Reflexão sobre o processo de aprendizado

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # jan/11


    Uma frase para a galera refletir:

    O maior inimigo do músico é a cobrança de se tornar um grande músico.

    Como é maravilhoso poder tocar pelo simples fato de curtir a música, tocar para desvendar os segredos dos mestres e obter aquela sonoridade que fica martelando na nossa cabeça.

    Hoje esta todo mundo tão preocupado em obter reconhecimento que esquece que a opção música como carreira é uma loucura que só pode ser cometida por alguém que realmente curte muito o processo de tocar e não apenas o resultado final perfeito e embalado, até porque embalagens não se dão bem com música.

    A uns 4 anos atrás eu vi o John Meyer na Berklee dando uma palestra e ele disse algo que me marcou: "O cara chega na Berklee e no primeiro dia de aula quer tocar para o professor e ouvir o mesmo dizendo algo como: Cara, eu nunca vi ninguém tocando como você antes." Enfim, todo mundo já quer começar sendo o cara, a maioria das pessoas não querem curtir o processo do aprendizado.

    Eu por exemplo transformei os 8 semestres da Berklee em 8 video aulas, daí o cara estuda cada semestre da Berklee em 1 semana e acha que realmente vai aprender alguma coisa. Será possível aprender 4 anos em 2 meses?

    Existe um tempo determinando para todas as coisas. Existe o tempo para ser um anônimo que fica praticando dentro do quarto sem ninguém saber que você existe. Existe o tempo de sair do quarto e tocar com outras pessoas, depois existe o tempo de voltar para o quarto e praticar um pouco mais e depois o tempo de sair novamente do quarto e tocar com outras pessoas, e por fim, após alguns anos nesse entra e sai vem o tempo de colher os frutos.

    A melhor maneira de se aprender é sendo humilde e reconhecendo que se tem muito o que aprender, pois não há ninguém que saiba o bastante que não tenha o que aprender e não há ninguém que nada saiba que não possa ensinar.

    Vamos refletir.

    abs e paz.

    Mateus Starling

    jvianna
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Gostei muito do texto e me identifiquei! haha
    Mas, sem querer ser chato nem nada é que dá mó nervoso ver o nome errado, arruma o Meyer ali pra Mayer. haha
    vc tá falando dessa palestra: http://www.berkleemusic.com/welcome/mayer_clinic_popup ?

    Abs

    Matheus Vengeance
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    bom texto me identifiquei tambem

    Velvete
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Velvete
    · votar


    Acho que o FCC precisa de topicos assim, afinal a musica eh uma manifestacao artistica.
    Num pais em que ser "artista" eh sinonimo de ex-bbb, modelo e apresentador de tv eh muito complicado fazer distincao entre as coisas.

    Eh claro que isso tudo tambem eh fruto do nosso subdesenvolvimento economico de anos.
    Aonde ha dinheiro a arte sempre se desenvolveu (Renascimento, por exemplo).

    Vale destacar que a cultura popular sobrevive a duras penas. Ainda bem.

    Por fim, precisamos ter ciencia que, mesmo tocando num quartinho aquele Iron Maiden doidao, estamos todos fazendo arte. Seja no sentido belo da palavra, ou o sentido que a mamae da quando fazemos mal criacao!!!! rs

    Abc

    Velvete
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling
    Parabens Mateus!!!

    De Ros
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling

    Velho, excelente reflexão! Adorei!!

    Olha só, não dá para positivar o primeiro post, então escreve qualquer coisa aí para eu positivar o teu tópico!!

    Abração e parabéns pelas sábias palavras!!

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    jvianna
    Eu escrevi realmente o nome dele errado, rs... para te falar a verdade eu nao sou um cara que ouco muito o som dele e nem procuro muito saber a respeito dele, mas foi exatamente essaa palestra que eu me refiro e que quem saca ingles deveria ouvir o que ele tem para falar mesmo que vc nao curta a proposta sonora dele.
    2008 foi o meu ultimo ano na Berklee.

    Matheus Vengeance legal que tenha curtido amigo

    Velvete Graças a Deus na minha familia ninguem assiste BBB, a coisa mais bizarra dos ultimos anos. Mas esse lance que eu comento das pessoas buscarem logo o reconhecimento antes de pagar um preco 'e algo global mesmo, tanto que o John Mayer falou dessa realidade nos EUA, mas enfim, talvez no Brasil isso seja mais explicito.

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    De Ros Valeu De ros....ate hoje nao entendi esse lance de positivar algo, isso conta para alguma coisa aqui no cifraclub, tipo ajuda a vc a subir mais rapido de cargo? rs..

    Carregando
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling

    muito bom cara, é legal ler esse tipo de coisa as veses, pra dar um animo nos estudos.

    Velvete
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling

    Acrescentando... parece que essa busca desenfreada por objetivos eh muito coisa do mundo ocidental. Comparando genericamente, a filsofia oriental sempre privileigiou o processo, e nao os objetivos finais.

    Pra elucidar meu post: musica eh arte, e precisamos estar a altura dela, independente de gosto e estilo.

    Abc

    jvianna
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling
    Muito interessante você ter estudado lá e tal! Olhei teu site e pqp! Tem muuuuuitaaa cooisaaa booa! Adorei o texto e me identifiquei muito, haha ..

    Abs

    MarcosBorba
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: MarcosBorba
    · votar


    mateusstarling

    Cara, muito bom seu texto e concordo realmente com o que diz. Achei muito legal vc entrar para o Cifra Club, pois o fórum precisa realmente de caras como você: um músico interessado em ensinar e um cara esforçado, pq estudar em berklee não deve ter sido fácil. Estou torcendo para vc crescer cada vez mais no cenário musical, assim tomo torço pro De Ros, Michel Top, Homem Cueca e tantos outros caras que vivem de música e participam do fórum. Abraço!

    Ps: tenho sua matéria sobre acordes que escreveu pra cover guitarra. Sensacional!

    De Ros
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling

    Que eu saiba, não ajuda em nada, mas tu fica sabendo quantas pessoas acharam bacana o que tu escreveu!

    Abraço!!

    felipelfln
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    To no caminho certo \o/²

    O que cv disse é verdade! Eu nunca me prendi a um riff impossível e tentei até cortar os dedos porque são nessas coisas que se perde todo o sentido e prazer da música. Música não é isso. Nesse mundo é totalmente cada coisa ao seu tempo e não da pra acelerar o tempo, mas da pra aproveitá-lo da melhor forma possível, que é tocando e se divertindo, ouvindo música, se emocionando, refletindo sobre o que vc tocou, criando riffs sem querer, se entristecendo quando acontece alguma coisa com a sua guitarra, sentindo aquele frio na barriga e tensão antes de entrar no palco, vibrando e aplaudindo quando alguem vai bem no palco e principalmente vivendo a música, seu coração bate na batida da música, sua VIDA segue o ritmo da música, porque música é mais do que arte, música é uma coisa pela qual seres humanos dão sua vida, seu tempo, esforço e todo o conhecimento, uma coisa que se sente e nem sempre se pensa, uma coisa que surge do nada as vezes e que tambem sai do nada. Música é tudo. Música mexe lá dentro, lá no fundo (hmmm boyola) faz sempre com que cada momento ao lado da música, seja ouvindo, tocando ou as vezes sem ouvir(beethoven) seja especial, único, vibrante e emocionante.

    We live for music! We live for the guitar! We live for ROCK!

    E como diria Ozzy Osbourne: Sold my soul to rock'n roll



    Sugira uma trilha sonora para meu post!

    Suicide Messiah
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Excelente iniciativa. Momento mais que oportuno!!

    Ah... o John Mayer é foda cara. Está entre os grandes, por tudo isso que você disse no texto.

    Se tiver oportunidade, assista uns vídeos dele no Youtube.

    Abç.

    caioomsn
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling
    Muito legal seu tópico cara, reflexão muito bacana, me lembrou uma frase que ouvi uma vez: "o melhor da viagem é a estrada".


    felipelfln

    +1 pra vc tbm!



    Abçs

    jazz blues rock soul funk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling

    Muito legal a frase e seu texto, fiz e estou fazendo uma boa reflexão sobre isso tudo.

    sobre a palestra do John Mayer, aqui tem os vídeos, mas ainda não vi.

    No site brasileiro dele tem pequenos textos sobre cada videos, aqui ...

    Abç...

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MarcosBorba
    Obrigado amigo, fico feliz em saber que vc tem a minha materia na revista. Alias, fiquei surpreso pelo fato de que algumas pessoas aqui ja conheciam o meu trabalho.
    felipelfln Vc esta no caminho certo, for sure.
    Suicide Messiah Eu acompanhei a carreira do Mayer no começo, de uns 3 ou 4 anos para ca a minha carreira se consolidou no fusion e desde então eu ouço os cds que ele lança mas não fico marcando em cima de videos do youtube porque tenho buscado outras fontes no momento.
    caioomsn Sabio dizer, sintetizou o que eu havia dito.
    jazz blues rock soul funk Esse workshop dele na Berklee foi muito bacana apesar de que compositores tirariam ainda maior proveito do mesmo.

    Vinícius Braga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling

    Bacana o texto cara!
    Eu acho que a música tem que ser algo divertido e prazeroso ao que toca.
    Não que vamos nos conformar e dizer que está bom quando na verdade não está, mas sim curtir o que está fazendo!


    Abração!

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Vinícius Braga
    É isso ai Vinicius, tem que curtir o processo se não vivemos a vida toda escrevizado para ver um resultado final que nunca chega.

    abs e paz.
    www.MateusStarling.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reflexão sobre o processo de aprendizado