Som parecido com trastejamento

    Autor Mensagem
    Paperheart
    Veterano
    # jan/12


    Sou iniciante, comprei minha guitarra esse sábado. Percebi que quando eu pressiono a corda lá e palheto, algumas vezes saí um som metálico, parecido com trastejamento. Levei na loja e o cara disse que tava tudo ok com ela e que o problema era o jeito que eu estava posicionando o dedo. É isso mesmo? Normal fazer esse som quando vc tá aprendendo a tocar? Porque eu coloco o dedo do lado do traste, do jeito que o cara disse.
    Obrigada :)

    tavinho.darr
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Acontece de você tocar a corda de maneira errada e acabar fazendo com que o som saia "metalizado". Mas se eu fosse você levaria a guitarra ao luthier já que ela é nova deve precisar de uma regulagem.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara... trastejamento é uma das coisas mais chatas de resolver numa guitarra. Mata o sustain da nota e a causa pode ser decorrente de várias coisas:

    - Altura dos trastes subsequentes do da nota tocada;

    - Ação das cordas muito baixa (facilita a digitação, mas aumenta os trastejamentos);

    - Pegada do guitarrista. Pode ser impossível evitar o trastejamento. O Stevie Ray Vaughan, dizem, usava cordas acima de 0.11 e as suas guitarras eram reguladas com uma ação mais alta, justamente porque ele sentava a mão nas cordas. Eliminar totalmente o trastejamento é até uma tarefa simples, mas a solução mais óbvia que é subir a altura das cordas compromete a tocabilidade.

    - Altura do nut. Um nut muito baixo pode aumentar o trastejamento ao tocar as cordas soltas.

    Fazer um instrumento de ação baixa e que não trasteje é uma das coisas que diferencia um instrumento barato de um caro. Essa regulagem requer uma atenção maior do luthier e, com isso, o produto encarece.

    cayo_zw
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    O jeito certo para ´´apertar`` a corda é em sima de traste, tente de uma palhetada, se ainda fica o som:

    opção 1:A corda pode estar ruim (mesmo sendo nova)

    Opção 2:A ponte pode estar muito baixa, tente erguer um poco a ponte.

    Opção 3:O traste da guitarra pode nao estar alinhado.

    Abraços

    God_is_exalted
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Simples de descobrir pede pra alguém mais experiente tocar pra ver se vai dar o msm problema mas de qualquer forma leva num luthier pra regular ela... E bem vindo ao mundo das 6 cordas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som parecido com trastejamento