Eric Clapton - "Old Love" - Até que ponto um guitarrista idoso pode chegar?

Autor Mensagem
Eric Clapton
Veterano
# nov/11 · Editado por: Eric Clapton




http://www.youtube.com/watch?v=F3lJT7L_2us&feature=related


Ele tocou isso ao vivo no dia 12 de Outubro deste ano no Estádio do Morumbi em São Paulo. Eu presenciei e fiquei em choque. Talvez, para os mais exigentes, o video não seja tão espantoso assim, mas ao vivo é outra coisa. Ele pegou todo mundo de surpresa. Ninguem no estádio imaginava que ele fosse solar tanto assim.

Não por qualquer coisa, mas as vezes eu acho que a idade traz certas limitações, até mesmo pq ele vai fazer 67 anos, sei que a experiência conta, mas como ele mesmo disse em entrevistas, ele não treina e não pratica, só ensaia um pouco antes de cada show. Ele só pega a guitarra e vai para o palco. Mas com ele me surpreendi. Está como um raro vinho fino antigo. Quanto mais velho melhor.

Será que a idade pode trazer algumas limitações?

eric bluesman
Veterano
# nov/11
· votar


Eric Clapton

me recordando desse dia, cara foi demais mesmo q som foi esse melhor show q eu ja fui, acredito q a idade traga limitacoes mecanicas, coisas q vc percebe facil no caso do BB.King por exemplo , diminui velocidade em alguns casos por causa dos reflexos, mas tb nao sao todos é coisa mais de cada um, tipo de vida sedentaria, boemia , drogas , sei la uma porcao de coisas influenciam , no caso do clapton tb fico surpreso, pq ele ja se afundou muito em bebidas e drogas , o fato dele ter parado a tempo contribuiu tb pra estar mais de boa, q show foi esse de sampa, mara !!!!

eduardodff
Veterano
# nov/11
· votar


Chorei.... COmo fã do cara me emocionei com o puro feeling do cara e técnica apurada!!!!!!!!!!!!!! Loucura!!!!!!!!!!!

Eric Clapton
Veterano
# nov/11 · Editado por: Eric Clapton
· votar


eduardodff
eric bluesman


Não falo nada para a voz dele. Está melhor do que nunca. Nunca que o timbre de voz dele esteve tão bom!

Agora se vocês perceberem na parte dos solos, é engraçado.

Ele toca a maior parte do tempo de olhos fechados. Parece que ele sente de verdade as notas que ele está tocando. Ele não fica com aquelas putarias de presença de palco como ficar pulando, quebrando guitarra e fazendo malabarismos mas ele também não é uma porta que fica lá...estático. Tipo, não dá pra explicar com palavras, quem esteve no show sabe.

Eric Clapton
Veterano
# nov/11
· votar


eduardodff
eric bluesman

Detalhe. Ele toca MUITO alto.

eric bluesman
Veterano
# nov/11
· votar


Eric Clapton

eu mesmo tava ouvindo o som do ampli dele , o som tava perfeitamente audivel, tudo definido escutando intreumento pro instrumento mas tava alto mesmo ali a guita dele, se eu tava ouvindo o ampli tando na 3 fileira se imagina la em cima , anso fazendo isso so podia mesmo ter tido problema de audicao como ele ja disse uma vez, mas tb foi massa ouvir o timbre direto do ampli , sensacao unica pra quem gosta do som dele , pra mim foi uma noite memoravel.

eric bluesman
Veterano
# nov/11
· votar


Eric Clapton
so uma correçao :
o dia do show foi dia 12 de Outubro, 4° feira feriadao em sampa

denier
Veterano
# nov/11
· votar


Eric Clapton
Detalhe. Ele toca MUITO alto.
Esse deve ser pelo fato da velhice !
Agente vai ficando surdo né !?
rsrs.

Vitor_Jungle
Veterano
# nov/11
· votar


Muito loko..... lol

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


Será que a idade pode trazer algumas limitações?

Isso depende de como foram usados esses anos ai.

Eric Clapton
Veterano
# nov/11
· votar


eric bluesman
o dia do show foi dia 12 de Outubro, 4° feira feriadao em sampa


ahahah

Verdade. Nem me liguei ahuehaeuaeu


Valeu

eduardodff
Veterano
# nov/11
· votar


É incrível o que o cara consegue fazer com Pentablues, putz o cara é realmente muito foda, o cara tem um feeling pra solo que poucos tem!!!

Eric Clapton
Veterano
# nov/11
· votar


denier
eric bluesman

Mas ele esta surdo de um dos ouvidos mesmo! ^^

Não só ele, mas tem uma renca de músicos que estão virtualmente surdos, como BB King, Pete Townshend, Phil Collins...

Eric Clapton
Veterano
# nov/11
· votar


Simonhead
Isso depende de como foram usados esses anos ai.


Exatamente.

Quem conhece a história de Clapton, sabe do histórico de seus abusos e da sua "Vida Loka".

Mas mesmo assim, deixando o guitarrista de lado e englobando todos os intrumentistas mais velhos. Não tem como evitar a idade e seus efeitos. A memória vai falhando, o corpo já não é mais o mesmo. Fisicamente, por exemplo, um baterista idoso pode ter a experiência, mas se não tiver um físico adequado, dificilmente ele irá encarar um show longo.

Deve ser cruel sentir essas limitações e ver que não se pode mais fazer as coisas que se faziam quando mais jovem.

Bob Mauley
Veterano
# nov/11
· votar


É incrível o que o cara consegue fazer com Pentablues

Que que ele fez com o penta?

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


Eric Clapton

Mas também tem o lance da idade mental. Claro que o que você escreveu acerca das limitações físicas tem muito a ver com a parada. No entanto, se o cara deixa a mente envelhecer mais ainda, o corpo vai seguir essa onda. É clichê, mas mente sã ajuda a produzir um corpo são na maioria das vezes. Lembro de ter assistido a um vídeo acerca da vida do Ginger um tempo atrás e o cara me pareceu super feliz tocando a bateria dele do modo que o físico dele permite. E ele estava feliz.

theblackstrat
Veterano
# nov/11
· votar


o clapton nao treina porque tem uns 40 anos ou mais que ele chegou ao topo,atingiu a perfeição..
nível máximo de guitarra,se melhorar estraga.

nos anos 60 já pichavam na inglaterra...


`` CLAPTON IS GOD´´

Eric Clapton
Veterano
# nov/11
· votar


Simonhead
Mas também tem o lance da idade mental. Claro que o que você escreveu acerca das limitações físicas tem muito a ver com a parada. No entanto, se o cara deixa a mente envelhecer mais ainda, o corpo vai seguir essa onda. É clichê, mas mente sã ajuda a produzir um corpo são na maioria das vezes. Lembro de ter assistido a um vídeo acerca da vida do Ginger um tempo atrás e o cara me pareceu super feliz tocando a bateria dele do modo que o físico dele permite. E ele estava feliz.


Sim. Concordo contigo. Mas ai o cara tem que ver até onde ele pode.

Por exemplo. Ginger Baker tem artrite e artrose. Tem 70 e poucos anos. No fim do show ele deve se sentir esbagaçado não acha?

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Eric Clapton

E olha que ele mesmo já afirmou em entrevista à CBS que suas "faculdades" estão em declínio "natural" por conta da idade.

Imagina se estivesse a 100%.

Junior AJNB
Veterano
# nov/11
· votar


Que que ele fez com o penta?

Nao sei se vc só ta brincando, mas ele quis dizer Pentatonica de Blues

Eric Clapton

Caramba, ele tendo 67 anos toca 1000x melhor que eu, eu fico imaginando, eu treinando e sendo novo nao consigo chegar ao oque ele toca

Put* merd* essa juventude ta perdida mesmo kkkkk

JJJ
Veterano
# nov/11
· votar


É... god está em forma! Long Live Clapton!

Paul Gilmour Petrucci
Veterano
# nov/11
· votar


Mas então, tocando a mesma coisa há 40 anos, chega a um ponto em que não precisa mais treinar mesmo.

Will Bejar
Veterano
# nov/11
· votar


Paul Gilmour Petrucci
Mas então, tocando a mesma coisa há 40 anos, chega a um ponto em que não precisa mais treinar mesmo.
Concordo...

além disso, a vida do cara é guitarra... depois de 11 anos, eu lanço uma ordem de compra no sistema com maestria!!!

Rodrigo830
Veterano
# nov/11
· votar


Que que ele fez com o penta?
Macarrão.

Eric Clapton
Veterano
# nov/11
· votar


Konrad
E olha que ele mesmo já afirmou em entrevista à CBS que suas "faculdades" estão em declínio "natural" por conta da idade.

Imagina se estivesse a 100%.



Poxa, lendo seu comentario eu lembrei do Peter Green...

=(

Eric Clapton
Veterano
# nov/11
· votar


Junior AJNB
Caramba, ele tendo 67 anos toca 1000x melhor que eu, eu fico imaginando, eu treinando e sendo novo nao consigo chegar ao oque ele toca

Put* merd* essa juventude ta perdida mesmo kkkkk



hahaha

Mas isso é relativo man.

Se você pegar os videos do Clapton novo, ele já tocava pra caraio.

Eu acredito que esses guitarristas já velhos, mas que tocam há décadas como Clapton, Gilmour, Knopfler...etc, já tem tudo "materializado" dentro de si. Acho que ele já não pensam pra tocar. Apenas tocam.

Acredito que não há interferência racional nisso. Apesar que esses caras, principalmente Clapton, nuncam repetem solos. Sempre fazem um diferente do outro na mesma música em cada apresentação.

alexandrecoppo
Veterano
# nov/11
· votar


kra qeria estar nesse show mais como n pude fica so os videos msm quanto a pergunta eu acho q isso se encaixa com uma frase q o ozzy (n tenho certeza dpois eu vou procurar mais sobre) disse uma vez :" acho q so vou parar quando estiver morto dentro do caixao" .
na minha opiniao isso se aplica a ele e a mtos grandes musicos tbm.

jluciano85
Veterano
# nov/11
· votar


O cara toca muito, e ha muito tempo, nível que não necessita de treino, afinal vai aperfeiçoar o que mais com quase 150 anos tocando? hehe

Acho que o problema de idade é quando a cabeça pensa em fazer algo e o corpo não obedece na execução, isso deve ser trash d+.

Eric Clapton
Veterano
# nov/11
· votar


alexandrecoppo


Hahahaha

O Ozzy é engraçado man.


Parece um Robô andando aueheauaehuaehaeu

Eric Clapton
Veterano
# nov/11
· votar


jluciano85
Acho que o problema de idade é quando a cabeça pensa em fazer algo e o corpo não obedece na execução, isso deve ser trash d+.


Deve ser muito foda isso.

Acho que para um músico, pior que isso, só ficando completamente surdo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton - "Old Love" - Até que ponto um guitarrista idoso pode chegar?