Gibson SG Studio trastejando!

    Autor Mensagem
    cetr1n
    Veterano
    # mai/11


    Comprei no final do ano passado uma Gibson SG nova.

    Ela veio com cordas gibson 0.10 na afinação standard(E). (Alias cordas de ótima qualidade)

    A 3 meses atras a corda estorou e troquei ela por uma elixir 0.10 daquelas mais duráveis.

    Nesses 3 meses eu entrei numa banda de Guns N Roses cover e tive que trocar a afinação pra meio tom abaixo da standard (Eb)

    A algumas semanas começou a trastejar bem forte a mizinha quando toco ela solta. Chega a cortar bem o som esse trastejo.

    Será que compensa levar a algum Luthier ou devo apenas trocar as cordas?

    jonas.hetfield
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Trocar cordas não vai resolver..
    Tente regular, aqui no fórum e na internet tem muitos tutorial sobre..
    Caso ache difícil e tenha um dinheirinho sobrando, leve no luthier...

    abraços e boa sorte

    Del-Rei
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cetr1n
    Cara, tenta aumentar um pouquinho a ponte, na parte inferior.
    É só girar o parafuso que sustenta a ponte, no sentiro anti-horário.

    Se só parar de trastejar quando estiver MUITO alta, talvez seja interessante levar num luthier. Pode ser que seja necessário mexer no tensor.

    Mas se aumentando a ponte o trastejamento parar e a altura das cordas não te atrapalhar, tá resolvido.

    Falou!!

    Um aceno de longe!!!

    cetr1n
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: cetr1n
    · votar


    jonas.hetfield
    Vlw as dicas

    Del-Rei
    Vou tentar fazer isso

    Randy78
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    leva num luthier, aproveita pra ele regular as oitavas caso nao esteja regulada, pra ele dar uma geral na guita, ver se a guita é original mesmo pq ta cheio de falsificações no mercado, mesmo em loja, teve um caso de uma loja bem famosa de sampa que vendia gibson direto dos EUA que vendeu uma zakk falsificada.

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cetr1n
    Nem vai tentar mexer, se eu fosse vc levava no luthier que ele sabe o que faz.

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gibson SG Studio
    Hum poderosa!

    h1e2l3l4
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Aproveitando o ensejo, tenho uma guitarra antiga aqui com os trastes tipo "pulando", saindo da escala e uns pequenos rachamentos na mesma...

    É possível a troca de escala sem ser necessário a troca de braço? É reversível? Grato!

    Boggione
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    h1e2l3l4

    sim, desde que ele nao seja interiço

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    h1e2l3l4

    Certamente é reversível, as vezes basta uma retífica nos trastes, nem se fazendo necessário a troca completa da escala. Mas o Luthier deve avaliar isto, e não se preocupe, um bom Luthier resolverá este problema.

    monstrona
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    kkkkkkkkkkk.. aconteçeu comigo isso faz um tempinho, peguei 2 réplicas dessa mesma guitara pra consertar e nas casas depos da regulagem quando eu fazia qualquer nota tanto em só uma corda quanto em notas, ela NUNCA batia o som certo,era porquinha e mal-feita...


    Abraços
    (:

    monstrona
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    kkkk.... depois dessa experiência.. detesto mais ainda do que detestava as Gibson (bom.. opinião pessoal.. quem sou eu pra dizer sobre q guitarra presta e q não presta????anômima!)

    Pode ser q a sua guitarra se trate de uma réplica(falando nisso.. já verificou isso?)

    Abraços

    Philipi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Se trasteja solta é porque com a afinação abaixo a corda fica menos tensionada, vc deve colocar um calso embaixo do nut, isso seria normal até na melhor guitarra do mundo, o nut vem regulado de fábrica proprio para uma afinação padrão E A D G B E.
    Sinal de que o Nut vem com uma altura muito precisa de fábrica, sinal de que é uma otima guitarra.

    monstrona
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    erickx



    Se ele realmente gostar de tocar e tiver intimidade com o instrumento musical, ele pode aprender a mexer nele na marra ou só por mera "curiosidade".. (rsrsrsrsrsrs.. isso aconteçeu comigo. xD)

    Junior AJNB
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cetr1n

    seguindo como a maioria disse aqui

    leva num luthier!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    cetr1n: Será que compensa levar a algum Luthier

    Cara, vc nunca levou sua guitarra num luthier? Se não, tá dando mole pq uma guitarra bem regulada é outro papo. É bom lembrar que ele tem que regular pra sua pegada! Enfim, vc deve participar testando "in loco"!

    Abs

    Philipi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    monstruosa

    Comigo tbm, porém foi nas minhas guitarras baratinhas.
    Mas numa Gibson é Phoda neh.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    monstrona

    peguei 2 réplicas

    kkkk.... depois dessa experiência.. detesto mais ainda do que detestava as Gibson

    Pode ser q a sua guitarra se trate de uma réplica

    Deve ser isso... Réplica é complicado, ainda mais se for "China in Box"!

    ;)

    Philipi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    MauricioBahia

    Se você muda afinação para uma mais baixa é normal que aumente a tendência ao trastejamento, pois as cordas mais frouxas vibram , mais.

    Não existe mágica, porém quando se fala em guitarras chinesas elas vem com o Nut nas alturas o que torna ridícula a tentativa de pestana até a 3ª casa, aew a corda solta não trasteja, mas aja força na mão para fazer pestana, porém uma Gibson vem com o Nut na altura exata para afinação padrão, se você mudar a afinação tem que mudar altura do nut, regulagem etc...

    Numa Gibson é tudo muito exato e minucioso.

    monstrona
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    MauricioBahia



    kkkkkkkkkkkkkkk.. piorque é verdade, falando nisso.. nunca vi uma réplica boa :/


    Abraços
    (:

    monstrona
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Philipi


    Principalmente, quando se trata de uma falsificação cachorra, sabe.. até que primeiramente eu estranhei ai vim perguntar aqui no cifras



    Abraços
    (:

    Overdriver
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Overdriver
    · votar


    Depois de ferrar uma guitarra que tive mexendo em tensor, recomendo que vc leve a luthier, ainda mais porque é uma Gibson.

    monstrona
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Overdriver

    amigo, com qualquer guitarra agora pra mecher em tensor eu recomendo a prática :o)



    Abraços
    (:

    Rafael A.
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cetr1n

    Provavelmente é caso de tensor mesmo. O tensor e as cordas ficam fazendo uma "disputa de braço de ferro", pra ver quem leva o braço pra que lado! Como a guitarra aparentava estar ok, depois de baixar a afinação, as cordas passaram a exercer menos força e o tensor venceu a guerra...

    Ou vc arrisca regular o tensor, ou até mesmo, caso mantenha a afinação em Eb, troque por um encordoamento mais espesso. O melhor dos mundos seria levar no luthier, ainda mais se vc ainda não levou, já que comprou há pouco tempo.

    Philipi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rafael A.
    Se vc baixa a afinação o NUT deve ser levantado, não fique viajando achando que é o Tensor.
    Tenho muiiita prática disto, sei do que estou falando.
    Lei meus posts anteriores.

    Rafael A.
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Philipi

    Eu falei provavelmente, e não com certeza... a guitarra é um "organismo" onde muitos fatores se relacionam (altura da ponte, oitavas, nut, altura dos trastes, tensor, calibre das cordas). Pode ser que só um desses fatores resolva, ou não...

    Por isso que no final fiz questão de ressaltar a importância de levar no luthier, assim como outros colegas também sugeriram.


    não fique viajando
    Baixa a bola um pouco, que aqui todo mundo está pra se ajudar. Não tenho culpa que vc está com insônia e fica no fórum às 3 da manhã...

    Tenho muiiita prática disto, sei do que estou falando.
    Nossa, que bom pra vc....


    Lei meus posts anteriores
    Eu não, o dono do tópico que leia. Aliás, melhor ele procurar um luthier, como já foi dito, que é mais garantido.

    Philipi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rafael A.

    Baixa a bola novato.

    ashasusahua

    Bolívar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cetr1n
    É sempre bom levar no luthier, mas tem uma coisa que vc pode olhar antes.
    Compra uma palheta de 0.5mm e um capotraste, coloca o capotraste na primeira casa e aperta a 6a corda na junção do braço com o corpo (traste 17 mais ou menos) e coloque a palheta entre a corda e o traste da 7a casa.

    1- Se a palheta nem entrar ou a corda estiver colada no traste
    ou
    2- Se a palheta passar direto com muita folga

    Precisa dar uma mexida no tensor, leve em um luthier.
    O no 1 agente tem trastejamento de cordas soltas, e o 2 com as cordas presas, que nao é seu caso, mas fica aqui como registro...

    Se nao for nada disso, vai precisar de um calço no capotraste mesmo, luthier ou corra o risco de arranhar sua guitarra ou colocar super bond demais e escorrer.

    Outra coisa boa de fazer é tocar todas as 6 cordas em todas as casas e identificar quais tem trastejamento e onde.

    Philipi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Trastejamento de corda solta é muito difícil ser o tensor , a não ser que a escala esteja extremamente convexa, pois concava não provocaria trastejamento com corda solta.

    cetr1n
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: cetr1n
    · votar


    Levei a guitarra no Luthier e pedi para ele regular a guitarra.

    Ficou show, ele subiu na altura das cordas, que estava muito colada.

    Perdeu um pouco aquela pegada AC/DC (alta mas com pouco sustain), mas pra mim ficou muito bom pois a nota fica com mais sustain. Foi a primeira vez que a guitarra foi regulada.

    Como vocês disseram, ele também disse que quando você afina meio tom o ideal é trocar corda para uma espessura maior (0.11 no caso).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gibson SG Studio trastejando!