Fender Strato com perda de volume no seletor de captadores

    Autor Mensagem
    quenaiplei
    Veterano
    # out/12


    Tenho uma Fender Strato American Standard com configuração de captadores HSS. Quando seleciono a segunda posição, ou seja, selecionando os dos captadores singles, há uma perda considerável do volume, quase metade em relação as outras posições. É algum problema comum? É melhor mandar par amanutenção ou providenciar logo a troca, economizando na mão de obra caso seja necessária?

    Grato

    ogner
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Sempre teve essa perda? Começou agora? Tem a guita a muito tempo?

    Jandira
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara, veja isso direitinho, pois o Humbucker geralmente tem mais saída que os Singles Coils, o que gera mais ganho, que vc deve esta tendo a sensação de ter mais volume.

    Pode ser mal contato né, se vc mexer na chave, tipo forçar ela um pouquinho pro lado, o som fica normal?

    john Norum
    Veterano
    # out/12
    · votar


    cara pode ser duas coisas:

    1. se sua guitarra for velha pode ser que o seu potenciometro estega meio desgastado te recomendaria ir a um luthier para ver isso.

    2. os fios de dentro podem estar soltos o que faz que a guitarra perca volume.

    elchapa
    Veterano
    # out/12
    · votar


    A minha é um pouco baixa tb. Mas muito pouca coisa, deve ter fio solto, como falaram. a melhor coisa que vc faz é levar num luthier

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    quenaiplei

    Difícil responder sem conhecer a ligação que foi feita. Se ela tem um humbucker, entendo que a posição #1 da chave seleciona as duas bobinas do humbucker. A posição #2 deve ser a combinação do humbucker com o single do meio. E se nessa posição ela também splitar o humbucker (ligar uma das bobinas em curto para que funcione apenas uma bobina do humbucker), o volume deve ser mais baixo. Acho legal levar para um luthier avaliar a situação e corrigir esse problema. Sem ter a guitarra em mãos fica difícil qualquer diagnóstico. É bem provável que isso seja uma característica e não um defeito da guitarra. Só o luthier ou alguém que entenda de parte elétrica de guitarra pode lhe ajudar.

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    quenaiplei
    Cara na posição 4 acontece a mesma coisa? Isso pode ocorrer pq os captadores nessas posições são defasados ao se combinarem.

    Will Bejar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    quenaiplei
    Isso acontecia na minha tb. Mas um dia toquei num outro ampli (Vox Ac15) e o volume não me pareceu mais tão diferente na posição 2 pra 1, 3 ou 5...
    Como não gosto muito das posições 2 e 4, nem fui ver o que passa...

    ALF is back
    Veterano
    # out/12
    · votar


    quenaiplei
    como ta a diferença de altura dos singles comparado ao hambucker?

    .Antunes.
    Veterano
    # out/12
    · votar


    como ta a diferença de altura dos singles comparado ao hambucker?

    Pode ser varias coisas, mas por incrivel que pareca, acredito que esta seja a causa mais comum. Não digo no caso especifico do colega ai, já que não vimos a resposta dele a respeito das perguntas anteriores, que fazem total sentido tambem.

    Em stratos é até menos perceptivel a questão do volume, mas em LP, 335, SG, a coisa fica mais evidente, com um pouco de diferença na altura do pickup, voce já tem uma boa percepção de mais ou menos volume.

    quenaiplei
    Veterano
    # out/12
    · votar


    .ogner
    Jandira
    john Norum
    elchapa
    LeandroP
    Filippo14
    Will Bejar
    ALF is back
    .Antunes.

    Comprei ela usada e como uso mais a posição da ponte (humbucker) não liguei no início, mas com o tempo reparei neste "defeito". Se ligo somente um dos singles (posições 1 e 3), humbucker acompanhado de single (posição 4) e humbucker sozinho (posição 5) o volume é o mesmo. Quando ligo os dois singles, para reduzir o ruído branco, o volume cai praticamente pela metade. Ainda não levei para nenhum luthier e antes disso gostaria de saber se isto pode acontecer. Caso seja algum problema que precise da troca dos captadores, eu providenciaria um par para trocar para economizar na mão de obra. hehe! Tava pensando em Tex Mex.

    quenaiplei
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ???

    elchapa
    Veterano
    # out/12
    · votar


    quenaiplei
    Cara, se estes caps que vc comprou sao os originais da american standards são muito bons. Nao vejo necessidade de troca-los.

    Se eu fosse vc eu levaria num luthier, antes de qualquer decisão

    Os texmex são excelentes, mas depende do que vc gosta de tocar. Na minha opiniao, eu gosto mais dos singles originais da fender.

    Se eu fosse trocar, trocaria soemnte por algum da linha custom shop, como os fat 50, ou os texas special (sonho de consumo) mas ai eh uma questao de gosto

    Leve num luthier de confianca cara, vc pode resolver isso dai num estante, se os caps sao originais e tudo estiver ok

    elciosouza
    Veterano
    # out/12
    · votar


    já tentou levantar o single? podem estar muito baixos....

    ALF is back
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    quenaiplei
    a diferença de ganho de um single comparado a um hambucker é grande...não é atoa q uma fender tradicional é S S S...pra dar uma nivelada nisso, é de boa pratica manter o hambucker bem mais baixo, longe das cordas, enquanto os singles ficam mais proximos...bem altos...isso ajuda bastante! com toda ctza, se estiver ao contrario (hambucker mto alto e singles baixo), a diferença de volume certamente pode ser confundida com um defeito

    brandfbr
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara, em que volume tu estas tocando?

    A diferença de volume e ganho entre as posições é normal, mexer na altura dos captadores ajuda (e essas combinações sempre diminuem o volume)...

    AGORA, eu notei (e nao sei explicar porque) quanto mais baixo o volume em que eu toco (no sentido absoluto, amplificador pequeno em casa com vizinhos raivosos, não só com o volume da guitarra baixo) essa diferença entre uma e outra combinação fica MUITO gritante... Hoje mesmo aconteceu isso comigo, tava tocando em um ampli de 15w transistor com falante de 6" e dá uma diferença bem grande entre as combinações... Já depois, tocando com meu Laney Vc30 de 30w valvulado (e tocando no twin amp de 100w valvulado) em volumes aceitáveis (leia-se alto) a diferença é inexistente (e passa a ser somente o ganho...

    Espero ter ajudado..
    Abraço!

    Drinho
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    quenaiplei

    velho se em todas as posições restantes o negócio tá ok e só uma posição com problema, é a chave, principalmente na american standard que os singles falam alto pra dedéu... e você falou que tá dando disparidade de volume de single pra single.... independente do humbucker

    não dá pra dizer que é mal contato nas soldas e pau no captador pois se assim fosse em outras posições não funcionaria também, o captador é soldado em apenas um terminal da chave, as combinações depois são feitas pela chave pra mandar pro potenciometro atenuar e jack na sequencia, pelo que você tá falando só pode ser a chave que deve tá ruim quando a alavanca aciona o contato que combina terminal do braço e terminal do meio.. compra uma chave crl e instala, isso ai é tranquilo....

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    brandfbr
    Hoje mesmo aconteceu isso comigo, tava tocando em um ampli de 15w transistor com falante de 6" e dá uma diferença bem grande entre as combinações... Já depois, tocando com meu Laney Vc30 de 30w valvulado (e tocando no twin amp de 100w valvulado) em volumes aceitáveis (leia-se alto) a diferença é inexistente (e passa a ser somente o ganho...
    O mesmo aconteceu comigo!!! Eu acho que o "problema" poderia ser o amplificador.

    quenaiplei
    Qual seu amp?

    Luke Strat
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Estou passando por um problema semelhante, comprei um trio de malagoli custom alnico blues para minha strat e estou com perda de volume considerável nas posições 2 e 4, o que pode ser será? Chave seletora?? Ou captador com defeito, comprei eles usados...

    Drinho
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Luke Strat

    Se nas posições 1 3 5 os captadores estão ok é a chave, alguma ligação errada nessas posições....

    quenaiplei
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Luke Strat
    Levei minha guitarra a um luthier e ele identificou que os captadores estavam ligados de forma errada. Ele refez a ligação e o som melhorou.

    Sugiro que leve a um profissional para verificação.

    Luke Strat
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Então, eu comprei uma chave dessas baratas por desencargo de consciência e o problema continuou.. eu não consigo visualizar alguma ligação errada, pois é apenas dois fios, o branco que vai para o terminal da chave e o preto que vai no tambor do potenciômetro, peguei alguns diagramas e as ligações são sempre as mesmas quando se trata desses captadores, instalei os originais e está tudo funcionando normal. Infelizmente acho que esses caps estão com defeitos e vou devolvê-los...
    Se alguém tiver uma luz aí heheh!!!

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Luke Strat
    Na minha Fender achei esquisito esse fenômeno, mas aí tocando num amp diferente do meu, rolou de boas!!!

    EduBluesMan
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: EduBluesMan
    · votar


    Gente...
    se o "pobrema é com os rumbuqui, é só mandá um i-mei pro Gilney"
    kkkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender Strato com perda de volume no seletor de captadores