Cuidados com braço colado - PRS SE Custom

    Autor Mensagem
    jucasambora
    Veterano
    # ago/11


    Galera,
    Peguei uma PRS SE Custom esta semana, ótima guitarra, e ela tem o braço colado.

    A minha dúvida é se tem algum cuidado específico que devemos ter com braços colados? Pq vi nos tópicos que encontrei (usei o busca viu... rsrsrs) que braço colado qdo dá problema, babou tudo! Outros tópicos já citam outras coisas e tal... em fim, os cuidados são os mesmos de uma guitarra de braço parafusado?

    Sei que a pergunta é meio boba, mas depois de ler 10000000 (a maioria sobre Shelters, pq o q encontrei de SX, SG... foi brincadeira não) de tópicos a conclusão que cheguei é que braço colado tem restrições apesar de ser uma boa opção por "reduzir a distancia" entre o braço e o corpo.

    Vlw
    Juca

    P.S. - Poderia ter "ressuscitado" algum tópico antigo, mas por serem tão antigos preferi abrir um novo, tem problema? Como o FCC vê isso? (moderadores...)

    rocknroll1234
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    com braço colado,você tem que tomar os mesmos cuidados que com o braço parafusado.

    a diferença é que braço colado é ruim pra fazer agudos,e que tem que tomar cuidado com o braço.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    jucasambora

    P.S. - Poderia ter "ressuscitado" algum tópico antigo, mas por serem tão antigos preferi abrir um novo, tem problema?

    Fala, Juca!

    Cara, vc pode "ressucitar" um topico antigo sim, sem problemas. Desde que tenha algum motivo para isso e que o assunto seja relevante. Falo isso pq tem gente que ressucita topicos só de sacanagem, hehe.

    E grava logo alguma coisa com essa PRS ai hein, hehehe.

    Se vc usar a busca e ela apontar para topicos muito antigos, tem problema não.

    rocknroll1234

    a diferença é que braço colado é ruim pra fazer agudos

    Amigo, eu tenho uma guitarra com braço colado e não tem nada disso de ser ruim pra fazer agudos. Da onde vc tirou essa informação?

    e que tem que tomar cuidado com o braço.

    Que tipo de cuidado? Vc primeiramente não falou que o cuidado é o mesmo que tem que tomar com o braço parafusado? Não entendi.

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    renatocaster
    esse lance de ser ruim pra agudos realmente não faz muito sentido, mas até onde eu sei parafusado tem mais agudos que colado, acho que é isso que ele quis dizer...

    Spect
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Spect
    · votar


    rocknroll1234
    a diferença é que braço colado é ruim pra fazer agudos

    De onde que você tirou isso? Independente de ser colado, parafusado, neck-through ou inteiriço, o que influi é a forma com que a trócula (ou seja lá qual o nome mais adequado para a passagem do corpo para o braço) é feia e a forma do cutway. Eu não tenho problema nenhum para alcançar a 22° casa da minha SG, por exemplo.

    jucasambora

    Cara, são os mesmos cuidados com qualquer outro tipo de construção, nada demais.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Magrinho123

    esse lance de ser ruim pra agudos realmente não faz muito sentido, mas até onde eu sei parafusado tem mais agudos que colado, acho que é isso que ele quis dizer...

    Entendi. Se ele quis dizer isso, então tem um certo sentido.

    Mas sobre essa diferença de agudos em parafusado x colado eu nunca notei. Eu tenho uma Les Paul colada e uma Strato parafusada e sinceramente nunca reparei essa diferença. Vou prestar mais atenção nesse aspecto, hehe.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    renatocaster
    A diferença de agudos NÃO vem do fato do braço ser colado ou aparafusado, mas sim do projeto e forma de construção da guitarra como um todo.
    As Fenders, além de possuírem capts tipo "single-coil" (cuja tendência é de um som mais "claro") e madeiras de timbre mais "aberto" (amieiro/alder, ash/freixo e poplar/álamo), possuem uma medida de escala de 25,5 pol. enquanto as Gibsons utilizam-se de madeiras com timbre mais fechado (mogno, nato, basswood/tília) e medida de escala de 24,74pol. Quanto mais curta a medida da escala, menos tensas ficam as cordas, portanto, mais grave o som. Porém, esse fato não se encontra isolado na "construção" do timbre, mas adicionado às cordas usadas, o amp e sua equalização, etc, etc....
    Abç

    renatocaster
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Valeu, cara. Agora deu pra entender melhor essas diferenças. Obrigado pelos esclarecimentos.

    jucasambora
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Obrigado galera, já estava começando a ficar grilado com braço colado, já que acabei de pegar uma guitarra assim, mas agora to tranks.
    Como disse o renatocaster já deu pra entender melhor esse assunto.

    Vlw!!

    Alan_Domingues
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    jucasambora

    Coé Jonas Brother,

    Qualquer coisa relativa a luthier e cia pergunte ao Bertola, o cara é fera.

    Eu confesso que nunca importunei ele, mas também quando perguntar ele vai até me bloquear kkkkkkk.

    Abraços e parabéns pela guitarra rapaz.

    Manda um som ai!

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    jucasambora

    e vê se grava um som com essa PRS ae cara!!!!

    lembrando que uma vantagem do braço colado em relação ao parafusado eh o sustain bem maior ;D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cuidados com braço colado - PRS SE Custom