sx sst 57 + p90: boa escolha?

    Autor Mensagem
    caohbf
    Veterano
    # jun/12


    estou num g.a.s. a um bom tempo para pegar uma strato. so que eu tambem estou apaixonado pelo timbre do p90. Reparei que quando eu toco numa strato, eu nunca uso o cap da ponte. então, eu pensei, talvez fosse melhor combinar as duas- adicionar um p90 na ponte da strato. nesse caso, eu compraria uma SX SST 57, trocaria o cap da ponte por um p90, o do braço e mid por um custom de alnico, todos da malagoli. Eu entendo que pode ser um pesadelo eletrico para acertar tudo. E também entendo a questão de espaço - o p90 pode nao caber, e eu nao achei direito se a sx tem ou nao o infame "piscinão", mas to cada vez mais com vontade de fazer isso. minhas principais duvidas, ja que eu nao entendo muito dessa parte são:
    como vai ficar a parte eletrica? o p90 precisa usar um potenciometro de 250k, ou 500k é necessario? o fato dele ter a fiação no esquema de malha + cabo vai ser um grande problema? meu esquema de fiação ideal para a chave seria "braço/braço+meio/meio/p90+meio/p90" isso é possivel?

    Velvete
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    caohbf

    Lucio Maia da Nação Zumbi tem uma Strato com P90 no BRAÇO. Geralmente vejo esse pickup combinado com HUmbuckers.

    Já vi muito a opção single da ponte + p90 em Telecaster.

    Quanto a parte a elétrica não sou a melhor pessoa pra isso. rs

    Abraços

    caohbf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    A ideia é ponte mesmo. Testei numa prs se one, me apaixonei. Extremamente versatil para um captador sozinho e sem controle de tone (eu isolaria os tones para os caps do braço e meio). A yamaha fabrica umas stratos com humbucker e p90 no braço, mas essa não é a idéia. eu vi muitas combinações humbucker + p90 mas so vi p90 + single em teles.

    Curly
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    caohbf

    existe um p90 em formato de HB feito pela GFS chamado Mean 90, esse captador é ótimo e basta adaptar uma strat para SSH ou HH, se quiser no braço. Uma das minhas guitarras tem esse set. SX não tem piscinão, infelizmente, ja que se tivesse seria tudo mais simples. Coisa de piscinão ruim é papo furado de forum da internet, Fender American Standard vinha com piscinão até 2000.

    caohbf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    hmm... sem piscinão vai complicar. Queria fazer esse projeto eu mesmo - para aprender o maximo... So que, sem piscinão, vai ter de passar por um luthier...

    Velvete
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Curly
    Coisa de piscinão ruim é papo furado de forum da internet, Fender American Standard vinha com piscinão até 2000.

    Yeh! Viva minha Tagima T735 Special! rs

    Abraços

    caohbf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Velvete
    a tua tagima é alder, também? ouvi fontes conflitantes entre alder e basswood... pode ser uma, pra facilitar a substituição - pego uma transparente, observando a madeira com cuidado....

    Curly
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Velvete

    minhas strats têm que ter obrigatoriamente piscinão. se não tiver, não compro ! Por quê ? Porque eu tenho um monte de escudos, cada um com uma configuração e captação diferente, esses escudos se conectam com a guitarra através de conectores, sem precisar soldar. Então, em menos de 5 minutos, só afrouxando um pouco as cordas eu troco um SSS por um HH e por aí vai, hehe !

    caohbf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Curly
    interessante...


    alguem sabe se tem bronca na parte eletrica?

    Velvete
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    caohbf

    Minha Tagima é de 2004-2005 na cor "natural", aparentemente com 4 emendas sólidas. Os veios são bastatante semelhantes àquilo que eu vejo como Alder na internet.

    Há um relato de um blog (muito bom por sinal), de um camarada que comprou uma 735 Special de pouco tempo depois (headstock diferente) e com acabamento sunburst (se não me engano).

    Ao lixar o corpo da guitarra, percebeu que havia uma madeira colada por cima e um miolo de outro material por baixo, que não seria Alder.

    Como disse, a minha possui acabamento natural, sendo difícil esconder um miolo de outra madeira.

    Abraços

    caohbf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    hmm. o site da tagima agora lista a t735s como basswood, a t736s ainda como alder...

    Velvete
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    caohbf

    A mudança para basswood ocorreu na época da denúncia do dono do já citado Blog.

    Abç

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Darkjazz
    · votar


    Tambem pensei em por replica do p90 na minha Eagle antiga, vou dar uma pesquisada sobre a eletrica mas acho que nao teria problema. Ahhh tem que ver o espaçamento das cordas.

    caohbf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    obrigado, galera. ja a tagima t736s, alguem sabe se elas também são alder por fora e compensado por dentro?

    caohbf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    agora fiquei numa duvida danada. o pessoal diz que o potenciometro ideal pro p90 é de 300k, mas isso vai deixar os single muito agudos. nao quero colocar mais um pot, e queria um volume apenas, master... acho que vou testar com 250 k e, se ficar ruim, eu penso numa solução alternativa...

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Talvez de pra colocar um resistor entre o single e o pot de volume.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sx sst 57 + p90: boa escolha?