Squeal na Guitarra

    Autor Mensagem
    FullMetalJoe
    Veterano
    # jun/11


    Olá pessoal, sou iniciante na guitarra toco a 3 meses e recentemente fiz 4 aulas básicas com um professor, gostaria de tirar uma duvida com vocês, vejo muito Dimebag e o Zakk Wylde usar essa técnica que chamam de Squeal, até tem um video do Dimebag mostrando, mas eu não consegui entender, o que exatamente deve ser feito, um tipo de exercício para treinar isso, se me tirarem essa duvida eu agradeço, aqui em baixo está o video que citei e um com eu tocando aleátoriamente qualquer coisa numa guitarra emprestada, sou dono apenas do pedal e amplificador:



    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    FullMetalJoe

    No Y2B tem um monte de lições:

    http://www.youtube.com/results?search_query=squeal+guitar+lesson&aq=f

    Abs

    L.K.R
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: L.K.R
    · votar


    FullMetalJoe
    Basicamente, voce tem que segurar a palheta de uma forma que fique bem pouco dela pra fora, ai voce toca a nota e bem de leve toca com o dedão na corda, pra fazer o harmonico artificial.
    Com a pratica, vai conseguir fazer isso em várias intensidades que podem mudar o som de um mesmo harmonico.

    EDIT: esse que falei é sem alavanca, o carinha do justin guitar chama ele de squealies tambem.. com alavanca nao sei explicar como

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ahhh... outro nome pra isso é Pinch Harmonics:

    http://www.youtube.com/results?search=Search&resnum=0&oi=spell&search_ query=pinch+harmonics&spell=1&suggested_categories=10%2C26&sa=X

    Talvez essa seja uma boa explicação:



    FullMetalJoe
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: FullMetalJoe
    · votar


    Basicamente, voce tem que segurar a palheta de uma forma que fique bem pouco dela pra fora, ai voce toca a nota e bem de leve toca com o dedão na corda, pra fazer o harmonico artificial.
    Com a pratica, vai conseguir fazer isso em várias intensidades que podem mudar o som de um mesmo harmonico


    Ah bom, tem um jeitinho então, vou tentar, valeu pessoal =D
    E o video que gravei, será que tenho esperança de tocar bem se eu praticar?

    L.K.R
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    FullMetalJoe
    Ah, mais uma coisa.. Tem muitos traster que são dificeis de tirar os harmonicos.. tente nos trastes 3, 5 e 7 da corda sol.. são os mais faceis pra mim.

    Drinho
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Drinho
    · votar


    FullMetalJoe

    Na teória é simples cara, uns arrancam com a palheta e depois alavancam, outros fazem desse jeito que seria chicotear o dedo em cima do traste e depois puxam a alavanca. Na prática enche o saco até você pegar a moral, mas dá pra chegar lá. Primeiro não preciso nem dizer que quanto mais sujo o som melhor é pra dar esse efeito todo exagerado.

    Nesse caso você precisa dar um jeito de tocar a corda solta, seja palhetando ou com o dedo da mão esquerda que é o caso do nosso finado ai, repare que ele raspa o dedo na corda sol pra corda vibrar solta, que seria a mesma coisa que tocar na corda sol solta com a palheta mas ele a toca com a mão esquerda, (até ai sem grandes novidades), depois que sai som da corda ele aperta a alavanca para afrouxar as cordas e ele procura abafar um pouco as outras pra sair o som da corda que ele quer, depois que ele apertou a alavanca com a mão esquerda ele bate seco (chicoteia) o dedo na corda sol solta que ainda está vibrando em cima dos trastes onde os harmônicos aparecem melhor (casas 3, 5, 7), vai sair bem forte o som do harmônico pois além de serem as casas preferidas pra isso o gain do amplificar tá lá na casa do cacete também, depois que saiu o som do harmônico natural você deverá puxar com tudo a alavanca que até então estava toda pressionada ou seja, você vai esticar as cordas e você vai alcançar os agudos, depois que você puxou tudo você vibra a alavanca pra dar esse efeito de tremolo.

    É muita informação mas não é nada de outro mundo com a prática você pega.

    Eu apenas recomendo o uso dessa técnica em guitarras que tenha pontes flutuantes de qualidade como a wilkinson ou as boas floyd roses, se não seu instrumento vai desafinar inteiro e todo mundo sabe que não são técnicas muito saudáveis para braço de guitarra nenhum. E se alguém não sabe que fiquem sabendo.

    E pelo que eu vi você está usando um modelo de guitarra que provavelmente não deve ter uma ponte flutuante como as que eu citei e também não deve ter back box para você puxar a alavanca e alcançar esses agudos que você procura.

    Abraço.

    FullMetalJoe
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Sim Drinho, essa guitarra não tem, ela não é minha, consegui apenas emprestada para praticar, vou comprar um Dean Black Bolt com Floyd Rose:
    http://www.deanguitars.com/img/bboltf.jpg
    Acho que com ela será bem mais tranquilo, correto?
    Muito obrigado mesmo pessoal, sempre quis saber como funcionava exatamente Squeal, agradeço mesmo, vou ficar praticando.

    guizimm
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tres meses e ja que toca essas coisas foda?nem tocava violão antes?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Squeal na Guitarra