Estudar o que? por Mateus Starling

    Autor Mensagem
    starling_music
    Veterano
    # jul/11


    Um criativo pintor não renderia muito sem um pincel e sem um quadro, assim como um escultor não poderia executar a sua obra sem ao menos ter um martelo em mãos.

    Nós precisamos de ferramentas para executar o nosso trabalho, sejamos músicos, médicos, padeiros ou pedreiros.
    Sem as ferramentas adequadas o nosso trabalho se torna muito mais difícil de ser realizado.

    Colocar um parafuso numa parede de concreto se torna muito mais fácil com uma furadeira, é claro que você poderia até realizar esse trabalho no martelo e na força do seu braço, mas se existem ferramentas que facilitam o seu trabalho por que não fazer uso das mesmas?

    Recentemente fiz um tópico sobre como estudar, acho que agora é pertinente escrever sobre o que estudar.

    A guitarra é essencial para que um guitarrista execute a sua arte, mas ela é apenas uma ferramenta que precisa ser domada, portanto eu digo que existem 2 tipos de ferramentas. Aquelas que podem ser compradas e aquelas que necessitam ser conquistadas.

    Portanto, a marca da sua guitarra não é tão importante agora, mas sim adquirir as ferramentas que precisam ser conquistadas com dedicação. Quais são essas ferramentas?

    Nesse emaranhado de estilos vão ter alguns que exigirão um maior nível de ferramentas. Gosto de comparar com uma cirurgia. Um médico que faz um parto normal vai necessitar de menos ferramentas do que um médico que executa um transplante de coração. Ambas as intervenções medicas são importantes, e é dessa maneira que quero tratar os estilos diferentes, cada um tem a sua importância mesmo que esse exija menos ferramentas de seu condutor.

    Entender o que você almeja com a música também vai ser importante para definir quais ferramentas você quer adquirir.
    98% dos músicos profissionais não podem se dar ao luxo de ficar andando com a água no tornozelo, é preciso mergulhar para poder ser um musico preparado para o mercado e por isso é preciso estudar o quanto antes as ferramentas musicais.

    Ao menos que você seja um BB king, que já é consagrado por suas pentatônicas e por sua voz, você vai precisar de bem que pentas para se dar bem com música.

    Portanto alguns assuntos que considero imprescindíveis para estarem presentes na sua rotina de estudos:

    Escalas (principalmente pentatônica, todas do modo maior, as principais da menor melódica e menor harmônica) e arpejos (tríades e tétrades em todas as inversões). Eu sempre recomendo que se estudem as escalas e arpejos em 12 tonalidades nos ciclos de quartas e quintas separados por regiões especificas para que se consiga visualizar as mesmas em todo o braço do instrumento.

    Harmonia funcional, intervalos, percepção (ser capaz de reconhecer de ouvido os intervalos e a qualidade dos acordes. Ser capaz de ouvir um acorde e tocar a escala correspondente de ouvido), leitura a primeira vista. Formação de acordes e suas inversões.

    Improvisação, fraseado e desenvolvimento de motivos. Técnica e repertorio.

    As ferramentas acima vão ser uteis independente do estilo que você toque, é claro que existem muito mais coisas a se estudar e a se almejar, mas creio que esse possa ser uma boa base na sua carreira musical.

    Bons estudos e Deus te abençoe.
    Mateus Starling

    OBS:Não deixem de conferir as video aulas de guitarra no meu site

    sidguitar1
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    starling_music otimas dicas,parabens e up

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    mto bom!

    Gareth
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Gareth
    · votar


    Muito bom!
    Postando pra voltar aqui quando estiver em casa!

    Valeu!

    Edit: Manda teu site ae =)

    Rabbit
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    starling_music

    Valeu pelo texto!

    Estou precisando me dedicar mais a percepção. Tem alguma lição que você indica?

    Abraço.

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Gareth

    Manda teu site ae =)


    É difícil, presta bastante atenção que você consegue, é desse jeito.



    starling_music


    Sempre muito bom, parabéns.

    Stevan Guitarr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Mateus Starling


    Parabéns Brother
    Fica na Paz

    Gareth
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Gareth
    · votar


    Gareth

    Manda teu site ae =)


    É difícil, presta bastante atenção que você consegue, é desse jeito.


    Se vc ta com a bunda sentada na sua casa não tenho o que fazer, mas como não vou ver agora o site, não vou apenas digitar Mateus Starling no google sendo que, se o site do cara for www.meuspesamespravc.com.br não irá aparecer tão facilmente pra mim, não tente disvirtuar um tópico tão bom.


    starling_music
    Desculpa aí, brother =)

    Edit: Ortografia

    ViniciusB
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: ViniciusB
    · votar


    starling_music
    Muito bom irmão , parabéns!

    Rednef2
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Muito boa as dicas, me lembrarei disso.
    Acho que o mais dificil de se estudar é a percepção.

    starling_music
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Obrigado a todos por terem comentado, isso é uma motivação para eu continuar a postar sobre estudo aqui no cifra. Valeu mesmo.
    Eu não coloco meu site aqui porque ja me excluiram aqui 2 vezes por isso.
    Mas o meu site é o meu nome.com.br
    abs e paz.

    starling_music
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Rabbit Um bom exercicio para musicos de qualquer nivel é gravar uma sequencia de acordes aleatorios separados entre si por uns 5 segundos. Vc toca o acorde e deixa soar por um tempo.
    Grave uma sequencia de uns 30 acordes em variados tons, depois toque a sequencia como playback e de ouvido toque a escala de cada acorde.
    Eu fiz uma video aula sobre como estudar o ouvido que entre essas da dica de outros exercicios.
    abs e paz.

    Rednef2
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    starling_music
    Eu tenho um irmao que toca teclado, se eu falar pra ele fazer uma sequencia de acordes e de ouvido eu tentar tocar as escalas dos acordes que ele esta fazendo, pode ser considerado um exercicio de percepção??

    E uma outra pergunta tmb: Se tem um cara que é expert em harmonia mas nao tem um ouvido muito bom o conhecimento de harmonia que ele tem vai valer alguma coisa?

    Pepe Le P
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    starling_music
    Boa contribuição, seus textos são muito bem escritos e com informações que me parecem bastante relevantes.

    Acho estranho que tenham te banido por promover seu trabalho, visto que muita gente/empresa faz isso aqui no forum constantemente, mas enfim, bom que você persiste e continua criando bons tópicos, uma pena que, devido a troca de apelidos, não seja possível achar uma compilação dos seus tópicos.

    Rednef2
    Eu tenho um irmao que toca teclado, se eu falar pra ele fazer uma sequencia de acordes e de ouvido eu tentar tocar as escalas dos acordes que ele esta fazendo, pode ser considerado um exercicio de percepção??

    Com certeza! Quisera eu morar na mesma casa de uma pessoa que toca algum instrumento, vocês poderiam crescer muito juntos!

    starling_music
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Rednef2 legal o esquema do seu irmão, seria otimo estudar assim.
    O ouvido bom vai te ajudar em muito porque musica é para ouvir, eu percebo quando uma pessoa toca aquilo que ela não houve, mas conhecer harmonia vai te salvar em muitas coisas, mesmo que vc não entenda tudo que faça e não ouça tudo na cabeça, certas coisas o amadurecimento que traz.

    Pepe Le P Obrigado amigo. Me baniram 2 vezes porque eu escrevi o meu site, não sei se é perseguição, rs.....

    Rabbit
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    starling_music

    Muito obrigado pela dica!
    Vou checar o seu website pra ver se acho a aula.
    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudar o que? por Mateus Starling