Quem humilha quem? Mateus Starling

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # out/12


    Já faz um bom tempo que a galera gosta de postar uns videos com crianças orientais tocando e logo abaixo: “Existe sempre uma criança oriental para te humilhar”.

    Confesso que realmente achei engraçada a frase, mas não o fato.

    Já postei sobre o que vou escrever agora, voltando lá para 2005, foi sobre o fato de que eu tinha uma aula particular, numa determinada sala da Berklee, e eu sempre chegava um pouco mais cedo e me sentava no chão, em frente à sala, para praticar um pouco e esperar minha vez, e toda vez que eu parava ali lia o mesmo texto do Bill Evans que estava colado na porta.

    O texto era:

    "Eu acredito em coisas que são desenvolvidos através do trabalho duro. Sempre gostei de pessoas que se desenvolvem penosamente e ao longo do tempo, especialmente através da introspecção e muita dedicação. Acho que eles acabam por encontrar algo muito mais profundo e belo do que uma pessoa que parece ter a habilidade e fluência desde o principio. Eu digo isso porque é uma boa mensagem para dar aos jovens talentos que se sentem como eu também já me senti".

    O texto era muito animador porque eu era um aluno mais velho que o padrão, cheguei lá com 24 para 25 anos, enquanto a maioria dos jovens tinham entre 19 e 21 anos, enfim, não parece grandes coisas mas, por incrível que pareça, existiam alguns professores que ficavam falando: “Com a sua idade eu já fazia isso. Fulando de tal que tem 18 anos faz isso melhor que você”.

    Eu nunca tinha tido um estudo formal na minha vida e para mim tudo aquilo era novo, sobreposições de tríades fechadas e abertas, acordes drop 2, leitura a primeira vista, inversão de acordes com tensão, meu Deus !!!! rs...

    O que Bill Evans falara era um tremendo tapa na cara de todos esses professores. Bill dizia que um grande talento era lapido ao longo dos anos, com tentativas, mais erros que acertos. O talento não era algo que simplesmente brotava preparado. O grande músico precisa trabalhar duro, principalmente o músico que desenvolve uma personalidade, o músico que se difere de outros por sua originalidade.

    Bill Evans foi um desses que mudou a historia do piano, lançou seu primeiro trabalho solo com 27 anos de idade e não com 14 anos como muitos prodígios.

    Eu quero chegar num lugar que é: “Quem humilha quem aqui”?

    Executar uma cópia pode ser difícil, mas até um macaco, se ensinado pacientemente, pode executar muitas coisas humanas com perfeição. O fato é que o que foi tocado por um ser humano pode ser copiado por outro.

    Sempre houve prodígios, talvez hoje mais do que nunca, e posso dizer, sem chance de errar, que a maioria deles simplesmente sumiu com os anos entre muitos outros grandes músicos.

    Originalidade é algo que se molda devagar, talvez uma pessoa ou outra consiga isso cedo, mas a maioria das pessoas passam anos desenvolvendo uma concepção.

    Muitas vezes o ser prodígio é prejudicial, pois vem com uma cobrança por resultados. Quando não temos pressão, simplesmente tocamos pelo desejo de tocar e aprender e, dessa maneira, temos grandes chances de desenvolver algo que podemos chamar de nosso.

    Vi um vídeo essa semana de um menino de 12 tocando guitarra estilo Steve Ray e ele tocava realmente muito bem para a idade. O vídeo era antigo e resolvi procurar pelo mesmo menino hoje em dia e, foi quando percebi que ele já tem seus 20 e poucos anos. Depois de tantos anos eu encontrei aquele mesmo menino tocando como Steve Ray, não desenvolveu uma linguagem própria, apenas aprendeu a imitar muito bem.

    Nada de errado em copiar, talvez seu sonho seja apenas tocar aquele solo do David Gilmour e com isso você já morreria feliz, mas sejamos sinceros, que instrumentista profissional não busca em certo grau uma linguagem? Você não precisa ficar paranoico com isso, mas da mesma maneira que somos seres humanos únicos, Deus não fez ninguém igual, e se realmente buscamos exprimir aquilo que esta dentro de nós, é bem natural que aquilo que executemos seja um reflexo do que somos e não de outras pessoas.

    Fica com Deus.

    Mateus Starling.

    fonte: http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/162-quem-humilha-quem

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/12
    · votar


    mateusstarling
    Quando vejo esses videos com essas descrições penso a mesma coisa, e tenho a mesma opinião q vc, n acho sadio se preocupar apenas em copiar algo e deixar de desenvolver uma identidade, se existe o original, pra q se dar ao trabalho de ouvir as cópias? Vejo mtos músicos com esse problema hj em dia, querendo tocar igual ao fulano ou ao beltrano, e parece q a coisa só piora com o tempo, cada vez mais e mais clones dos mesmos kras, mas acho q esse seu texto vai ajudar akeles que querem justamente akilo q todo músico sério busca, q é a identidade.

    Deiab
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Belo texto.
    Serve pra qualquer profissão como inspiração.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mateusstarling
    Gostei muito do texto...
    Alem de concorda com o que foi dito.. isso trouxe algo bom para mim, animo para estudar mais e ir com "calma" sem pressa de chegar ao meu objetivo que é simplesmente poder passar a maioria das coisas que tem na minha cabeça para um CD =P

    Isso foi bom... pois toco violão a uns 2 anos, e guitarra a poucos meses.. E comecei a tocar aos 18anos. Antes ja tinha tocado bateria e isso me ajudou e muito na compreensão musical, até por isso com 1 ano estudando ja estava segurando um base no violao sem dificuldade na igreja... E agora quando alguem me vê tocar e converso sobre musica parece mais tempo que estou envolvido com a guitarra... pelo conhecimento tanto teorico como no equipamento..
    Mas confesso que ficava triste quando via uma pessoa com uma idade bem menor que a minha fazendo coisas que eu nem imagino fazer daqui 1 ano.


    abraço

    Drinho
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    eu não quero humilhar ninguém também não viu velho....

    quero tocar meu sonzinho aqui e ser feliz com ele e agradar os companheiros se possivel afinal música é um grande estado de espirito....

    SteveRayMorse
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mateusstarling

    Belo texto. E concordo em tudo com que tu disse (não isso seja de alguma valia hehehe)

    Esse tal de Bill Evans parecia ser um cara esperto hauhauhauauh...

    Abs

    carnisa1
    Veterano
    # out/12
    · votar


    normalmente quando vejo esse tipo de vídeo eu nunca levo pro lado pessoal, apenas acho legal o fato deles nessa idade tocarem guitarra. Belo texto!

    Leomju
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mateusstarling
    Tenho visto isso muito com bateristas mirins...
    Porque a bateria embora exija muita técnica, é um instrumento que dá pra se desenvolver mais cedo, pois dá pra ter um certo domínio do básico.
    Quem não entende de música, acha que o menino de 10 anos que tá no Faustão conhece tanto quanto o Neil Peart...
    Mas nós que somos músicos de alguns anos de estrada, amadores ou profissas, sabemos o que está acontecendo...
    Um choque entre sonho, esforço e realidade que precisa estar bem resolvido na cabeça de quem quer chegar a algum lugar!!!

    Belo texto novamente...
    Um grande abraço e fica com Deus!

    Jinkxs
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mateusstarling

    Mais uma exelente contribuição para o forum. Quem dera todos os users tivessem essa atuação.

    Sobre o tema... acho que é uma característica da humanidade cada geração ser mais "evoluída" do que a anterior. Evoluida no sentido de já nascer com aptidões que as gerações anteriores não tinham.

    É normal os jovens nos superarem. A geração atual é mais forte, mais rápida, mais hábil, mais inteligente, mais adaptativa....

    A questão é que a vida não se limita em habilidades e aptidões. Existem coisas que só o tempo, o trabalho, a decepção, a dor, a perda... a vivência de todas as emoções, podem conferir à alguém.

    Como querer que um jovem de 12 anos consiga passar para a música uma emoção que ele nunca sentiu??? Ele pode, como foi dito, copiar, imitar perfeitamente, mas não consegue interpretar, traduzir a música na sua própria estética, pois não possui bagagem para tanto.

    Então quando eu vejo um vídeo de um Japa de 10 anos tocando Malmsteen perfeitamente eu não me sinto humilhado. Apenas me assombro com a habilidade que essa nova geração possui de aprender rápido. Só!!!

    Acredito que os demais aqui na mesma faixa etária que a minha tenham pensamento parecido.

    Acho que quem pode, eventualmente, se sentir "humilhado" são outros garotos da mesma geração (15, 16 anos) que estão aqui no FCC e não tem a mesma capacidade que o tal japa. Para esses, eu digo... não esquentem, porque vocês provavelmente tem outras habilidades que o japa não tem. Descubram às e aperfeiçoen-as. Ahhhh.... e tenham paciência, afinal Roma não foi feita em apenas um dia. O aprendizado pode ser tão ou até mais recompensador do que ter aptidão nata. "No pain, no gain"!!!!

    clebergf
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mateusstarling

    Bom, como falei no face, se eu me preocupasse com os garotos de 10 anos detonando da guita, não estaria aos 32 buscando meu som e tentando aprender...
    Escolhi, mesmo com a "idade um pouco avançada" o caminho mais longo e complicado para aprender, que é absorver os conceitos, conhecer bem o instrumento e então conseguir improvisar e tocar o meu som.
    Tenho a música como hobby, mas quero ter a minha identidade e personalidade expressada através dela.

    geronimo.correa
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mateusstarling

    Show de bola seu texto, não tem o que tirar nem por. Parabéns!

    Msess
    Veterano
    # out/12
    · votar


    sentir "humilhado" são outros garotos da mesma geração (15, 16 anos) que estão aqui no FCC


    eu não ^^

    Jinkxs
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Msess

    sentir "humilhado" são outros garotos da mesma geração (15, 16 anos) que estão aqui no FCC


    eu não ^^



    Legal.... mas a parte citada fora do contexto pode dar uma impressão errada sobre o que eu falei. De resto, blz.

    Marthin87
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mateusstarling
    Falou e disse! Basta consciência para apontar nosso caminho.

    Msess
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Jinkxs
    o contexto é foda.

    Marthin87
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mateusstarling
    Falou e disse! Basta consciência para apontar nosso caminho.

    mateusstarling
    Veterano
    # out/12
    · votar


    brunoepronto Obrigado Bruno, falou tudo irmão.
    Deiab Obrigado que bom que curtiu.
    Jeff.gomes Valeu, e como vc disse tem que ter calma pois cada um tem o seu tempo para compreender as coisas.
    Drinho Isso ai parceiro.
    SteveRayMorse Valeu irmão. Bill Evans tocou com Miles Davis e influenciou todos os outros grandes nomes do jazz como Herbie Hancock e Keith Jarrett.
    carnisa1 Obrigado pelo cometnario.

    mateusstarling
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Leomju Isso mesmo irmão, mandou bem. Obrigado.
    Jinkxs Valeu irmão, vc vem sempre com comentarios solidos e fazendo grandes contribuições aos topicos que crio, muito obrigado.
    clebergf Valeu irmão estamos juntos sempre. :-)
    geronimo.correa Muito obrigado.
    Marthin87 Muito obrigado.

    chiock
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Muito bom cara e obrigado por sempre estar ajudando a galera mais nova com seus textos, vídeos e experiências.
    Flw.

    EduBluesMan
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mateusstarling
    Falou tudo PROFESSOR.

    Até macaco copia e até papagaio sabe falar.
    E viva o IMPROVISO E A INDIVIDUALIDADE

    MMJr
    Veterano
    # out/12
    · votar


    >

    E = mc2



    >

    mateusstarling
    Veterano
    # out/12
    · votar


    chiock Valeu parceiro. Estamos juntos. Vou estar aqui enquanto me permitirem.
    EduBluesMan Pode crer irmão, fica com Deus.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem humilha quem? Mateus Starling