Tendinite - Esclarecendo o que é

    Autor Mensagem
    markoantoni-o
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: markoantoni-o


    A minha intenção neste tópico é:

    - colocar o conceito do que é tendinite

    - o que fazer para evitar

    - o que fazer quando seu braço começar a doer

    - algumas dicas...


    Então, vamos lá...

    - O que é tendinite

    Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER - Lesão por Esforço Repetitivo).
    Os sinais e sintomas são os mesmos vistos nos processos inflamatórios (dor, calor, vermelhidão e inchaço), podendo evoluir para microlesões, macrolesões e ruptura completa do tendão.
    O tendão é uma estrutura branca, brilhante, de grande resistência a cargas e que liga o músculo ao osso. Ele transmite a energia e força gerada no músculo até o osso.
    O conjunto músculo-tendão-osso mais a energia gerada no músculo é que nos faz movimentar as articulações e portanto nos locomovermos.

    - Como evitar

    A preparação física é muito importante. O tecido muscular durante o condicionamento se hipertrofia ou cresce e tensiona os tendões de suas extremidades, aderidos ao tecido ósseo. Portanto siga uma rotina de alongamentos.
    Outra coisa boa é o fortalecimento do antebraço, ombro, punho. Se você for em uma academia que tenha um profissional competente, é só você pedir alguns exercícios e alongamentos para os tendões do braço.
    Além disso, nada te impede de ir em alguma clinica de fisioterapia e fazer pilates (bom para aprender diversos alongamentos).

    - Quando você sentir uma dor no braço/punho/ombro

    Antes de tudo, marque uma consulta com um ortopedista de sua confiança. Faça os exames que ele mandar (provavelmente vai pedir um exame de sangue, ou, se a situação for grave uma ressonância magnética), provavelmente vai mandar você fazer algumas sessões de fisioterapia. Após as sessões, é bom realizar um retorno ao médico para uma nova avaliação, se a situação estiver normalizada ele vai sugerir que você faça um reforço muscular, caso não esteja, um exame mais detalhada será feito.

    Então, se você estiver com muita dor no fim de semana e não poder ir ao médico, siga estas dicas:

    - vá em alguma farmácia e compre uma pomada anti-inflamatória e faixas;

    - se o seu braço estiver inchado, coloque gelo... se não estiver inchado, somente doendo, use uma bolsa de água quente para aliviar a dor.

    - não fique no computador por muito tempo, não toque guitarra e não alongue (se você alongar enquanto seus tendões estiverem inflamados pode piorar), apenas espere alguns dias e marque a consulta com o médico.

    - Os livros de medicina registram que a tendinite, com tratamento adequado, pode ser curada entre 3 e 28 dias, caso não seja, um novo tratamento será utilizado.

    - Importante é a colaboração do paciente, fazendo sua parte. Alongando, indo as sessões corretamente, evitando atividades repetitivas durante um tempo.

    - Dicas

    - Alguns exercícios para você tocar lentamente, para aquecer! (dura em média de 5 a 10 minutos)

    Cromatismo

    e-----------------------------------------1-2-3-4----------
    B---------------------------------1-2-3-4------------------
    G-------------------------1-2-3-4--------------------------
    D-----------------1-2-3-4----------------------------------
    A---------1-2-3-4------------------------------------------
    E-1-2-3-4--------------------------------------------------

    Retirei esse exercício de uma vídeo aula:

    e----------13-----------13---------------------------------
    B-------12-----------11------------------------------------
    G----11-----------12---------------------------------------
    D-10-----------10------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    e----------10-----------10---------------------------------
    B-------11-----------12------------------------------------
    G----12-----------11---------------------------------------
    D-13-----------13------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    Faça este exercício primeiro nas 4 primeiras cordas, depois dá 5 corda a 2, e depois da 6 a 3...

    - Alongue bem antes de tocar e após tocar, isso evitará que você sinta dores e ajuda a fortalecer e aumentar a elasticidade do tendão...

    - Cuide sua postura ao tocar, tanto de pé como sentado.

    - Faça intervalos durante sua prática ou seu ensaio. A cada 1 hora, pare por 15 minutos, depois continue... Isto ajuda a não sobrecarregar o tendão.

    - Jamais faça força para tocar. Tudo deve sair naturalmente. Treine devagar, aumentando a velocidade aos poucos. Além de ajudar a seu som ficar melhor, evita que alguma lesão ocorra.

    Fontes: Wikipedia

    shvoong

    AACS - BR

    - Vídeo aula do John Petrucci

    Além dos sites, como já passei por algumas tendinites, coloquei o que meu médico me recomendou e me esclareceu sobre o problema, também coloquei dicas de alguns fisioterapeutas que conheci.

    É isso aí, espero ter ajudado pessoal!
    Um abraço, até!

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum: http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."


    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=4&q=tendinite&bo olean=1&forum9=1&forum3=1&forum4=1

    DICA:

    Tendinite: Sintomas, Precauções, Recuperação e Dicas
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/121176/

    Forneria
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vc está curado? Eu tenho tendinite há 9 anos anos e passei 6 anos sem triscar em qualquer guitarra. Hj estou melhor, mas só consigo tocar 1 vez por semana.

    markoantoni-o
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Forneria

    Consigo tocar normalmente, sem sentir dores... Graças a fisioterapia e após ela o reforço muscular.

    Apenas quando não alongo, ou fica desleixado por algum tempo sinto alguma dor, mas é pequena em relação aquelas dores enormes da tendinite mesmo...

    Forneria
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Beleza. Fiz fisioterapia e melhorou muito, eu já fui incapaz de apertar botões de controle remoto, muita dor.

    Algumas coisas estou fazendo, são elas musculação e maior conscientização no momento de tocar. Quando vejo a fadiga chegando, paro na hora. Nesses 2 meses, já estou conseguindo fazer bends de 1 tom usando 0.09, isso era impossível. Lembrando que eu só usava 0.10 ou 0.11.

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    acho importante manter alguma atividade fisica tambem,tenho a mao quebrada no boxe, o orbro quebrado no jiu jitsu hehe mas tendinite nunca tive, eu nunca tive tendinite, faço os cromaticos toda a manha com sucrilhos kelloks hehe
    esse exercicio do petrucci ta na video aula e tambem em um songbook chamado rock dicipline, o cara e f... faz ate umas massagens no obro e antebraço antes de tocar,abraço e parabens pelo topico

    markoantoni-o
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Forneria

    é curar o mal hábito... mas que bom que você está melhorando, o jeito é cuidar mesmo para não se tornar uma doença crônica.

    abração!

    markoantoni-o
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    sidguitar1

    isto, foi bom você ressaltar... essas massagens que ele faz nos tendões é justamente para dar aquela soltada... não deixar eles tensos...

    mas muito bom cara, ainda bem que você não teve, já tem muita gente que não leva a sério e acaba se complicando!

    e valeu, obrigado! meu intuito foi de ajudar!
    abração!

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    markoantoni-o com certeza ajudara, acho q algumas pessoas tem uma pre-disposiçao a ter problemas de tendinite e sindrome do tunel carpal, mas a grande maioria e por descuido tambem, toco a 20anos e sempre aqueço pelo menos 15 minutos antes de estudar ou de trabalhar tocando guitarra,esse lance de aquecimento se nao me engano e ate materia na berkley, a parte de dar umas beliscadas na ponta dos dedos pra ativar a circulaçao, as massagens,etc ,os gringos levam muito a serio e com rasao,abraço

    Tchavo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    markoantoni-o
    sidguitar1

    Não tive tendinite, mas (quase) sempre a guitarra gera dores.
    Tive uma inflamação no rombóide menor direito devido ao descuido com a postura e falta de aquecimento; normalmente a gente se preocupa mais com a mão do fretboard (esquerda para os destros) e esquece da mão que palheta.
    Quem não vive só de guitarra, sabe que mouses e teclados ajudam a piorar nossa situação.
    Hoje em dia, aqueço e faço alongamento 5 min sem guitarra antes de tocar, pra evitar novas lesões.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    markoantoni-o

    Cara, legal o seu tópico. Pensei que seria só mais um que estivesse falando apenas sobre o diagnóstico clínico da doença.

    Mas a sua abordagem sobre os exercícios e alongamentos com o instrumento enriqueceu bastante as informações. Tenho certeza que será bem útil!

    markoantoni-o
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    pessoal, quem quiser dar uma dica, ajuda, etc... fica a vontade, quanto mais informação melhor!

    renatocaster

    obrigado cara... o objetivo é ajudar quem não conhece muito sobre isso mesmo e alertar!

    Tchavo

    isto, boa dica!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Tendinite - Esclarecendo o que é