Base e Improviso Juntos

Autor Mensagem
Denis Guitar
Veterano
# mai/13
· votar


elciosouza
"o que ele quis dizer é cantar uma melodia sobre o acorde, como transpor o vocal de uma música pro piano. isso é muito útil!! depois de MUITA prática, vc nem vai reparar muito na base, vc vai direto nas notas certas sem pensar muito. é tudo uma questão de prática. o que eu reparo, e a maioria peca, é que pensam MUITO no lance de acorde por acorde e esquecem do principal...criar algo melodico e solto... isso vc consegue imaginando o solo sobre a base, esquecendo a teoria... e depois passe para guitarra. comigo funciona."

Falou tudo!

doubletalking
Veterano
# mai/13 · Editado por: doubletalking
· votar


elciosouza

Após saber que tenho que sentir todos os acordes da base, e não apenas o tom, estou é me frustrando com a música, desanimando, porque se eu tento pensar no acorde da base, eu já não consigo pensar no solo, e se penso no solo não consigo pensar e prestar atenção na base.

Eu não consigo explicar exatamente o problema, mas se você pegar uma base com 3 acordes e me disser :
Olha doubletalking, os acordes dessa base é C, F, G!!!
Eu não me esqueço que os acordes são esses, eu sei que eles estão na base. sei quais são eles. O problema acontece a partir do momento que você tocar um desses 3 acordes, e me pedir para eu apenas ouvir sem olhar, e me perguntar qual dos 3 acordes eu ouvi. eu saberei quais os 3 acordes estão na base, mas não saberei dizer qual dos 3 acordes soou, qual deles ouvi.
Meu problema mesmo é isso. devido isso eu não consigo saber qual acorde está soando nas mudanças, eu penso no tom sem me preocupar com os demais acordes.
Quando aprendi campo Harmônico, pentas, modos etc.. eu comecei usar pensando que o que importava era estar dentro do Campo harmônico, que estando, eu poderia usar qualquer elemento a qualquer momento, independente do acorde da base, que bastava apenas ser do mesmo campo harmônico, e agora não consigo o que citei que quero conseguir.
Tenho uma facilidade enorme pra decorar licks, se eu ver um lick, em menos de 5 minutos já o decoro, mas se tratando de base estou ferrado.

Estou preocupado em melhorar isso, pois não acho bacana tocar covers, acho bacana poder improvisar, criar os próprios solos.

Se for pra tirar alguma música de ouvido, eu até consigo. ( só não na velocidade da luz rsr), mas eu quero mesmo é poder improvisar.
Não tenho preocupação com velocidade, o que acho massa mesmo são solos com feeling, independente da velocidade.

elciosouza
Veterano
# mai/13
· votar


cara, mas pra vc improvisar, é preciso primeiro tirar algumas coisas. as músicas do Hendrix que te indiquei, tire as bases....elas são exatamente isso o que vc procura. escute esses dois sons, versão Hendrix...escute bem a guitarra base...e vai em cima dela. depois que vc conseguir tirar essas duas, te garanto que vc vai ter um progresso quanto a isso...vai por mim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Base e Improviso Juntos