O que NÃO fazer em um improviso.

Autor Mensagem
starling_music
Veterano
# set/12
· votar


metalextremo Acredito que o resultado final desejavel para todos 'e exatamente esse, nao pensar em nada apenas expelir o que esta dentro.

metalextremo
Veterano
# set/12
· votar


Exato, esse é o segredo!!

thms555
Veterano
# set/12 · Editado por: thms555
· votar


O lance de não estudar é para hobistas, curiosos, etc... Um em um milhão tem um talento nato, ou uma sorte do cacete e viram astros. Ok.... faz parte do negócio. Mas dizer que estudar "prende", que prejudica a espontaniedade é desculpa de preguiçoso.

Se você não estudar, esquece a carreira de músico. Ponto. Vai tocar como hobby, passatempo. Não fique na isusão que você vai ser um astro.... seria o mesmo que acreditar que vai ganhar na megasena.

Se você estudar com dedicação vai poder ser um músico profissional. Também nada garante que isso vai te transformar num astro.... mas você pode ser músico de apoio, compositor, arranjador... pode criar jingles, música para comerciais, trilhas sonoras.... e também tocar em banda, em barzinhos, festas, formaturas.... existem muitos caminhos diferentes, e isso sim, é uma carreirra. E aí, quem sabe, pode até estourar para o sucesso.


cara, (NA MINHA OPINIÃO), discordo em parte dessas afirmações, o lado de compositor não melhora com o estudo, a não ser que estejamos falando de musica instrumental ou qualquer algo que não seja o que está como evidencia para a maioria, como as cancões de 3 minutos, com letras e melodia. O estudo ajuda você a colocar acordes mais trabalhados, pensar mais tecnicamente na hora de compor, mas o grosso como em uma banda de rock padrão é MUITO mais questão de talento, coragem, reflexão da sua musicalidade interior, da sua expressão mais natural, do que qualquer outra coisa. Claro que com o estudo, você ira pensar de maneira mais profunda na hora de compor, campos harmônicos, etc... mas pode ficar tudo na mesma. NA MINHA OPINIÃO de novo, muito estudo como por exemplo um guitarrista, pode atrapalhar e muito. O guitarristas ficam muito 'quadrados', presos em um jeito de tocar automático, e não desenvolvem seu estilo, seu jeito de soar perante seu instrumento, o ideal seria um estudo mas sempre obedecendo suas impressões do instrumento, e não se lapidar a fim de se enquadrar em um jeito julgado como correto ou o melhor.
Para mim, tem gente que é boa para compor letras, outras melodias, outras os dois, outros são simplesmente bons instrumentistas, outras nem tanto, mas tem grande energia no palco, outros tem carisma, outros tem tudo junto, é algo muito relativo e não se pode afirmar que os mais técnicos e estudados serão os únicos que terão chance nesse meio, exemplos não faltam por ai. É um pouco na linha que o nosso companheiro Lelo Mig falou, Mark Knopfler, Jeff Beck, Hendrix, Van Halen, George Harrison, são exemplos que independentemente da técnica, o mais importante é ter um jeito de tocar, ter as suas frases e seus meio de solar, compor ou tocar base, claro que são gênios, mas quem não busca seu som ideal e sua maneira de tocar, e só tira temas dos outros e se enquadra para tocar como o Vai ou o Satriani, NA MINHA OPINIÃO, sera no máximo um bom cover de alguém, ou bom tocador de temas e está perdendo o grande trunfo da guitarra,

Abraço

starling_music
Veterano
# set/12
· votar


thms555 Eu nao compactuo com sua visa. Todo bom compositor estuda, acho que o que as pessoas nao compreendem 'e que estudar nao significa que voce vai sentar em uma classe e tomar aulas. O estudo pode ser unicamente ouvindo outros musicos, referencias, tentando copiar, copiando e mudando poucas coisas ate moldar uma personalidade.
Nada cai do ceu no colo pronto. Djavan nunca foi para um classe, mas aprendeu tirando musicas, copiando as ideias, copiando harmonias e mudando pequenas coisas. Tom Jobim era maestro, aprendeu da mesma maneira mas tamb teve um ajuda mais tecnica, enfim, o que nao se pode dizer 'e que nao existe estudo para quem 'e auto didata, o estudo so ' nao 'e formal.

clebergf
Veterano
# set/12
· votar


thms555

Estudo não é só ir para uma faculdade ou fazer aula com um professor particular.
Ouvir uma música prestando atenção nela e tentar tirar os acordes é um estudo, vc está aprendendo o campo harmônico de forma prática.
Esses gênios que vc citou não fizeram estudo formal, mas passavam praticamente o dia todo durante muito tempo da vida deles treinando, tirando música e compondo, mesmo que de forma intuitiva eles estavam estudando.

Temos que tirar essa história da mente que o estudo aprisiona, não tem como algo que te dá mais conhecimento te limitar...

Rednef2
Veterano
# set/12 · Editado por: Rednef2
· votar


Fico feliz em saber que tirar musica de ouvido, compor e tudo mais é uma especie de estudo, é o que eu faço sempre que pego minha guitarra.

Ja tive minha epoca de "6 horas fazendo exercicio com metronomo" (literalmente) hoje em dia não tenho paciencia de fazer exercicio nem por 40 minutos hehehe

thms555
Veterano
# set/12
· votar


clebergf
starling_music

só nao entendi em que momento eu neguei que escutar artistas, se inspirar, tocar e compor o dia inteiro nao são tipos de estudo, pelo contrario, foi exatamente nesse sentido que eu falei, é justamente isso que pra mim é mais importante, estar em uma banda, estar se influenciado por grandes artistas, acho que voces nao entederam minha colocaçao, mas tudo bem.

clebergf
Veterano
# set/12 · Editado por: clebergf
· votar


thms555
muito estudo como por exemplo um guitarrista, pode atrapalhar e muito.
O guitarristas ficam muito 'quadrados'
presos em um jeito de tocar automático,

Você não negou isso, mas essas suas frases acima eu discordo ...

Muito estudo aumenta seu vocabulário e a tendencia é ficar cada vez melhor, como eu falei, não tem como algo que te acrescenta se tornar algo negativo.
Isso q vc citou acima pode acontecer, mas não é culpa dos estudos, mas da limitação musical que a pessoa impõe a ela...

E se vc escuta muitas músicas diferentes, aprende os licks, improvisa sobre as músicas, vc está estudando.... :)

starling_music
Veterano
# set/12
· votar


thms555 citando o que vc escreveu: " o lado de compositor não melhora com o estudo" .
Eu contestei exatamente isso.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Só não esqueçam que "estudar" não é só praticar o instrumento, tocar e exercitar...ESCUTAR música faz parte do aprendizado e cultura musical.

Ouvir, vários estilos musicais, sem preconceitos, analisar suas linhas, nuances, expressões, ritmos e etc, ouvir boa música, ouvir com atenção e dedicação e não como "pano de fundo" para outros afazeres.

Alguém conhece um bom escritor que nunca leu nenhum livro? Ou um grande cineasta que nunca viu filmes?

Além de tocar, NUNCA será um grande compositor se não ouve música, de preferência de qualidade.

Ouvir com atenção e senso critico é tão importante quanto estudar.

thms555
Veterano
# set/12 · Editado por: thms555
· votar


Em relação ao estudo da guitarra, desculpem mas é minha opinião, quando eu vejo caras muitos técnicos (vai meio q volta na discussão técnica x feeling, mas não vem ao caso), que ficam fazendo mil arpejos, e ficam subindo e descendo a escala sem parar, quase todos que eu conheço nesse estilo, são realmente 'quadrados' no seu jeito de tocar, soam exatamente iguais e impede o desenvolvimento de sua pegada e estilo próprio de troca, claro que há exceções, e que você pode muito bem estudar muita técnica e ainda ter uma originalidade (já que não existe 100 por cento original), um timbre próprio, suas frases, mas não é a regra, pelo menos essa é minha impressão.

Claro que o cara tem que ter o conhecimento mínimo de campos, acordes, etc,... não estou pregando auto-didatismo, mas esperar que você vai estudar que nem um louco, e irá escrever cancões maravilhosas é no mínimo ingenuidade de nossa parte. Há outros fatores mais determinantes, exemplos não faltam por ai.

E realmente ESCUTAR coisa boa e se inspirar nelas, é o primordial para se tornar um bom músico, diria ainda que esta é minha maneira favorita de se estudar música hahaha.

Abraço

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


thms555

Veja só....

Uma banda qualquer de rock farofa, daqui ou de lá.... pouco importa..... compõe uma música com 3 acordes, E, G, A..... uma letrinha de pegar menina e pronto.... vira hit.

Aí assinam com uma gravadora e colocam um produtor pra "acertar'' a banda.... O cara vai dizer o que eles devem vestir, como se portar no palco, que baladas devem ir, etc... etc...etc...

No estúdio, um arranjador (músico profissional) vai pegar todas as musicas e colocar dentro do padrão que o estudio quer. Vai incluir novos instrumentos, passagens orquestradas, vai lapidar tudo no pro-tools..... e voilá!!!! Temos o mais novo fenômeno da música.

No show, a banda tá lá.... mas lá no fundão tem uns carinhas (musicos de apoio) com percurssão, teclados.... as vezes tem uma orquestra inteira!!!!

Outro exemplo.... o Roberto Carlos. O cara é um ícone da nossa música. Tem um bom conhecimento de teoria.... compõe pra caramba!!! Mas você acha que ele escreve todos os arranjos das suas músicas??? Negativo.... ele escreve o tema principal.... depois o maestro vai á, faz o arranjo, escreve pra cada instrumento e finaliza tudo. O RC só dá um palpite aqui e alí e o OK final.

O que quero dizer com isso é que quem não estuda.... estudar mesmo.... de ficar com a bunda na cadeira, não é músico!!! Ponto.

Existe uma confusão muito comum, entre músico e astro.

Astro é aquele cara que por um motivo ou outro faz sucesso. O cara pode ser um gênio, como Hendrix.... que tocava muito, compunha bastante, realizava performances alucinantes mas sabia pouco de música, pode ser um músico completo, como o Vai.... que sabe tudo de música e da guitarra, ou mesmo um moleque de sorte de uma bandinha qualquer..... que não sabe tocar, não sabe cantar, mas tem carisma.

A questão é..... um cara que domina um instrumento por completo, faz miséria com ele, mas não sabe o que é um acorde.... é um músico????

Helena Meireles... que já foi considerada uma das melhores instrumentistas do mundo, mas não sabe NADA de música.... é uma musicista???

Um blueseiro do Missisipi.... que passou a vida no blues, mas não sabe sequer o que é uma cifra.... é um músico???

Minha opinião.... NÃO!!!! Nenhum dos casos. São especialistas, instrumentistas, intépretes.... posso enquadrá-los em muitas categorias, mas não enquadraria como músicos. E isso em nenhum momento desmerece ou deprecia o trabalho ou o legado dessas pessoas.... muito pelo contrário.... enobrece suas realizações!!!!

Músico, pra mim, é a pessoa que escreve, compõe, arranja e executa música. O músico não precisa ser um astro, mas pode se tornar um.... O músico não precisa ser um virtuoso, mas pode se tornar um....

Desculpem a desvirtuada do tema do tópico, mais uma vez.... mas já que a discussão foi pra esse lado, e frases minhas foram retiradas do contexto e questionadas, usei esse espaço para defender meu ponto de vista.

Obrigado a todos.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


Jinkxs
O que quero dizer com isso é que quem não estuda.... estudar mesmo.... de ficar com a bunda na cadeira, não é músico!!! Ponto.

Então o Jimmi Hendrix não era músico? Pra mim, músico é que faz música e vive dela.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# set/12
· votar


Em relação ao estudo da guitarra, desculpem mas é minha opinião, quando eu vejo caras muitos técnicos (vai meio q volta na discussão técnica x feeling, mas não vem ao caso), que ficam fazendo mil arpejos, e ficam subindo e descendo a escala sem parar, quase todos que eu conheço nesse estilo, são realmente 'quadrados' no seu jeito de tocar, soam exatamente iguais e impede o desenvolvimento de sua pegada e estilo próprio de troca, claro que há exceções, e que você pode muito bem estudar muita técnica e ainda ter uma originalidade (já que não existe 100 por cento original), um timbre próprio, suas frases, mas não é a regra, pelo menos essa é minha impressão.

como já disseram, isso não tem a ver com estudo. Tem a ver com a limitação de cada um. Estudo não atrapalha em nada. Você falou uma besteirinha aí. É uma generalização burra colocar no msm saco "caras que ficam fazendo mil arpejos, e ficam subindo e descendo a escala sem parar" e músicos que fazem... música. Acho que você precisa ouvir músicos e bandas diferentes disso tudo aí.

Então o Jimmi Hendrix não era músico? Pra mim, músico é que faz música e vive dela.

então, você afirma que Jimi Hendrix nunca estudou? Ele simplesmente pegou a guitarra e saiu tocando qualquer coisa? Tá bom.

Jinkxs
Veterano
# set/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


Led Zé

Se você ler o meu texto na integra verá que afirmo categoricamente que Hendrix não é músico. Esse é meu ponto de vista.

Posso chamar o Hendrix de guitarrista, instrumentista, artista, astro, guitar hero, virtuoso, performer, intérprete, até compositor..... mas não o chamo de músico.

Um pagé pode curar doenças mas daí a considerá-lo médico, vai uma boa distância.

Considero músico aquele que, se não graduado em música (educação formal), que pelo menos tenha capacidade de compor, arranjar, harmonizar e executar e tenha "entendimento musical". Se suas composições, arranjos, harmonias serão boas ou ruins.... isso já é outra história.

O fato é que na história da MÚSICA POPULAR, existe realmente uma generosa contribuição de não músicos. Mas isso não invalida meu argumento.... pelo contrário, apenas o reforça, pois a musica popular é uma expressão livre da arte.

Se falarmos da musica popular brasileira, os grandes compositores, na sua grande maioria tinham uma relação muito íntima com a música. Como já foi citado, Tom Jobim era Maestro.... Djavan, Cartola, Noel Rosa eram leigos que estudaram música, não formalmente, mas ao longo da sua jornada de vida, e se tornaram mestres. Pixinguinha era, além de virtuoso, era plenamente letrado em música. Ary Barroso, Chico Buarque, Toquinho, Paulinho da Viola, etc... etc... etc... todos tiveram estudo de música. Adoniram Barbosa não.... era um intuitivo que compunha em caixas de fósforo.... e por isso, um gênio.

No rock, que é um dos estilos musicais mais simples, a participação de não-músicos é maior, até pela própria simplicidade do estilo, mas a maioria dos grandes astros tinha pleno domínio de teoria musical. Quase todos estudaram, em algum momento da vida.... seja na escola quando jovens (Clapton, McCartney, Harrison, etc...) ou ao longo da carreira.

No jazz, fusion, musica instrumental.... sem estudo simplesmente não dá pra acompanhar.... No rock progressivo dos anos 70, só tinha músicos fera!!! Ou alguém acha que compor uma suite de 30 minutos é moleza!!!!

Keith Emerson, Steve Howe, Steve Hackett, Carl Palmer, Ian Anderson, Jan Akkerman.... todos músicos eruditos.

No jazz, Miles Davis, Herbbie Hankock, Chick Korea, Stanley Clarke, Jean-Luc Ponty, Jaco Pastorius.... todos músicos eruditos.

Diria que, se botarmos lado a lado, os grandes nomes que brilharam sem saber nada de música foram pouquíssimos.... talvez menos de 10%.

Na música erutida, nem vou falar então!!!! Hehehehe.....

EDIT: Considerando, como foi afirmado, que Hendrix não tinha estudo nenhum de música.... era completamente leigo!!!!

Led Zé
Veterano
# set/12 · Editado por: Led Zé
· votar


Jinkxs
E segundo sua analogia, Aleijadinho também não foi escultor? Também não tinha estudo técnico nenhum. Você pode ter o endendimento que quiser, racionalizar o que quiser, mas o entedimento geral é outro. Inclusive se adentrarmos no Direito, você verá que a Lei protege casos semelhantes, ao reconhecer que não precisa ter formação musical para ser músico , assim como reconhece que não precisa ser ter curso superior em jornalismo para exercer a profissão. Entendi seu ponto de vista, mas discordo . Quando se trata de arte, de coisa subjetiva, não existe regras. Quer dizer que se eu não estudar artes eu não posso nunca me tornar um pintor? Quer dizer que se ao longo da minha vida eu escrever várias músicas , receber direitos autorais por ela, fizer disso a minha profissão ? O cara que só jogar na rua e entrar num time de futebol não é jogador? Desculpe , caro Jynxs, mas a sua teoria não se sustenta. Quem faz música e vive dela é músico. Quem pinta quadros e vive disso é pintor. Quem joga bola e vive disso é jogador. Quem dá notícias, investiga e reporta e vive disso isso é jornalista.

É só pra finazlizar, Hendrix foi muito mais músico que muito cara estudado aí vai um dia sequer chegar perto de ser. Música é arte , cara. Não é ciência.

Spect
Veterano
# set/12
· votar


Jinkxs
Um pagé pode curar doenças mas daí a considerá-lo médico, vai uma boa distância.

Sei que foi só um exemplo, mas um pagé não é considerado médico pois, para tal, é necessário ter licenciatura. Caso não fosse necessário, e os serviços do tal pagé fossem eficientes e confiáveis, por qual motivo ele não poderia ser considerado um?

No show, a banda tá lá.... mas lá no fundão tem uns carinhas (musicos de apoio) com percurssão, teclados.... as vezes tem uma orquestra inteira!!!!
depois o maestro vai á, faz o arranjo, escreve pra cada instrumento e finaliza tudo. O RC só dá um palpite aqui e alí e o OK final.

Nesse caso, esse cara aqui é menos ou mais músico do que os citados?


d.u.n.h.a.
Veterano
# set/12
· votar


Jinkxs
Caralho, me desculpe mas quanta besteira voce disse.
Músico é músico e ponto final, pouco importa se sabe ler cifra, partitura, entende de teoria ou não. Saber essas coisas faz de voce um instrumentista, um técnico da música, mas não um músico. É claro que os dois podem andar juntos e formar grandes músicos, mas dizer que um cara que cria coisas geniais, musicalmente revolucionárias não é músico, tá de brincadeira né.
Pela sua lógica técnica ao extreme o grande poeta popular Patativa do Assaré não era um poeta pois não dominava a forma culta de linguagem???
Fala sério cara, se nem na língua portuguesa a importância de se dominar a técnica tem mais tanta força voce quer dizer que na música tem???
Voce se daria bem se tivesse nascido no século retrasado.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


Its Fucking Boring To Death
então, você afirma que Jimi Hendrix nunca estudou? Ele simplesmente pegou a guitarra e saiu tocando qualquer coisa? Tá bom.

Sim , afirmo. Que eu me lembre de ter lido que ele chegou a ter aulas na infância mas longe do termo "músico" como vocês estão querendo colocar. Não tinha conhecimento teórico ( além do básico )e muitas das vezes vezes associavas melodias e timbres à cores ou coisas da natureza como o oceano, por exemplo. Passa MUITO longe desse conceito seus de "músico". Ele aprendeu a dominar o nistrumento na prática, não tinha um vocabulário de acordes, inclusive os tocava de maneira pouco ortotoxa, usando o dedão para pestas e bordões. Desenvolveu umn estilo proprio fora das escolas de música. Talvez se estivesse numa escola de música os professores não o deixariam tocar dessa forma. E ele não sai tocando qualquer coisa como você disse. Ele tinha conhecimento básico de escalas e acordes e evoluiu a partir daí, sem seguir regras ou conceitos pre formados.

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Jinkxs

Considerando, como foi afirmado, que Hendrix não tinha estudo nenhum de música.... era completamente leigo!!!!

Poxa, acho que não era bem assim não, hein. E não é assim para todos aqueles que toquem pelo menos minimamente bem. Tocar guitarra daquele jeito que ele tocava, sem saber ao menos o que estava fazendo? Era tudo de orelhada mesmo?

Duvido muito que na hora que ele improvisava nas suas musicas ele não sabia o que estava fazendo. Era tudo na base só do instinto, da genialidade? É muito difícil conceber essa possibilidade.

Led Zé
Veterano
# set/12 · Editado por: Led Zé
· votar


A gente não tinha nem que estar discutindo isso aqui, pois está desvirtuando o tópico mas essa idéia descabida que quem não sabe ler partitura, não acompanha músico de Jazz ou Fusion, que não estudou não sei aonde, não é músico, chega a ser tão absurda, ao meu ver, que não dá pra não questionar...

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé

Pra mim, se ele tem (ou teve) algum domínio de linguagem musical, como o entendimento teórico, formação de acordes, modos gregos, harmonização, arranjo, composição, etc... etc... então ele foi um músico.

Senão... não.... simples assim.

Não pretendo que todos concordem com essa interpretação.... cada um tem a sua, certo??? Alguns vão concordar, outros não.... Já entendi qual a sua posição. OK.... é a sua visão. Mas não acho que eu tenha por obrigação ficar questionando o seu argumento, e vice-versa.... portanto acho que ficamos por aqui, certo???



Spect Não existe mais ou menos músico.... ou o cara é músico, ou não é.

Já expliquei meu ponto de vista.... a pessoa pode tocar muito e não saber nem ao menos ler e escrever.... quanto mais conhecer música. Nessa caso ele é um instrumentista, um intuitivo, um intérprete, um gênio.... posso adjetivar a pessoa de diversas maneiras, mas não como músico.

Essa é uma opinião minha. Alguns compartilham dela comigo, outros não.
Já coloquei meu ponto de vista e não vou tentar mudar o seu ponto de vista, pois respeito muito ele. Acho que não existe certo ou errado nessa questão pois é uma questão de interpretação. Mas minha colocações terminam aqui.


d.u.n.h.a.

Como já disse, é uma visão minha e você tem todo o direito de discordar.... só não tem o direito de ser pouco respeitoso com minha pessoa. Até agora, todos que opinaram aqui foram de extrema elegância, independentemente do ponto de vista....

Posto desta forma, me vejo no direito de não debater contigo, uma vez que você já desqualificou minha argumentação, considerando-a como besteira.

starling_music

Mais uma vez me desculpe. Não foi minha intenção de transformar esse tópico num debate sobre convicções musicais.

Assim sendo me despeço, e agradeço pelo exelente tópico.

Muito obrigado.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# set/12
· votar


quanta idiotice

Led Zé

A gente não tinha nem que estar discutindo isso aqui, pois está desvirtuando o tópico mas essa idéia descabida que quem não sabe ler partitura, não acompanha músico de Jazz ou Fusion, que não estudou não sei aonde, não é músico, chega a ser tão absurda, ao meu ver, que não dá pra não questionar...

concordo. Mas, não reconhecer que todo esse conhecimento não faz um músico melhor é mais absurdo ainda.

E ele não sai tocando qualquer coisa como você disse. Ele tinha conhecimento básico de escalas e acordes e evoluiu a partir daí, sem seguir regras ou conceitos pre formados.

vc afirmou que ele nunca estudou. Que ele simplesmente pegou a guitarra e tocou como que por milagre.

Fala sério cara, se nem na língua portuguesa a importância de se dominar a técnica tem mais tanta força voce quer dizer que na música tem???

quantas afirmações genéricas. Meu Deus.

Led Zé
Veterano
# set/12 · Editado por: Led Zé
· votar


Its Fucking Boring To Death
Mas, não reconhecer que todo esse conhecimento não faz um músico melhor é mais absurdo ainda.

Mas onde que eu disse isso? Que estudo não é importante? Onde? eu só disse que o cara não precisa ter estudo para ser músico. Basta fazer música e viver dela. Estou apenas questionando o sentido da palavra músico.



vc afirmou que ele nunca estudou. Que ele simplesmente pegou a guitarra e tocou como que por milagre.

Isso é estudar música? Então sou músico como vocês querem afirmar. Também nunca estudei, mas sei algumas escalas e acordes. Isso é o básico. Estou falando de conhecimento teórico mais profundo, leitura de partituras, etc...Isso ele não teve.

Você está confundindo os posts de outras pessoas com os meus. Eu apenas disse paro Jinks que não precisa ter estudo pra ser músico. Basta fazer música e viver dela. Mas isso não quer dizer que estudo musical não seja importante para a formação do cara, pelo contrário. Só não aceito dizer que SÓ é músico que tem estudo. A própria lei já diz que não.

thms555
Veterano
# set/12 · Editado por: thms555
· votar


Its Fucking Boring To Death

Eu falei ali explicitamente sobre as exceçoes e que não é necessariamente o estudo que enquadra um cara, eram as minhas impressões e cada caso é um caso, eu não disse nada disso, acho q ta faltando um pouco de comunicação, leia mais de uma vez para poder responder corretamente, uma lida só parece que não é o suficiente para você ter um entendimento correto de um texto.


Jinkxs

Agora falar que Hendrix não era músico, sinceramente, foi uma dos maiores absurdos que eu já ouvi na minha vida. Música é arte amigo.


.




Realmente desviou o foco do tópico, lamentável, tem gente aqui que precisa aprender a ler e não interpretar uma frase por si só inserida em um texto, tem muito dono da verdade mesmo.

abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que NÃO fazer em um improviso.