A mídia brasileira não gosta de bons guitarristas. Se Satriani nascesse aqui, seria ícone mundial ?

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Nahhhhhhh, vc entendeu, vá!! Ta querendo dar uma de Marcia!!!!

hauehuahuehua!!

Curly
Veterano
# mar/11
· votar


fcc virou orkut... =(

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
básico!!! hauhauhauahuahuahua

Bigtransa
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
Estao falando ae de Gilberto Gil, Caetano...Os caras nem são guitarristas....Galera nem le o titulo?!?

Eu que coloquei os caras na conversa.... Não acho que tenha fugido do tema e ao contrário do que você falou aqui os 2 tocam guitarra (o trabalho do Gil guitarristicamente da de 10 no do Satriani na minha opinião)...

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bigtransa: o trabalho do Gil guitarristicamente da de 10 no do Satriani na minha opinião

Gilmour?

hehe

Abs

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


Teve poucos anos que a tv aberta se abriu para o rock. Depois ela se fechou e voltou a passar o 'pop', ou o 'pop' se fechou ao rock, vai saber:



Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar




pra isso dão midia

Bigtransa
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Eu só quis falar que rola uma acomodação geral e citei esses caras como exemplo.... E nem precisa ir tão longe, se o Satriani tivesse nascido no Brasil ele provavelmente seria endorser da condor, professor do IG&T e faria uma porrada de workshops (nas horas vagas se reuniria com os amigos guitarristas igualmente geniais e falaria mal de um monte de gente).

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju
A questão é... porque isso acontece? Isso é o tópico... esse tópico não é comparativo!

Cara, acontece porque músico é o único artista do mundo que acredita que a arte existe apenas pela arte.

Satriani, Steve Vai, e afins, não são necessariamente boa música num sentido socio-cultural mais amplo, embora musicalmente seja.

Explicando melhor, a função da música (e de qualquer arte) é expressar o pensamento do artista livremente e ser "agradável" e inteligível ao público.

Se o músico se expressa de uma forma que o público não é capaz de compreender, ou não veja isso como agradável de alguma forma, a música perde esse sentido socio-cultural, ela existe, ela tecnicamente continua sendo música, pois tem harmonia, melodia e ritmo, mas passa a ser desconexa da sociedade que a originou, portanto perdendo uma parte importante do seu significado.

Nas outras artes, isso até existe, mas em proporção bem menor, porque são bem mais dependentes do público, e muitas vezes terminam inclusive focando em um público específico, já que sua arte ou estilo fazem sentido apenas para uma pequena parcela.

Na música essa é a realidade da maioria também, embora seja mais comum o cara fazer a arte dele ligando o modo foda-se o público.

Enfim, acho que não fui claro, mas a ideia básica é que esses caras não estão na mídia porque a mensagem deles é alheia ao público em geral, seja porque não entendem o código (no caso entender de música), seja porque a mensagem não encontra reflexo na vida maioria das pessoas, portanto sem significado para elas.

É só ver que caras como Jeff Beck, Clapton, Jimmy Page, em outras épocas eram "deuses" da música, levavam uma mensagem que era entendida e encontrava reflexo na vida de muita gente, o mundo mudou de lá pra cá e a mensagem deles, por melhor que seja, não tem mais tanto impacto hoje.

Enfim... o MauricioBahia talvez entenda o que eu quis dizer e explique melhor, já que um fenômeno semelhante acontece com a marca.

Hum... vou responder, com algo que já disse...

...Estou comentando a mídia nacional e não a de fora...

mas uma coisa tenho certeza:
Se Satriani fosse daqui... não seria Satriani!


Tenho minhas dúvidas, existe uma diferença entre ser o que é e ser reconhecido como ele é.

Muito provavelmente ele tocaria tão bem quanto (talvez mais), sobre ser conhecido, isso ia depender muito do marketing dele, existem grandes guitarristas e violonistas brasileiros que fora do Brasil são muito mais reconhecidos que ele, mas muito mesmo, a maioria não faz parte da nova geração, já que é uma geração que tenta repetir o que os americanos fazem (e venhamos e convenhamos, isso eles já tem lá, não seria novidade).

Então eu não vejo o porque de ele ser menos reconhecido se tiver um marketing dos bons, afinal das 5 musicas mais regravadas de todos os tempos, 2 são brasileiras, coisa que o Satriani nem sequer sonha em um dia conseguir.

Marcelo Bico
Bigtransa


Ah! Cara, eu não acho que seja comodismo não, acho que chega um ponto onde o cara meio que "se encontra", ele faz muitas misturas, mas misturas dentro daquela "voz" que já é dele.

Caetano e Gil são grandes guitarristas/violonistas, talvez não no padrão de hoje, de tocar solos viajantes na velocidade da luz, mas as melodias e harmonias deles são reconhecidas no mundo todo como de alto bom gosto.

Eu mesmo não sabia nem que o Gilberto Gil tocava tanto, porque quando estava no fim da infância/inicio da adolescência peguei uma fase em que ele era primariamente um cantor, um belo dia pego um livro americano sobre grandes guitarristas e violonistas do século XX e tá lá o Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Helio Delmiro, João Gilberto, Baden Powell, Toquinho, Dinho 7 Cordas, Canhoto, Paulinho Nogueira e mais uma renca de brasileiros que hoje em dia ninguém nem ouve mais falar, mas que deram uma contribuição enorme pra musica não só brasileira, como mundial.

Vez por outra vejo entrevista de músico americano que vai gravar com esses caras e pira com a musicalidade deles, especialmente o Gil (já que boa parte já foi pro outro lado da Força).

Agora pra mim tem uma coisa que eu acho "ridícula" aqui, que é um certo preciosismo com a música antiga. Pegue a MPB nos últimos 30 anos e tu vai ver que teve pouca inovação real, ainda se repete muito as mesmas formulas, parece que depois dessa geração anos 60 e 70, a música brasileira deu uma bela estagnada, com muito pouca gente ousando explorar novas formulas, novas misturas, quando muito pegam o velho e metem um eletrônico no meio, umas cordas ou instrumentos "exóticos" e acabou.

Outro dia quase me mataram porque falei que nos últimos 20 anos, tenho achado que os americanos tem feito bossa nova melhor que os brasileiros, não porque eles toquem melhor que aqui, mas porque eles ainda tentam fazer algo novo com a bossa, enquanto a gente está tocando sempre as mesmas músicas.

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


Bigtransa
... ou teria feito um intercâmbio para os EUA, com seus 17 aninhos, pensando que lá teria mercado como tocador de guitarra, e partiria pra fora, fazendo sua carreira inteira por lá, como não muito diferente de gente que faz exatamente isso. (ex: baterista do Strokes, tecladista do Simply Red, o grupo CSS,

Pra bandas do interior do Brasil, mudar para as capitais também não é o 'mínimo'? - de história recente, acho que aquela banda Cine ou alguma outra coisa com número no meio fez isso, de acordo com alguma guitar player da vida.

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bigtransa: Eu só quis falar que rola uma acomodação geral e citei esses caras como exemplo....

Pois é. Quantos aqui no FCC (reduto de guitarristas) conhecem seu conterrâneo, o Mauro Hector???

Abs

Paulo Heineken
Veterano
# mar/11
· votar


Matheus Vengeance
que coisa mais sinistra mano
hauhauahuahuahauhauahuahauhauahauhauuaoahoahaohaoahuoahaouhaouahuoahao haoahaohaoahaouhauoahuoahuaohauoahaouhauoahuoahauhauoahauohauoahuoahau ohaouhoaushdouashsdouashduosadhasdohdsodhwqouehwoqehowquehoqwjdoiwjdoi wjdoiasjdoisjdiosdmiosdjiosjdosa

os caras insistem mesmo nessa musica!!!

Bigtransa
Veterano
# mar/11 · Editado por: Bigtransa
· votar


T-Rodman
Depende das metas do cara tb..... Nem todo mundo tem nessa busca pela fama o principal objetivo da vida, as vezes o cara ganha o suficiente pra sustentar a família com dignidade e pra ele basta..... Quando falei de acomodação pensei na produção artística e não no retorno de mídia ou financeiro.....

MauricioBahia
É verdade, o Mauro é bem menos reconhecido do que deveria..... Como conheço ele pessoamente há muitos anos sei que não faltaram oportunidades na carreira e que ele poderia ser muito mais famoso do que é (até internacionalmente), nunca saiu daqui porque gosta de Santos mesmo. Por outro lado, é um cara realizado que vive de música e mantém um padrão legal. O que não quer dizer que seja acomodado, pois está constantemente estudando e se reinventando (num pique de dar inveja a qqr moleque desse fórum).

T-Rodman
Veterano
# mar/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


Bigtransa
Eu tava complementando o seu último post, em relação ao tema do tópico, não das outras discussões no meio, rs.
Tem de ver a do cara: se ele quer uma carreira como guitarrista, ou se ele quer se divertir tocando, ganhando um dinheirinho com os amigos e tal.

Essa formulinha de ir pra fora existe também. Não é à toa que apareceu um Cesar Ciello, que tá nos EUA há um bom tempo. A Sharapova, idem - foi pra lá pra aprimorar no tenis. Aqui mesmo na cidade onde moro tem um tenista treinando lá nos EUA, porque lá é o lugar que eles dão um tratamento melhor a esportistas. O cara pode ser até bom, mas para estar na ponta, ele tem de se sujeitar a isso. Talvez no esporte os exemplos sejam mais eficazes. O tenista aqui da cidade chegou nesse ponto, onde o cara era o melhor da cidade, da região, e o professor dele mesmo chegou para os pais dele e perguntou, se o desejo deles era do menino jogar torneios como amador ou profissional, porque se fosse para ser profissional, ele deveria procurar centros profissionais. Ele foi primeiramente pra Campinas, e depois já foi treinar no centro de tenis do Andy Roddick. Hoje ele é o tenista 1013 do ranking mundial da ATP. Se ele vai pra frente, não sei. Mas o cara tá lá tentando...

Não é todo dia que acontece um 'abril pro rock' que faz explodir um Chico Science e um Raimundos. Tem bandas que vivem sim, sem fazer sucesso, mas garantindo o pão de todo dia. Correto. Mas os caras aí tavam falando de exemplos como o tal do Satriani. Lembrando de gente que eu vejo dessa forma que você escreveu, tem uma banda aí de Santos, que toca praticamente todo mês aqui na cidade:
http://www.myspace.com/bandakoalajoe
(não gosto do som deles, mas a platéia é garantida, todo santo mês)
Já aqui na cidade onde moro, o mais popular guitarrista, hoje em dia tem um estúdio e é luthier. O que mais tocava, teve oportunidade de ir lá fora e seguir esse caminho, mas optou por fazer faculdade, primeiro de mecatrônica na USP, depois publicidade no Mac, e hoje toca guitarra nessa banda aqui:
http://www.youtube.com/user/bandaancesttral#p/u/12/bLq8kUKg_MI
ambos são amigos meus, rs.

amplexos

T.

Emogotic
Veterano
# mar/11
· votar


Alguém aqui já ouviu/conhece esse cara?

Abracadabra!!!

Bigtransa
Veterano
# mar/11
· votar


T-Rodman
Blz, só acho que os exemplos no esporte são mais eficazes porque um atleta para se desenvolver ao máximo depende dos melhores adversários, técnicos, centros de treinamento, etc... Um músico pode ir pra fora atrás de melhores condições de trabalho, mas isso não é determinante para que ele se desenvolva em toda sua potencialidade....

Bigtransa
Veterano
# mar/11
· votar


Emogotic
Eu conheço esse disco do Zé Ramalho com o Lula Cortês..... É muito doido!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Emogotic
Oba, mais um pra minha coleção!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A mídia brasileira não gosta de bons guitarristas. Se Satriani nascesse aqui, seria ícone mundial ?