qual a seguencia de acordes dos modos gregos?

    Autor Mensagem
    guitaremerson
    Veterano
    # dez/12


    ex acordes c jonio é
    C-DM-EM-F-G-AM-Bdim
    se pegar dorico de C em acorde seria pegar a 2e repetir ?

    DÓ DORICO
    DM-EM-F-G-AM-BdiM-C

    se for frigio C
    EM-F-G-AM-Bdim-C-DM
    É ISSO ?

    estou perdido nisso se alguem puder me ajudar agradeço

    Jeffin C.
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Jeffin C.
    · votar


    até onde eu sei, sim, é isso aí, mas acho que repete a primeira nota da sequência

    ferbarper
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Não C dórico seria
    Cm - Dm- D# - F - Gm - AdiM-B

    Drinho
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    guitaremerson

    Não....

    no caso de C é Ré Dórico - segundo grau do campo de C

    Se você quiser atribuir Dó Dórico, estariamos falando do campo de Bb, Dó dórico - segundo grau do campo Bb

    Campo de Dó, Em Frígio

    Dó Frigio - Campo de Ab

    Geralmente o pessoal confunde o sistema tonal com o sistema modal....

    Se você toca em campo harmonico de dó e usa dó jonio, ré dorico, mi frígio e etc... você está tocando apenas dó jonio, escala natural de dó, todas as notas se repetem (elas fazendo parte da escala simples de dó) ... para você dar enfase na sonoridade de um de um modo, pra criar uma harmonia caracteristica ou mesmo uma melodia você tem que atribuir parametros em alguma coisa pra que a identidade de determinado modo venha a aparecer.

    Pensa numa base simples... um bicorde... C5... isso é um acorde extremamente aberto a você atribuir diversos modos, ele tem tonico e quinta justa apenas... se você olhar para a estrutura de cada modo verá que qualquer modo que tiver tonico e quinto lhe permitira seu uso assim sendo criando uma melodia caracateristica

    Esse C5 pode ser C jonio - Campo de C - afinal o modo jonio tem tonica e quinta justa - uma sonoridade
    pode ser C dórico - Campo de Bb - afinal o modo dórico também tem tonica e quinta justa - outra sonoridade

    e assim por diante...

    Nessa caso pensamos e um harmonia com apenas 1 acorde simples, se você adicionar outro acorde, ou mesmo trasformar este bicorde em um acorde mais rico com terça e sétima você passa a criar restrições que tornam-se parametros para atribuir determinado modo ou sonoridade para uma eventual melodia, ou mesmo na propria harmonia que também pode dar enfase em um modo...

    Então o certo é entender que tem que se separar as coisas...tocar ré dórico no campo de dó maior não é dar enfase no modo dórico... você está apenas repetindo as notas da escala simples, pra dar enfase no modo você precisa atribuir parametros com os intervalos CARACTERISTICOS de cada modo em questão seja na harmonia, na estrutura de um acorde ou na escala usada...

    se quiser entender isso mais a fundo sugiro assistir a video aula do edu ardanuy "improvisação sobre modos" em pouco tempo ele passa bastante informação.. mas assim ela é complexa para quem nao compreendeu direito a relação de harmonias com modos e etc, parece que ele tá falando grego, mas depois que você passa a compreender isso é um video fantástico para abrir a cabeça e enxergar as coisas de forma mais abrangente....

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    Boa tarde!!!

    guitaremerson
    Vc como veterano já deveria saber que este assunto tem inúmeros tópicos relacionados:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/299207/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a qual a seguencia de acordes dos modos gregos?