Palhetada: só de baixo para cima, faz sentido?

    Autor Mensagem
    Meus Avioes
    Veterano
    # set/08


    Ai gurizada, tudo bem!?
    O negócio é o seguinte: caiu-me em mãos uns exercícios que eu achei de certa forma curiosos, e resolví pedir a opinião de vocês quanto a efetividade dos mesmos.
    O exercício consiste dos nossos já conhecidos 12342314... e por ai vai. Tem uns que envolvem salto de corda e talz. Mas a palhetada a ser realizada é somente de baixo para cima. Daí pergunto:
    Alguém já fez algo parecido?
    Desenvolve alguma coisa ou é só perda de tempo?

    Desde já, valeu!

    Até a próxima!

    L.A.M_Hard_Rock
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Creio que você deve estar falando de palhetada alternada, certo !?
    Bom, na minha opinião, é bom de se aprender man, em solos mais rápidos, palhetada alternada é muito bom...
    Mantendo sempre em outro sentido, independente se pra cima ou pra baixo, palhetada sweep.

    PS: Não conheço muito de nomes de técnicas e talz, vi isso numa vídeo aula do Kiko Loureiro, se tiver errado, pessoal corrige aí...

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/08
    · votar


    A palhetada de baixo pra cima é muito impoprtante dominar, mas só ela???Aí já é demais...
    Nunca fiz, faz o exercício com alternada oras...

    Meus Avioes
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É estranho, mas é realmente isso: SÓ DE BAIXO PARA CIMA.

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/08
    · votar


    O exercício deve ser pra canhoto!!! ^^


    Não consigo imaginar um guitarrista tocando um solo só com palhetadas ascendentes (pra cima)...

    L.A.M_Hard_Rock
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Malz aew, eu li errado o título, mas o meu primeiro post acho que tá correto, fora da ordem, mas correto...

    Meus Avioes
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Headstock invertido

    Pois então, não creio que seja para desenvolver uma técnica dessas, mas simplesmente treinar algo, mas a pergunta é o que? E se é efetivo?

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Meus Avioes

    o exercício pode estar errado... mas o amigo sabe a diferença entre o sentido da palhetada?

    Meus Avioes
    Veterano
    # set/08
    · votar


    SaldanhaPessoa

    Sim, sei a diferença. Inclusive mostra outras variações de palhetada, mas assim como vcs, essa me chamou a atenção. E como o ex. esta em tab. ele ainda tem escrito lá:

    b= cima para baixo
    c= baixo para cima

    Daí no ex. tá escrito: c, c, c, c.

    Por isso não acho que esteja errado e sim que pode ser um delírio da cabeça do cara!

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Meus Avioes

    a minha foi no sentido de diferença "sonora".

    El Musicista
    Veterano
    # set/08 · Editado por: El Musicista
    · votar


    Meus Avioes

    Só de baixo para cima?
    Acho que é válido.
    Mas se realmente você for estudar dessa forma, estude também palhetadas de cima para baixo, e bastante palhetadas alternadas.

    Acredito que o exercício seja de baixo para cima, porque nossa tendência é palhetar de cima para baixo, como se fôsse algo automático, até mesmo quando vamos alternar a palhetada, a tendência é acertarmos a primeira nota do solo (ou as acentuações) com a palhetada de cima para baixo (experimente dar o violão para uma pessoa que nunca o tocou, e peça para ela palhetar quatro vezes em cada corda).

    Porém, chega um ponto que esse "viciozinho" de acentuar frases com palhetada de cima para baixo, começa a atrapalhar, daí a importância de termos uma palhetada de baixo para cima com eficiência.

    Velho. Eu estava (e ainda estou), com esse "vício" digamos assim (mas estou trabalhando muito para corrigir) de palhetar somente de cima para baixo:

    Estou estudando da seguinte forma:

    e:----------------------------------------------------
    B:------------------------------------------5-6-7-8-
    G:-------------------------------5-6-7-8------------
    D:---------------------5-6-7-8----------------------
    A:-----------5-6-7-8--------------------------------
    E:-5-6-7-8------------------------------------------
    - + - + - + - +...
    e:-5-6-7-8------------------------------------------
    B:-----------5-6-7-8--------------------------------
    G:---------------------5-6-7-8----------------------
    D:-------------------------------5-6-7-8------------
    A:------------------------------------------5-6-7-8-
    E:----------------------------------------------------
    + - + - + - + -...

    (+: para baixo)
    (-: palhetada para cima)

    Esse é o famoso 1 2 3 4.

    Coloco o metrônomo em 70 b.p.m. e executo a primeira tablatura, seguida da segunda tablatura, sem parar de uma para a outra e recomeçando imediatamente da segunda para a primeira novamente (em loop). O tempo para cada nota é equivalente a uma colcheia (1/2 tempo - 02 notas por beat do metrônomo).

    A primeira tablatura é executada com a primeira palhetada para cima, a segunda para baixo, a terceira para cima, etc., ou seja, alternada. Porém, as acentuações são dadas na nota que é palhetada para cima.

    A segunda tablatura, é executada com a primeira palhetada para baixo, a segunda para cima, a terceira para baixo, etc., ou seja, alternada. Porém nessa tablatura, as acentuações são dadas na nota que é palhetada para baixo.

    É claro que não fico apenas no 1 2 3 4, utilizo suas variações (1 2 4 3; 1 3 2 4; 1 3 4 2; 1 4 2 3; 1 4 3 2; 2 1 3 4...).

    Quando já assimilei bem o exercício, ao invés de alterar o n.º de beats do metrônomo, mudo o número de notas em cada tempo (tercinas, semicolcheias, etc.). Ou seja, além de treinar palhetada alternada, de quebra ainda consigo estudar um pouco de quiálteras.

    Faço isso sempre observando também a postura da minha mão direita (porque eu acostumei a pegar a palheta de um jeito horrível, muito ruim, e agora estou me "desconstruindo" para me "reconstruir" de forma eficiente, segurando a palheta de um modo confortável e anatômico).

    Não custa nada lembrar. Estudar sempre com o metrônomo! É um dos melhores amigos de nós, estudantes de guitarra ou música em geral.

    Espero ter contribuído!

    Grande abraço!

    conandrade
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bom...
    a palhetada debaixo pra cima, dependendo da pegada, pode tirar um som diferente da guitarra... eu particularmente adoro o timbre que faz nos agudos desta forma!

    Outra coisa... acredito que o exercício seja bastante efetivo no que diz respeito a passar de uma corda pra outra. Ontem, de brincadeira fiquei fazendo esses exercícios cromáticos e vi, que minha maior dificuldade é justamente a palhetada de baixo pra cima quando mudo de corda... eu SEMPRE erro, dá muita raiva... hehehe

    por ex: 1234 de baixo pra cima, começando a palhetada debaixo pra cima... mesmo alternando, qndo passo pra corda de cima, me enrolo todo! Mas um dia eu consigo... é só treinar hehe

    []´s

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    quando eu comecei a tocar meu pro era justamente o contrário... eu palhetava bem mais de baixo pra cima.. eu sempre tento treinar pra igualar e melhorar as de cima pra baixo.

    eu particularmente adoro o timbre que faz nos agudos desta forma!

    diego gr
    Veterano
    # set/08 · Editado por: diego gr
    · votar


    El Musicista
    porque nossa tendência é palhetar de cima para baixo, como se fôsse algo automático, até mesmo quando vamos alternar a palhetada, a tendência é acertarmos a primeira nota do solo (ou as acentuações) com a palhetada de cima para baixo
    É verdade, e eu odeio isso

    Só a título de curiosidade: o Paul Gilbert quando começou a tocar guitarra só palhetava de baixo pra cima e só usava o dedo médio.
    Tem uma vídeo aula dele que ele conta isso, tem uma parte que ele fala "daí um belo dia eu descobri que podia usar os outros dedos, e minha vida mudou" huhseaisuhiusaheuisaheasuhiaua
    Tem outra história também que ele tava acostumado a tocar nos ensaios de frente pro batera, daí quando chegava nos shows continuava de costas pra platéia sem perceber, até o dia que a mãe dele foi ver um show, depois chegando em casa perguntou: "Filho, por que você toca de costas pro público?" Daí ele começou a tocar de frente pra platéia huesheusheuiahseuahseuahe

    El Musicista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    diego gr

    Só a título de curiosidade: o Paul Gilbert quando começou a tocar guitarra só palhetava de baixo pra cima e só usava o dedo médio.

    Dedo médio da mão direita ou da mão esquerda? Eu não entendi.

    "Filho, por que você toca de costas pro público?"

    Ashuashuahsuahsuahsuahsuahsuahsuaaaaaaaa...
    Essa foi massa! Não conhecia essa história não...

    nettoroses
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É válido sim, pois logicamente melhora sua palhetada "para cima"
    já vi num dvd o steve morse falando que é bom praticar dessa forma também

    Marcelosa
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Marcelosa
    · votar


    gilbert é uma lenda, haja senso de humor.

    Eu palheto bizarramento mais pra baixo do que pra cima, influencia de minha adolescencia onde eu escutava metal o dia todo, porem tbm ja vi video aulas do gilbert onde ele mostra a importancia de saber acentuar as notas certas, acho que esse exercicio é valido sim, na video aula ele mostrava uma escala de 3 notas por corda tocada de um jeito desleixado e o outro acentuando legal, e a palhetada pra cima tem que ser tao boa quanto a pra baixo.

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Continuo achando que este exercício é pra canhoto!

    nettoroses
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Headstock invertido

    Não é não, pelo o menos se for o que eu entendi, é "apenas" para melhorar a palhetada para cima, com isso a alternada melhoraria consequentemente

    palhetada alternada= baixo , cima, baixo cima

    então, se você treinar só para cima, vai melhorar também, como se treinar só para baixo

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/08
    · votar


    nettoroses

    É, faz sentido...também...

    ogner
    Veterano
    # set/08
    · votar


    diego gr

    Quando eu for famoso vou inventar umas historias bacanas tb!!!

    Hehehe.

    diego gr
    Veterano
    # set/08
    · votar


    El Musicista
    Dedo médio da mão direita ou da mão esquerda? Eu não entendi.
    Pois é, esqueci de mencionar isso...Era o dedo médio da mao esquerda no braço, e a mao direita palhetando só pra cima, simplesmente bizarro, mas ele tinha uns 5 anos de idade, nem tinha noção dos bagulho hesusahesehauehauah

    ogner
    Quando eu for famoso vou inventar umas historias bacanas tb!!!
    Essas histórias eu li sendo escritas por ele mesmo no fórum do Racer X, ele tem um profile lá, é o único da banda que escreve:
    http://www.racerxband.com/board/viewtopic.php?t=12023&start=0&postdays =0&postorder=asc&highlight=

    Mas a história mais cabulosa foi de um tópico que eu criei lá sobre o show que o Gilbert enrolou o cabelo na furadeira
    http://www.racerxband.com/board/viewtopic.php?t=14509&highlight=
    HSUEHSAEUAHEUSAHAHAHAHAUA

    alexfs0
    Veterano
    # set/08
    · votar


    é valido o exercicio, pois como ja disseram aqui... a tendencia da gente é palhetar de cima pra baixo...

    tipo, é como nos arpejos, eu tenho mais facilidade em arpejar de cima pra baixo do que de baixo para cima...
    Acredito que seja importante tambem pra melhorar a palhetada nesses sentidos...

    ah sim, mas sobre a palhetada alternada: ela é fundamental pra velocidade.


    valeu!

    pedrobrito
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu particularmente nunca treinaria assim.... Treinar alternada sempre vai ser melhor pra desenvolver a palhetada alternada do que treinar só pra cima separado e depois só pra baixo separado... mas tem louco pra tudo rsrsrs

    r2s2
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Meus Avioes
    Palhetada: só de baixo para cima, faz sentido?

    Já fiz isso... mas pelo visto não deu muito certo... hahaha

    iiiigor
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Aah eu acho que não tem nada a ver palhetar pra cima se consigo ter a mesma pegada... Estou errado?

    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    iiiigor
    Se você conseguir tocar bem o que se propôs a tocar, pode ser até com a orelha.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Palhetada: só de baixo para cima, faz sentido?