Trastejamento na D

    Autor Mensagem
    Daniel_MV
    Veterano
    # set/10


    Galera eu tenho uma Cort com micro afinação e ação baixinha.

    Como toda guitarra com ação baixa ela trasteja um pouco, só que as vezes eu uso essa guitarra para estudar, desplugada, e esse trastejamento estava começando a me incomodar demais.

    E como estou tocando muito com uma Strato com ação um pouco mais alta, resolvi subir a da Cort também. Porém o trastejamento continua, mas o engraçado é que é bem mais evidente na corda D solta, a E a A soltas, não trastejam, a não ser que mande aquele bordão servido, já a D, basta tocar que faz aquele som de berimbau ao triscar no traste.

    Não sei se é o traste ou o braço, dei uma olhada agora no alinhamento do braço (tipo quando vc faz mira com a guitarra), e parece que está um pouco torto o braço, porém para trás, e não para frente como é tradicional. Como se o tensor estivesse exercendo mais ação que as cordas.

    Olhando de baixo, da mizinha, o braço tá retinho, mas olhando pela mizona fiquei com essa impressão. Pior que mandei regular em um luthier conceituado faz 3 semanas, se estivesse zuado o braço ele já teria me avisado na ocasião.

    E ai, alguma dica?

    marcioguita
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Nem li direito o t'opico,mas....
    Luthier nela!

    Stevenzin
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Se vc levantou e tá trastejando solta, pode ser o braço...

    Luthier nela! (2)

    Pé de chinelo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    pode ser também aquelas "coisinhas" de metal (não sei o nome kkK) que ficam la na ponte sabe, que da pra regular a altura que as cordas vão ficar por ali também!!

    abs!!

    leticia123
    Veterano
    # set/10 · Editado por: leticia123
    · votar


    cara, esses dias a minha guitarra estava trastejando, ai eu olhei em tudo e não achava nem um unico errinho nela
    ai eu olhei as tarrachas e elas estavam meio soltas, arrumei lá e resolvi meu problema :P

    mas se não resolver Luthier nela! (2)

    L.K.R
    Veterano
    # set/10
    · votar


    porém para trás, e não para frente como é tradicional
    Acho que a minha é curvada pra tras..

    Son Volt
    Veterano
    # set/10
    · votar


    A maioria das pessoas usa o braço com uma leve curva pra trás, pois uma leve curva pra frente costuma causar mais trastejamento. Alguns luthiers podem tentar buscar um braço reto mas eu acho que é mais confortável deixar um pouco de curva pra trás, isso é, o tensor mais solto pra tensão das cordas entortarem um pouco o braço.

    Segura a mizona no primeiro traste e com o mindinho da outra mão aperta o último traste, depois ve se sobra alguma folga na casa 12, capaz de passar ou prender uma palheta das finas. Se a corda encostar no traste, o braço está muito curvado pra frente e acho que isso causaria problemas! Não sou luthier, só estou comunicando o que parece ser o senso comum e o que eu faço com a minha guitarra.

    Acho até que é mais seguro pra guitarra, pois apertar demais o tensor pode quebrá-lo e ele vai ficar "brigando" com a tensão das cordas constantemente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trastejamento na D