Retifica de trastes.

    Autor Mensagem
    JoseA_II
    Veterano
    # jan/12


    Ae galera do CifraClub, gostaria de saber se dá e pode fazer uma retifica de trastes sem as ferramentas corretas, como aquelas lixas de aço específica pra isso.
    Quero saber porque as cordas D A E são encapadas, e elas estão deixando marcas em cima dos trastes, fica tipo uns riscos fundo verticalmente nos trastes.

    Agradeço á todos pela atenção !

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    JoseA_II
    se dá e pode fazer uma retifica de trastes sem as ferramentas corretas, como aquelas lixas de aço específica pra isso.
    se a guitarra é sua, voce faz o que quiser com ela.

    mas se você tá na duvida, é por que não sabe fazer. se fizer sem ferramentas corretas tem mais chance de ficar ruim. se fizer um serviço de precisão como esse, periga o resultado não ficar tão bom. ou seja, tem grandes chances de continuar ruim, ou ficar até pior.

    Quero saber porque as cordas D A E são encapadas, e elas estão deixando marcas em cima dos trastes, fica tipo uns riscos fundo verticalmente nos trastes.
    todas as cordas marcam o traste, sempre.
    essa marca ta te atrapalhando? ta interferindo no som?
    tem um lance do material dos trastes tambem, nao tenho certeza. acho que tem trastes que gastam mais que outros.

    JoseA_II
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki

    Então é melhor eu só pegar um bombril, óleo de limão e limpar o braço, pra não deixar pior do que está.
    Obrigado pela atenção.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: francisco2004
    · votar


    JoseA_II
    Às vezes o problema não está nos trastes, mas no ajuste da ação das cordas. Eu diria para levar num luthier, mas já vi serviços que deixaram a minha guitarra igual ou pior do que antes. E um desses luthieres inclusive fabrica guitarras (não é esses guitarristas-reguladores) então luthier, principalmente os que tem uma lojinha e botam estagiários para fazer o serviço, não levo fé não.

    Luthier é o cara que trata direto contigo e te ouve por ao menos uns 15 minutos até entender o que está te angustiando. Aqui na minha cidade conheço um desses caras de um total de uns 5 que tem relativa fama. E esse um cobra bem pelo serviço, mas é justo.

    snd
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Troca e retífica de trastes é de longe a pior coisa que eu tentei fazer de luthieria e não funcionou. Não recomendo tentar. Qualquer outra coisa (ajuste de oitava, tensor, trocar tarraxas, trocar cap e etc é fichinha perto disso.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    JoseA_II
    Então é melhor eu só pegar um bombril, óleo de limão e limpar o braço, pra não deixar pior do que está.
    Obrigado pela atenção.

    ce ta preocupado com o som ou com a aparencia da guitarra?

    Drinho
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    to precisando fazer isso na minha...
    até pensei em fazer por mim mas a razão graças a deus baixou sobre minha pessoa e desisti dessa idéia maluca...

    é um trabalho chato que requer cuidado, atenção e paciência

    JoseA_II
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004

    snd

    Drinho

    É realmente um trabalho doido, que merece muita atenção para que nada dê errado, então vou desistir disso.

    JoseA_II
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki

    Os dois, tenho essa guitarra a três anos, e nunca fiz nada no braço, como limpar ou qualquer coisa nos trastes para que ficasse melhor, mas é melhor eu não tentar nada, isso é coisa pra profissionais.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    JoseA_II
    limpar tudo bem. na pior das hipoteses voce vai ficar com uma escala suja ou riscada de bombril, mas nao estraga o som.

    se voce fizer uma "retifica" que deixa torto, vai conseguir um trastejamento que nao existia!!!

    se tiver curiosidade, procure no youtube uqe tem bastante videos sobre luthieria, veja como eles fazem a retifica, ajustes, etc.
    ai voce vai sentindo o drama de cada serviço, e percebe o que da pra fazer por conta propria, se arriscando (como apontou o snd), e o que precisa nao só de ferramentas, mas de muita experiencia!

    JoseA_II
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki

    É verdade, eu vi os vídeos do Luthier e Roadie RickUSA, e vi como faz para passar o bombril na forma correta sem riscar, no braço é horizontal, e nos trastes vertical.
    Talvez eu compro o óleo hoje, no Shopping Aricanduva.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Retifica de trastes.