como treinar o dia todo?

Autor Mensagem
sidguitar1
Veterano
# abr/12
· votar


davidevh geralmente quem toca fica magrelo

fala isso pro j petrucci, pro zakk,pro malmsteen, pro m romeo, shaw lane(esse morreu provavelmente pela gordura ja q foi do coraçao), vix , vo fica o dia todo listando o dia todo heheh

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


eles treinavam de 8 a 15hrs por dia,

Muita gente quando diz que toca esse tempo todo, não é muito honesto ou realista, não que não seja possível alguém tocar esse tempo todo, mas isso demanda muito tempo disponível, provavelmente não estudar (nada além de música), e nem trabalhar. É claro que alguém pode tocar 8 horas por dia, mesmo trabalhando ou estudando, mas dae ela terá que ficar tocando muito tempo consecutivo, o que pode acarretar problemas como LER, ou ter outros problemas por dormir ou se alimentar mal, sem falar que não faz bem pra mente. Você não precisa se matar de tocar, para ser bom, o que você precisa, é estudar as coisas certas, dentro do tempo que tem disponível

Ps: Nos EUA, onde nasceram boa parte dos guitarrista, que são citados por aqui, o sistema de ensino é em período integral ( acho que isso é a nível nacional), portanto é meio improvável, que alguém fique tocando de 8 a 15 horas por dia, a não ser que largue a escola.

rasjr1305
Veterano
# abr/12 · Editado por: rasjr1305
· votar


Faca os basicos :

Treine Tecnica ( voltada ao seu estilo );
Treine Teoria;
Treine Improvisacao;
Faca academia ( para prevenir tendinites ) ;
Escute muita musica ! ;
Fique constantemente com sua guitarra, quase como ela fosse uma extensao do seu corpo;
Faca gravacoes e as escute compare peca a alguem avaliar;

E por ai vai, se fizer isso todos os dias umas 4 horas pelo menos vai ser necessario :)

Nao precisa ser seguido, duas horas cedo e duas a noite ja fica de bom tamanho.

Drinho
Veterano
# abr/12
· votar


(John Anthony Frusciante
eles treinavam de 8 a 15hrs por dia

aham, e ontem eu fui com a Ellen Roche pro motel...

Drinho
Veterano
# abr/12
· votar


geralmente quem toca fica magrelo

grandes nomes da guitarra passam dos 100 kg....


eu to com 120 ... a diferença é que eu to longe de ser um grande nome da guitarra hehehehehehe

Tomaz.
Veterano
# abr/12 · Editado por: Tomaz.
· votar


Cara, tu parece estar totalmente perdido. Começa pelo começo.
Arruma um professor, fica um tempo até tu ter um "norte", uma noção (por mais básica que seja) das coisas, que tu possa seguir teu próprio caminho.

Sei que influências são importantes, mas tu parece estar fissurado em ser o Frusciante... absorve o que de bom tem no som dele e incorpora no teu, mas, por favor, não seja uma cópia ambulante.

Tem uma frase do John Mayer que me fez pensar durante um tempo: "It's my failure to sound like my heroes that has allowed me to sound like myself". Seria algo mais ou menos como "A falha de soar como meus heróis que me permitiu soar como eu mesmo".

Pensa nisso...

Quanto ao tempo de estudo, COMIGO, qualquer coisa acima de 1 hora de estudo técnico fica totalmente improdutivo. Por isso eu não treino técnica... simplesmente pego músicas e fico tentando tirar (no meu caso, no violão. Andy Mckee e Tommy Emmanuel). Acredito que acabo praticando umas 2hs por dia, mas não direto. Toco 30 min, paro... fico ouvindo a música, prestando atenção.. olhando vídeos da música sendo executada, e, quando volto a treinar, já está tudo bem mais fluente.

O ser humano tem mania de se copiar a "trajetória" de alguém que é bom numa determinada área. Tem gente que é tão bitolada que começa a pesquisar que tipo de palheta artista X usa, e vai usar uma igual. Eu, particularmente, acho que devemos nos importar mais em tocar de uma forma que seja confortável, porque certamente foi assim que nossos "heróis" fizeram sua carreira.

Enfim, boa sorte.

Viniciuz
Membro Novato
# jul/13 · Editado por: Viniciuz
· votar


Aproveitando esse tópico, li tudo nele que posso aproveitar, mas continuo com algumas dúvidas, toco a bastante
tempo também, ultimamente estou com tempo bem livre, posso treinar o dia todo, porem não estou sabendo como
aproveitar esse tempo.
O que eu sei:

O básico da teoria musical - intervalos..
Formação de acordes - tríades, tétrades, inversões, acrescentadas..
Escalas - pentatônica menor e penta blues, maior natural, ja entendi tudo na teoria sobre improvisação, ainda
não vi a escala menor natural porque ainda não consigo improvisar com as outras, e olha que eu tento :/
Campo Harmonico Maior Natural - Triades, tetrades, funcões.. ja aprendi tudo também.

Palhetada alternada - eu sempre dou uma revisada e estudo novamente, no momento estou estudando as variacoes do 1234, consigo tocar as variações do 1 a cerca de 420bpm e estou revendo as variacoes do 2.

Palhetada Sweep - ainda não estou estudando porque quero sacar melhor o que eu ja vi pra comecar a estudar.
Modos Gregos - ainda não estudei ainda pelo mesmo motivo do sweep..
Ler Partituras - ainda não pelo mesmo motivo..

Ou seja a minha dúvida mesmo é de como organizar isso, força de vontade eu tenho, apenas digam-me uma
forma eficiente de estudar e logo verão covers meus aqui.

Improvisação, eu saco bastante de ouvido como tem que fazer, tipo a ideia de ter que unir um lick
que acabou de fazer com uma variação do mesmo, porem na pratica sai nada, fica totalmente sem musicalidade, treino
bastante com PB de Blues, antes eu escolho uma forma gravo a tonica, 3, 5 e 8 do tom do PB, mas a improvisação
não soa bem.

Estudo pra tirar música de ouvido e compor, quando descobri estudando campo harmonico sobre aquelas
funções: tonica, dominante, subdominante, e as mesmas funções mais fracas(que são em outros graus)
de cara eu saquei essas sensações que soam dentro das músicas, tenho muita facilidade pra saber quando
está soando a tônica, dominante e subdominante dentro da música, porem não consigo identificar o tom do acorde.

Desculpem por ter ficado tão grande.. e olha que tentei resumir..
Obrigado pelo o espaço de poder estar colocando as minhas dúvidas aqui e agradeço desde já.

monstrona
Veterano
# jul/13
· votar


Viniciuz
Sujiro vc montar
1*uma rotina d estudos de guitarra,com direito a horários de estudo de teoria e de prática
2*estabeleça um tempo para descançar depois dos seus estudos
3*REspeite seu ritmo de aprendizado
4*liste os ritmos q vc pretende estudar
5* estude um ritmo por vez

Espero ter tr ajudado um pouco. :-)

monstrona
Veterano
# jul/13
· votar


Viniciuz
Rapaz,é muito importante vc aprender a ler partitura....
Na música,aprender a ler partitura,equivale a aprender o ABC da escola..

Viniciuz
Membro Novato
# jul/13 · Editado por: Viniciuz
· votar


monstrona

Rapaz,é muito importante vc aprender a ler partitura....
Na música,aprender a ler partitura,equivale a aprender o ABC da escola..


Na verdade ja dei uma olhada, sei o basico mesmo, so consigo identificar as notas na pauta


Como acabei de voltar pra minha cidade, ainda não estou trabalhando, quero aproveitar esse tempo livre que estou tendo.
O que acham?

[08:00]

Palhetada Alternada - Treinar todas as variações do 1234, 1 variação por dia, inicialmente até 450bpm

Tenho uma dúvida cruel, eu treino com o metronomo, sendo 4/4. A cada batida eu uso um dedo, com isso eu estou treinando velocidade ou andamento? aquilo de por exemplo 2 notas a cada batida funciona melhor?


[11:00]

Campo harmonico Maior Natual - Funcões

Analisar uma música, descobri a tonalidade e entender como ela foi construída [1 música por semana]
(Devo escolher músicas recomendadas pelo forum, ou do ritmo que eu gosto? curto do Blues ao
Trash Metal.)



[15:00]

Escalas - Estudar todas as digitacoes das escalas no braco da guitarra, até toca-las naturalmente

Alguem pode me dar uma ajuda de como organizar o estudo da improvisação ?


[18:00]

Ler Partituras - Teoria e prática


[19:00]

Modos Gregos - 1 modo por semana


[20:00]

Palhetada Sweep - Estudar com metronomo

monstrona
Veterano
# jul/13
· votar


Viniciuz[b]
Tentarei responder uma pergunta de cada...Lá vamos nós :-)

Palhetada alternada[/b]: assim, vc está treinando o andamento da música..para treinar a velocidade, vc vai treinar o Exercício de velocidade

Escalas: para improvisar legal nacao escala,vc precisa ter um conheçimento básico de teoria músical e arpejo,seja para criar ou improvisar.
campo harmonico maior natural: primeiro começe com as músicas recomendadas,só depois q vc estiver evoluído um pouco nessecampo,arrisque a tirar suas músicas de ouvido...

monstrona
Veterano
# jul/13
· votar


Colega,não esqueçi da sua última pergunta...
Ela eh um pouco mais complexa para elaborar a resposta.. mais eu não vou me esqueçer dela,viu?
Espero ter ajudado :-)

Filippo14
Veterano
# jul/13
· votar


Viniciuz
Escalas - pentatônica menor e penta blues, maior natural, ja entendi tudo na teoria sobre improvisação

Cara, entender improvisação vai muito além até de modos gregos.

Vou dar minha opinião.
Você já sabe o básico, infelizmente bem básico sobre teoria musical. Cara na minha forma de pensar, teoria é tudo, para se quebrar uma regra é preciso primeiro conhece-la. Eu estudaria muito modos gregos, do jeito certo, entendendo o que eles são e como cada modo funciona e tentar soar o melhor possível com todos. Técnica não é dificil de treinar, na verdade é a parte fácil. Com 2 horas você consegue ser produtivo, na verdade muito produtivo, só treinar para valer durante esse tempo, mas cuidado para não detonar a mão. Ouça músicas de vários estilos, seja muito ecletico e estude todos. Talvez chegue um ponto que o estilo que você gosta seja simples demais para o que você ta estudando. Seja crítico e saiba estudar de forma pelo menos imparcial estilos importantes para sua formação musical. Não fique preso a tecnicas de um só estilo, ou a um músico só, aprenda coisas novas, desde violão clássico até death black fucking metal hahaha.

Pelo que você colocou aqui deu para ver que você está em um ponto bom para estudar Campo Harmônico maior (modos gregos). Começa amanha ahahah. Se tiver um bom prof seria ótimo, para não dizer essencial.

Abraço e boa sorte

Viniciuz
Membro Novato
# jul/13
· votar


monstrona

Muito obrigado pela grande ajuda
Ok, entendi, muito obrigado e estou esperando, tá?

Filippo14

Ok, comecei hoje mesmo, agora estou treinando, vou deixar pra ver Modos Gregos a noite, até porque depois eu durmo e acho que memorizo melhor, pensando bem é mesmo muito bom treinar todos os estilos, tenho muita curiosidade com o violao classico.
Vou continuar estudando.
Abraço e obrigado.

E estou esperando uma ajuda com o estudo da improvisação :]

monstrona
Veterano
# jul/13
· votar


Viniciuz
Alguem pode me dar uma ajuda de como organizar o estudo da improvisação ?
R 1)existem várias formas para se aprender a fazer improvisação,a mais popular é utilizada pelo Guitarrista sueco Yngwie Malmsteen q consiste em colar adesivos de cifras americana(D,C,F,G,E,A,B) por todo o braço da guitarra, e isso ajuda..E muito...Quando agente tá aprendendo as escalas e arpejos pra improvisar
2)precisa aprender as escalas e os arpejos para depois aprender a improvisar, e o único jeito de aprender, é estudando e praticando (:

P.S:Pode até demorar um tempinho para vc aprender de có as escalas e os arpejos,mais vale a pena.. éum investimento no seu estudo de guitarra

espero ter ajudado,um bom Dia
abçs o/

Shafik
Membro
# jul/13
· votar


OFF TOPIC:
@renatocaster ( MODERADOR )

Cara na boa, eu acho que a galera da organização das regras do fórum poderiam acrescentar mais uma regrinha, porque é muito CHATO ver esse tipo de atitude:

nem escrever você sabe

dito pelo Guitar_Gafanhoto...

O cara vem até o fórum para pedir uma ajuda, e devido a ortografia dele, ele é "tirado" por membros?.. isso é ridículo, humilhante e impõe barreiras as pessoas que - acreditem - não entendam de gramática ou da própria língua portuguesa, POREM mesmo assim houve uma comunicação CLARA, onde o primeira parte (emissor ) passou uma mensagem e a segunda parte envolvida ( receptor ) "entendeu" perfeitamente a mesma. Isso aqui não é um fórum da escola de letras e línguas, isso é internet, linguagem contemporânea, COLOQUIAL, do dia a dia brother, então não venha pagar de PHD nesse fórum por favor, se quer criticar ou até mesmo dar um toque pro cara, faça isso por meio de PM, e não expondo as pessoas ao ridículo. Ridículo é você que deve se achar O PROFESSOR de português, se liga e para de ser um mané, igual os que estão em outros fóruns por ae, seria muito mais correto você enviar uma PM pro cara do que fazer isso. Espero que a moderação se preocupe com esse tipo de atitude de membros tmb, porque quando o assunto é "difamação e calunia" a mesma vem e se expressa quase na mesma hora. Espero ter ajudado a comunidade ae de uma forma geral.

ON TOPIC:
@mindiamimbaba
Cara, eu sou do tipo de pessoa que antes de querer correr, gosto de andar sem tropeçar.., portanto se vc tem essa vontade toda de tocar musicas dos seus ídolos, use essa vontade para aprender primeiramente o instrumento. Escalas ( de um modo geral ) te ajudam MUITO a compreender vaaarios fundamentos do instrumento, tanto fundamentos práticos ( como a simples ideia de o pq se usa tal dedo em tal casa ) como teórica.
Quanto as horas de treinamento que a galera falou ae, eu não duvido de nada, o musico (guitarrista ) passa sim mais tempo com o instrumento na mão do que até mesmo dormindo. Eu mesmo já passei coisa de 8~10 horas com um violão na mão estudando, improvisando e treinando, e olha que eu nem toco em banda, mas o fato de eu mesmo perceber ter uma nítida evolução da um gás do caralho, isso empolga e cada vez você quer mais e mais...
Eu sempre fui mininim de balada, rave, pvt's, régues, usei de quase todas as drogas possíveis ( e ainda uso algumas... HAHA ), e posso dizer, PRA MIN, a droga mais viciante na face da minha vida é a musica, não fico UM dia se quer sem tocar algum instrumento, ando com duas gaitas diatónicas em minha pochete, trago meu violão para o serviço para na hora do almoço eu descer a uma praça onde dormem mendingos aqui perto do meu trampo e passo o almoço todo tocando lá... portanto eu nunca duvidaria de um relato como esse de pessoas que passam de 8 a 15 horas com o instrumento na mão.. até porque eu sou uma dessa em extremo potencial, se não tivesse que trabalhar passaria a minha VIDA com um instrumento na mão! ^^

Viniciuz
Membro Novato
# jul/13 · Editado por: Viniciuz
· votar


monstrona

Aah, muito interessante, vou ja dar uma olhada nesse estudo do Malmsteen, quanto as digitações da Pentatonia menor, Penta Blues e Maior Natural, essas eu ja decorei e consigo usar no braco todo, como eu disse, minhas improvisações so não soam com rítimo e musicalidade, acho que o que estou precisando é exatamente dessa forma do Malmsteen ja que eu sou péssimo na criação de licks.

Ja quanto ao arpejo, se nao me engano é por exemplo quando você toca um acorde, porem nao toca simultaneamente, você toca nota por nota, eu nunca estudei isso pra valer, mas vou estudar muito também.
Ajudou muito,
Muito obrigado e um abraço.

monstrona
Veterano
# jul/13
· votar


Viniciuz
De nada querido (:
agora,vc me permite expor algumas sujestões de vídeos voltados para a sua pauta de estudo?

monstrona
Veterano
# jul/13
· votar


Viniciuz
quando falei em "colar adesivos de nota americana ao longo do braço da escala" quis me referir a isso:adesivos de cifras no braço

monstrona
Veterano
# jul/13
· votar


Viniciuz
como eu disse, minhas improvisações so não soam com rítimo e musicalidade
Viniciz,vc só vai conseguir soar com Ritmo e musicalidade após os seus estudos... e tb,vc vai conseguir ganhar Identidade musical e autonomia..
é só continuar o seu roteiro de estudo q vc vai conseguir vencer suas dificuldades na guitarra

Plank
Veterano
# jul/13
· votar


pqp, eu ficaria louco com esse treino excessivo.Tá certo que cada um tem o seu objetivo, mas toda vez que falam que guitarristas famosos treinavam o dia inteiro (com excessão dos virtuosos, claro) era normalmente tirando musicas na frente de uma caixa de som de ouvido, e assim ele desenvolveu técnica/pegada.

tá certo que desenvolver a tecnica e estudar teoria é essencial, mas eu pelo menos não considero a parte mais importante do meu estudo. No meu caso que sou mais um guitarrista de blues e rock classico o importante é ter pegada principalmente nas bases (nós estamos tocando bases em pelo menos 60% da musica e nem sempre damos tanta atenção) e improviso.

pra mim treinar 3 horas de palhetada alternada fazendo 1234 é no minimo ridiculo, minha dica seria tornar diminuir a quantidade horas de estudo e tambem deixa-lo mais divertido inserindo mais musicas no repertórios e improvisos em backing track

monstrona
Veterano
# jul/13
· votar


Plank
pode postar seu programa de estudo pra seus colegas aqui no FCC? (:
fiquei curiosa.

Plank
Veterano
# jul/13 · Editado por: Plank
· votar


monstrona
eu não tenho programa de estudo hehehe, não tenho nada q eu sigo restritamente todo dia até porque não tenho tempo pra isso. normalmente toco guitarra quando dá então assim eu não fico muito preso a técnica e é muito mais focado no que eu gosto e quero tocar.

basicamente eu estudo a teoria musical a parte (estudo normalmente como todo mundo faz) e toda técnica eu desenvolvo tocando musicas q eu gosto. por exemplo, pra treinar a palheta alternada eu tirei thunderstruck palhetando todas as notas, o solo de highway star, bark at the moon ... Assim dá pra evoluir na guitarra sem ter que ficar preso a 1234 e um metronomo, alem de que tirando essas musicas já dá pra desenvolver a pegada q inclusive eu considero a parte mais importante do estudo, pois em uma musica estamos em pelo menos 60% do tempo fazendo a base e os musicos q tocam os outros instrumentos reconhecem muito mais um guitarrista q tem um swing e um timing legal do que um cara que toca milhares de notas por segundo. claro, isso não se aplica em estilos como heavy metal ou que exijam virtuosismo.

a outra parte do treino é blues total: improviso e tirar musicas de ouvido justamente pra não ficar totalmente igual aos licks consagrados por srv, clapton etc...

eu levo a guitarra como um hobby, então não tem porque eu esquentar a cabeça com exercicios e sweeps a 450 bpm :)

Viniciuz
Membro Novato
# jul/13
· votar


monstrona

De nada querido (:
agora,vc me permite expor algumas sujestões de vídeos voltados para a sua pauta de estudo?


..Por favor...

quando falei em "colar adesivos de nota americana ao longo do braço da escala" quis me referir a isso:adesivos de cifras no braço


Olhando assim de cara parece a forma que eu uso pra me mover no braço atraves
das marcações. Mas poderia me explicar exatamente como se faz uso disso? fiquei bem
confuso.


Viniciz,vc só vai conseguir soar com Ritmo e musicalidade após os seus estudos... e tb,vc vai conseguir ganhar Identidade musical e autonomia..
é só continuar o seu roteiro de estudo q vc vai conseguir vencer suas dificuldades na guitarra


Ah que bom saber disso, as vezes bate aquele desanimo quando não estamos progredindo
muito, porem apos ler isso dá pra ver que basta seguir em frente com vontade que a mágica
acontecerá.

A pouco estava tentando descobrir o tom da música Back in the Saddle do Aerosmith, suspeitei que
fosse em C, estava com muita curiosidade fui ver, infelizmente errei.
Estava tentando fazer a intro, tive a impressão que estava certo, porem olhando na cifra está
completamente diferente.
Realmente o método de tocar acorde por acorde do campo harmonico de cada tom enquanto
se ouvi a música, funciona?


Muito obrigado pela grande ajuda @monstrona , você é incrível.

Plank

Olha cara, tenho a impressão que música é a única coisa que restou na minha vida, então quero
levar a serio, não quero ser um grande guitarrista e blablabla, quero ser um excelente músico.

clguitar
Membro
# jul/13
· votar


Plank
Tô contigo!

Viniciuz
O Steve Vai se destacou, inicialmente, pela capacidade de tirar músicas e transcrevê-las em partituras. Desenvolveu a musicalidade dele através da música propriamente dita, não de exercícios de técnica e de teoria.

Fazer sweeps a 450 bpm só vai impressionar seus amigos guitarristas. O resto do mundo acha isso um saco.

Muito mais legal gastar um tempo pra ter um repertório mais amplo de músicas pra tocar com bandas, com os amigos etc. Aquele solo de guitarra a mil por hora é legal, mas é um detalhe dentro da música que apenas 0,0001% das pessoas apreciam.

Sem falar que, numa banda, o mais importante é você contribuir para a música dar certo e ter um relacionamento legal com os outros músicos. Guitarrista que só pensa em solar freneticamente não tem muito espaço como músico profissional. Atitude é fundamental.

Plank
Veterano
# jul/13
· votar


Viniciuz
...quero ser um excelente músico.

David Gilmour é um excelente músico e tenho certeza que nunca treinou nada a 450bpm.

Se você quer ser musico você provavelmente terá que tocar na noite a unica coisa q eu posso te recomendar é treinar muito mais a pegada do que técnica.
Insira nesse teu estudo pelo menos 3 horas treinando bases de musicas e improvisos, pois isso pode não te fazer um guitarrista, mas o tornará um excelente músico.

Viniciuz
Membro Novato
# jul/13
· votar


Essa pauta de estudo que criei é apenas até eu dominar bem cada um, logo irei atualizando e
aperfeiçoando outras coisas, mas o importante é que eu tenha noção de tudo.

Plank
Insira nesse teu estudo pelo menos 3 horas treinando bases de musicas e improvisos

Exatamente o que estou esperando alguem dar uma ajuda pois não sei exatamente como estudar
improvisação.

Quando ao estudo de bases, você está completamente certo, pois minha pegada é bem leve e
tenho certa dificuldade pela falta de prática em tirar músicas, que banda me sugere de nível
intermediario para estudar bases?

Viniciuz
Membro Novato
# jul/13
· votar


UP, Desculpem, vim incomoda-los um pouquinho novamente.

Estava estudando escalas e treinando técnica, quando percebi que minha pegada
está horrível, e que meus dedos estavam indisciplinados também, pensei logo em dar
uma mudada nos estudos, e acho que o que o Plank disse faz sentido.

Gostaria de um repertorio que melhorasse a minha pegada pra me sentir mais animado a continuar
estudando, curto do Blues ao Metal em geral.

Filippo14
Veterano
# jul/13
· votar


Viniciuz
Mano, não dá para ter isso que você quer de estudar freneticamente e que nem robo, 1h disso, outra daquilo. Vai por mim, foca nos modos gregos que isso é teoria musical prática. Quanto as músicas, aprenda qualquer uma que você goste, mas saiba das suas limitações.

Cara, podem xingar a vontade, mas Guns n' Roses é uma ótima banda para aprender músicas. Sweet Child o' Mine é legal, Don't Cry, Paradise City, Welcome to the Jungle. Simples e bom para treinar, fora que é inquestionável a pegada e os solos do Slash, são bem legais para se adquirir isso que você quer ahahaha.

Aprende umas do Led Zeppelin, Black Sabbath, Iron Maiden. Quanto ao blues, eu apenas tentaria reproduzir o que os caras fazem, acho que blues tem uma teoria importante por trás para não dar cagada, mas ele é bem intuitivo, um estilo bem puxado pelo ouvido. Eu tentaria aprender umas do Hendrix, SRV, BB King e Gary Moore (baladeiro, mas com uma alma blueseira).

Relaxa, desencana e só vai seguindo.

Abração

monstrona
Veterano
# ago/13 · Editado por: monstrona
· votar


Plank
Obrigada pelo esclareçimento a respeito do seu estudo de guitarra (:

Viniciuz
Mas poderia me explicar exatamente como se faz uso disso? fiquei bem
confuso.

R-Claro, eu vou te explicar isso usando um exemplo de arpejo... Vamos dizer q vc quer tocar um arpejo qualquer,para toca-lo, vc tem q ter em mente: as notas e localização das notas q compõe esse arpejo q vc quer tocar...
Veja o seguinte vídeo para vc entender a importância de se aprender corretamente os Arpejos..

Se quiser,pode acompanhar o canal sem medo, é todo em português e o músico explica muito bem a teoria (:


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como treinar o dia todo?