Ponte stratocaster 02 pivôs

    Autor Mensagem
    MMonks
    Veterano
    # jun/12


    Bom, acredito que esse problema deva ser comum entre os strateiros. Tenho uma Fender American Standard e ela vem com aquela ponte de dois pivôs. Eu uso muito bends com double-stops e o que acontece quando se aplica esse tipo de técnica, em uma guitarra com ponte flutuante? A nota da corda não "bendeada" soa desafinada, pois a ponte cede ao dar o bend. Minha ponte está quase rente ao corpo e os parafusos bem apertados, mas o problema persiste. Estou afim de colocar mais duas molas na ponte pra segurá-la ainda mais. Alguém já experimentou isso? Valeu!

    MMonks
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Me expressei mal. Experimentar, muitos já devem ter experimentado, hehhe. Eu queria saber se a colocação de mais duas molas é suficiente pra segurar a ponte nos bends? Acho que agora fui mais claro, hehe.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    MMonks

    Acho que mais uma mola pode ajudar sim. O lance é experimentar, já que isso não vai estragar a sua guitarra. Na pior das hipóteses, se não der certo, você só gastou dinheiro com uma simples mola. Quando você aplica o bend, você está dando mais força às cordas, na luta entre a tensão das cordas e das molas, e isso faz com que a corda que não recebeu o bend soe desafinada. É o mal das pontes flutuantes.

    Ryan Sambora
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tenho esse problema com uma guitarra minha com ponte flutuante. Quando vou tocar uns licks country nessa guitarra com os singles dela que gosto bastante, acontece com vontade.

    Quero saber disso também, pois tenho um corpo strato da Warmoth com uma ponte Fender igual a sua para montar, ja discuti isso com outras pessoas mas nunca perguntei para um luthier e agora sua duvida veio a calhar em boa hora.

    Abraço.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    MMonks

    Não sei exatamente como é a sua...eu tenho uma Fender Contemporary Strato Japan 86, aquela com ponte flutuante e micro afinação (que muitos acham que é Floyd Rose, mas não é!!!)

    Não tenho este problema não, a ponte é super estável, não cede apenas com bends, até porque, é só você imaginar que a ponte esta sendo "puxada" para frente por 6 cordas, ainda que você aumente a tensão em uma, que seja duas, no caso de bends, ela não deveria ceder.

    Contudo, minha ponte veio com 3 molas originais, mas permite a colocação de até 5. Não sei se é o teu caso.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    A ponte da minha strato não é com 2 pivôs, mas presa com os 6 parafusos tradicionais. Tenho 2 molas na ponte e não tenho este problema... Estranho.

    Toco isso (lick clássico de country) numa boa:


    deixe soar
    e----12------------------------------------------------
    B------12----------------------------------------------
    G---------11-(bend de 1 tom)---------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    MMonks
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lelo Mig
    Contudo, minha ponte veio com 3 molas originais, mas permite a colocação de até 5. Não sei se é o teu caso.

    Isso aí. Vem com 3 molas originais. Mas minha ponte não é a mesma tua. A minha é aquela que vem nas American Standard, desde 2008. Tem as vintage, que são aquelas com 06 parafusos e a standard que é a com dois pivôs, que é a minha.

    LeandroP

    Tenho a impressão que a de 06 parafusos seja mais estável, quanto a isso, mas acontece com elas também. Vide Eric Clapton, que colocou um pedaço de madeira debaixo da ponte da Blackie pra segurar ela nos bends. Hoje as signature dele vêm com esse pedacinho de madeira, hehe.

    Ryan Sambora
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP
    Eu acho que deve dar certo, isso geralmente num é usado para pontes Floyds que são um pouco instaveis e desafinam? Deve ter essa finalidade também para segurar nos bends.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    MMonks
    que colocou um pedaço de madeira debaixo da ponte da Blackie pra segurar ela nos bends.

    Vamos lá, pense comigo. Quando você usa um bend, está naturalmente esticando as cordas e evidentemente puxando a ponte para cima. Quem puxa a ponte para baixo são as molas. Então por que um pedaço de madeira debaixo da ponte se o efeito faz a ponte levantar e não baixar?! Talvez o Clapton use este pedaço de madeira pra outra finalidade, não essa.

    Tenho a impressão que a de 06 parafusos seja mais estável

    Com certeza!

    MMonks
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP

    Quando tu faz o bend, a parte de trás da ponte levanta. Ele colocou o negócio na parte da frente. A tal madeirinha trava o movimento da ponte e impede que ela levante. Isso, todavia, impossibilita o uso da alavanca.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    MMonks

    Ah, entendi, ele colocou a madeira na frente da ponte, no ponto de equilíbrio dela (nos parafusos). Aí faz sentido.

    Por outro lado, inutilizou o trêmulo... Eu não faria isso.

    MMonks
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP

    Por isso quero pôr as molas, pra ver se surte o mesmo efeito.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    MMonks
    Por isso quero pôr as molas, pra ver se surte o mesmo efeito.

    Acho que iria melhorar. Como eu disse, faria isso sem medo de ser feliz ;)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    E se não funcionar, não dói nada ter uma mola nova de reserva.

    MMonks
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP

    E se não funcionar, não dói nada ter uma mola nova de reserva.

    Com certeza. E eu não vou precisar comprar as molas, pois um amigo detonou a ponte de uma Eagle strat dele e vai me dar as molas antigas.

    douglas_agostinho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMonks
    Olá! tbm tenho uma Fender Am Standard, a minha é de 2009... tbm prefiro que a ponte não esteja flutuando, para não acontecer essa situação dos bends, como você citou!

    Adicionei uma 4ª mola, e deixei a ponte encostada no corpo da guitarra... Tudo certo.. sem problemas! uso cordas .011 nela.


    Tenho a impressão que a de 06 parafusos seja mais estável, quanto a isso, mas acontece com elas também. Vide Eric Clapton, que colocou um pedaço de madeira debaixo da ponte da Blackie pra segurar ela nos bends. Hoje as signature dele vêm com esse pedacinho de madeira, hehe.


    o Eric Clapton faz isso para travar a ponte mesmo, já que geralmente não a utiliza.

    Abraçosss!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    douglas_agostinho
    MMonks
    o Eric Clapton faz isso para travar a ponte mesmo, já que geralmente não a utiliza.

    O cara gosta mesmo de strato, porque senão eu perguntaria: "por que não uma guitarra com ponte fixa se não vai utilizar o trêmulo?". É até melhor com relação a sustentação da nota.

    Cristhyano
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Cristhyano
    · votar


    Me corrijam se eu estiver errado. Mas a ponte estar flutuando significa que ela foi colocada pra funcionar como uma floyd rose.
    O fato dela flutuar é ela funcionar como algumas trêmolo da Music Man (Alex Hutchings usa assim). Ela é uma trêmolo, mas é instalada de uma maneira que fique levemente acima do corpo e com um box diferenciado para ela poder, além de descer a afinação, subir também.
    O caso de vocês que estão usando ela com o funcionamento normal de trêmolo, não deve ser chamado de ponte flutuante.
    Mas posso estar errado, sei lá. Foi o que entendi quando li por aí.

    Enfim, a minha é uma wilkinson/gotoh vs-100n (2 pivôs) e ta com 3 molas e não tenho problemas. Porém ela é novíssima.
    Talvez as suas molas estejam gastas e nem precisa colocar mais, só trocar as que tem mesmo.

    MMonks
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP

    O cara gosta mesmo de strato, porque senão eu perguntaria: "por que não uma guitarra com ponte fixa se não vai utilizar o trêmulo?". É até melhor com relação a sustentação da nota.

    É que o timbre de uma strato é uma coisa única e incomparável. Eu também quase não uso o tremolo, mas não abro mão da strat.

    MMonks
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cristhyano

    Me corrijam se eu estiver errado. Mas a ponte estar flutuando significa que ela foi colocada pra funcionar como uma floyd rose (...) Ela é uma trêmolo, mas é instalada de uma maneira que fique levemente acima do corpo e com um box diferenciado para ela poder, além de descer a afinação, subir também.

    É mais ou menos por aí.
    No meu caso as molas estão novas. Não seria uma questão de desgaste. É física mesmo, hehe. Tu dá o bend e a tensão faz a ponte subir. Isso é um "problema" comum nas stratocasters e, acho eu, que na maioria das guitarras com ponte flutuante. A questão é se a colocação de mais uma mola atenuaria o problema, permitindo, ainda, a utilização do tremolo? A tal madeirinha do Clapton impossibilita o uso do tremolo.
    Se bem até que eu prefiro sacrificar o uso do tremolo e manter meus bends afinados.

    douglas_agostinho
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: douglas_agostinho
    · votar


    MMonks
    A questão é se a colocação de mais uma mola atenuaria o problema, permitindo, ainda, a utilização do tremolo? A tal madeirinha do Clapton impossibilita o uso do tremolo.

    Colocar mais uma mola resolveria seu problema e ainda consegue utilizar o tremolo sim!

    Cristhyano
    Me corrijam se eu estiver errado. Mas a ponte estar flutuando significa que ela foi colocada pra funcionar como uma floyd rose.
    O fato dela flutuar é ela funcionar como algumas trêmolo da Music Man (Alex Hutchings usa assim). Ela é uma trêmolo, mas é instalada de uma maneira que fique levemente acima do corpo e com um box diferenciado para ela poder, além de descer a afinação, subir também.


    Isso mesmo!! a ponte fica flutuando e você pode fazer o vibrato tanto descendo quanto subindo a afinação (lógico que sem forçar muito para subir, já que não é uma floyd-rose)

    Abraçoss!

    ogner
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMonks

    Issae, pegada de macho causa isso mesmo!! ODEIO isso de dar bend e a ponte ceder. Alem doq a pegada fica mais xexelenta, NA MINHA OPINIAO.

    Coloco todas as molas nas minhas strats. Experimentem travar a la Clapton, a pegada da uma mudada. Ja travei com bloco de madeira e aluminio. Mas preferi deixar destravada e só com as molas mesmo.
    Tenho vergonha de dizer mas senti o timbre e o sustain mudar com a ponte travada...ahuehuahuehuhae!!

    MMonks
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ogner

    Issae, pegada de macho causa isso mesmo!!

    Hahahaahha!!! Eu sempre digo que as guitarras da Fender são guitarras de homem!!! O cara tem que saber domar os bichinhos, hehehhe!!
    Tu teve que fazer algum ajuste no tensor após colocar todas as molas?

    Tenho vergonha de dizer mas senti o timbre e o sustain mudar com a ponte travada...ahuehuahuehuhae!!

    Mudaram pra pior, ou pra melhor? Se mudaram pra melhor, bora colocar madeirinhas debaixo das pontes, hhahahaah!!

    ogner
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMonks

    Tu teve que fazer algum ajuste no tensor após colocar todas as molas?
    Não. Tranquilo!

    Mudaram pra pior, ou pra melhor? Se mudaram pra melhor, bora colocar madeirinhas debaixo das pontes, hhahahaah!!
    Cara, mudaram de uma forma que nao me agradou! Com o alumínio lembro de nao ter gostado nada.

    MMonks
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gurizada, coloquei mais duas molas e a guitarra mudou completamente!! Melhorou a pegada, melhorou o sustain, a ponte não levanta mais nos bends... Ficou muito bom!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte stratocaster 02 pivôs