Evolução nos estudos, material e algumas cossitas mais

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Kleber Blacklock


    Buenas, pessoal!

    Venho compartilhar convosco um pouco do que se passa com um "tiozão" de 33 que pensa poder tocar igual ao Van Halen.

    Há algumas semanas resolvi voltar a ativa após muito tempo parado (praticamente um ano), resolvi que esposa, dois filhos, emprego, faculdade, pendências caseiras, etc., não seriam empecilho para poder praticar saudavelmente e sem interrupções (?!?!?!?), resolvi investir um pouco e cá estou com um parecer de aproximadamente 1 mês de estudo.

    Material que tenho usado:

    http://dc185.4shared.com/img/1FuEHlQS/s3/0_-_Mtodos_que_estou_estudand o.JPG

    http://dc185.4shared.com/img/jICMMj8n/s3/1-_Mtodos_que_estou_estudando .JPG

    Tenho dado ênfase à prática da palhetada alternada. Bom, em um mês de estudo, saí das 60 bpms num compasso 4/4 e atingi os 135 bpms em alguns exercícios (o mínimo exigido pelo mestre Wander Taffo é 120 bpms). Acredito que poucos aqui já postaram "estudos" para o pessoal, apenas músicas e solos (favor desconsiderarem as pequenas "mastigadas", tenho síndrome de pânico de gravações, hehe). Segue abaixo:

    http://www.4shared.com/audio/rz6mqUvy/Exerccios_a_135_bpm.html

    Bom, aí começa a apelação. Decidi que posso tocar igual ao Eddie Van Halen, aí, adquiri algum material legal, e estou apanhando igual a um cachorro sem dono:

    Lista telefônica Van Halen com todas as tablaturas existentes em mais de 1200 páginas:

    http://dc185.4shared.com/img/TbDXT5Up/s3/2_-_Lista_telefnica_Van_Halen .JPG

    http://dc185.4shared.com/img/1ag183FZ/s3/3_-_Lista_telefnica_Van_Halen .JPG

    http://dc185.4shared.com/img/NflKnLRh/s3/4_-_Lista_telefnica_Van_Halen .JPG

    DVD Van Halen Phrase by Phrase:

    http://dc185.4shared.com/img/fm9OUX8p/s3/5_-_Van_Halen_-_Phrase_by_Phr a.JPG

    http://dc185.4shared.com/img/GK8iKXun/s3/6_-_Van_Halen_-_Phrase_by_Phr a.JPG

    Enfim, a idéia é mostrar que um mês de estudo "puxado", mesmo com o pouco de tempo que tenho disponível, dá uma diferença grande na forma de tocar. Aos que acreditam que não tem tempo, fica de exemplo que até o "tiozão" que vos escreve consegue arrumar tempo para estudar, desde que assuma um compromisso real e não leve o estudo do instrumento como brincadeira.

    Finalizando, gostaria que os mais experientes avaliassem minha evolução pelo áudio que postei, estou fazendo da maneira correta? Tenho treinado de uma a duas horas diárias.

    Abração!

    OBS.: alguma alma caridosa teria um patch para Boss GT-10 do Van Halen na música Dancing In The Streets?!?!

    Kleber Blacklock

    Thiago Teixeira
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Parabéns pelo empenho!
    Seu eu tivesse esse empenho já estaria tocando bem, principalmente porque tenho bastante tempo pra treinar, mas como não consigo ser empenhado em nada que faço, com um ano de guita parece que eu comprei a minha guita mês passado, heuheuheu
    Abraços.

    AnonymousEpidemic
    Veterano
    # set/11 · Editado por: AnonymousEpidemic
    · votar


    Kleber Blacklock
    Qualquer estudo é melhor que nenhum. Com certeza vc irá melhorar bastante, tb acredito nisto. Mas.................
    Tocar como o EVH não será uma tarefa fácil!! Força aí.....

    GT 10

    daniels07
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ele falou que quer tocar que nem o Van Halen.

    Cara, se eu tivesse esse empenho, eu já taria bom rs
    É díficil ter esse empenho todo, ainda mais se tratando de técnica.

    (meu foda é que eu nao sei se me dedico ao contra-baixou ou à guitarra... to nessa desdo começo do ano rs)

    clebergf
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock

    Muito bom cara..é isso ae mesmo.
    Espero que vc alcance o seu objetivo, só não tenha pressa, pois atingir esse nível de técnica requer anos de estudo...

    Mas só um dúvida, como vc estuda de uma a duas horas por dia trabalhando e estudando?
    Quando eu fazia isso dormia uma média de 4 horas por noite e passava o dia inteiro na rua...rs

    RennanGuitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    cara eu ate tenho o empenho tem um problemas,minha guitarra tem um "empeno"
    /modosemgraçaon

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Thiago Teixeira
    Fala, Thiago, tudo em ordem? Eu também já fui assim, toco guitarra desde os 12 anos aproximadamente (estou com 33), e nunca, nunca estudei a sério. Tanto que nunca progredi. Acontece que resolvi entender que, apesar de nunca ter levado isso a sério, tenho sim um talento. E passei tempo demais desperdiçando esse talento. Nunca é tarde para começar, não?

    AnonymousEpidemic
    Então, não tenho o objetivo de me profissionalizar nem nada do tipo, simplesmente resolvi que quero conseguir tocar de verdade as coisas que eu gosto ao invés do costumeiro "embramation". Tocar Van Halen errado é fácil, fiz isso por 20 anos, mas tocar Van Halen do jeito certo é outra história. É fácil enganar a leigos, enganar a nós mesmos é que cansa.
    Valeu pela força!
    OBS.: valeu também pelo site, uma pena que só encontrei o patch de "Ain't talk about love".


    daniels07
    Cara, é sério, tem que ser aquela coisa de "vida ou morte". Diversos dias eu olho para a guitarra após uma noite cansativa de trabalho, penso nos afazeres da faculdade (que também deveria ter terminado quando era mais jovem), penso nas crianças e na esposa que querem minha companhia, porém, assumi o compromisso de estudar guitarra como algo vital. Após cinco minutos tocando parece que a vontade volta, incrível. O difícil é começar.

    clebergf
    E aí, "chará", tudo em ordem? Então, conforme citado acima, requer muita força de vontade e disciplina. Recomendo que consiga um cantinho legal onde você possa deixar tudo já "semi-preparado", ou seja, basta pegar a guitarra e plugá-la, o resto já tudo no seu devido lugar. Só o fato de montar e desmontar o set desanima (por isso adquiri o Boss Eband, e ele tem me ajudado bastante). Outra coisa que acho legal é identificar as prioridades: o que você espera da guitarra? Eu espero tocar o que me agrade, para isso, estudo exatamente o que preciso para isso. Ex.: quero tocar o solo de "I don't want to change the world", e eu sei que o Zakk apavora na palhetada alternada. Estou estudando bastante palhetada alternada. E por aí vai. Outra dica é sempre assistir algo de seu guitarrista preferido quando estiver desanimado, dá vontade de querer tocar igual, hehe.

    RennanGuitar
    Tum, tum, pushhh!!! Boa, kuakuauka!

    Valeu a todos, pessoal, espero a daqui a alguns 15 aninhos postar minha primeira gravação do Van Halen!

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    clebergf
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock

    Valeu pelos toques cara faço um esquema de estudo muito parecido com o que você falou, mas a minha pergunta foi mais do tempo disponível por curiosidade.

    Abraço!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    clebergf
    Opa, foi mal, entendi errado, hehe. Então, não há outro jeito, durmo de uma a duas horas a menos por dia e fico um caco, porém, consigo aumentar os bpms, hehe.

    Abração!


    Kleber Blacklock

    Slash XxX
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Tenho dado ênfase à prática da palhetada alternada. Bom, em um mês de estudo, saí das 60 bpms num compasso 4/4 e atingi os 135 bpms em alguns exercícios (o mínimo exigido pelo mestre Wander Taffo é 120 bpms).

    Muito bom, eu mesmo começo com 90 BPM em alguns de palhetada e exercícios pra aquecimento da mão esquerda e vou até 160...

    Variando escalas cromáticas e sweeps!!!!
    Muito bacana e obrigado por compartilhar!!!

    clebergf
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock

    Isso que é foda, com eu falei na época da facul se eu tirasse um hora de sono ia dormir 3 horas por noite de seg. a sex. :S
    Mas precisa de sacrifício mesmo.

    R. Skipper
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Meio relacionado, eu comecei a utilizar o livro Guitar Aerobics. Ele é focado só em técnica. É dividido em semanas e cada dia da semana contempla um aspecto: palhetada alternada, ligados, salto de corda, bend, palhetada sweep, arpejos e ritmo/base. Acho muito legal porque todos os exercícios são licks, então tem alguma musicalidade, algo além de só cromático e escalas. Acho bem útil para mim, que não sei tocar nada. (Da próxima vez que for numa loja testar equipo passarei menos vergonha hehe). CD vem com demonstração e backing tracks com bateria.
    Acho que o único porém é que é em inglês. Comprei por 20 doletas com frete grátis.
    Está funcionando bem comigo (apesar de estar na segunda semana), pois um "plano de treino" funciona comigo, que "não consigo" fazer um por conta própria e quando pego a guitarra só fico em 1234 e depois (tento) toco uma música que conheço.
    É por aí.

    pulgadopc
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Está estudando quantas horas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Evolução nos estudos, material e algumas cossitas mais