Meu Improviso Blues - Penta Blues

    Autor Mensagem
    Wtl4ever
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Wtl4ever


    Ta ai um improviso em blues... Algumas partes ficaram bem toscas mas estou começando a me aventurar nos improvisos, comecei a estudar a pentatonica menor e a penta blues que são ótimas pra solos de rock'n roll e blues... Ta ai os primeiros resultados!
    http://soundcloud.com/wtl4ever/improviso-blues-by-will

    falta ainda melhorar o ouvido, as vezes eu termino a frase em uma nota que não fecha com a harmonia, ai é tenso =/

    Insolence
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Insolence
    · votar


    Há quanto tempo você toca?


    Precisa respirar, cara. Tá muito desesperado: tem muita nota, pra todo lado.

    Também precisa pensar mais melodicamente. Tenta usar uns intervalos diferentes na escala, não só ir subindo/descendo a penta. Adiciona uma terça maior em algumas passagens, às vezes até uma sexta.

    Já que é blues, uns double stops fariam muita diferença aí.

    Por fim, tá sujo. Tem que melhorar a execução no geral.

    clebergf
    Veterano
    # set/12 · Editado por: clebergf
    · votar


    Wtl4ever

    Cara, tbm sou iniciante e estou aprendendo a brincar com a penta, mas falta no solo respirar mais, perto do final vc chegou a ir mais na manhã e deu um ar melhor no som, mas no geral precisa melhorar bem o fraseado.
    Procura escutar muito, prestando atenção na música e não fazendo outras coisas, músicas de caras q vc curte e pega as ideias melódicas e intenções dos caras e tenta reproduzir depois.

    Dá uma sacada no meu improviso
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/292653/

    Tem falhas e o som ficou zuado pq errei na hora de mixar, não estou falando q o meu é bom, mas é um exemplo interessante de como um iniciante pode se arriscar no blues... :)

    Wtl4ever
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Wtl4ever
    · votar


    Ouça 1:46... acho que ai fiz algo legal, calmo e que expressa mais sentimento.

    Eu toco a 3 anos direto, toco mais metal, heavy metal e punk. Mas comecei estudar essa semana as escalas, nunca tinha parado para me dedicar a isso. E eu admito que minhas frases estão muito GRANDES, tenho que ter mais calma. Obrigado pelos comentários, obrigado mesmo, é de grande ajuda.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Wtl4ever

    Cara, pra mim, você mandou o Blues. Porém, eu não senti muito feeling. O solo não tem respiração, pareceu meio mecânico e preocupado com a escala. O lance do solo no Blues é cantar com a guiitarra (acho que em qq estilo) e sem nuances fica meio massante, entediante.

    Isso pra mim, é um exemplo de como cantar um solo. Robert Cray em "Time Makes Two" nesse show é algo que sempre me deixa boquiaberto.



    Boa sorte!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wtl4ever

    "critica positiva...ok??"

    Calma!!

    Se preocupe menos em "acertar as notas" e mais em colocar as "notas certas".

    Você sabe as escalas, tem alguma técnica...relaxa, blues (mesmo que tecnicamente bem tocado) é o que você quer expressar...relaxa!

    Finalize cada frase, use pausas, notas longas e silêncio e dinâmica, muita dinâmica!!! (sei que isso é meio difícil para quem vem do Metal)...

    Até um guitarrista que gosta de tocar rápido, como o Ritchie Blackmore, tem que pisar no freio quando se trata de blues...Escute isso...




    Wtl4ever
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Wtl4ever
    · votar


    Eu não conheço muito blues, não foi isso que me trouxe até a guitarra porém, eu ja tinha ouvido algumas musicas. O que me despertou o interesse foi que no meio de uma festa particular, um amigo me "apresentou", Joe Bonamassa com a musica Blues Deluxe. To ouvindo muito ele e adoro o estilo das músicas. O que me dizem desse cara?

    Segue o vídeo da música.


    MauricioBahia
    Desculpa a palavra mas CARALHO, que que é isso man! muito loco esse Robert Cray... agora acho que entendi o que é passar sentimento, cheguei arrepiar aqui! Obrigado pelas dicas, mesmo.

    Lelo Mig
    Acho que eu tenho que escutar mais blues pra pegar a "moral" do estilo. Obrigado pelo comentário, não fiquei brabo, já fui de ficar mas agora entendo qual é o propósito do fórum. Abraço

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    Wtl4ever

    Este vídeo que o MauricioBahia colocou é um exemplo fantástico da força da emoção no Blues. Robert Cray é um guitarrista técnicamente muito bom, mas se você reparar atentamente, perceberá que ele erra, falha a digitação, umas 3 vezes durante a música (isso, não tem relevância nenhuma) só comentei, por que deixa evidente, que até para um guitarrista do nível dele, a emoção esta em primeiro plano, esta a flor da pele.

    Quanto a Joe Bonamassa, sem comentários, o cara é tecnicamente um monstro, ele, apesar de extremamente técnico e rápido, de uma escola moderna, trabalha a dinâmica e o feeling com muita fidelidade aos princípios.

    Joe, me lembra o Steve Ray Vaughan, em alguns momentos.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Lelo Mig: perceberá que ele erra, falha a digitação, umas 3 vezes durante a música

    É isso que faz a diferença. Quantas vezes a gente gagueja num momento de extrema emoção? Isso pode até deixar a mensagem mais verdadeira!

    Wtl4ever

    Bonamassa = Genial! Tem um vídeo dele com 12 anos tocando com o Telecater Master! Danny Gatton:



    :)

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Achei!



    clebergf
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Wtl4ever

    O MauricioBahia e o Lelo Mig postaram ótimos vídeos cara, o Robert realmente é fantástico, já o Joe eu não conheço muito...

    O esquema é esse mesmo, ouvir bastante o estilo, assim vc acaba pegando o esquema da parada...blues é puro feeling, quanto mais sentimento vc conseguir expressar tocando mais foda fica...
    Em palavras é fácil explicar, agora tocando...huahauhauha...

    Wtl4ever
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Wtl4ever
    · votar


    As vezes eu dou uma desanimada, mas se pensar bem, os cara tocam desde pequenos, devem ter uns 30 anos de experiencia na guitarra... Eu fico me imaginando daqui uns 10 15 anos, como vai estar a minha técnica hehe, se depender da minha vontade, vou tocar muito heheh!

    Amanha vou limpar a escala da guitarra e trocar as cordas, oitavar, ouvindo um blues, e depois tocar um pouco pra sentir se melhora a expressão e o feeling da musica. E vale lembrar que aprendi a escala ontem hehe!

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Wtl4ever

    Cara, você mandou o Blues! Isso é fato. Agora, melhorar é algo que acontece a cada minuto e isso é normal até pros "profissa"! Não há motivos pra desanimar, pelo contrário!

    Abs!

    Wtl4ever
    Veterano
    # set/12
    · votar


    MauricioBahia
    Fmz, vlw pela força, abs.

    Insolence
    Veterano
    # set/12
    · votar


    MauricioBahia

    Animal! Puta fílin.

    Wtl4ever

    Cara, não desanima não. Tá no caminho. As ferramentas tão aí! Como você mesmo disse, você só tocava metal e punk rock. O que falta, principalmente é a linguagem. Tem que ouvir os mestres! Vai que dá.

    Buja
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig
    Finalize cada frase, use pausas, notas longas e silêncio e dinâmica, muita dinâmica!!! (sei que isso é meio difícil para quem vem do Metal)...

    Pegando o bonde andando......ufa...poe dificil nisso. Faz um tempo que venho tentando tocar blues e é dificil cara, principalmente pra quem ta cheios de vicios, como palhetar alternado o tempo todo e terminar cada frase com um harmonico. Pra quem vem do metal não é brincadeira nao, mas o caminho que to seguindo é tentar tocar um funk blues. Gostei desse video, é bem esclarecedor, é longo mas acho que todos vão gostar de ver:




    Wtl4ever
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Insolence
    Pois é, tenho que ouvir mais pra entender como funciona, to ouvindo agora mesmo hehehe, coisa boa!

    Buja
    Vou ver o video man, vai me ajudar bastante!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    MauricioBahia

    Caraleo!! O Bonamassa tocava mais com 12 anos do que eu toco com 50...sifude.

    Muleke deste tipo, tem que abater a tiros, ainda pequeno...não pode deixar crescer não...kkkkkk

    renatocaster
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Meu Improviso Blues - Penta Blues

    Penta_Blues aprova este tópico! o/

    Sobre o improviso, já fizeram todas as observações relevantes. Tem que dar uma atenção especial também para os bends. Mas, acho que com um pouco mais de treino vai chegando lá. Vc não está totalmente "cru", mas tem um caminho pela frente para trilhar! ;)

    Abs

    EduBluesMan
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Wtl4ever
    Velho...
    Só de você ter a coragem de postar o trabalho aqui tá valendo.
    O resto, como disseram acima é fechar os olhos e deixar as notas certas correrem pelo braço da sua namorada.
    Toque-a como se toca uma mulher....
    Acaricie-a e ouça sua guitarra gemer de prazer.
    Respire...
    Feche os olhos... Ame...Chore.... Sinta.... Sofra....
    ISSO É BLUES
    Bem vindo à música de verdade!!!!!!!

    Leomju
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Leomju
    · votar


    Wtl4ever
    Amigo, você é sortudo!
    Teve aulas nos posts aí em cima.
    Como não há muito a dizer, deixo a minha contribuição, com um vídeo do mestre!
    Ele se doou inteirinho nesse som aí no Japão.
    Quando escuto essa música na versão de estúdio, me sai lágrimas dos olhos!



    derek_70
    Veterano
    # set/12 · Editado por: derek_70
    · votar


    Cara, não me leve a mal, comecei a ouvir a track que vc postou no soundcloud e no início tive a impressão que era uma guitarra em mid. Vc provavelmente vai ouvir dizerem que "blues é fácil, só usa penta, 12 compassos, I-IV-V" e tal mas eu penso contrário, a forma que vc palheta e ataca as cordas faz toda a diferença. No metal vc taca um compressor, um overdrive num amp com hi-gain e fica todo mundo igual (obs eu ouço metal). Vc pode pedir pra 3 guitarristas tocarem o mesmo solo, com as mesmas notas de um blues, vc terá 3 solos completamente diferente pois cada um vai imprimir sua persobalizadade na execução. Esta é a maior característica do blues, é o estilo mais orgânico dentre o mundo da guitarra. Se eu puder te dar uma dica, caso vc queira se aprofundar no blues, aprimore seus bends e double stops. Pra terminar um vídeo que vale mais que mil palavras:



    Wtl4ever
    Veterano
    # set/12
    · votar


    renatocaster
    Eu consigo executar bem os bends em solos que eu sei as notas... ja no blues o problema é que eu tenho que saber "acertar" a casa pra dar o bend na nota da harmonia... nisso to meio perdido ainda!

    EduBluesMan
    Belas palavras brother!
    Abraço, vlw pela força!

    derek_70
    Cara não entendi o que quis dizer com:
    "e no início tive a impressão que era uma guitarra em mid"
    =/

    stevevai74
    Veterano
    # set/12 · Editado por: stevevai74
    · votar


    Wtl4ever

    Cara, tá bom mas precisa melhor alguns aspectos. Antes de tudo parabens.... vc vai perceber o qto vc vai melhorar na guitar ao estudar e escalas e outros estilos musicais. Procure sempre aprender algo de novo seja em escala, estilo de musica e etc... So enriquece velho. Agora vamos a uns toques q eu posso dar:

    1) Como ja foi dito antes procure repousar, não existe musica sem silêncio.Existem notas q são ótimas para o repouso... São chamados de notas alvo, geralmente funciona mt bem repousar na nota fundamental do acorde em questão, bem como na sua 3 ou 5j (não repouse na 4j) como vc usou a penta de blues pd repousar na blues note (embora particulamente não curto), na 7 ou em qualquer nota q soar bem aos seus ouvidos... inclusive na 4j hahaha .. No blues fica massa, a la BB KING repusar na 6. Ah e vc pode fazer uns pequenos cromatimos para alcançar as notas alvos.... fica massa mestre SRV o fazia, veja bem eh passar rapidamente por eles hein... nada de repousar... (ou se achar q fica legal.. pq não hahahha nao existe verdade absoluta na musica, a teoria nao pd limitar vc, quem manda eh o ouvido)

    2) A BT ficou meio baixa nem deu pra ouvir direiito, não sei dizer se vc usou esse recurso ou não... mas existe uma parada chamada intencção de blues... Resumo pratico: Temos um blues em C... Mete so a penta de D# em cima pra ver como ficar massa. Se a musica tá no tom X... vc pega a terça menor de X e chama ela de tonica da sua pentatonica hahah fica legal!!.

    3) A sua palhetada ta meio presa cara, parecem ate metronomo a forma como vc atinge as notas a guitarra eh um instrumento de cordas percusivas, swinga um pouco ai hahaha;

    Parabens pelo improviso e pela iniciativa

    clebergf
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Wtl4ever

    Postei humildemente meu improviso e galera posta esse monte de feras depois, fiquei mal agora...xD

    Cara, acho que irei lançar uma jam de blues entre amanhã e sábado, fica de olho ai e participa.... o/

    stevevai74
    Veterano
    # set/12
    · votar


    pra dar uma inspirada... haha

    Wtl4ever
    Veterano
    # set/12
    · votar


    stevevai74
    Foi o melhor acho nas dicas, heheh, como eu falei, meu estudo teorico está começando, até agora só tocava, cover e cover e cover, guitar pro, tabs, ouvido e talz... agora vo pra parte teorica... obrigado mesmo pelas dicas, vou usar mt esse topico pra estudar!

    clebergf
    Hehehe da nada cara, estamos aprendendo! E posta aqui o link pra mim me lembrar! Abraço cara!

    stevevai74
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Wtl4ever

    Faça isso, mais eu esqueci da dica principal... Não existe bom solo,ou bom improviso se vc nao sabe sobre o q vc está solando... Estude harmonia, as progressoes de blues.. No blues tem uma I IV V que eh mt usada

    clebergf
    Veterano
    # set/12
    · votar


    stevevai74

    Velho o Nuno é mito, ele ao vivo é foda... o/

    Uma teleca da Schecter...que tesão *___*

    Jube
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Wtl4ever
    Rapaz, ta no caminho, como disseram faltou respirar, deu para notar a preocupação com a escala, mas até aqui tudo normal, você acabou de começar a aprender teoria. O lance é ir treinando, é como aprender uma lingua, quanto mais você fale mais fluente ficam suas frases, assim como na música. Boa sorte jovem!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu Improviso Blues - Penta Blues