Reflexão sobre produtos chineses

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# abr/11


Bom pessoal, vendo um topico agora, pensei que seria bacana deixar nossas ideias e conceitos sobre os produtos chineses, em especifico relacionaod a musica.


Pra mim muitos tem preconceito com produtos chineses, outros nao se importam e outros falam q nao valem nada.

Pra mim não é porque é chines que é ruim, mas concordo que há muita coisa ruim sim. Mas isso é culpa a meu modo de pensar dos consumidores de todo o mundo.

Se exige muito de um instrumento e querem que sejam baratos, dai fabricas no mundo inteiro levam suas plantas para a china para produçao em massa e com mao de obra nao qualificada e com isso vender com preços razoaveis e lucrando alto, e os chineses que se lasquem ganhando pouco muitas vezes.

Acredito que se as empresas investirem em tecnologia e levar o conhecimento para treinar os profissionais de la, com certeza conseguiriam fabricar instrumentos com a mesma qualidade de instrumentos feitos em outros países.

Mas ai entra o problema do custo, tanto investimento pra se fabricar lá com custo elevado não seria tão visto pelos consumidores do mundo a fora.

A china fica marcada como produtora de coisas baratas por todo esse motivo, mas se acompanharem as noticias verão que a china em breve vira o jogo.

octavio_guns
Veterano
# abr/11
· votar


Pra mim muitos tem preconceito com produtos chineses

o que eu acho é isso:

ex: vamos supor que uma ibanez feita na china custe 4000 reais, dai tem gente que fala: ah, é ibanez, é guitarra é cara, por isso ela é de boa qualidade e tal

e tem parte que as pessoas ficam com o pé atras, igual eu vi em um anuncio no mercado livre, que uma Gibson estava sendo vendida por 400 reais. Uma Gibson legítima custa umas 10x esse preço.
dai 99,9% das pessoas considera uma réplica pirata e ruim (que é provavel que seje) , por isso o preconceito com a china, pelo fato de certos produtos serem de marca famosa e serem muito mais baratos que outros bem menos famosos.

mas isso é o que EU acho, voce pode ter uma opinião diferente, da minha

maspn
Veterano
# abr/11
· votar


mais de 80% do que tem no mundo é feito na china... claro que a taxa de produtos ruins sao maiores... ja que a de produção também é... enquanto a china produz 20 produtos e 10 sao ruins, o brasil produz 4 e 1 é ruim...
ai o brasil é melhor do que a china, besteira isso...

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


O Acordeon que eu uso vem da China. Paguei um preço bem bom em relação às outras marcas atuais e a qualidade não deixa a desejar.

Hillsong
Veterano
# abr/11
· votar


Espetinho
Eu acho que hoje em dia produto chinês é o que há:

Os caras adquiriram o know-how e a qualidade de produção das fábricas cresce a cada dia que passa. E quando mais o tempo passa, mais o custo de produção é reduzido... e estranhamente, ao invés de decair, a qualidade dos produtos só aumenta. A china hoje é a bola da vez.

erico.ascencao
Veterano
# abr/11
· votar


Fato: a mão-de-obra chinesa é barata e é isso que barateia os produtos feitos lá. Uma coisa que vem sendo mostrada nos últimos anos é que os caras são bons, tanto que o queridinho iPhone tem a seguinte estampa: Designed in California, crafted in China.

A minha opinião é a seguinte: os caras fazem o que pedem pra eles. Se eu quiser vender guitarras aqui no Brasil com a marca erico.ascencao, vou lá e consulto uma diversidade de fábricas que podem fazer projetos por US$50 ou por US$500, réplicas ou projetos originais, com peças genéricas ou de marca, com muito ou pouco controle de qualidade.

O que gera o preconceito sobre os produtos chineses é o fato de a mão-de-obra ser barata e o fato de eles serem exímios copiadores. Como a mão-de-obra é barata, isto atrai a empresa que quer fazer produtos baratos pra vender em escala; e não uma Custom Shop da vida. Quanto às cópias, os caras fazem cópias muito boas, mas pra quê fazer uma cópia com o mesmo padrão de qualidade do iriginal (ou seja, custando praticamente o mesmo)?

Os produtos chineses estão aí pra quem quer consumí-los. Recentemente passei por um dilema: pegar uma guitarra fodona ou upar as minhas guitarras chinocas e ter timbres diferentes? Optei pela segunda opção, pois eu sou um músico amador que gosta de timbres diferentes e de guitarras diferentes. Hoje em dia há uma vasta oferta de boas guitarras asiáticas em geral: Condor, SX, Vintage, Cort. OK, elas não são o supra-sumo da luthieria, mas com alguns tapas e adequando alguns quesitos ao seu gosto você pode chegar no seu gosto sem gastar muito. Querem um exemplo? Peguei uma double neck chinoca por R$1200, troquei captadores e tarraxas por mais ~R$800 e fiquei com uma guitarra super legal.

octavio_guns
Serei forçado a fazer alguns comentários sobre o seu depoimento.

ex: vamos supor que uma ibanez feita na china custe 4000 reais, dai tem gente que fala: ah, é ibanez, é guitarra é cara, por isso ela é de boa qualidade e tal

Esta suposição não é nada válida. Ibanez de 4k são as Prestige, top da Ibanez, feitas no Japão ou nos EUA (não tenho certeza agora).

tem parte que as pessoas ficam com o pé atras, igual eu vi em um anuncio no mercado livre, que uma Gibson estava sendo vendida por 400 reais. Uma Gibson legítima custa umas 10x esse preço.
dai 99,9% das pessoas considera uma réplica pirata e ruim (que é provavel que seje) , por isso o preconceito com a china, pelo fato de certos produtos serem de marca famosa e serem muito mais baratos que outros bem menos famosos.


Primeiro, uma Gibson LP aqui no Brasil não sai por menos de 9k, portanto são 20x. Além disso, esta guitarra que você viu no ML deve ser uma falsificação das mais xulezentas. Vira e mexe aparecem por lá réplicas até que bem feitas por ~2k.

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


A china produz coisa boa e ruim ( antes era sinonimo apenas apenas de produtos de terceira linha. Isso acabou). Ponto.

Como tudo, as baratas são piores e as mais caras melhores, mesmo na China.

Fim.

E o grande lance nao é a mao de obra barata como todos pensam. O grande trunfo do China sao os subsídios, e isenção de impostos e todo suporte que o governo da pras indústrias e produção em geral. Isso vai dar merda uma hora. hehehe!!

Quem me disse isso foi o presidente da estrela ( brinquedos) no Roda Viva..hehe!

erico.ascencao
Veterano
# abr/11
· votar


Outra coisa que eu lembrei agora. O meu chefe estava contando que comprou um power ball (aquele bagulho de fazer exercício para o pulso) por US$7,50 no Deal Extreme (China) porque a cordinha do power ball dele quebrou. Aqui no ML, só a cordinha custava R$15, fora o frete. E é bom lembrar que o Deal Extreme faz uma certa mágica de enviar produtos como este com frete grátis.

octavio_guns
Veterano
# abr/11
· votar


erico.ascencao


só estou supondo, eu nem sei +/- quanto que vale uma ibanez.

E na china tambem tem produtos muito bons, mas o que eu estou querendo dizer é que muitas vezes eles fabricam cópias ''meio'' que piratas de marcas famosas1 (como a deste anuncio que está no link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180678849-aprenda-a-importar-gu itarras-gibson-e-fender-da-china-_JM ) e vendem MUUUUITOOO abaixo do preço, e com qualidade duvidosa, por isso as pessoas ficam com um pé atras

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Eu tinha um preconceito enorme com relação às guitarras chinês, pois acreditava que fossem todas iguais e com construção barata, mas ao trocar idéias com alguns companheiros aqui do fórum descobri que não é bem por ai o que realmente falta nelas é um controle de qualidade, pois algumas acabam vindas com alguns erros grosseiros, mas também aprendi a gostar dos processos de construção delas, pois os chineses possuem maquinários muito bons que nos mesmo aqui não Brasil não possuímos!

Outro grande problema são as madeiras, devido à bagunça que são as fabricas chinesas sem uma avaliação não se é possível determinar que determinada madeira seja realmente usada em determinada guitarra vide o caso da Tagima que importa alguns modelos chineses:

http://guitarra99.blogspot.com/2010/09/tagima-735-special-ou-como-leva r-gato.html

http://guitarra99.blogspot.com/2011/04/tagima-parte-ii.html

Creio que nesse caso do exemplo a Tagima não tenha agido de ma fé e sim acredito que ela também tenha sido enganada pela fabrica chinesa com isso vemos mais uma vez a falta de controle que possuem esses instrumentos chineses!

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


eu tenho uma ibanez chinesa(acho q foi mais barata)e to bem feliz,n achei nenhum defeito gritante na guitarra

Leo-RJ
Veterano
# abr/11
· votar


Eu tenho sim preconceito contra os produtos chineses, de uma forma geral.

Em 2009, no Salão do Automóvel de Lisboa, entrando nos carros chineses, várias peças saíam na mão quando tocadas, como os ajustes do espelho e encosto do banco.

No mesmo ano, no Salão de Detroit, os chineses, em pool entre os seus fabricantes, marcaram um coletiva com a imprensa, contudo, nenhum falava inglês e os jornalistas não falavam mandarim... e o mesmo aconteceu no Salão de Genebra, por exemplo.

No Salão do Automóvel de 2010 eu entrei em todos os carros ali expostos, com exceção do JAC, e TODOS apresentavam problemas de acabamentos e peças, como coisas que soltavam ou mesmo não funcionavam.

Dou o exemplo dos automóveis porque os que vão ao salão são vistos, revistos, checados e re-checados para ficarem expostos e funcionando bem. São selecionados a dedo para isso.

Meu irmão morou na China por três anos em razão do seu trabalho (área de informática), e eles não tem o menor problema em te enganar dizendo que estão entregando "X", quando na verdade é "Y".

É muito comum um empresário ser dono de 4, 5, 6 indústrias, todas muito mal feitas, de fundo de quintal mesmo. E os próprios chineses têm severos preconceitos contra os seus produtos, que eles classificam como "não confiáveis", preferindo os Coreanos.

Os grandes fabricantes chineses, que fabricam "sob encomenda" dos americanos e japoneses pertencem não aos chineses, mas aos estrangeiros, como a Tectronics, cujo dono é americano; ou mesmo a a Foxconn, que fabrica os iPad, iPod e iPhone para a Apple, e tem entre seus "clientes" a Nokia, Samsung, Philips, Dell, Motorola etc, seu dono, Terry Gou, é de Taiwanês, estudou e passou a vida em Londres e hoje está na China (é também dono da Ton Hau. Pode parecer pouco, mas isso é simplesmente outra visão de todo o processo da cadeia produtiva.

As grandes fabricas chinesas, que são linha da produção da Apple, Phillips, HP, Dell, Sony, Samsung etc estão nas mãos desses estrangeiros, com outra visão de tudo, e que além disso empregam tecnologia de ponta nos seus processos de fabricação, o que, creio (posso estar errado, claro), não acontece com os pequenos fabricantes como no caso dos fabricantes de guitarras chineses. Em especial os de fundo de quintal.

Basta ver que os instrumentos realmente fabricados nos EUA e Japão não tem os mesmos "problemas" e erros de acabamento que vemos de toda sorte nos instrumentos chineses.

Outrossim é que os que são fabricados na Coréia têm melhor qualidade, mesmo porque a mão de obra na Coréia é mais cara e o trabalhador coreano tem maior nível de instrução e mais anos de estudos do que trabalhador o chinês.

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A china produz coisa boa e ruim (2)

Simples assim. Tem fábricas clandestinas; fábricas legais ruins, mais ou menos, boas e ótimas. O negócio é saber onde comprar bom e barato. A China é imensa...

Essa pesquisa de mercado é algo tão óbvio que a gente faz até pra comprar na esquina de casa, pra mínimas coisas.

Antigamente não era no Japão (que copiava descaradamente e só mudava o logo no Headstock) a febre de guitarras boas e baratas? Não foi à toa que a Fender teve que fabricar no Japão e lançar uma submarca! Pois é, agora é a vez da China.

Eu não tenho nada contra produtos chineses, só detesto falsificações. Seja na China ou no raio que o parta!

kiki
Moderador
# abr/11
· votar


há que diferenciar produto chines e produto pirata

pirataria é crime.
e não há garantia nenhuma de qualidade, pois é uma fábrica se passando por outra, ou seja, eles não "assinam" o produto.

produto barato é outra conversa. voce paga pouco, mas sabe o que tá levando.
eu acho que pra quem nao tem grana e/ou iniciante, produto barato é uma ótima opção. mas não é levar o mais barato, é procurar o melhor custo/benefício.

Death
Veterano
# abr/11
· votar


os que são fabricados na Coréia têm melhor qualidade

Interessante essa colocação
eu me lembro que há algum tempo atrás, instrumentos coreanos eram tão mal falados quanto os chineses atualmente

Não foi à toa que a Fender teve que fabricar no Japão e lançar uma submarca
Não só a Fender, como ESP, Ibanez, PRS, Music Man entre outras...

e o que vocês tem a dizer dos produtos Made In Indonesia?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180725076-guitarra-ibanez-xpt70 0-cor-camaleo-linha-xiphos-c-case-_JM

Fato sobre a China:
Em 2009 eu trabalhei na linha 4 do metro em São Paulo
Não havia fabricante no país para produzir o tipo de trilho exigido no projeto pois o mesmo é muito antigo e caiu em desuso, e se houvesse uma modificação nas fabricas para produzir o trilho, o mesmo ficaria com um preço elevado
a alternativa foi recorrer aos produtos chineses, uma economia de 50%... após a entrega e instalação de uma boa parte, foram feitos ensaios para verificar a qualidade... os resultados foram negativos
Uma nova compra foi feita, porém desta vez os trilhos foram comprados da Tchecoslováquia e o mesmo atenderam a todas as exigencias
O lote chines teve que ser devolvido

buddy guy
Veterano
# abr/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Espetinho


É o que por vezes eu canso de dizer:"Não é por que o produto é chinês ou por que é barato,a coisa é necessariamente ruim" !! As coisas que vem da china,possui suas qualidades.O lance é que a mão de obra na china é bem dizer "escrava" !! Por isso que as coisas são baratas.Pois notem,como é que se consegue vender algo e em grandes quantidades? A resposta é elementar,fornecendo uma certa qualidade a um preço baixo !! E é por isto que a china invadiu o mercado mundial com seus produtos !!! O grande lance é que isto tem o seu custo.E qual é o custo? MÃO DE OBRA "DE GRAÇA" !! É facil identificar isto,em muitos videos de algúmas fábricas,que podem ser vistos no próprio y2b(eu até já comentei isto aqui certa vez),nós vemos muitos trabalhadores,trabalhando de forma insalúbre.Sem terem nem uma proteção(E.P.I.) para desempenhar certas funções !! Sem contar a carga horária exigida dos trabalhadores por lá !! Logo,tem muita coisa que chegam aqui custando menos e possui certa qualidade.Mas isto tudo é adquirido,atravéz de "sacrificio humano" por lá !!! Isto sim é f#d@ !!!

buddy guy
Veterano
# abr/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Quem acha que tudo que vem da China não presta,leia esta matéria aqui:

http://wap.noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2011/01/23/trocando -tecnologia-por-vendas-na-china.htm


A própria Boeing e a Airbus,maiores fabricantes de aviões comerciais do mundo,TERCEIRIZARAM A FABRICAÇÃO DAS TURBINAS DOS SEUS AVIÕES,PARA A CHINA !!! Aí eu te pergunto: Tudo que vem da China não presta? Ora,se assim o fosse,a Boeing e a Airbus,iriam terceirizar esta parte tão elementar e de suma importância em qualquer avião(que são as turbinas),para a China,"se tudo que vem ou viesse de lá não prestasse"? A resposta é ainda mais elementar.É claro que não !!!


EDIT Deixa só fazer uma correção:Foi a Boeing quem terceirizou a fabricação de suas turbinas para China e não a Airbus. A Airbus,montou um esquema para que o A320,fosse montado lá !!

Bog
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bog
· votar


Death
Não só a Fender, como ESP, Ibanez, PRS, Music Man entre outras...

Só um detalhe: a ESP não lançou uma submarca no Japão. A ESP *É* japonesa. O mesmo vale para a Ibanez. =P

bruzdo
Veterano
# abr/11
· votar


Death

interessante esse link, pois nunca vi fender legitima fabricada na china rs

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


A China está por toda a parte. Basta olhar ao seu redor! hhe

Death
Veterano
# abr/11 · Editado por: Death
· votar


Bog
Embora japonesas,mas ambas tem marcas de segunda linha
oq diga Edwards, ltd... posso ta falando besteira mas, se eu não me engano, a ESP teve sua origem no USA

bruzdo
Fender chinesa ainda não vi, mas não duvido q logo existam "legitimas", afinal existem americanas, japonesas e por que não lembrar das mexicanas...

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Espetinho
Minha guitarra é chinesa, olha o que eu fiz com ela...



Death
Veterano
# abr/11 · Editado por: Death
· votar


bruzdo
achei fender chinesa
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179790597-fender-squierl-made-i n-china-_JM

aproveitando, olha oq eu achei
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180678849-aprenda-a-importar-gu itarras-gibson-e-fender-da-china-_JM

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Death
aproveitando, olha oq eu achei
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180678849-aprenda-a-importar-gu itarras-gibson-e-fender-da-china-_JM


Um carinha fez até um tópico pra isso aí!

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


Viciado em Guarana
LoL

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


Death: aproveitando, olha oq eu achei

Meldelsssssss! ahhahua

Não há salvação mesmo!

Joel_ESP
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
Cada uma viu...

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


Minha guitarra é chinesa, olha o que eu fiz com ela...

Hehehe, tomei um susto qdo vi essa frase, achei que no final do video vc quebrava ela, hehehehe.

daniel_guitar
Veterano
# abr/11
· votar


Death
mas squier não é fender

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Pô pessoal, que bacana o topico, bastante opnião e comentarios, muito legal, show de bola.

Pra mim a China acordou, deixaram de ser apenas meros fabricantes cumprindo ordens de uma empresa estrangeira para usar a tecnologia e aprendizado e eles mesmo produzirem seus produtos.

Agora que estamos vendo o JAC, marca de carros chinesa que esta lançando aqui no brasil sua linha, mas isso ja vem de algum tempo, na Discovery Chanel vi varias materias sobre a China. Tem uma marca que logo logo vem pra ca tambem, parece muito com a toyota corola. Inclusive o simbolo da marca....


Esses chineses não são bobos, são mestres da inteligencia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reflexão sobre produtos chineses