SG braço colado ou braço parafusado

Autor Mensagem
Headstock invertido
Veterano
# jun/07


Qual a diferença entre uma guitarra(SG) de braço colado e uma de braço parafusado?

Todas as diferenças por favor

A SX SSG aida tem elas de braço colado, ou de braço parafusado so que com corpo de mogno?

resp as duas perguntas por favor quem souber,

valew, obrigado

Snakepit
Veterano
# jun/07
· votar


Essas guitarras SG e Les Paul sao tradicionalmente com braço colado por causa do timbre, que melhora muito.

Braço colado da mais sustain e deixa o som mais gordo, que é o objetivo das guitarras em mogno.

Se for braço parafusado, nao compre.

Headstock invertido
Veterano
# jun/07
· votar


Snakepit

po se for por sustein, eu nao ligo.

mesmo assim e ruim comprar braço colado mesmo sendo corpo de mogno?

alias ainda existem dessas ai em mogno (SX SSG, nao a Shelter SG que e muito feia)?

Snakepit
Veterano
# jun/07
· votar


Headstock invertido
mesmo assim e ruim comprar braço colado mesmo sendo corpo de mogno?

É justamente o contrario! Le de novo o que eu escrevi.

Normalmente as guitarras com braço colado são justamente as de mogno. Não existe Gibson SG com braço parafusado, nem as Epiphone são, com excesão dos modelos mais baratos (SG Special).

Guitarra modelo SG TEM que ser de mogno e ter braço colado, que é bem melhor pro som.

Headstock invertido
Veterano
# jun/07
· votar


entao nao existe braço parafusado E corpo em mogno?

Snakepit
Veterano
# jun/07
· votar


Headstock invertido

Existem, mas são exceções e normalmente modelos baratos e de baixissima qualidade.

Slash_1989
Veterano
# jun/07
· votar


caramba, braço parafusado eh horrivel!!! se a guita for de pessima qualidade intaum... fica tremendo o negocio!!
eh mto mais firme tocar com braço colado, eh mto melhor, o som, o sustain...

Snakepit
Veterano
# jun/07
· votar


Slash_1989
Fica tremendo? Então o braço tava solto hehehe.

zaqueu_grunge
Veterano
# jun/07
· votar


fica tremendo o negocio!!
haeuhaeuaeh o loco

GuitarHome
Veterano
# jun/07
· votar


caramba, braço parafusado eh horrivel!!!
Né?
Não é atoa que as Fenders e a maioria das ibanez são.

Arc
Veterano
# jun/07
· votar


GuitarHome
realmente espero q tenha sido uma ironia...
=P

Tio Frank
Veterano
# jun/07
· votar


cara, o braço colado da mais sustain pra guitarra, deixando ela com um timbre mais ecompardo mesmo.
stratos e outras com braço parafusado tem um som mais estalado por ser parafusado...

mais claro que, nao é SÓ pelo braço que seu timbre vai melhorar ou piorar

victorhugofs
Veterano
# jun/07
· votar


Snakepit legal, colado o timbre eh legal! so que se ele vacilar e empená-lo pra arrumar vai ser complicado! É preciso ter muito mais cuidado com o colado! tem esse problema!

Snakepit
Veterano
# jun/07
· votar


O Slash ali em cima misturou tudo e desvirtuou o tópico, ele generalizou.

Quando se trata de mogno em guitarras como SG e Les Paul, o melhor é ser braço colado pra deixar ele mais grave, com sustain, com mais peso.

Agora ser for uma Stratocaster , com aquele som estalado, o melhor é ser parafusado, como são todas as Fenders.

Mas isso generalizando, existem PRS de 2 mil dólares em mogno cm braço parafusado e existem stratos neck-tru....

victorhugofs
Mas é dificil empenar o braço assim... só caindo no chão violentamente, pois eles mesmo colados tem o tensor dentro pra arrumar se empenar.

Phantom Of Death
Veterano
# jun/07
· votar


se vc quer uma guitarra SG vc quer um timbre de SG de verdade, se vc quer um timbre de SG vc quer um braço colados e captadores humbucker, se vc colocar captador single coil ou braço parafusado numa SG vc desfigurou ela, ou seja, compensa uma Strato de 22 casas...

É aí que tá, vai da sua preferencia, se vc quer SG simplesmente pelo visual... vai em frente... decida por si mesmo, testa as duas e ve qual te agrada... não existem leis sobre isso...

Snakepit
Veterano
# jun/07
· votar


Phantom Of Death
compensa uma Strato de 22 casas...

O q vc quis dizer com isso? Que uma Strato de 22 casas é tão errado quanto uma SG com braço parafusado?

Phantom Of Death
Veterano
# jun/07
· votar


Snakepit

nao.... eu tenho uma strato com 21 e adoro ela.. (e nem eh fender),,, o q eu quis dizer eh q se vc quer uma guitarra com som agudo e 22 casas tem as stratos... leia denovo amigo =P

Phantom Of Death
Veterano
# jun/07
· votar


Snakepit

eu prefiro uma strato padrão com som agudo do q uma sg desfigurada com som agudo

Snakepit
Veterano
# jun/07
· votar


Phantom Of Death

Eu li de novo, não tava claro, por isso que perguntei. Não tava de xingando, tava perguntando mesmo.

Bem, eu prefiro Fender Strato em todos os casos hehehe.

Phantom Of Death
Veterano
# jun/07
· votar


Snakepit

sdhiuhdsuisdhi, eu n tenho dinheiro pra uma, mas estou feliz com minha guitarra... shiddhuidshuidshi

ainda terei uma fender, com caps emg e tudo o q mais tiver direito

Snakepit
Veterano
# jun/07
· votar


Phantom Of Death
eu n tenho dinheiro pra uma,

hehehehe
E eu então, que tenho uma SG de compensado com braço parafusado!

Phantom Of Death
Veterano
# jun/07
· votar


Snakepit

vixx, mas se tu tira um som bom ja ta valendo cara... meu problema ultimamente tem sido mais eu do q o instrumento em si...

Snakepit
Veterano
# jun/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Phantom Of Death
Da pra tirar um som legal, quebra o galho. Mas é um som vazio, sem caracteristica nenhuma, já que não tem madeira pra dar som e os caps não suportam muita distorção. Pra dentro de casa e pro que eu toco ta bom. hehehe

Mas em breve comprei uma Ibanez S470.

Headstock invertido
Veterano
# jun/07
· votar


Galera, Mais do que nunca estou precisando da ajuda de voces.
Estive na capital e dei uma olhada nas guitarras nas lojas, mas não encontrei a SX SSG da Shelter.
Aí em uma loja o cara disse que pode encomendar, mas ai eu não posso testar, alguem me responda as seguintes perguntas em ordem por favor, lá vai:

1-Essa SX SSG de Basswood e braço colado presta?(No sentido de ser boa, pois a Cort X6 é de basswood, braço parafusado e todo mundo elogia,)

2-Eu iria pegar a Cort X-6, mas o "VISUAL" da SG me agrada mais, além do que eu desisti de floyd, eu quero é ponte fixa pra bend de 1000 tons. E aí, é uma boa eu pegar a "SX SSG" preta(não a Shelter SG natural que é muito feia)???

3-Alguem já viu: A Memphis tem Les Paul, e é bonita é a LP 60(mas isso não vem ao caso)

Respondam por favor...

Headstock invertido
Veterano
# jun/07
· votar


UP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

edalko
Veterano
# jun/07 · Editado por: edalko
· votar


Eu particularmente acho que esse negócio de ficar desmerecendo uma guitarra só porque a primeira versão dela saiu com braço colado (gibson SG ou LesPaul) é bobeira.

Fui conferir isso em loja e não notei um "ahhhhhhhhh" que sustain absurdo do braço colado em detrimento do braço parafusado.
Minha DIcastelli tem braço parafusado e um sustain animal...

Se o braço ser colado fosse a "nata" da excelência da sonoridade as Fenders, Jacksons, Ibanez seriam todos instrumentos de horrível sonoridade (???) segundo a opinião de alguns

Pra mim, não interessa se a guita tem braço colado ou parafusado, sendo que o mais importante é que o equipamento tenha uma boa sonoridade e atenda às minhas expectativas. Além disso, braço parafusado é melhor até no caso de manutenção do instrumento.

Acho que existe um forte e indevido mito acerca de construção de instrumentos, haja vista que as pessoas estão desmerecendo métodos de cosntrução e madeiras utilizadas, pelo simples fato de eles não serem exatamente aqueles utilizados em instrumentos já consagrados.

Eu fui nos stones/RJ!!!!
Veterano
# jun/07
· votar


Olha cara, veja bem.

Cientificamente, analisamos os timbres emitidos por qualquer coisa que possa emitir um som por espectros sonoros.

Pra que isso? Pra que possamos classificar e separar conscientemente e matematicamente o timbre da flauta do timbre do piano, por exemplo.

E pra facilitar, dividimos o espectro sonoro em 4 fases bem distintas. Abreviadamente, esse processo é chamado de ADSR. Cada letra representa a inicial de um dos tais processos. são eles: Attack, Decay, Sustain e Release.

O Attack representa a fase inicial do som, aonde, no guitarra caso da guitarra, damos uma palhetada na corda. Dá pra notar que o som dá uma aumentada de volume, dá uma "caidinha" pra que depois se estabilize. Essa caidinha é a chamada Decay e essa estabilizada é chamada Sustain. Finalmente, após algum tempo, o volume do som cai até desaparecer por completo. Essa ultima fase se chama Release.

O que isso tudo tem a ver com vc e a sua SG parafusada?
Bom. Sinceramente, eu não acredito que vc vai comprar essa guitarra só por causa do visual... To colocando fé que vc quer tirar um timbre parecido com o do Angus Young, Eric Clapton no inicinho da carreira, ou até mesmo um Hard Rockzinho... O timbre desses caras é (ou era) o que é por causa do tal do Sustain. Provavelmente vc ja ouviu alguma gravação do Pink Floyd, Jimi Hendrix, SRV, entre outros. Se vc ficar bem atento, pode notar que o timbre das guitarras desses caras é mais estalado do que os que eu citei antes. Novamente, o crédito desse estalo é quase todo do Sustain.

Timbre mais pesados tem como caracteristica um Sustain mais prolongado, o que é facilmente conseguido com guitarras de Mogno, de Basswood, que tenham braço colado. O braço colado aumenta o Sustain pq o som, que vibra em todo o braço quando vc digita qualquer nota, "passa" mais "inteiro" pro corpo. Quando o braço é aparafusado, perde-se um pouco dessa vibração. Não que um seja melhor e outro seja pior. São timbres diferentes, cada um tem o seu gosto. Eu mesmo prefiro a Fender Stratocaster, de braço aparafusado e som estalado com menos Sustain.

Guitarras de Mogno/Basswood/Pau-Ferro e etc:
Geralmente são as Gibson. Les Paul, Sg, as Gibson da série ES e da série CS. Combinam muito com os captadores Humbucker, que tb tem um Sustain mais alto.
Quem usa: Jimmy Page do Led Zeppelin, Pete Townshead do The Who, Slash do Guns, George Harrisson dos Beatles. Blueseiros e jazzistas clássicos como B.B. King, Muddy Waters, Charlie Christian e outros.

Guitarras de Alder/Maple e etc:
Geralmente são as Fender. Stratocaster e Telecaster são as duas mais famosas dessa marca. São mais usadas com captadores de bobina simples (single-coil), que tem menos sustain e ajudam a deixar o som mais estalado. Esse estalo é conhecido como "Quack" da guitarra. Esses captadores tb tem um chiado conhecido como "hum". Muitos guitarristas usam esse chiado pra criar novos efeitos. Um sujeito que fez isso: Jimi Hendrix.
Quem usa: Hendrix, David Gilmour (Pink Floyd), Eric Clapton em carreira solo, Jeff Beck, SRV, entre outros. O timbre dessas guitarras lembra muito aqueles rockzinhos mais antigos (rockabilly) e o blues texano.


Mas, enfim, se tudo o que vc quer é visual... Me dá o dinheiro que eu faço uma guitarra pra vc hehe...
Não compre uma guitarra pra se arrepender depois: dica de amigo.

Só pra finalizar: o braço colado nao é melhor do que o aparafusado e nem vice e versa. Quem vai decidir o que é melhor pra VOCÊ, é, pasme, somente você. Se puder teste as guitarras antes. Eu, de coração, prefiro SG de braço colado. E te recomendaria comprar de inicio uma guitarra mais "comunzinha" pra depois começar a explorar os timbres de construções alternativas. Atente nisso! Abraços.

Headstock invertido
Veterano
# jun/07
· votar


Ali em cima era pra perguntar se a SX SSG de Basswood e braço parafusado é boa?Pois a Cort X6 é de basswood, braço parafusado e todo mundo elogia.
Eu iria pegar ela mas "O VISUAL" da SG me agradou mais...

Headstock invertido
Veterano
# jun/07
· votar


Hoje telefonei para o cara da loja, ele olhou lá no site a guita.
Fica em RS 829,00.
Braço parafusado e o corpo ele não disse mas acho que é basswood (madeira, não compensado).
E aí eu tenho dúvidas quanto à ela:

Marca:Shelter
Série: SX
Modelo: SSG
Cor:Preta

1-Os trastes dela são jumbo?
2-O braço dela tem aqueles filetes brancos no lado?
3-A ação das cordas pode ficar bem baixa sem trastejar?
4-A ponte Tune-o-matic desafina? Desregula se colocar um calibre mais alto?
5-Mesmo essa de basswood e braço parafusado se eu colocar cap bons(tipo EMG), ferragens e tarrachas com trava Gotoh, ela fica bem pancada?

é isso aí

desculpem se perguntei demis é que to desesperado

respondam em ordem por favor quem tem ou quem souber

valew

Headstock invertido
Veterano
# jun/07
· votar


up

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a SG braço colado ou braço parafusado