Pós e contras de colocar floyd rose na guitarra.

Autor Mensagem
Rafael A.
Veterano
# mar/11
· votar


Na minha opinião, como os colegas já disseram, há desvantagens se for a sua única guitarra, e vc gostar de tocar coisas com afinações diferentes (GnR e SRV usavam Eb por exemplo, fora inumeras bandas de metal atuais que usam diferentes afinaçõees ultra baixas).

Caso não haja problema com isso, depois que a guitarra for bem regulada por um luthier para um determinado calibre de corda, vc só terá o trabalho de trocá-las, mantendo a espessura e trocando uma a uma fica bem tranquilo.

Há alguns tópicos antigos dizendo que mesmo não sendo uma ponte top, mas que se estiver bem regulada, travada, e com molas de qualidade que não sofram fadiga, a afinação ficará estável. Tenho uma jackson com ponte licenciada que passei para encordoamento 010, e o luthier disse que só pegou regulagem legal com as 5 molas (detalhe: não achei molas boas para comprar, então comprei 5 genéricas).

Vc deve avaliar também se sua guitarra receberá bem a instalação.

Uma solução paliativa, caso sua guitarra já tenha ponte tremolo, como as stratos, seria fazer uma regulagem que a deixe flutuando um pouco. Para isso, também é necessário molas de qualidade e tarrachas que segurem muito bem a afinação, além de manter o nut lubrificado nos sulcos das cordas...

Doggy
Veterano
# mar/11 · Editado por: Doggy
· votar


Uma solução paliativa, caso sua guitarra já tenha ponte tremolo, como as stratos, seria fazer uma regulagem que a deixe flutuando um pouco.


Yngwie Malmsteen tem uma assim... Ele fez um back-box (cavidade debaixo da ponte) na ponte da strato dele.

Não dá pra ficar ********** a ponte como o Steve Vai faz, por exemplo, mas é legalzinho pra fazer uns Squeals (Afinal, squeals são a parte legal de ter uma Floyd).

EDIT: Legal... Censuraram o bagulho ali, rs...

mr.floyd
Veterano
# mar/11
· votar


Paulo Heineken
isso realmente é verdade
pior é so quando arrebenta UMA corda..

Paulo Heineken
Veterano
# mar/11
· votar


isso realmente é verdade
pior é so quando arrebenta UMA corda..



e eu nem falei nesse ponto..mas se estourou, acabou a musica pra vc.
E se vc esqueceu a chave allen pro show, ai meu amigo, abraço e até a próxima!

lógico que não há só pontos negativos..mas preferi só citar eles..

diegoloko12
Veterano
# mar/11 · Editado por: diegoloko12
· votar


Maximun-EGS 216

é uma strinberg stratocaster.

Sir.Paulo

Eu tinha colocado prós né? Nem Vi. heouehoiuehoeuihoeiuehoieuhoeuih

jonas.hetfield

Qual é o problema de usar afinações diferentes? Ficará mais complicado pra afinar? Porque geralmente eu uso várias afinações diferentes, mas ao mesmo tempo eu to precisando de mais estabilidade nas alavancadas pois eu não desço nem 1 tom direito na minha strato e ja desafina tudo.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


diegoloko12

é uma strinberg stratocaster.

Pode esquecer não vale o custo beneficio, pois é uma guitarra de compensado!

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/11
· votar


Sir.Paulo
Não é de compensado não.
Tenho uma e posso garantir que é basswood bem sólido.

diegoloko12
Mesmo assim não compensa! Somente uma floyd boa já é o preço da guitarra (ou mais) aí tem a mão de obra.

Você gastaria o equivalente ao tripo do preço da guitarra para fazer essa modificação. É jogar dinheiro fora.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Viciado em Guarana

Se você diz...

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Viciado em Guarana

Velho leia:

Meu amigo possui uma dessas Stratos da strinberg quando ele a levou para regulagem geral o luthier confirmou que ela era de Compensado, pouco depois ele comprou outra melhor e resolveu descascar ela para ver e não deu outra!

diegoloko12
Veterano
# mar/11
· votar


Sir.Paulo

Sim isso eu tambem garanto é basswood bem sólido.

Então compensaria mais comprar uma guita com floyd já. Enfim.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


É sempre assim a galera duvida de mim e depois passa um tempo e da que o que eu falei era mesmo verdade!

Escreve o que estou dizendo a maior parte das strinberg são feitas de compensado!

Aquela Flying v deles chaga a esfarelar de tão ruim a madeira usada!

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Sir.Paulo: É só fazer as contas velho Luthier R$ + Floyd boa nova R$ = Guitarra nova já com floyd!

Bom, aqui em São Paulo a conta é a seguinte: R$200 + R$600 = R$800. Com esta grana acho que nem uma Cort X6 dá pra pegar, e olha que esta é uma guitarra com Floyd "aceitável" das mais baratas.

diegoloko12
Se você estiver certo da idéia da Floyd Rose, pense também na necessidade do back box. O back box é um troço que serve mais pra foder a vida: se estoura uma corda a afinação de todas as outras vai pro saco, não dá pra usar D-Tuna (se não sabe o que é, pesquise sobre), dá um pouquinho mais de trabalho na hora de regular a ponte, as alavancadas no sentido de esticar as cordas tendem a desgastar mais a ponte...

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao

Bom, aqui em São Paulo a conta é a seguinte: R$200 + R$600 = R$800. Com esta grana acho que nem uma Cort X6 dá pra pegar, e olha que esta é uma guitarra com Floyd "aceitável" das mais baratas.

Cara tem momentos que eu tenho raiva do interior por causa disso aqui é tudo muito mais caro.

Mas só agora ele disse que guitarra é!
Pow gastar 800 reais com uma strinberg... é loucura!

Rafael A.
Veterano
# mar/11 · Editado por: Rafael A.
· votar


diegoloko12
Qual é o problema de usar afinações diferentes? Ficará mais complicado pra afinar? Porque geralmente eu uso várias afinações diferentes, mas ao mesmo tempo eu to precisando de mais estabilidade nas alavancadas pois eu não desço nem 1 tom direito na minha strato e ja desafina tudo.


O problema é que vc tem que soltar o locking nut, re-afinar, acertar a altura da ponte, verificar a afinação de novo, travar o locking nut e finalizar a afinação nos botões da microafinação a cada vez q quiser mudar de afinação (se for um drop-D, ou até 1 tom no máximo, até rola de mudar só na microafinação, sem mexer nas demais regulagens, dependendo da altura em que os botões foram deixados na afinação original, mas sei lá...)

Mas cara, se vc quer mudar só por causa da desafinação que sua ponte dá ao se usar alavanca, verifique os seguintes itens:
- Regulagem das molas da alavanca: parafuse a chapinha mais pra dentro da madeira para dar mais tensão nas molas;
- Colocar mais molas: geralmente vem com 3 mas cabem até 5 molas. E pode aproveitar para trocar as que estão lá por outras de qualidade;
- lubrificar o nut, para as cordas deslizarem melhor (com pó de grafite ou 1 gotinha de óleo p/ máquina);
- Verificar se as tarrachas precisam de aperto nos parafusos dela, ou se der $$, instalar tarrachas melhores, se possível. com trava.

O que acontece, quando vc dá alavancada, as molas podem não ter tensão suficiente para retornar a ponte na posição milimetricamente igual a anterior, as tarrachas podem ceder na afinação, e/ou podem ter atrito com o nut, por isso descrevi esses itens para serem verificados/melhorados.

diegoloko12
Veterano
# mar/11
· votar


Rafael A.

Cara, muito obrigado pelas dicas.

Sir.Paulo

A strinberg é boa sim, a madeira é boa e as cordas são razoáveis. O problema é o resto dos componentes.

O pior da strinberg na minha opinião são as tarraxas que quando você vai descer a afinação e do nada a tarraxa vira um tom todo se é que me entende. E tem esse problema da ponte ai que deixa a alavanca meio inútil, por desafinar muito quando se usa ela.

Paulo Heineken
Veterano
# mar/11
· votar


só o reforçando oque já foi dito

compre uma guitarra nova que é melhor
pelo preço é muito mais vantagens

já vi umas schecter extreme com floyd por 900 conto no ml usada..

Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar


alguem ja botou floyd em les paul ?

qnto sera q custa pra por uma floyd/?

Rafael A.
Veterano
# mar/11
· votar


Matheus Vengeance

Sei lá, um dos "tchans" das LP é o sustain... será que não compensa comprar outra guita?

Alias, já vi vc falando bem dela (é uma sx, não é?), e já que vc gosta de criar tópicos, pq vc não faz um review completinho pra galera do forum?

abs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pós e contras de colocar floyd rose na guitarra.