Utilizando guitar rig e amplitube

    Autor Mensagem
    artursmp
    Veterano
    # abr/11


    Pessoal, tô comprando minha primeira guitarra daqui pra junho e não vou ta com grana pra comprar amplificador nem pedaleira nem nada.
    Aí fiquei sabendo desses programas guitar rig e amplitube. Queria saber se é possível utilizar um notebook pra fazer isso. Meu note não tem placa de áudio dedicada.
    Eu pensei em conectar a guitarra na entrada pra microfone com um adaptador (não é isso ?), e conectar um cabo de áudio na entrada de fone de ouvido em um aparelho de som meu no auxiliar. Dá pra fazer isso e ficar legal ?

    Outra duvida minha é se esses programas conseguiriam simular legal o som de um violão, pois tenho o meu mas não é elétrico e queria utilizar a guitarra para tirar um som de violão também.

    Obrigado!

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    e não vou ta com grana pra comprar amplificador nem pedaleira nem nada.
    ok, mas assim que possivel compre um ampli, que é muito melhor.

    Queria saber se é possível utilizar um notebook pra fazer isso. Meu note não tem placa de áudio dedicada.


    Eu pensei em conectar a guitarra na entrada pra microfone com um adaptador (não é isso ?)
    ou na entrada de microfone, ou na entrada de linha (line in, geralmente é azul).
    pode ser com um adaptador, ou voce pode comprar (ou mandar fazer) um cabo p10-p2 (plug grande - plug pequeno), que dá menos mal contato.

    e conectar um cabo de áudio na entrada de fone de ouvido em um aparelho de som meu no auxiliar. Dá pra fazer isso e ficar legal ?
    pode ser. ou nas caixinhas do computador memo. ou no fone de ouvido. tanto faz.
    legal é bem relativo. não fica profissional, mas pra quem não vai ter nem ampli, já fica muito bom.

    Outra duvida minha é se esses programas conseguiriam simular legal o som de um violão, pois tenho o meu mas não é elétrico e queria utilizar a guitarra para tirar um som de violão também.
    não.
    dá pra fazer um som de guitarra limpo, deixar ele mais "redondo" e por um reverbzinho, mas não vira violão. dá pra fingir.

    pra saber como usar esses programas (VSTs), leia esse tópico:
    Usando a guitarra no PC - VST, Standalone e Gravação.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

    até

    artursmp
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    kiki valeu aí cara, respondeu tudo!

    Muito obrigado!

    artursmp
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    não.
    dá pra fazer um som de guitarra limpo, deixar ele mais "redondo" e por um reverbzinho, mas não vira violão. dá pra fingir.


    kiki quais configurações eu faria pra deixar o som mais redondo ? e o que é reverb ?

    Bonnerfl
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    artursmp
    reverb eh um efeito de ambiencia, basicamente um "eco" meio dificil explicar com palavras, procura o youtube q vc acha.

    Daniel Orp.
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    artursmp
     
    Reverb é como se você estivesse em uma sala vazia. É uma ambiência.
     
    Ouve um pouco
     


    artursmp
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Beleza Bonnerfl e Daniel Orp. deu pra sacar como é o Reverb !

    Aí com o amplitube e(ou) guitar rig eu consigo simular (pelo menos um pouco), um reverb também né ?

    O que mais de configurações eu poderia fazer pra ter um som mais acústico estilo violão ?

    De antemão agradeço a ajuda de vocês!

    Bonnerfl
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    artursmp
    não so o reverb como qq outro efeito de modulação ou ambiencia ( se vc n sabe o q são pesquise no forum de pedais ), mas vc esta se preocupando com o ovo no cu da galinha ainda, compre a guitarra e instale o guitar rig , que conforme vc meche nele vc aprende a tirar bastante timbres legais dele

    artursmp
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    artursmp
    não so o reverb como qq outro efeito de modulação ou ambiencia ( se vc n sabe o q são pesquise no forum de pedais ), mas vc esta se preocupando com o ovo no cu da galinha ainda, compre a guitarra e instale o guitar rig , que conforme vc meche nele vc aprende a tirar bastante timbres legais dele


    uahuahahua, tem razão Bonnerfl, deixa eu comprar minha cortzinha logo!

    Valeu, brigado!

    felipelfln
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    artursmp

    Cara, liga na entrada line-in. O som fica infinitamente melhor. E o Amplitube é bem melhor que o guitar rig. E se vc tiver aí um Home Theater, um som, vc pode ligar o seu notebook no auxiliar do som. Fica muito bom.

    artursmp
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cara, liga na entrada line-in. O som fica infinitamente melhor. E o Amplitube é bem melhor que o guitar rig. E se vc tiver aí um Home Theater, um som, vc pode ligar o seu notebook no auxiliar do som. Fica muito bom.

    felipelfln, eu tenho um som bem legal pra ligar no auxiliar! As caixas são legais! Infelizmente meu note não essa entrada line-in, só a entrada normal pra microfone...


    vlww!

    felipelfln
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    artursmp

    Então compra uma interface USB. Fica melhor que no line in.

    artursmp
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Então compra uma interface USB. Fica melhor que no line in.

    felipelfln

    Quando se pesquisa sobre interface usb, aparecem muitas coisas, aí ficou meio vago. Que tipo de interface é essa ? Devo encontrar em lojas de informática ou em eletrônicas ? É como um adaptador ?

    Obrigado!

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    felipelfln
    Então compra uma interface USB. Fica melhor que no line in.

    claro que fica, só que é bem mais caro!
    =p

    artursmp
    de qualquer forma, mesmo que não vá comprar, pesquise o que são interfaces (placas de áudio externas, em geral USB).
    é o ideal pra plugar instrumentos e mics no pc.

    quais configurações eu faria pra deixar o som mais redondo ?
    no ampli, voce pode tirar um pouco de agudos, tentar deixar o som mais grave.
    na guitarra, usar mais os captadores do braço, que tem o som mais cheio e mais grave.
    e no jeito de tocar tambem, na palhetada, no uso dos acordes, etc.

    mas isso tudo depende muitissimo do som que voce quer conseguir e do seu equipamento.

    já teve gente criando tópico aqui do tipo "descobri a fórmula mágica pra transformar guitarra em violão!". isso não existe.

    mas vc esta se preocupando com o ovo no cu da galinha ainda, compre a guitarra e instale o guitar rig , que conforme vc meche nele vc aprende a tirar bastante timbres legais dele

    bons estudos!

    artursmp
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    É kiki, realmente fica mais caro mesmo!

    Dei uma olhada no mercado livre e acabei encontrando. Acho que é algo mais ou menos assim

    Se eu achar uma baratinha eu compro, senão vai na entrada tradicional de microfone mesmo !


    Enfim...
    Obrigado
    kiki, Bonnerfl, Daniel Orp. e felipelfln.

    Quando eu tiver com tudo comprado eu volto aqui e falo pra vocês como ficou !

    Valeu !!

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    artursmp
    e essa é das interfaces simplesinhas...

    eu sou mais favoravel a voce juntar mais grana e depois comprar um ampli simlpes mesmo.
    uns 300~350 paus voce compra algo tipo um onerr block, que já dá pra brincar bastante em casa.

    artursmp
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    eu sou mais favoravel a voce juntar mais grana e depois comprar um ampli simlpes mesmo.
    uns 300~350 paus voce compra algo tipo um onerr block, que já dá pra brincar bastante em casa.


    legal kiki, vou pensar nisso!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Utilizando guitar rig e amplitube