Diferença entre Fender Eric Clapton e a "Custom"?

    Autor Mensagem
    b1ra
    Veterano
    # mai/07


    Tava pesquisando, e no site "musicianfriends" tem dois tipos de Fender Eric Clapton,
    a normal (1500 dolares) e a "Custom" (2100 dolares). Qual a diferença entre elas? eu pesquisei ali e pelo menos na guitarra a diferença é NULA.

    Link: http://www.musiciansfriend.com/product/Fender-Eric-Clapton-Stratocaste r?sku=510637
    http://www.musiciansfriend.com/product/Fender-CustomBuilt-Eric-Clapton -Stratocaster-Electric-Guitar?sku=511544

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Diferença PRATICA não tem, mas a de 2 milão, é feita pela Custom Shop da Fender ou seja é uma Réplica da Blackie, tem ate a assinatura no back do headstock.Alem de um melhor acabamento, melhor seleçao de materiais etc.

    Já a de 1500 é a versao mais "produçao em serie" não sei se fui claro

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Isso que o Henrique comentou.

    Uma é feita em produção em linha da Fender (a signature)

    A Custom Shop é feita por algum luthier da fabrica, e geralmente os melhores luthiers, que provavelmente escolhem melhores peças de madeira para confeccionar o instrumento.

    Outro lance, eles devem produzir 1000 signatures por mes, e umas 100 custom shop por mes.

    Só um outro detalhe, esta Custom Shop não é a replica da Blackie. Ela é uma signature Clapton feita pela Custom.

    A Custom tambem fez uma edicao limitada da replica perfeita da Blackie, e pelo que lembro, ela custa Us$ 25.000 heheheh

    Slash-Clapton
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Só complementando ainda...(tudo que foi dito está certo)
    As Custom também fazem parte de uma espécie de programa especial para clientes da Fender (que apelida de "fábrica dos sonhos", pois usa os melhores luthiers, materiais, com produção limitada e assinaturas só de grandes guitarristas – Clapton, Jeff Beck, Gilmour, etc.) que, ao adquirirem tal instrumento, obtém: garantia estendida, prioridade no atendimento, assistência técnica no mundo inteiro, etc. Faz parte de uma cultura que a empresa criou e desenvolve desde 1987, tipo um "Fender Way of Life".
    Como negócio, é interessante dar uma olhada: http://www.fender.com/customshop/home/
    Bom, então é por isso que o preço das duas está hoje no Musicians Friend (2009): US$ 2019.99 contra US$ 3499.99 (isto a Custom Clapton, pois varia de acordo com o artista).

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Revivendo aqui...

    A Blackie tem um pré amp embutido ou algo parecido na parte elétrica? Li algo a respeito mas não lembro bem o que era.

    Abs

    Manubio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MauricioBahia

    Cara, pelo que sei ele tinha um pré-amp que dava um boost nos médios, olha lá na guitar fetish, eles tem um pré-amp exatamente para isto

    GuitarFetish Pré-Amps

    OBS1: Mexendo na Strato? Eu to animadasso com a minha, hoje mandei pra regulagem e para colocar um blend no ultimo tone, para usar o cap do braço e do meio junto com o da ponte.

    OBS2: Mudou o site da GFS, ficou muito mais bonito.

    Abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Manubio: Cara, pelo que sei ele tinha um pré-amp que dava um boost nos médios, olha lá na guitar fetish, eles tem um pré-amp exatamente para isto

    Isso mesmo... Deve ser por isso que ele toca bem né? eheh

    Abs

    Manubio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MauricioBahia
    Auhasuahsuhausahs, quem dera fosse tão fácil, eu compraria dois e tocaria ainda melhor que ele.

    Mas pelo que li, o legal deste mid boost é que dá um som aproximado de humbuckers, ou seja, em vez de ter um humbucker e explitar, o clapton dava um boost nos médios dos singles e chegava num som "parecido com o de humbucker". Genial

    Abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Manubio

    Essas guitarras dos "Deuses" nunca são (ou quase nunca) as que vem de fábrica. Eles sempre dão o toque de mestre. Enfim, é o instrumento da vida deles. Fascinante!

    Abs

    Manubio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MauricioBahia
    Né? São detalhes simplesmente invisíveis aos olhos.

    To começando ainda minhas experiências com a strato, quem sabe uma hora num arranjo algo novo e diferente para fazer?

    Mas repara, normalmente vejo stratos mais mexidas, dificil ver uma les paul cheia de botãozinho para puxar...

    Abs

    nichendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MauricioBahia

    Bom a Blackie não tinha nada a mais, ela, a red e brown (suunburst) foram feitas de peças de 3 stratos feitas entre 54 e 57 que ele havia comprado em Nashville por 100 dolares. ele tirou o braço duma 57, o corpo duma 54 e caps diversos pra montar a blackie, com o que restou montou as outras 2 que junto com uma Explorer foram as guitarras que ele usou nos anos 70.

    O Mid-Boost aparece na decada de 80, na ocasião do lançamento da primeira Signature dele, que originalmente seria uma cópia da Blackie, mas numa das conversas com o Luthier responsável, ele terminou testando uma Strato Ultra, com braço soft V-shape e mid boost de 15db, ele gostou da guitarra, inclusive o corpo mais ergonomico feitos na época.

    Ele achou que o Mid-Boost dava um som meio humbucker-like, e como ele vinha usando algumas Pensa-Suhr maple top com humbucker na ponte e até uma com floyd rose e também tocando bastante com ES-335, ele começou a sentir "falta" de um som mais gordo, mas que não obrigasse ele a ter que ficar mudando de instrumento durante os shows, mas o mid boost de 15bd ainda não chegava onde ele queria, então o pessoal da fender subiu pra 25db em 400hz... assim eles conseguiram um som que lembrava mais o som que ele tirava com a SG e a ES-335 que ele usava nos tempos do Cream (no caso o woman tone, q era som de humbuckers com o tone no 0).

    Daí nasceu a Signature dele.

    Manubio

    Cara, acho que 5 nomes lhe ajudariam a repensar isso. Jimmy Page, Ace Frehley, Jeff Beck, Pete Townsend e Warren Haynes.

    Agora o lance de modificar Les Paul é que em geral a negada esconde a modificação, bota os botões embaixo do escudo ou mais recentemente em Push Pull, tem Les Paul que tem tanta modificação que o cara usa um switch de captador com um seletor no knob, assim roda o knob e muda alguma coisa na guitarra. Inclusive essa idéia foi usada na Dark Fire já que só nos knobs não daria pra controlar tantos recursos.

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MauricioBahia

    Como o mestre nichendrix disse, esse boost veio bem depois da Blackie. Eu tive uma, pewter, que foi a cor personalizada para estas guitarras, uma homenagem a coleção de Mercedes-Benz do Clapton. O braço em "soft-V" foi copiado de Martin's antigos e o tal do mid-boost de uns 25 dB em médios com os Lace Sensor Gold mais o TBX tone control, tremolo american vintage travado. Esse tone TBX eram usados inicialmente só nas de linha, as custom shop não tinham, eram com um tone normal, mas atualmente todas vem com ele, apenas as masterbuilt que vem com tone normal. As guitarras do Clapton dessas, inicialmente foram 3 modelos signature feitos por George Blanda - Torino Red e mais duas Pewter Grey Metallic, vistas nos DVDs "Prince Trust Live Aid", "Live in Montreux" e "Eric Clapton and friends Live 1986".
    É uma guitarra interessante, plugado num Bassman (alto, quase crunchando) tira sons bem parecidos com o do Clapton com o simples girar do pot do boost. Mas esse boost também é uma limitação dessa guitarra, acaba sendo execelente para esse timbre, mas para outros sons com mais ganho não fica tão legal. O braço em "V" também é um pouco estranho, diferente da maioria das guitarras e requer que se acostume um pouco. Acho que é bem bacana para tocar acordes.
    Bom, isso é o que pude tentar acrescentar ao que já escreveram. Abç.

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Manubio

    Até bem pouco atrás, que eu saiba, as únicas Gibson Les Paul com circuitos ativos eram as primeiras signatures do Page e do Joe Perry, além dos EMG do Zakk. Atualmente tem as Robot, Dark Fire, Disk Tiger e correlatas. Todas são bem legais.

    Manubio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    nichendrix
    Desconhecia modificações nas guitarras deles, mas procurarei conhecer, acho incrivel coisas como isto do Clapton, é como ter mais que uma guitarra na mão, mas ouço falar bem menos em Les Paul.
    Sempre bom aprender um pouco mais.

    Nossa, legal isto do mid-boost, quem sabe num rola colocar um na minha strato, mas o fato é, tem como fazer isto em formato de pushpull? Acabei de perder um dos tones para ligar o Blender para o som de telecaster.

    MMI
    Este TBX Tone Control é par atenuar graves e agudos juntos né? Ao invés de atenuar só os agudos?

    Mas o que acontecia? Tipo, para sons mais pesados o boost acabava soando estranho? Fechava o timbre?

    Sobre as LP, então, mas isto é algo mais recente, o fato é que eu ouvi de stratos mexidas desde muito tempo atrás. Tem uma Epiphone, A Ultra II, que tem um equalizador interno para o piezo, mas não sobre o timbre geral.

    Abraço galera, bom aprender com vocês.

    eric bluesman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    esses dias pra traz fui numa loja aqui perto de casa pra ver a blackie liguei ela num marshall de uso da loja e toquei alguns minutos, ela tem o trio noiseless com o mini-boost e eu achei esses caps muito fechados, quando abre o boost q realmente fica legal os medios, sao muito bons nao tem chiado algum mas acho q estranhei muito por estar acostumado com o texas com aquele som mais aberto sei la, no demais é uma guita bem proxima a standard, as custon realmente devem ser bem diferentes.

    nichendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Manubio

    Cara, eu não sei se tem como ter um midboost liga desliga., mas creio que não, já que todos os que vi já vem com o knob ligado ao circuito, talvez seja possível em um circuito personalizado.

    No caso do TBX ele é um controle de graves e agudo parametrico, quando vc roda ele pro grave, ele literalmente não corta só os agudos, ele aumenta os graves junto, no agudo idem, corta grave e aumenta agudo. Eu tive uma Strato Plus que vinha com ele. EU não gosto muito dele, especialmente com lace sensor, embora as vezes seja bem util, mas quando bota ele com Lace Sensor que já é um cap bem abafado, fica muito estranho.

    Sobre o Blender, eu acho um recurso muito inutil de por em um pot, eu prefiro por em uma chave do tipo mini-togle, proxima aos pots, uma das stratos mais legais que já toquei, era a strat plus de um amigo meu que tinha 2 chaves dessas (ponte e braço e 3 caps ao mesmo tempo), no tone 1 ele pôs um TBX e no outro um Mid-Boost, ficou muito foda a guitarra.

    Sobre modificações na Les Paul, o lance é que tipo, putz a Les Paul é linda, quem modifica em geral deixa a modificação escondida pra ela continuar linda... hehehehehhe

    O Warren Haynes tb usa um mid-boost de 25db, mas se não me engano é em uma frequencia mais alta que o Clapton.

    Manubio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    nichendrix
    Legal, é uma boa idéia colocar o blender em um mini-troggle, eu só não sei porque cortar os graves, então não sei se gostaria de ter um TBX, tenho que escolher uns caps vintages decentes também, estou pensando seriamente em pegar os da guitargarage.

    Acabei colocando o blender em um pot por empolgação, afinal, o cara me cobrou baratinho para trocar o potenciômetro, ligar um tone geral e o blender depois de eu comentar que talvez fosse uma opção.

    Precisava testar uma guitarra com mid-boost para ver se este efeito realmente será util para mim, já que envolve um investimento um pouquinho maior.

    Abraço, vlw pela ajuda e dicas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    nichendrix: Daí nasceu a Signature dele.

    Hummm... Eu sabia que você sabia!!! hehe

    MMI

    Hummm!!! :-)

    Abs

    MMI
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: MMI
    · votar


    Manubio

    Por conta desses componentes, boost e TBX, é bem difícil de timbrar com pedais em outras circuntãncias, com pedais ou com amplificadores mais para hi-gain. Embola fácil, satura o sinal fácil.
    No Ebay é fácil de achar esses cirrcuitos à venda, vi várias vezes.
    Apesar do Clapton ser um ícone dos strateiros, muito "puristas" dizem que ele pode ser tudo, mas não tem som de stratodesde essa época. Não usa singles de verdade, mistura com esses circuitos, foge do som strato padrão.
    O equipamento do Clapton que eu acho muito, mas muito legal é o Carlos Tube Preamp, que vem com compressor óptico. Grande segredo do mestre que tem um som muito legal! Esse truque é bem escondido, ninguém comenta...

    Só por curiosidade, você já viu a mod da Gibson Jimmy Page que eu comentei?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre Fender Eric Clapton e a "Custom"?