Autor |
Mensagem |
Matheus Vengeance Veterano |
# dez/10
nun achei nada no google e to sem aula de guitarra
unica coisa q sei eh q EM e relativo a G e a Bm
e Dm e relativo a F
e o resto me ajudem ae postem todos os tons ae maiores e menores plz
flw
|
# dez/10
· votar
nossa isso me ajudou bastante saber q Em e relativo a G e a Bm
o frankie q me disse meus improvisos melhoraram muito
e Dm relativo a F tambem me ajudou
preciso saber mais
|
Curly Veterano |
# dez/10
· votar
pesquise na busca sobre "campo harmônico". estudando os tópicos vai entender o porque disso e não precisará decorar nada
|
Bigtransa Veterano |
# dez/10
· votar
Matheus Vengeance Se vc sabe 1 sabe todos, é só fazer a transposição dos tons. F não esta 1 tom abaixo de G? então o relativo primário tb estará 1 tom abaixo do de G, assim como o secundário..... Logo os relativos menores de F serão Dm e Am......
|
qew Veterano |
# dez/10
· votar
As menores relativas:
Am de C Bm de D C#m de E Dm de F Em de G F#m de A G#m de B
Aí tu inverte, e tem a nota e as relativas menores, aí tu inverte de novo e tem as menores relativas e as notas, dá pra brincar de loop infinito :)
|
Jafet Veterano |
# dez/10
· votar
Matheus Vengeance
Em é a escala menor relativa da escala maior de G e Dm é o menor relativo de F !!! Se vc já sabe isso vc já tem sua resposta
Pesquise sobre modos e vc vai v sempre o 6º é o menor relativo do 1º
Dica: vc não vai aprender tudo de harmonia e improvisação no fórum, tenha umas aulas, pelo menos um ano e vc vai v que muita coisa que vc nem imaginava tava aqui na sua frente!!
|
# dez/10
· votar
entao se eu kiser fazer um solo em Am eu posso usar pentatonica de Am e de C neh?
|
mendigo_desabrigado Veterano |
# dez/10
· votar
Matheus Vengeance Pega a relação entre os tons dos que vc já sabe e sai fazendo das outras notas. Depois testa.
|
qew Veterano |
# dez/10
· votar
e usa a busca cacete.
|
mendigo_desabrigado Veterano |
# dez/10
· votar
Matheus Vengeance só pra constar = elas são" iguais"(mesmas notas), só muda a tônica e o "foco", assim como os intervalos e etc.
|
# dez/10
· votar
qew eu usei a busca cacete :@
so q n achei tons relativos agora pesquisei campo harmonico e achei mas nem sabia q campo harmonico tinha a ver com tons relativos
|
Vinícius Iron Veterano |
# dez/10
· votar
Relativas Maiores: Relativas Menores:
(7#) C# (7#) A#m (6#) F# (6#) D#m (5#) B (5#) G#m (4#) E (4#) C#m (3#) A (3#) F#m (2#) D (2#) Bm (1#) G (1#) Em (0) C (0) Am (1b) F (1b) Dm (2b) Bb (2b) Gm (3b) Eb (3b) Cm (4b) Ab (4b) Fm (5b) Db (5b) Bbm (6b) Gb (6b) Ebm (7b) Cb (7b) Abm
*( ) - Número de acidentes na escala da respectiva tonalidade. Acidentes sustenidos ou bemóis.
|
Vinícius Iron Veterano |
# dez/10 · Editado por: Vinícius Iron
· votar
Eu não consegui espaçar os dois lados... na verdade, consegui, mas ele não apareceram da maneira que eu queria. Mas dá no mesmo, só um pouquinho menos organizado.
|
qew Veterano |
# dez/10
· votar
Matheus Vengeance so q n achei tons relativos agora pesquisei campo harmonico e achei mas nem sabia q campo harmonico tinha a ver com tons relativos
Então tu precisa começar a estudar, pelo menos um pouco.
|
ghb Veterano |
# dez/10
· votar
Matheus Vengeance
Acabei de montar aqui. Considere as simetrias. O exemplo está em Am/C:
http://img88.imageshack.us/img88/9582/63814087.jpg
|
Carregando Veterano |
# dez/10 · Editado por: Carregando
· votar
Relativa menor é o 6º grau da escala maior.
e relativa maior é o 3º grau da escala menor, simples assim.
|
Sedank Veterano |
# dez/10
· votar
Ia até postar, mas o qew e o Carregando já falaram tudo.
|
Vinícius Braga Veterano |
# dez/10
· votar
Matheus Vengeance
Cara, te dou uma dica bem fácil pra você localizar isso na guitarra. Por exemplo: A relativa e C(dó) é Am(lá menor). C está na casa 8 e Am na casa 5. Todo relativo está a 3 casa atrás de seu maior. Simples. rsrs
Abração, bons estudos!
|
erick_guitar Veterano |
# jan/11
· votar
Vou usar uma frase do De Ros usa e que da muitos votos positivos a ele...
''É serio isso?''
|
Paul.Gilbert Veterano |
# jan/11
· votar
erick_guitar
Esse cara eu não ajudo mais, gastei um tempo criando um texto aqui sobre o que ele precisava para gravar em linha, e de repente, faz uma malcriação e fecha o tópico em que estávamos opinando.
Atitude infantil, o que me adimira, porquê o rapaz já é velhinho...
|
erick_guitar Veterano |
# jan/11
· votar
Paul.Gilbert
Sim! Por isso eu também não vou levar mais a sério os tópicos dele!
Atitudes como essa queima o filme no fórum... =/
|
Vinícius Iron Veterano |
# jan/11
· votar
Só agora que eu vi isso... é a única coisa que o cara sabe e ainda sabe errado.
De qualquer modo, eu coloquei todas as tonalidades, suas relativas e até o número de acidentes, mas acho que ele nem deu bola, nem sequer me agradeceu.
|
# jan/11
· votar
vinicius eu fiquei sem internet e muito obrigado sim e quem me disse isso q Em e relativo a G e tem umas notas em Bm foi o Frankie daki do forum
|
# jan/11
· votar
e como estou em outra casa eskeci minha senha depois fui lembrar UASHUSAHS
|
gege_correa Veterano |
# jan/11 · Editado por: gege_correa
· votar
Matheus Vengeance Em e relativo a G e tem umas notas em Bm
ah tá, assim sim...:)
|
ghb Veterano |
# jan/11
· votar
unica coisa q sei eh q Em e relativo a G e a Bm
...relativa e anti relativa....
|
Black Horse Guitar Veterano |
# jan/11
· votar
RELATIVIDADE ENTRE OS MODOS E OS TONS
Mesmas notas entre os tons e os modos correspondentes
ESCALA IGRAU IIGRAU III GRAU IV GRAU V GRAU VI GRAU VII GRAU VIII GRAU A A B C# D E F# G# A A# A# C D D# F G A A# B B C# D# E F# G# A# B C C D E F G A B C C# C# D# F F# G# A# C C# D D E F# G A B C# D D# D# F G G# A# C D D# E E F# G# A B C# D# E F F G A A# C D E F F# F# G# A# B C# D# F F# G G A B C D E F# G G# G# A# C C# D# F G G# MODO JÔNIO DÓRICO FRÍGIO LÍDIO MIXOLÍDIO EÓLIO LÓCRIO JÔNIO
Ex. B Frígio é relativo de G Jônio, ou seja, as mesmas notas da escala
Na coluna dos Modos procura a Nota e na linha da nota, pra esquerda e direita, estão as notas pertencentes à escala do tom e modo escolhido. Estas notas de cada linha correspondem também a um tom no modo correspondente indicado na linha dos modos
|
Black Horse Guitar Veterano |
# jan/11
· votar
Ops, saiu desalinhado, mas é só alinhar uma nota por coluna, por exemplo: Escala A A# B C C# D D# E F F# G G# Modo
E assim por diante com os graus e os nomes dos modos
Abraços
|
Vinícius Iron Veterano |
# jan/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar
Matheus Vengeance
Beleza, cara, não sabia que tinha acontecido isso. Sobre a senha, é por isso que eu nunca dou logout, hehehe.
Em e relativo a G e tem umas notas em Bm
Ah, bom, agora é diferente. Ter a escala de um tom com algumas notas de outro ou uma tonalidade com alguns acordes de outra é normal pra qualquer ton/tonalidade.
Abraço
|