Palhetada: Cima baixo ou baixo cima?

    Autor Mensagem
    Golpian
    Veterano
    # out/11


    Ola pessoal.
    tenho uma duvida que esta me intrigando.
    estou treinando escalas, minha agilidade, e nisso entra a palhetada alternada.
    deve muito besta a minha duvida mas, quando eu inicio a descida da escala, eu devo começar com palhetada para baixo ou para cima? eu começo para baixo, mas eu vejo q começando com palhetada para cima ficaria assim no caso da pentatonica:
    Cima-Baixo
    e com isso fica mais facil para a palheta bater na corda de baixo.

    o q vcs acham?

    Carregando
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Golpian


    se é alternado, tanto faz como tu comece...

    o que importa é sempre alternar, mesmo na mudança de cordas

    Lifoi
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Treine dos dois modos. Porque no meio de uma improvisação, você tem que saber como "descer" uma corda, para baixo(como está acostumado) ou para cima(o que fica normal após um pouco de treino).

    JoseA_II
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Na minha opinião, é fazer do jeito melhor. Eu faço de cima para baixo, já me acostumei assim, mas quando preciso fazer ao contrário não tenho nenhum problema também.

    Hirai
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Faça palhetada híbrida, peça pro teu professor te explicar como é,

    eduardodff
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara, é p seguinte:

    Em geral na descida eu faço (como exemplo vou usar pentatônica), duas palhetadas por corda)

    Na descida: baixo, cima
    Na subida: cima, baixo

    Quando tem três notas por corda:
    Na descida: baixo, cima, baixo ---> baixo, cima, baixo ---> baixo,cima, baixo
    Na subida: cima,baixo,cima -->cima,baixo,cima --> cima, baixo, cima

    Observa que ao trocar a corda dou uma "sweepada"
    Bom mas isso é pessoal, eu peguei essa dica com o Gustavo Guerra, mas tem que ver o confortável pra cada um!!

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Homem Cueca
    · votar


    Golpian

    Se vai alternar a palhetada, começe sempre para baixo. É alternada, o padrão irá ficar SEMPRE baixo cima baixo cima baixo cima.

    Só depois de ter absorvido totalmente a palhetada neste sentido, voce inverte e treina tudo o que voce treinou antes desse novo jeito. O ideal é ter os dois sentidos em mente, algumas frases ficam mais fáceis começando em um sentido e outras em outro.

    Dominar a palhetada alternada é difícil mas é extremamente recompensador depois.

    PS:lembre-se, palhetada alternada é palhetada alternada, ela vai SEMPRE ALTERNAR. Nunca irá repetir o sentido, independente de mudança de cordas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Palhetada: Cima baixo ou baixo cima?