Como usar os controles de volume e tone da guitarra

    Autor Mensagem
    Hitman
    Veterano
    # out/12


    Galera, Li isso num outro forum e achei legal postar aqui pra vcs.

    (Resumindo, toda informacao desse post foi roubada e tradizuda da "www.mylespaul.com"...tem detalhezinho que foi baseado nas Gibson LP modernas, entao certas informacoes podem ou nao se aplicar a sua guitarra, mas a essencia e a mesma.)

    Espero que gostem!!
    Primeiro, O pot de volume da sua guitarra nao so controla o volume em si, mas tambem o nivel de distorcao (ganho ou overdirve). Se a sua LP tiver fiacao moderna, abaixando o pot de volume abaixara o tanto de frequencia aguda da sua guitarra, se vc tiver fiacao dos 50s, isso sera bem menos perceptivel.

    Segundo, abaixando o pot de tone da sua guitarra nao so abaixa o tando de freq. alta, mas sim reduz o espaco que voce tem no mix geral da banda. Abaixando o tone, sua guitarra ficara um pouco menos perceptivel dentro do mix.

    Chega de fundamentos e vamos ao principal...

    Equalize seu amplificador com o captador do BRACO
    Na maioria das vezes, voce provavelmente tem um bom som pro seu captador da ponte, experimente isso e ve se fica bom.

    1-Deixe todos os volumes e tones da sua guitarra no maximo.
    2-selecione o captador do braco
    3-Equalize o amplificador de fomra que voce obtenha um bom timbre para solos.
    4-Selecione o captador da ponte, voce vai ter um timbre bem pontiagudo.
    5-abaixe o Tone do seu captador da ponte ate voce consiga com bom timbre para solos com esse captador.

    Agora voce ja tem seu som de Boost, agora abaixe os volumes dos captadores para mais ou menos 75%-80%, ou onde vc obtenha um timbre crunch bacana para base. Se sua LP tiver fiacao moderna, voce talvez tera que aumentar os "tone" um pouco para compensar a falta de agudo.
    Agora voce pode tocar bases com o captador da ponte e solar com o captador do braco

    Solos na ponte e limpos no braco:
    Aumente o tone e volume da ponte. esse eh seu timbre de solo (estridente e tudo mais). Abaixe o volume do braco para mais ou menos 50%. Se o seu amplificador for razoavel, isso deve ficar pelo menos perto de estar limpo.Se voce tiver fiacao dos anos 50, ele deve ficar bem limpo tambem. Agora vc conseguira tocar a intro do Since I've Been Lovin' You no braco. Selecione a ponte para o lick caracteristico, volte para o braco ou abaixo o tone da ponte para mais ou menos metade.
    Para os solos, abaixe o tone um pouquinho so para o timbre nao ficar estridente.
    Esta configucarao com o switch na posicao do meio, da um limpre legal pra base e solos. Quando quiser um pequeno boost, aumente UM pot de volume para o maximo, se for o da ponte, tera um som um pouco mais ardido, se for o do braco, um som mais cheio. e quando nao precisar mais do boost, deixe o pot onde ele estava anteriormente.

    Se o seu amp for bom, ele deve ter a sinsibilidade para limpar quando voce abaixar o volume da guitarra e tambem quando voce toca mais leve com a mao de palhetada. Utlilize esses dois metodos para controlar seu timbre.

    Posicao do meio:
    Deixe o cap da ponte na configuracao de base, selecione a posicao do meio no switch, agora abaixe o volume do braco para quase nada, aumente o vol do braco devagarinho ate mais ou menos 50%. Em algum lugar desse spectro, voce deve encontrar tres timbres distintos. Primeiro o timbre deve soar como o captador da ponte sozinha, depois ele deve dar uma enchida (com um pouco de grave no timbre), isso pode acontecer bem rapido, esse timbre e bem util para solos, pois ele soa como um captador da ponte porem bem mais cheio e limpo. E conforme voce vai aumentando o volume do braco, ele vai soando cada vez mais como os dois captadores. Esse timbre pode soar bem nasal, mas isso pode ser uma coisa boa.

    Quando voce tiver com o dois volumes em mais ou menos 75%, voce tera o classico timbre dos dois captadores. Muitas pessoas acham esse timbre sujo, mas se voce equalizou seu amplificador somente com o captador do braco, voce provavelmente ficara tranquilo quanto a isso.


    Espero que curtam galera!!! Se tiver algum erro e tal, me perdoem, portugues nao e meu forte.

    Fonte: http://www.mylespaul.com/forums/tonefreaks/48038-how-use-controls-les- paul.html

    renatoff
    Veterano
    # out/12
    · votar


    sao ate legais as dicas...
    mas eu n vejo pra q complicar tanto assim a regulagem do amp e dos knobs...
    eu so do uma diminuida no tone aqui qnd preciso usar o cap da ponte mas com um timbre mais grave, parecido com o timbre do cap do braço...
    e diminuo o volume pra retirar distorçoes... so isso pra mim ja basta kk

    wotafok
    Veterano
    # out/12
    · votar


    gostei das dicas.. irei teste-las logo mais xD

    conias
    Veterano
    # out/12
    · votar


    depois vou tentar fazer em casa

    ciberon5
    Veterano
    # out/12
    · votar


    "Resumindo, toda informacao desse post foi roubada ..."

    hehehehe... Cara de pau! ;)

    stormizinhu
    Veterano
    # out/12
    · votar


    finalmente achei algo a respeito disso, pra min era tudo no máximo e ja élvis, muito legal mesmo isso, ai q deve ter aquele esquema do cara trocar de distorção pra limpo sem pedal =) vlw ae !

    daniel.damin
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Legal man!

    Marthin87
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ler, assimilar, praticar, timbrar e detonar!

    Hitman
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Vi esse video algumas vezes por ai no forum mas decidi postar pra dar uma concentrada na infromacao. ta ai!



    Marcelo Sobral
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Taí uma coisa que não sei usar, os pots de Tone...rsrsrsrs

    Hitman
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Geralmente quando eu toco algo com um som high gain, tudo no 10 e ainda eh pouco. hahaha

    Todo o resto, eu adoro ficar brincando com os knobs. Estava ate afim de trocar a fiacao das guitarras pra ter uma resposta diferente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como usar os controles de volume e tone da guitarra