Como ser bom n guitarra?

    Autor Mensagem
    Springfield
    Veterano
    # jan/11


    toco violão há um tempo e queria começar guitarra. Como eu fico bom na guitarra? Eu sou um pouco lento, quais exercícios pego agilidade e prática?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Amigo tem realmente dezenas de tópicos assim aqui. Sugiro que use a busca e leia tópicos Stick daqui, que têm informações ótimas sobre exercícios.

    De mais, é como no violão, a evolução é gradual, e depende do teu esforço.

    Thiago_Canhoto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Springfield

    Cara,ficar bom não é de uma hora pra outra....tem ir treinando de vagarzinho...e assim vc começa pegar velocidade e tecnicas novas!!!

    Eu lhe aconselho a estudar 3 coisas

    -Pentatonicas
    -Modos Gregos
    -Arpejos

    Pratiqueos com metronomo em tempo lento,e com tempo começe a aumentar!!!

    É legal vc começar tirar alguns riffs e solos de bandas que vc gosta!!!Isso vai lhe ajudar tmbeim!!

    flw mann!

    Kold
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cara tu toca guitarra pra ficar bom ou pq tu gosta de música e quer saber tocar as paradas e/ou compor?

    Não adianta ser um malmsteen e nao curtir oq faz.

    Springfield
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Paul.Gilbert

    vlw pela dica, usei a busca mas nem achei nada desse tipo

    Thiago_Canhoto

    Opa, obrigadão pela dica mano! Pentatônicas estudei quando fazia aula de baixo, eiauheaiuhe

    Kold

    Claro que é porquê eu gosto, quero ficar bom pra aprender tocar músicas que parecem difíceis, como solos do avenged sevenfold x)

    SK8Boy
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Springfield
    Eu te indico três coisas tbm:
    1º Arrume um bom professor

    2ºEstude

    3ºEstude mais "um muito"(o contrario de "mais um pouco").

    pulgadopc
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    solos do avenged sevenfold x)

    cara, isso nao é dificil nao ! abraco

    elyts
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ptz, tem muiiiiiito material por aqui, da uma pesquisada

    Math-Ador
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Math-Ador
    · votar


    Solos do avenged=dificil=LOL
    EDIT: pra ser bom na guitarra é só comer espinafre, e praticar uns 40 anos, ai vc pode ser considerado bom...

    Springfield
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    pulga e math

    disse que pareciam ser difíceis, não que eram

    SK8Boy

    vlw mano =)

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vou transcrever um artigo que eu escrevi sobre isso. Se tiver paciência leia que é uma boa:

    A melhor maneira de estudar guitarra no mundo

    Muitas pessoas perguntam qual a melhor maneira de se estudar. Sinceramente, ninguém tem essa resposta, mas eu acho que eu sei a pior maneira de se estudar e infelizmente a maioria das pessoas estudam de forma equivocada.
    Posso falar com autoridade sobre como estudar errado porque por muito tempo eu estudei assim.
    Então vamos lá, sabendo como não cometer equívocos fica mais fácil de dinamizar o nosso estudo.

    1) Nunca estude muitos assuntos de uma vez, ou seja, é melhor optar por poucos assuntos e encará-los por um médio ou longo período de tempo.
    Se por exemplo você quer aprender os modos gregos seria interessante separá-los em 3 semanas. Semana 1 os modos maiores (iônico, lídio e mixolidio), semana 2 os menores (dórico, eólio e frigio) semana 3 estude o modo lócrio e revise os modos anteriores.
    O que a maioria das pessoas não entende é que dominar uma escala ou um modo requer tempo e você não pode encarar um modo simplesmente como uma escala maior começando de um determinado lugar, mas precisa entender que cada modo tem vida, tem cores, tem acordes específicos e uma sonoridade peculiar, tensões particulares, você precisa ouvir a sonoridade do modo e reconhecê-lo de longe, por isso eu acho que 3 semanas estudando somente modos é o mínimo que podemos fazer sobre esse assunto.
    Dei um exemplo sobre modos, mas antes de dominar os modos é necessário dominar a escala maior e é extremamente importante dominar qualquer escala em 12 tonalidades e em toda extensão do braço, para isso recomendo o estudo em ciclos de quartas e quintas sempre focando as modulações por região, dessa maneira qualquer obscuridade no braço do instrumento é sanada.
    Faça esse mesmo processo de ciclos de quartas com a escala pentatônica, aliás, com meus alunos essa é a primeira escala que eu abordo e faço questão de que se domine ela antes de irmos para outras.

    2) Drible o desanimo: Uma ótima maneira de se esquivar do desanimo é mudando a forma que se treina o mesmo assunto. Use playalongs, apenas metrônomo, use músicas, toque em duo, trio, mude o quarto, toque no parque, enfim, varie as possibilidades, mas tente estudar pelo menos 5 dias na semana. 1 hora por dia é melhor que 5 horas num dia e ficar 5 dias sem tocar. E lembre-se, estude por um bom período o mesmo assunto, não pule etapas.

    3) Pular etapas: Hoje temos acesso a tantas coisas que acabamos por pular muitas etapas no aprendizado do instrumento e é normal ouvirmos das pessoas que elas querem recomeçar novamente do zero. No tópico anterior já tratei disso, da importância de se dedicar por um bom tempo ao mesmo assunto.
    Outra dica é, se por exemplo você esta estudando modos da escala maior, aproveite para aprender os acordes do campo harmônico maior, suas tríades, tétrades, tétrades com tensões e inversões. Muitas pessoas já querem aprender a escala alterada se não sabem nem mesmo improvisar sobre um acorde dominante sem alteração, portanto, 1 passo de cada vez. Aprenda bem tudo o que o assunto te proporciona e dessa maneira você cresce com uma base mais forte.
    Procure tocar sobre musicas que possuem apenas modos da escala maior, se divirta com essas musicas, memorize as musicas e forme um repertorio.

    4) Não memorizar músicas: É bem comum as pessoas só gostarem de ficar solando infinitamente sobre as progressões, mas é importante entender que memorizar harmonias e melodias são importantes por muitos fatores.
    Primeiramente conhecendo musicas você constrói um repertorio e dessa maneira pode tocar com outras pessoas. Aprendendo músicas você se familiariza com as progressões harmônicas e dessa maneira aprende com mais facilidade outras músicas. Aprender a harmônica te deixa mais solto para improvisar e para se preocupar menos com a harmônia para se preocupar mais em como criar bons motivos melódicos, e isso te ajuda a ver na frente as progressões harmônicas. A melodia vai te ajudar a não perder a forma da música. É importante ouvir a melodia em todo o tempo que se esta improvisando, aliás, é muito bacana usar trechos da melodia no seu solo e também solar em volta da melodia.

    5) Ansiedade. A ejaculação precoce musical é um mal que atinge muitos guitarristas. Tecnica, escalas, arpejos e etc....Quero tudo agora!!!!
    Não adianta, não existe formula mágica, se você quer resultados rápidos tome esteróides anabolizantes, música é uma arte a longo prazo, portanto, tenha calma, ore, jejue, tome banho de água fria, desligue o MSN, saia do Orkut, mas faça o que for preciso para se focar no seu treino e fazer com que esse pouco tempo renda bastante. Depois liguei o Orkut, MSN, saia com os amigos, mas quando voltar treine em paz.....

    Mateus Starling

    De Ros
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling

    Se pudesse, positivava mil vezes...

    Excelente texto!

    RFSF
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling

    Se pudesse, positivava mil vezes...

    Excelente texto!

    (2)

    Principalmente a dica 1.

    GRam
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Só não vale por fogo na guitarra, como o Hendrix fazia! hehe

    Mas falando sério, uma dica que pode funcionar é depois de um certo ponto, começar a criar e compor...

    A partir do momento que vc começa a criar coisas, isso gera uma certa necessidade de vc praticar e treinar mais, para poder aprimorar o que vc já sabe, e expandir novos horizontes. Vc vai ter um norte pra que vc possa caminhar.

    Idéias vão surgindo, e vc vai mesclando experiências daquilo que vc ouve com aquilo que vc cria.

    mateusstarling
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    De Ros
    RFSF
    Obrigado amigos. Acabei de aprender que existe a possibilidade de positivar uma mensagem, rs.... bacana isso.

    Feliphph
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling

    Cara texto muito muito bom se pudesse positovava mil vezes [2]!

    GRam
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mateusstarling

    Positivado!

    Alos1313
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Estudar é uma boa!

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    concordo...estudar é a soluçao,no fcc tem muitos topicos sobre exercicios,abraço

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Kold
    Não adianta ser um malmsteen e nao curtir oq faz.
    Ninguém vira um malmsteen na vida sem curtir o que faz.

    mateusstarling
    +1 procê que o texto fico muito bom sô!

    Springfield
    Estude! Nada virá de uma hora para a outra.

    Violão_Conhecimento
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Violão_Conhecimento
    · votar


    mateusstarling

    Se pudesse, positivava mil vezes...(3)

    Excelente texto!
    (3)


    Matheus Vengeance
    Veterano
    # fev/11
    · votar



    solos do avenged sevenfold x)

    cara, isso nao é dificil nao ! abraco



    pega o solo de afterlife.. e beast and the harlot e semana q vem posta aqui perfeito..

    se fizer isso eu posto um video de eu dançando na boquinha da garrafa

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    mateusstarling

    A ejaculação precoce musical é um mal que atinge muitos guitarristas

    +1.

    Não sei de onde você tirou a criatividade de fazer um frase assim, mais foi uma das coisas mais exóticas que eu ja ouvi e engraçadas rsrsrs.

    Seu texto é ótimo, se o pessoal prestasse atenção nele, muitos tópicos inuteis deixariam de ser criados diariamente.

    Doggy
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Springfield


    Seja o Marty Friedman. Simples.

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Rapaziada, muito obrigado, agora que fui ver que o meu texto foi positivado 21 vezes.
    Eu venho escrevendo para revistas a um tempo. Sou formado em direito e em música, apesar de sempre ter vivido de musica, mas a formação em direito me deu agilidade na elaboração de textos. Aos mais jovens posso dizer que conhecimento nunca é de mais, seja la em qual area for.
    Eu fiz um blog no meu site onde tenho colocado as minhas colunas da cover guitarra e também a que comecei a escrever recentemente.
    Quem tiver interesse da uma visita la no blog que esta contido dentro do meu site (acho que não posso colocar o link aqui ne?).
    abs e paz.
    Mateus Starling

    Violão_Conhecimento
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Claro que pode amigo

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Violão_Conhecimento
    Blz então, vou colocar aqui o meu blog: http://www.mateusstarling.com.br/ms/pt/blog

    erick_guitar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Springfield

    Como ser bom n guitarra?

    1 - Como em qualquer área profissional da vida é necessário estudar e muito para ser bom!

    2 - Treino, treinar e treinar.

    3 - Com a prática consequentemente vai ganhar experiência.

    4 - Tocar com outros músicos.

    5- Ter as caracteristicas mais importantes, humildade acima de tudo, criatividade, um bom fraseado, técnica, dinamica e um bom gosto musical!

    Essa é apenas a minha opinião é claro!

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ser bom n guitarra?