Troca de cordas ponta da corda

    Autor Mensagem
    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12


    Galera, estou com uma duvida, eu sempre estouro alguma corda por isso, eu nao sei exatamente o tanto que eu deixo sobrando de corda na tarraxa, e percebi que na ponta do encordoamento(bordoes) tem uma parte que nao tem akela cobertura.
    Eu deixo sobrando akela parte?

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    xViniciusz
    aquilo é pra facilitar o enrolar no começo até a corda adquirir firmeza...dessa forma vc vai enrolando pacientemente a corda desde o ponto 0.
    vc pode optar por tecnicas alternativas como passar a corda até ela ficar meio esticada e começar a enrolar...mas pra isso vc tem q se policiar pra prender bem a corda no pouco q vc vai enrolar...algumas pessoas fazem isso de qualquer jeito e acaba tendo problemas depois de a corda soltar....principalmente se vc for tocar em afinações mais baixas....ai o q sobrar vc pode cortar....ou seja...vc deixar sobrar ou nao, nao influencia na resistencia da corda...mas quando vc enrola a corda inteira, pode ter mais problemas com a sustentação da afinação
    por isso é tao util a trava nas tarrachas ^^

    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    ALF is back

    ALF meu herói, eu amo esse cara..

    Enfim, nao entendi muito bem, quanto voce mim recomenda pra deixar sobrando a partir da tarraxa?

    jimy clapton
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    só pra acrescentar, caso você ainda tenha dúvida é aconselhável você ir em um luthier.

    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    jimy clapton

    AHH, nem cara, to trocando de 00.9 para 00.9, nem existe necessidade disso.
    Ja passei por isso uma vez, agora quero aprender a afinar,regular o meu estrumento, eu mesmo.

    CaioRobertoBR
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: CaioRobertoBR
    · votar


    xViniciusz
    Enfim, nao entendi muito bem, quanto voce mim recomenda pra deixar sobrando a partir da tarraxa?

    Eu coloco a corda normalmente sem enrolar na tarracha, ai eu ponho a mão de baixo da corda e deixo os 4 dedos (1 2 3 4) na vertical, esse é o espaço que eu deixo, a corda vai dar umas 2 ou 3 voltas na tarracha. Espaço suficiente pra vc usar outras afinações mais graves.

    Abçs.

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    só pra acrescentar, caso você ainda tenha dúvida é aconselhável você ir em um luthier.

    kkkkkkkkkkkkkk pra trocar corda? po isso é um insulto a inteligencia cara! =P

    xViniciusz
    vc nao precisa deixar sobrando nada de corda se nao quiser...a minha guita tem trava na tarracha...eu só passo ela pelo buraquinho da tarracha até esticar bem...prendo o parafuso da trava e afino...bem simples
    o esquema mais parecido com isso sem ter a trava seria vc passar a corda pelo buraquinho até esticar no maximo e ja começar a enrolar...mas a cada giro completado (360º), certifique de q a corda ficou por cima da parte q ja foi enrolada pra ela se prender sozinha...quando vc afinar e ver q ficou bem seguro, vc corta o q sobrou...vai ser um pedaço grande de corda jogado fora!
    a ideia é a seguinte: quanto menos corda enrolada, mais a afinação tende a ser mantida (claro q vai depender de muitos outros fatores, a começar pela qualidade das tarrachas, mas pelo menos da parte da corda vc garante a estabilidade da afinação!)
    no fim, a parte lisa dos bordoes (sem o revestimento) acaba sendo removido sem ter exercido nenhuma função

    edit: po no edit nao da pra citar os nomes....mas enfim, seguindo o q o amigo acima falou (Caio), vc vai notar q fazer o q eu sugeri levando ao pé da letra a corda vai ficar esticada demais e mal completará uma volta sobre si mesma, aí vai da pau pq ela vai soltar com o tempo...vc vai precisar de um pouco mais de corda pra ter o q segurar

    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    CaioRobertoBR

    Fiz oque você disse, eu ja tinha visto uma vez no youtube isso dos dedos..

    ALF is back

    Hm... entendi, consegui colocar a mizona e afinei, so que ficou trastejando, acho que é a altura das cordas, agora to meio frustrado, como vou saber a altura q coloco :s

    Spect
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Spect
    · votar


    e percebi que na ponta do encordoamento(bordoes) tem uma parte que nao tem akela cobertura.

    Essa parte é só para você passar a corda pela ponte ou tailpiece, dependendo da sua guitarra, mais facilmente. Não tem nada a ver com enrolar. Eu simplesmente passo a corda pela tarraxa e vou puxando até ela não ficar tão solta, depois dou uma meia volta e começo a tensionar a corda pela tarraxa. Depois de afinada, simplesmente corto a ponta que sobrou deixando só uns 2cm.

    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Spect

    Hm... entendi, eu sou muuito paranoico, entao tenho q fazer nos minimos detalhes..

    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Pronto, to agora na maldita mizinha, eu nunca colokei uma mizinha sem que ela estourassem... Rezem pra mim, por favor..
    Aah, ow ALF mim passa o seu msn?

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    xViniciusz
    eu passo a corda pelo buraquinho do poste até ficar bem esticada, aí eu meço uns 3cm mais ou menos depois do poste e corto. Aí eu puxo a corda de volta, deixando só um tequinho pra depois do poste e vou enrolando. Pra todas as cordas.

    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Will Bejar

    Fiz mais ou menos isso mesmo..
    Acabei, agora vou regular as oitavas, e a altura das cordas, alguem pra ajudar na regulagem da altura das cordas?

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu deixo mais ou menos 2mm da parte de cima do traste para a parte de baixo da corda.

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    xViniciusz
    master_of_puppets10 arroba hotmail ponto com

    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Will Bejar

    Hm...

    Eu sou muuuito paranoico, ja to axando que o braco da guitar ta empenado pra frente XD.
    Porque assim, nos ultimos trastes, a corda ta bem alta, ja nos primeiros, ta baixinha, é assim mesmo?

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    xViniciusz
    o braço de guitarra, violao, baixo, viola e outros intrumentos de cordas (talvez todos...menos a citara) precisa ter uma leve curvatura mesmo pra garantir o nao trastejamento...imagina se o braço fosse perfeitamente reto e paralelo as cordas...trastejaria! entao sim, é assim mesmo, a menos q vc esteja se referindo a uma inclinação mto acentuada...mas isso vc nao terá feeling pra perceber tão facilmente e mesmo por fotos, será dificil vc mostrar pra gente com detalhes. Portanto, vamos considerar q essa inclinação q vc ta falando seja normal

    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    ALF is back

    Então cara, acho que seja normal sim, porq assim, a inclinação é so na parte dos primeiros trastes, ele vai reto e a partir da 5º casa mais ou menos, tem essa inclinação..
    Como eu disse, sou muito paranoico..
    ALF eu te amo cara' kkk

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    xViniciusz
    Porque assim, nos ultimos trastes, a corda ta bem alta, ja nos primeiros, ta baixinha, é assim mesmo?
    Isso mesmo... como disse, eu deixo uma distância de 2mm entre o traste e a corda...

    Pra ver se o braço tá bacana, aperta a corda na última e na primeira corda, aí mais ou menos no meio do braço fica uma distância merreca entre a corda e o traste.

    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Will Bejar

    Hm... aqui fica colado, tipo se for ver bem de perto, ta um pouco afastada, mas é MUUUUUITO pouco

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    xViniciusz
    Se fica muito pouco afastada no meio do braço quando vc aperta a primeira e última casa, tudo bem...

    xViniciusz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Will Bejar

    Bem por aí mesmo.. Mas está meio coladinho.. é dificil explicar kk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de cordas ponta da corda