Improviso - Blues em Am

    Autor Mensagem
    Hamfasth
    Veterano
    # nov/12


    Fiz um improviso sobre uma base de blues lento aqui na brincadeira, sintan-se livres para opinar.

    http://soundcloud.com/hamfast/slow-blues-am-1

    eduardodff
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara, o timbre ficou até legal, um pouco digital demais talvez!
    Vou avaliar item por item:
    Pegada: fraca, tá com pena da guitarra, senta a mão! Talvez um pouco de insegurança na palhetada!
    Fraseado: precisa melhorar os licks, tá muito basicão e com poucos licks típicos de blues, blues note, bends mais firmes! Precisa escutar mais BB King, Steve Ray Vaughan, Eric Clapton, Joe Bonamassa, etc.
    Técnica: faltou fluencia, bends firmes, vibratos!
    No geral tá legalzinho, mas tem que treinar muito!!!
    Obs: Críticas construtivas, não leve a mal!

    clebergf
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Hamfasth

    Não curti mto o timbre, usou o que para gravar?

    O fraseado tá meio travadão, acho que o eduardodff resumiu bem a parada...
    Vc costuma ouvir blues?
    Procure ouvir mais se vc curte tocar esse estilo e vamos treinando que a parada acontece. :)

    ferbarper
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: ferbarper
    · votar


    Hamfasth
    Cara , escute mais blues , os licks tão fora do estilo. os bends sem expressão , sem vibratos ou dinâmica... enfim como você parece ser novo nesse negocio de improviso , te aconselho que componha antes de gravar teus solos , esse negocio de improvisar na lata é pra quem ja tem os licks bem definidos.

    ogner
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ferbarper
    esse negocio de improvisar na lata é pra quem ja tem os licks bem definidos.
    Trisite...

    Improvisar não ter uma duzia de licks decorados e emendar um no outro...

    Muito triste se vc pensa dessa forma.

    :(

    victorg3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: victorg3
    · votar


    Realmente, o interessante de improvisar é conseguir fazer licks na hora e saber usa eles no momento, se virando; triste mesmo se acham que deve ficar treinando padrões pra improvisar igual a todo mundo....

    Quanto ao improviso, não achei ruim o timbre, pode dar uma melhorada com reverb e delay, que enchem mais o som, tentar colocar algo diferente, que não soe tão comum....

    Os bends tão desafinados cara, treine um pouco mais que depois fica fácil... faltou variedade de técnicas e dinâmicas no improviso; achei que as frases foram trabalhadas em tempos muito iguais, tente criar mais ritmos e acelerar a música, sei la, não fique naquela coisa segura, arrisque(não é porque a backingtrack diz que é slow blues que voce deve tocar devagar!!!)....

    Técnicas básicas poderiam ser mais usadas ai... reverse bend, ligados, double stop, bend duplo, trill, slide... enfim uma infinidade que enriquece facilmente o solo.

    Mas é isso aí, continue improvisando e treinando, é a única maneira de melhorar o improviso, basta voce se dedicar e prestar atenção no que está tocando, que com o tempo coisas mais interessante saem...

    Pegar licks é legal também, mas não os use em excesso, se não voce vai estar improvisando igual a qualquer um e não no seu estilo. Não vá nessa de tá fora do estilo: é sempre bom saber tocar e improvisar dentro de diferentes estilos (country, blues, rock, metal, balada) mas nada impede que você faça algo diferente, afinal quem quer ser mais um guitarrista que toca tudo igual aos outros?

    eduardodff
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Concordo com a galera que improviso é improviso e não pegar licks decorados e emendar no outro, mas todos hão de convir que você tem que ter um vocabulário próprio de licks na manga pra soltar de vez em quando!
    Joe Satriani, Joe Bonamassa, John Mayer, todos esses caras tocam muitos e muitos licks de BB King, Clapton, SRV nas suas composições e não vejo nada de mal nisso!
    Eu quis dizer o seguinte: se você coloca improviso de blues e não soltar bends, double-stops, slides, blues notes, etc, não caracteriza o estilo! Então diga: improviso livre em Am!

    ferbarper
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ogner

    Eu me expressei mal cara! Eu quis dizer sobre a mecanica , o encaixe das notas etc. Normalmente só uma pessoa que conhece dessa mecanica pra fazer solos , então usei a palavra ''Lick''' pra não precisa escrever tudo isso , mas não quiz dizer licks dos outros etc, quis dizer de você ja ter na ponta dos dedos esta mecanica pra fazer tudo na hora.eduardodff

    ferbarper
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    eduardodff
    agora que li teu post, era justamente o que quiz dizer , mas com uma diferença, quando disse pegar licks , quiz dizer simplesmente pegar para ver como funcionam , entender melhor a mecãnica, afinal de contas não é só aprender as escalas que vai te fazer saber improvisar de um dia pra outro né?. Já prestando atenção no que os outros fazem , vai te da um vocabulario maior, pra compor com mais facilidade, ou seja primeiro você aprende dos outros , depois você dá sua cara , depois você já adquiri uma mecânica propia pra fazer seus propios sozinho sem ficar parecendo com os de niguem.
    victorg3
    Sim cara , mas tipo ele pode colocar o própio estilo e colocar coisas de outro estilo ao mesmo tempo na musica, mas tbm não pode sair totalmente do estilo da Bt . O improviso dele não estava parecendo um blues.

    Hamfasth
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Valeu pelos toques galera, realmente faz pouco tempo que tenho investido no improviso, ainda tenho muito a praticar, ah sim, e eu gravei usando o guitar rig, peguei um preset já pronto, só mudei um pouco a equalização.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso - Blues em Am