vamos compilar exercicios PRATICOS de improvisação .

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: rhoadsvsvai


    muito se fala sobre improvisação na teoria , e é muito importante conhecer a teoria por traz da harmonia , porém nem todas as pessoas tem neuronios pra conseguir memorizar a quantidade de conceitos que a teoria musical contem , e mesmo assim vemos grandes improvisadores que não tem nenhum embasamento teorico , basta citar bb king e jeff beck , logico que não estou dizendo que voce não deve tentar aprender a teoria , a teoria é um assunto que eu ainda não domino mais tenho certeza que ela torna as coisas muito mais faceis , porém vamos nesse topico aqui discutir algums exercicios que podem ajudar na questão da improvisação , mas do ponto de vista mais pratico que teorico , logico que se for nescessario uma um acompanhamento ou explicação teorica aos exercicios propostos aqui eles não devem ser rejeitdados.

    bom eu vou começar aqui citando dois exercicios que eu conheço , não sou experiente e nem sei improvisar direito , mais acho que se algums colegas mais habilidosos do forum resolverem participar e sujerir algums exercicios tambem , facilitaria muito o rendimento do topico.

    1) esse eu achei no youtube , e pareceu me trazer algum rendimento , bom o exercicio é basicamente pegar a guitarra sem bt nenhuma , e solfejar alguma coisa simples , em seguida procurar no braço do instrumento até obter uma melodia equivalente a do solfejo , depois tocar alguma sequencia de notar , e então as cantar até memorizar , e ficar repetindo isso todo dia, como uma forma de mentalizar o vocabulario do instrumento

    2) tentar improvisar sobre uma bt usando só uma corda (acho que esse exercicio foi citado pelo ogner) a fim de entender que notas vão soando bem no tom da musica.

    bom meu conhecimento sobre esse assunto ainda é muito infantil , então espero que o pessoal venha compartilhar seus conhecimentos aqui.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    up?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    up?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    up?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    é pelo visto a ideia não foi muito boa...

    Stalingrado
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    rhoadsvsvai
    Acho que não é essa a questão... É que exercício prático pra improvisar pra mim é pegar uma base e solar nela. Mas pra isso, você tem que passar na teoria, não tem jeito... Ou então, vá só no ouvidão mesmo.

    clebergf
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    rhoadsvsvai


    Cara, acho que o melhor mesmo é treinar as escalas e "ensinar" para o ouvido com o som delas, é demorado, porém acredito que o resultado final será melhor.
    Eu ainda estou rastejando na improvisação, não sei nem 5% do que pretendo, mas estou treinando o ouvido nas escalas maiores e participando das Jams que rolam por aqui para ter o retorno da galera...

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Uma dica que eu dou pra quem está aprendendo é: depois de aprender as escalas básicas (maior, menor, pentatônica maior e menor, saber o que é escala relativa), aprenda blues note, e saiba o que é blues note, o que é um outside; sabendo o que é outside e sabendo que blues note é um outside, aprenda a menor harmônica (malmsteen style kkk), daí então estude modos gregos, que ajudam MUITO. Por fim, agora que vc já entende os modos gregos, sabe que pode fazê-los 'pentatônicamente', ou seja, da mesma forma que se tem a mesma escalas em vários 'shapes padrão' (modos gregos) no braço todo da guitarra, o mesmo se faz com a pentatônica... aprenda isso também ué.

    O texto é grande, são várias escalas diferentes mas acreditem: aprender tudo essas poha ae é muito mais fácil do que parece, vcs podem ter certeza de que é muito mais dificil aprender a usar tudo isso de forma realmente aplicável, tipo, pegar uma musica e improvisar uns licks bem style, criar melodias coerentes e inesperadas, etc... Eu com menos de 1 ano de guitarra sem fazer aula já sabia tudo essas poha, só agora que tô começando a conseguir tocar uns bagulhos dahora de verdade usando tudo isso. Porque quando vc começa a aprender sua primeira pentatônica vc sola 5 notinhas com um bend e já fica maravilhado, se sente o rei do blues kkkkkk quando vc começa a melhorar, vc olha pra trás e pensa 'putz, eu era um merda... agora eu to tocando mor bem!'; algum tempo depois vc pensa a mesma coisa, e isso acontece num ciclo interminável...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vamos compilar exercicios PRATICOS de improvisação .