Aprender um solo. Qual a melhor maneira?

    Autor Mensagem
    El_DoradoUK
    Veterano
    # jun/12


    Então, galera, eu costumo me prender muito as frases dos solos até executá-las com o maximo de precisão e fidelidade ao original. Esse é o problema, eu fico horas treinando a mesma frase e não avanço no solo, acabo perdendo a paciência e fico muito repetitivo, o que incomoda a mim e as pessoas que ficam me ouvindo praticar sempre o mesmo lick/frase.
    Eu gostaria de saber: Qual o melhor modo de aprender um solo? Decoro todas as notas, depois, vou acertando os tempos e batidas e tudo mais? Com metrônomo, óbvio.
    Galera, que fique claro. Eu vou estudar os solos pra entendê-los melhor mais pra frente, quero primeiro melhorar meu repertório e ampliá-lo.

    Vou agradecer se puderem me ajudar.

    Abç e fiquem com Deus.

    tt_tecnology
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Diminua a velocidade do solo até aprender a toca lo com precisão e clareza de som, e vai subindo até chegar na velocidade original do solo.

    Manjester
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Veja um vídeo lesson no youtube e que de preferência que tenha as tabs para você prestar atenção tanto nos movimentos do dedo do instrutor como nas tabs para conferir se está fazendo certinho mesmo.

    El_DoradoUK
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    tt_tecnology
    Manjester

    Eu sei que é pra treinar lento. Eu gostaria de saber. Estudar frase por frase até aperfeiçoar, ou estudar tudo de uma vez e depois aperfeiçoa?

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    El_DoradoUK
    cara acho legal ir tirando de poquinho MAS, de uma vez! kkkk
    tipo, vc tira um trecho...repete ele algumas vezes pra memoriza-los, avança, repete, avança, repete...ate tirar tudo...mas tudo numa sentada só! a menos q seja um instrumental longo, claro...mas acho importante tirar tudo de uma vez, mesmo em velocidade lenta pq vc nao desanima...é tao frustrante tocar meio solo e dps, sabendo q tem mais, vc para....acho desmotivante...e isso é algo q nao pode acontecer durante uma tirada de solo...desmotivação!

    El_DoradoUK
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back
    Acontece comigo com frequência. Por isso, queria esse toque da galera. Comecei a tirar o solo de Creeping Death hoje, então, amanhã vou aplicar os fundamentos que a galera me passar hoje.

    El_DoradoUK
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Se puderem me recomendar um site com tabs corretas, ia ser de grande ajuda. Pode ser também um site pra baixar os songbooks sem ser em arquivo .rar com senha. Sempre acontece comigo.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    Cara, existem muitas formas, é meio pessoal.

    Eu sempre, prá não stressar, toco junto, muitas vezes nas partes mais complexas eu faço só o basicão, exemplo numa passagem rápida com 6 notas, dou a primeira e a última e conforme vou relaxando e me acostumando vou enfiando as demais notas...deixo sempre a coisa fluir sem ficar muito incômoda.

    Em trechos especialmente difíceis, diminuo a velocidade e vou fazendo devagar até acostumar com o desenho da digitação.

    Particularmente, evito efeitos quando estou tirando, para ter clareza total das notas e se a digitação tá limpinha, as vezes tiro no violão. Se complica demais e começa a encher o saco, não insisto, para não perder o prazer.

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    El_DoradoUK
    isso ai cara!
    mas sou dessa opiniao...numa sentada, ja pega o solo inteiro...por mais q leve umas 2 horas...se vc tiver esse tempo, use! vai pegando de trechinho em trechinho e memorizando eles...no final junta tudo e ai, dps de memorizado, vai treinar no metronomo!
    nao sei nenhum site de tabs cara...costumo tirar no quexo mesmo!
    eu usei bastante tempo um site tipo isso ai mesmo...songbook.com...algo assim

    jigo__
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    diminua a velocidade do solo e tire por frases, qdo a frase estiver relativamente decorada passe p/ a outra e de vez em qdo comece da primeira até onde ja tirou aumentando a velocidade conforme pega confiança com a palhetada e com a posição dos dedos!!

    a hora q vc terminar estara tocando o solo com fluência e corrigirá os pequenos erros q aparecerão!!!

    abçs

    El_DoradoUK
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    jigo__
    Opa, amanhã vou aplicar todas essas dinâmicas que a galera passou. Eu costumo seguir esse lance de ir decorando e depois voltar do começo com os shapes das escalas e exercícios longos. Vou aprender o solo 1 de Creeping Death e posto meus progressos com as dicas de vocês.
    Galera, e como eu faço com instrumentais? Tipo Far Beyond the Sun, For the Love of God e talz. Segue a mesma linha de raciocínio?

    tt_tecnology
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bom, basicamente quando vou aprender o solo, costumo aprender no talo, não é a melhor, o som sai todo sujo, ruim demais. Então é melhor aprender com a velocidade do solo abaixada, utilizando um metronomo.

    Stephan.Forte
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Quando eu vou aprender um solo eu divido ele em partes, aprendo a parte mais difícil primeiro, fico 1 ou 2 semanas treinando isso (dependendo da dificuldade), depois que eu tiver decorado bem e tocando na velocidade do original eu aprendo as partes mais fáceis, geralmente são rápidas para decorar, aí é só praticar o solo incansávelmente todo dia!!! Se for um solo mais cuto dá pra aprender tudo de uma vez, depois só ficar praticando ele, mas quando é mais longo eu divido.
    Mas tem que praticar bem devagar, mesmo quando já tiver numa velocidade boa, evite ficar fazend muito rápido senão vc vai ficar errando e vai pensar que é um merda (comigo é assim)...

    Schena
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu como os outros amigos aqui dividem o solo, vejo qual parte é mais dificil pra mim, e então reduzo o tempo e vou aumentando de acordo com meu andamento. mas cada vez q aumento a velocidade passo ele desdo começo até chegar nele. E faça sem se exigir muito assim vc consegue fluir melhor, pois a pratica é fundamental.

    leviribeiro
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    El_DoradoUK como disseram, é muito pessoal.... Quando to com pressa, e é só pra zoar, tiro os "pontos chave do solo e o resto faço no "feeling"..

    Mas qdo é gravação, algo mais "ás vera", tento tirar bem igualzinho, seguindo oq a galera falou aí, ve as partes q tem dificuldade e "metronomiza"

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    El_DoradoUK

    Tem um tópico criado pelo colega mateusstarling com uma excelente abordagem sobre o assunto e acredito que valha a pena dispensar um pouco do seu tempo para ler:

    Desenvolvimento da musicalidade. Texto e video demonstrativo
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/288930/

    Talvez não seja exatamente a resposta à sua dúvida, mas tenho certeza que atenderá 90% da sua necessidade.

    Tem uma dezena de tópicos sobre este assunto, com textos bem elaborados e que também custou muito tempo e dedicação de quem escreveu, e não é justo ignorar esses tópicos que foram feitos com muita boa vontade ;)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Aprender um solo. Qual a melhor maneira?