Duvida sobre trabalho e formação do guitarrista (e musicos em geral)

    Autor Mensagem
    ciberon5
    Veterano
    # out/12


    Eu cresci em cidade do interior e naquele lugar (e naquele tempo) os musicos que tive oportunidade de conhecer eram pessoas simples, de educação rustica, desses que tocam em bailes de casamento, folia de reis etc... Isso influenciou muito o meu modo de ver o trabalho do musico: acredito que seja mais um trabalho de artesãos do que de intelectuais.
    Até que ponto, na opinião de voces, essa visão está correta?

    Marthin87
    Veterano
    # out/12
    · votar




    ciberon5
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Marthin87

    Tentei ver o video mas não consigo, nem mesmo no youtube. Nao sei se é o flash player ou se algum virus; fica pedindo pra atualizar o flash sendo que ja esta atualizado... Bom, pelo comentarios no youtube, deduzi que esse video fala sobre tipos de musico em função da fama, certo?
    A questao que quero abordar é como podem surgir bons musicos que tem como referencia apenas o universo regional onde viveram e cresceram, mesmo sem um estudo formal (dai a referencia de artesaos e intelectuais). E mesmo depois que passam por um estudo formal, isso ainda fica presente no trabalho do cara. Um exemplo da literatura: Guimarães Rosa cresceu no interior, foi para cidade, estudou, se formou; mas sua obra prima foi Grande Sertão: Veredas. Certa vez vi um guitarrista (não lembro se foi o Kiko Loureiro) falando que quando faz trabalho no exterior, outros guitarrsitas percebem algo diferente na musica do cara, algo tipico, regional. O De Ros poderia falar disso melhor do que eu. Grandes estilo musicais, blues e chorinho por exemplo, tiveram uma origem popular, que passaram pelas mãos de "musicos artesãos" que tiveram a capacidade de transformar algo regional em universal, pois tinham uma competencia resultante de ter vivido naquele meio, e não por simplesmente ter aprendido sobre ele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre trabalho e formação do guitarrista (e musicos em geral)