Pivôs de ponte tune o matic.

    Autor Mensagem
    Carlos death
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: Carlos death


    Tudo bem, pessoal?

    Eu peguei uma cort m520 num rolo, e os pivôs da ponte estão acima da ponte, como pode ser visto na imagem deste link: https://1drv.ms/i/s!An2LGznL520njQD2A-uj-VLUCBIg

    Eu nunca vi uma ponte assim, então não sei se é gambiarra ou algum modelo que eu desconheço.

    Editando: A ponte não é a original da guitarra, pois está escrito Gibson na parte inferior.

    Podem me ajudar, por favor?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Carlos death
    Gambiarra detected...
    Essa ponte também não é original.
    Sugiro a troca por uma nova, feita por um luthier qualificado.
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Pior que parece Gibson mesmo... já que os buracos são do tipo menor... mas esses "pivôs"/posts/parafusos ou sei lá qual o nome não são Gibson nem a pau...

    Delson
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Como bem disse o Mauricio Luiz Bertola, é gambiarra (ou Procedimento Operacional Padrão Não-Catalogado). Esses postes foram adaptados pra serem fixados no corpo (não me pergunte o que se passava na cabeça do indivíduo).

    Tirando isso, parece ser sim uma Gibson ABR-1 (a ponte deve valer mais que a guitarra, kkkk). Aqui vai a imagem de uma original.

    Carlos death
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Carlos death
    Gambiarra detected...
    Essa ponte também não é original.
    Sugiro a troca por uma nova, feita por um luthier qualificado.
    Abç


    Obrigado, cara. Vou comprar uma ponte na China, que sai baratinho.

    Carlos death
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Como bem disse o Mauricio Luiz Bertola, é gambiarra (ou Procedimento Operacional Padrão Não-Catalogado). Esses postes foram adaptados pra serem fixados no corpo (não me pergunte o que se passava na cabeça do indivíduo).

    Tirando isso, parece ser sim uma Gibson ABR-1 (a ponte deve valer mais que a guitarra, kkkk). Aqui vai a imagem de uma original.


    Eu tenho uma gibson tribute, e a ponte é diferente. Essa dourada não tem um "corte" no meio dos saddles, e as cordas ficam meio que soltas. Eu vi que essas ABRs são assim mesmo, mas pra mim isso é estranho.

    "(a ponte deve valer mais que a guitarra, kkkk)"
    A guitarra não é tão baratinha assim. hauhau

    JJJ
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Carlos death

    A sua pode ser Nashville, que é diferente de ABR-1.

    Delson
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Carlos death
    Eu vi que essas ABRs são assim mesmo, mas pra mim isso é estranho.

    São assim mesmo. Se o proprietário quiser, ele mesmo pode fazer os slots pras cordas. Dessa maneira, a mesma ponte pode servir pra muitas medidas de stopbar, já que é possível fazer com que as cordas passem exatamente acima dos polos dos captadores.

    A guitarra não é tão baratinha assim. hauhau

    É claro que eu estava sendo piadista, kkkk...

    JJJ
    A sua pode ser Nashville, que é diferente de ABR-1.
    As Nashville são ligeiramente diferentes nos pivôs, olha só:
    https://dffz7tatk2wcx.cloudfront.net/loja/6605-thickbox_default/ponte- gibson-les-paul-nashville-tune-o-matic-pbbr030-cromada.jpg

    JJJ
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Delson

    A nashville é mais "gorda" e os postes vão nos encaixes, enquanto a ABR1 acho que os postes vão no corpo direto, se não me engano.

    Delson
    Veterano
    # out/17
    · votar


    JJJ
    Exatamente. Nas ABR-1 elas não tem as buchas, e os pivôs vão "parafusados" no corpo mesmo. As Nashville têm as buchas e o pivô vai nelas.

    Carlos death
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    JJJ
    Exatamente. Nas ABR-1 elas não tem as buchas, e os pivôs vão "parafusados" no corpo mesmo. As Nashville têm as buchas e o pivô vai nelas.


    Então, no caso da minha guitarra, os pivôs só não foram colocados corretamente no corpo da guitarra, certo, ou errado?! Eles só precisam entrar mais na madeira, não?

    Carlos death
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    A guitarra não é tão baratinha assim. hauhau

    É claro que eu estava sendo piadista, kkkk...

    Cara. Eu gosto muito dessas cort da série "M". Já tive a m200, tenho uma m600 e agora a m520. Além de ter uma condor CPR, que é na mesma onda dos modelos prs, só que de pobre. rs

    Delson
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Carlos death
    Então, no caso da minha guitarra, os pivôs só não foram colocados corretamente no corpo da guitarra, certo, ou errado?! Eles só precisam entrar mais na madeira, não?


    É preciso ver o quê realmente foi feito e como foi feito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pivôs de ponte tune o matic.