Guitarra telecaster em construção com luthier Roberto Cavalheiro

    Autor Mensagem
    Chibatocaster
    Veterano
    # out/11


    Amigos do FCC. Tenho pouco tempo aqui, mas gosto dos tópicos de construção de guitarras com luthier, então criei este tópico para quem quiser acompanhar a construção desta telecaster. Ela terá 2 humbuckers e um silk com estampa paisley como na foto aqui. e este.

    Esta foto acima é da estampa e o luthier colocou um escudo e o control plate para eu ter idéia espacial da estampa na guitarra.

    A estampa irá atrás também e no headstock. O binding será branco.

    Os caps serão Seymour JB e Jazz na cor preta ou branca.

    Depois posto sobre hardware e parte elétrica.

    Espero que curtam e qualquer coisa é só sugerir.

    Obrigado

    O corpo é em cedro e o braço em marfim imperial. Escala em ébano.

    Chibatocaster
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Em breve postarei mais fotos na evolução da construção ou algo que outros membros sugiram, e depois de pronta eu postarei um video com ela para ouvirmos o som desta guitarra e suas possibilidades pois ela terá split coil e estou decidindo entre ligação em paralelo ou fora de fase pois é uma guitarra para crescer junto, então quero mais opções possíveis de som, que é uma característica que gosto. Possuo também pedais para este fim. Vamo lá galera!

    Excelion
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Excelion
    · votar


    Linda a estampa cara.

    Deve ficar bonita demais cara, mas eu iria de singles. Ou pelo menos single na ponte e humbucker no braço.

    Teleca sem aquele agudo estalante na ponte não é Teleca cara. Isso digo, se você quiser aquele som bem Telecaster, mas se só quiser o formato, tanto faz :)

    Filippo14
    Veterano
    # out/11
    · votar


    nossa vai fica top essa guita hein, a pintura e as especificações tão tops

    Chibatocaster
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Chibatocaster
    · votar


    Excelion

    Eu gosto do som típico das teles sim, mas para essa guita eu preferi os humbuckers e espero que o split coil me dê algo de single junto com as mãos que são talvez o mais importante elemento. Porém como vou usar só uma, preferi essa configuração, para quando quiser um som de humbucker. Você está certo quanto ao meu objetivo. Escolhi sobre tudo o corpo de tele. Eu tive uma Fender Standard American e sinceramente, hoje, pela diferença de valor, se eu fosse pegar uma telecaster típica, eu pegaria um Fender MiM de ash que custa 500U$ e faria uns upgrades ai invés de comprar outra americana. Outra coisa é que eu pesquisei bastante para decidir pelo jazz no pescoço, e nos sites gringos vi alguns músicos de strato/tele acostumados com single, que não gostam da Seymour Duncan, elogiarem bastante o som dos Jazz, em versatilidade timbrística. Valeu as opiniões!


    Filippo14

    Valeu cara. Depois eu vou colocar o hardware que escolhi e a parte elétrica e outras fotos conforme a guitarra for construída. O Roberto Cavalheiro usina bem o corpo, sabe fazer as furações da maneira adequada e isso é importante. Um luthier tem de ser confiável né? Ainda mais que estou fazendo à distância!

    Vou postando fotos no decorrer do processo e depois de pronta faço um review dela para termos mais um instrumento como referência, no caso sendo uma tele com humbuckers feita por luthier. Valeu cara. Grande abraço.

    Filippo14
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ai sim, quero ve hshahaha, num esquece de colocar um som dela tambem

    Chibatocaster
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Filippo14


    Assim que eu estiver com ela em mãos e brincar com ela vou postar um video sim, com todas possibilidades de timbre que tiver! rsrss

    herikguitar
    Veterano
    # out/11 · Editado por: herikguitar
    · votar


    Chibatocaster

    O Bruce Springsteen tem uma Telecaster muito massa que ele toca nesse vídeo abaixo junto com o Tom Morello. Ela é uma telecaster comum, se bem que acho que é relic, mas os captadores dela são Blade-Pickup's, daí dá pra tirar um som bem agressivo ou um clean, que tudo fica bem!

    Você também poderia deixar os furos para o Humbucker, mas colocar um Single no Braço e um Blade Pickup na ponte pra um som mais versátil, isso na minha opinião, daí se você mudar pra o Humbucker no braço era só mandar furar o escudo!

    No mais, parabéns pela Guitarra, já tô imaginando a felicidade quando ela chegar, kkk. Pra mim resta o sonho de mandar fazer uma Les Paul em um futuro próximo!

    Abraço!

    EDIT: Ah, e olha o vídeo que eu falei, tinha esquecido de postar:


    Chibatocaster
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Chibatocaster
    · votar


    herikguitar

    Rapaz, sobre os caps estou decidido já. Não tem como voltar atrás rs O vídeo vou ver amanhã pois não posso ver agora mas obrigado pela opinião e sugestões. Também tenho vontade de fazer uma Les Paul no futuro. Gosto muito da BFG. Quem sabe a próxima pode ser ela! Abração

    Ah galera, esqueci de dizer: ela não vai ter nem escudo nem control plate.

    O luthier colocou só para dar uma visão melhor das proporções dos elementos da estampa para o tamanho do corpo, tipo uma referência.

    Os botões serão dispostos como as strato, mas só dois, um volume e um tone. Terá uma ou duas chaves minitoggle para splitar e outra que estou decidindo se faço ligação em série ou fora de fase.

    É isso. Valeu!

    gucrispim
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Dada a escolha do acabamento da guita vc já deve conhecer James Burton, então segue um vídeo só pra inspirar.

    Deve ficar muita massa sua tele, parabens!

    Chibatocaster
    Veterano
    # out/11
    · votar


    gucrispim valeu cara!

    Sim conheço James Burton. Foi uma referência sim. Tem uma telecaster dourada e preta dele que achei linda quando vi. Mas as grandes referências foram as Crook Guitars Paisley e a maior de todas foi a Pais;ey Telecaster Aluminum da Liquid Metal guitars.

    Mas com certeza o timbre de James Burton é fenomenal!



    herikguitar

    Realmente a telecaster do Bruce é uma referência. Acompanha ele a muito tempo. O som é divino realmente. Acho que os 2 humbuckers vão funcionar bem. Assim espero rsrs

    lugaque
    Veterano
    # out/11 · Editado por: lugaque
    · votar


    Cara sempre quis um tele mais "Hard" digamos, por conta do seu conforto e como tenho duas, modifiquei uma. E não tenho arrependimento nenhum.
    Olha ela: http://www.4shared.com/photo/rp7842PI/DSCN0744.html

    - CAPTADORES: Dimarzio Andy Timmons (ponte) e Dimarzio Paf Classic (braço);
    - PONTE: peguei a base de uma ponte safada (porém ainda quero colocar de inox) e coloquei saddles de aço da fender;
    - PARTE ELÉTRICA: toda fender (pots cts e chave). Abraço.

    Chibatocaster
    Veterano
    # out/11
    · votar


    lugaque

    Rapaz ficou bem legal! Só de olhar imagino um som bem maneiro.

    Seria legal se tivesse um video pra gente ver os sons dela.

    Que marca é sua guitarra? É de luthier?

    lugaque
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ela não é de luthier, mas sim um Fernandes japonesa. Mas cara vá em frente, uma tele com dois bons humbuckers é demais !

    Chibatocaster
    Veterano
    # out/11
    · votar


    lugaque

    Eu ia te perguntar e esqueci pois achei que tinha escrito Fernandes no headstock mesmo. Mas tá meio longe. Se um dia você puder colocar um vídeo ou áudio dela, bacana.

    Valeu cara.

    pacificguitar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Chibatocaster

    Parabéns pela escolha da estampa. Está bem legal.
    Vai ser tecido? Normalmente as paisley são..

    Estou querendo fazer uma Les Paul com a configuração da BFG com o Roberto Cavalheiro. Vou esperar ver a sua pronta que é o tempo que estou me capitalizando para ver como ficou, mas sei que ficará bem feira pois o Roberto Cavalheiro é competente na feitura dos corpos e braços.

    Também estou curioso em ouvir a articulação de uma tele de cedro..

    Chibatocaster
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pacificguitar

    Fala cara!

    Você também curte e BFG? Faz tempo que quero comprar uma, mas só quando eu for para os EUA. Aqui é impraticável!

    Eu mudei as madeiras da minha guitarra.

    Ela vai ser de Ash com braço de maple e escala de ébano.

    Fiquei no saci pois posso fechar a frequência no knob tone, mas se ela ficasse mais fechada do que eu gosto(e sou acostumado com telecasters de ash com single) eu ficaria só com mudanças de pot's como opção..seria mais complicado.

    O Roberto tem um preço muito bom pela qualidade das madeiras e instrumentos. Segundo ele, ele cobra o que acha que é merecido, então, os preços dele são de acordo com o instrumento, e portanto, a mão de obra..as madeiras..o tipo e shape do braço, o tipo de corpo, se é com curved top, ou flat, se tem top de outra madeira...enfim. Mas uma coisa é certa, vai ser bem em conta comparado a guitarras de marca e terá ótima qualidade.

    Se fizer a BFG dê um alô. Fiquei curioso!

    Valeu man!

    Filhada
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mostra isso nao, eu tambem quero uma tele custom :(

    Qual o motivo do JB na ponte?
    Nao que nao goste(ao contrario!), mas ele fica meio "o que eu to fazendo aqui?", meio deslocado.

    Chibatocaster
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Filhada

    Eu decidi pelo JB pra ter um cap de ponte mais forte e versátil, mas não fechado nas frequências como o sh5. Basicamente quero uma tele que soe híbrida, sem tantos agudos, nem tão fechada e um pouco mais forte do que as teles convencionais. Então optei pelo Jazz no braço que é no campo dos humbuckers, um cap leve, e vou colocar chaves de coil split e ligação em paralelo.

    edgardleite
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    ago/12

    Pessoal!
    Dê uma olhada no tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/291497/

    ________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    3. É proibido!
    3.2. Flood e Spam;

    Pela segunda vez hoje, suas outras postagens iguais foram deletadas para a manutenção do andamento do FCC.

    P.S.I:

    Flood vem do inglês e significa encher, inundar. Ou seja, floodar é encher o fórum com coisas desnecessárias, sem conteúdo. Coisas que não vão fazer nada além de sobrecarregar e desorganizar o fórum. Também são aqueles posts com a intenção evidente de aumentar o número de mensagens por parte do usuário.

    O que é considerado Flood:

    * Chats em tópicos
    * Posts aleatórios (ex.: "ahuauhuahau" ou "legal...")
    * Tópicos repetidos
    * Posts repetidos (bem como os "double-posts")
    * Postagens que nada tenham a ver com o assunto do tópico
    * A prática do flood com o intuito de acumular posts
    * Outros

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra telecaster em construção com luthier Roberto Cavalheiro