pq meu improviso em II V I menor sai feio?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/12


    tava vendo umas videoaulas , me deu vontade de arriscar , escrevi em 10 minutinhos a bateria e o teclado ,joguei o midi nos instrumentos virtuais do reaper e resolvi improvisar ....o problema é que a qualidade do improviso ta um c* !!! não da nem pra comprar com quando eu improviso solos de rock ou blues... pq ta tão fraco assim?
    http://soundcloud.com/lucascampagnolo/jazz

    Bigtransa
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    rhoadsvsvai
    Tá pior que o de costume porque é bem mais difícil improvisar nas mudanças dos acordes do que considerando só o centro tonal... Um jeito legal de estudar é pegar cada acorde separadamente e escrever no papel varias coisas que vc pode usar em cima dele. por exemplo: Dm (dórico, arpejo dm7), G7 (mixo, penta), C7+ (lídio, jonio), a partir daí vc faz uma tabelinha e vai combinando as possibilidades (dórico+penta+lídio ou arpejo dm7+mixo +jonio)... a fluência só vem com o tempo e muito estudo...

    juninholiveira
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pra começar com esse timbre LoUco WoW WoW, parece que ta usando uma caixa Leslie, ou um flanger mais rápido. E parece que em alguns momentos vc tentou correr, mas nun teve criatividade ou num teve pensamento rápido pra conseguir acompanhar. Tenta ir mais devagar, e não ficar preso numa só parte, parefce que eu ouvi a msm coisa durante todo o improviso. Agora quanto a parte teórica, ja num posso te ajudar muito igual o amigo aí de cima fez, mas parece ser legal o esquema dele, da uma estudada encima de cada acorde, assim a coisa flui mais na hora do improviso.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    Não tá tão ruim assim. Você tem umas ideias boas, muito boas mesmo.

    Procure organizar melhor os acordes envolvidos com suas respectivas escalas (modos) em blocos pelo braço. O CAGED (sistema 5) pode te orientar bem melhor neste sentido. Dessa forma você consegue visualizar melhor as notas em comum do II, V, I e cadenciar. Observe as notas em comum entre os acordes e os caminhos entre os graus de cada acorde também.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    juninholiveira
    o wowwowow é que eu resolvi procurar um timbrezinho mais diferente , coloquei o tremolo do amp quase no maximo deixei o whawha parado em uma posição um pouco grave distzinha basica do ts e os tone da guitarra quase fechados ...

    LeandroP
    Bigtransa
    vcs dois tão me indicando improvisar por acorde e acho que funcionaria muito bem, mas agorra minha questão é , que quando eu falei q tava vendo uma video aula eu tava falando disso aqui


    precisamente aos 5:20 ele improvisa só com a escala blues!!! usando só o centro tonal , e sai maravilhosamente bonito ,dessa vez eu não tou procurando essa sonoridade mais jazz eu queria soar qnem esse cara especificamente nessa parte do video , o que eu estudo pra soar assim?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    Sim, você pode simplesmente tocar um penta-blues sobre a cadência. Porém, nada te impede de visualizar os acordes naquela região da penta-blues que você está improvisando. Cadência é movimento e não tem como evitar os acordes, mesmo tocando apenas uma penta-blues.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LeandroP
    saqueii , então eu penso em dar enfase nas triades de cada acorde , por isso q tu recomendaste o caged

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    É mais pra poder visualizar o acorde quando está improvisando com uma penta-blues. Aí fica como num guia de ruas, mostrando os caminhos que pode fazer. O percurso fica ao seu critério.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pq meu improviso em II V I menor sai feio?