deixar assi msm.. a tocabilidade ta muito boa e daqui a uns meses irei trocas os trastes(o luthier ).

Iwar
Veterano
# jan/13 · Editado por: Iwar
· votar


Ah, então se vc vai trocar os trastes então ta de boa. Mas ta ai a dica, não faça modificações numa guitarra que vc usa sem saber ao certo as previdências e cuidados oque vc deve ter ao manusear o instrumento ou até as consequências que poderão surgir. Se vc tiver certeza de que queira fazer esse tipo de regulagem sozinho, não o impeço, apenas estou recomendando

Victor Campana
Veterano
# jan/13
· votar


Iwar

Eu gosto de mecher na guitarra msm , mais regulagens mais ''brucas' eu não gosto de faser (como trastes e tensor), mais tava horrivel ai pensei assim antes de levar num luthier vou tentar faser se ficar ruim eu levo , ai fiz e ficou bom ai pude adiar o processo..

Abç

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


É importante o guitarrista saber mexer no próprio instrumento. Mas deve ser feito com uma certa experiência. Digo isso por experiência, tadinha das minhas primeiras guitarras uuahusahaus

Victor Campana
Veterano
# jan/13
· votar


Iwar

uasuauashasu eu tenho q parar com isso tbm uhasu

Pepe Le P
Veterano
# jan/13 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Se a pessoa esta ciente dos riscos (o que muitas vezes não é o caso) eu acho válido aprender a fazer reparos/regulagens em seu próprio instrumento. Da uma certa autonomia ao músico.

Para tal é importante buscar variadas fontes de informação confiável antes de iniciar o processo, ter um mínimo de experiência em manusear o instrumento e não tentar improvisar muito... Se tiver alguém com experiência que possa te mostrar o caminho das pedras antes, melhor ainda.

Eu tenho uma guitarra "top" que chegou na minha casa com problema estranho de desafinação... refiz toda a regulagem e dei uma leve lixada no nut, que para minha surpresa, estava com um acabamento tosco... aparentemente resolveu meu problema.

Se eu tivesse um luthier de minha confiança eu provavelmente teria mandado nela(a) pra dar uma revisada geral e identificar/resolver o problema, mas como essa não é minha realidade utilizei dos meus conhecimentos (muito) básicos de funcionamento de uma guitarra e "meti as cara".

Eu certamente não tentaria fazer uma retífica de trastes por minha conta na minha guitarra principal, mas quem sabe eu arriscaria numa guitarra "reserva".

De qualquer maneira levar num luthier experiente e de sua confiança é sempre o mias recomendado (caso você disponha da grana para tal).

EDITADO: lembrando que para fazer uma boa retífica é importante dispor das ferramentas adequadas, e algumas acredito que sejam específicas da luthieria.

Jim Marshall
Veterano
# jan/13
· votar


Victor Campana

Legal que conseguiu fazer o serviço sozinho.

Realmente as fotos estão horríveis. Não dá para avaliar nécas...rs


Abraço,
See ya!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sucesso na retífica de trastes